12 Benefícios da Alface para manter sua saúde em alta!

Hoje eu quero compartilhar os 12 Benefícios da Alface:

Quando se fala em comer uma saladinha, a primeira coisa que vem à nossa mente são as folhas verdes da alface, não é? 😉
E nem paramos pra pensar, no quanto essa verdura é PODEROSA no combate e prevenção de Doenças.
Rica em nutrientes e clorofila que tem função de alcalinizar e desintoxicar nosso organismo.
12-beneficios-da-alface-anticancer-dascoisasquetenhoaprendido-1

Esta hortaliça constitui uma importante fonte de vitaminas (A, C e niacina) e sais minerais (sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício).

E, ainda, essa verdura tem um trunfo quando o assunto é ansiedade:

Graças a uma substância chamada lactucina, um composto com efeito calmante e relaxante que ajuda até mesmo em casos de insônia. Você pode encontrá-la principalmente no talo do alimento.

Como os outros vegetais verdes folhosos, a alface contém ácido fólico, que atua na síntese dos neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina. Estes, quando em quantidade adequada em nosso cérebro, ajudam a regular as sensações de ansiedade.

Além disso, a alface também ajuda na produção de aminoácidos no nosso corpo, e muitos deles atuam nesses neurotransmissores importantes para o bem-estar emocional

12-beneficios-alface-anticancer-dascoisasquetenhoaprendido-1

Outros benefícios da Alface para sua saúde:

 

► Previne e controla diabetes do tipo 2

A alface, como a maior parte dos vegetais folhosos, é rica em fibras, que melhoram o trânsito intestinal. Uma dessas fibras é a pectina, uma fibra solúvel considerada poderosa.
Ela forma um gel que, quando em contato com a água do bolo alimentar, permite que a glicose seja liberada mais lentamente, evitando picos elevados na glicemia do sangue.
Isso é bom não só para prevenir e controlar diabetes do tipo 2, mas também para impedir a sensação de satisfação rápida e superficial causada pelo açúcar — que sempre termina em mais ansiedade.

 ► Anti-inflamatório

 Alface possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam no controle da inflamação.
Em modelos experimentais, extratos das alface mostraram poder controlador significativo sobre a inflamação induzida por biocatalisadores como lipoxigenase e carragena.

► Previne Alzheimer

Os neurônios são as células do cérebro que formam conexões físicas para fazer a memória. A sua morte pode provocar perda de memória.
Em alguns casos extremos, a morte neuronal significativa pode resultar no aparecimento de doenças tais como a doença de Alzheimer.
Os extratos de alface mostraram considerável controle da morte celular neuronal, devido ao seu papel na privação de glicose / soro (GSD).
A pesquisa também mencionou que a alface tem o potencial para ser usada na proteção do neuro como uma solução comum para as doenças neurodegenerativas.
 
► Reduz os Níveis de Colesterol
A Alface pode ser benéfica na redução dos níveis de colesterol, que muitas vezes levam a doenças cardiovasculares e outras condições perigosas.
Níveis elevados de colesterol, principalmente o LDL ou colesterol ruim, são prejudiciais e podem causar ataques cardíacos e derrames.
► Propriedades Antioxidantes
Estudos têm demonstrado que a alface possui antioxidantes com capacidades significativas de eliminação radical-livres.
Os antioxidantes atuam como barreiras para os radicais livres, que são produzidos durante o metabolismo celular.
Estes radicais livres atacam os tecidos saudáveis, as células e o ADN dentro deles. Que muitas vezes pode causar células saudáveis a se transformar em células cancerígenas.
 

► Calmante Natural

A alface tem propriedade calmante, sendo capaz de tratar casos de insônia.
A hortaliça ajuda as pessoas a ter um sono reparador e a controlar os acessos de histeria.
Aconselha-se consumir alface à noite para dormir melhor, principalmente quando seu suco é adicionado a uma bebida quente que contenha mel.
12-beneficios-alface-anticancer-dascoisasquetenhoaprendido-3

 

► Controla a Ansiedade

As propriedades neurológicas da alface têm sido sugeridas e exploradas durante tempos antigos e na Idade Média nos tratados médicos.
Pesquisas detalhadas nos últimos tempos tem levado à conclusão de que a alface possui ansiolíticos. Quando animais de laboratório receberam extratos da alface, sua atividade locomotiva foi reduzida, sugerindo ansiolíse considerável.
► Propriedades Anti-Câncer
Pesquisa em células cancerígenas humanas, particularmente as células de leucemia e as células do câncer de mama, foram controlados de forma significativa após o tratamento com extratos da alface.
As experiências também sugerem que a proporção em peso do consumo da alface necessária para matar 50% das células da leucemia seria de 3 kg.
 
► Auxilia na Perda de Peso

A Alface é um alimento saudável quando se trata de perda de peso. A Alface contém apenas algumas calorias e é rico em muitos nutrientes.

A fibra dietética ajuda a melhorar a digestão e mantém uma pessoa saciada. Fibra alimentar também ajuda na remoção de sais biliares e, assim, reduz o colesterol no organismo.

► Ajuda na Digestão

A Alface por ser rico em fibras dietéticas, e muito benéfica no combate da prisão de ventre e indigestão.

Com o seu alto teor de fibras alimentares podem ajudar na limpeza do trato intestinal. Além disso, A Alface Também é rica em Vitamina C, que é conhecido como um limpador natural e ajuda na eliminação de toxinas do corpo.

► Fortalece os Ossos

O Consumo de Alface pode ajudar a fortalecer os ossos.

Pois Alface é rica em Vitamina K, que auxilia na produção de osteocalcina, que é uma proteína necessária para o tecido ósseo.

Além disso, A Alface Também é rica em cálcio e fósforo, que desempenham um papel importante no aumento da densidade e força dos ossos. A osteoporose pode ser reduzida pelo seu consumo.

► Para a Pele

A Alface contém antioxidantes, como beta-caroteno e vitamina C.

Eles ajudam a manter a pele radiante e macia. Os antioxidantes protegem a pele dos radicais livres e prevenir as rugas, sinais precoces de envelhecimento e pigmentação.

A Vitamina C também ajuda na formação de colágeno, o que faz a pele parecer mais jovem. O potássio presente também melhora a circulação sanguínea proporcionando um brilho da Pele.

Os tipos de alface

Existem seis tipos de alface, veja agora quais são e as suas principais diferenças:12-beneficios-da-alface-anticancer-dascoisasquetenhoaprendido-2
Alface crespa – ela é rica em fibras, ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, além disso apresenta pequenos teores de minerais, como o cálcio e o fósforo.
Alface roxa – ela possui mais antocianina que as alfaces comuns, além de um maior teor de antioxidantes, substâncias que ajudam no combate ao envelhecimento.
Alface lisa – essa é a mais consumida, possui as folhas soltas, macias e um sabor suave.
Alface mimosa – essa possui as folhas com a borda muito entrecortada, parecendo com os dedos de uma mão. É um dos tipos de alface mais delicada.
Alface romana – essa possui folhas verde-escuras, longas e crespas que formam uma cabeça de folhas soltas. É muito utilizada em saladas, como a salada Ceasar e em lanches.
Alface americana – esta possui a cabeça compacta. O seu valor nutritivo é menor do que o de outros tipos de alfaces e folhas, é muito usada em lanches.


É com muita alegria no que anuncio que estão abertas  as inscrições para a Mentoria:

 Minha Alimentação Anticâncer 
DETOX TERAPÊUTICO

Esse é o meu acompanhamento de perto por 1 ano para te ajudar a transformar a sua saúde através da alimentação. 

CLIQUE em AQUI para conhecer mais detalhes e garantir a sua participação

⬇️⬇️⬇️

4 Comentários


  1. Algumas pessoas falam isso. Mas a minha nutricionista só me proibiu de comer salada crua na rua (que muitas vezes é mal higienizada e a nossa imunidade está baixa). Mas em casa, eu comia à vontade, tendo o cuidado de higienizar bem os alimentos.
    Nesse livro digital gratuito eu compartilho as principais dicas que a minha nutricionista me deu durante a quimioterapia. Acho que pode te ajudar!

    http://edzz.la/GQJPY?a=964573&utm_source=isca-NUTRI-BLOG-Post-ALFACE


  2. Olá Patricia ouvi dizer que quem está em tratamento não pode comer alface é verdade??? Falam que não pode verduras cruas.


  3. ola patricia, o livro que voce fala que foi seu aliado, compra-se em qual livraria ou apenas pela internet.?
    e o seu livro ele é só digital,ou tem em livrarias?
    obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *