8 Benefícios do Inhame no combate e prevenção de doenças

Inhame é um super alimento Anticâncer! saiba porque…

A busca por uma alimentação saudável, que ajude a fortalecer o organismo e evitar doenças é, para muitos, um estilo de vida.

Quem encara a nutrição como uma verdadeira farmácia natural, com certeza não pode dispensar o consumo do Inhame.

Esses tubérculos também são uma excelente fonte de fibras solúveis e seus carboidratos são complexos.

Eles apresentam um pouco de vitamina A e betacaroteno, quantidades significativas de vitamina C e são ricos em vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina e ácido fólico).

Com relação aos minerais, possuem potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre.

Muitas das propriedades medicinais do inhame são decorrentes ação da diosgenina em nosso organismo. Os tubérculos também apresentam uma atividade antioxidante.

inhame-alimentos-anticancer-dascoisasquetenhoaprendido-1

Vejamos agora quais os benefícios do inhame para a saúde humana.

→  Benefícios do Inhame para a saúde feminina

No organismo humano, a diosgenina presente nos tubérculos é convertida a desidroepiandrosterona (ou DHEA), um hormônio que também é produzido pelas nossas próprias glândulas adrenais.

O DHEA é uma molécula utilizada para a síntese de vários outros hormônios, como a progesterona, o estrogênio, a testosterona, o cortisol e a aldosterona.

Pesquisas relatam que o consumo de inhame é útil na menopausa, para a tensão pré-menstrual (TPM), endometriose, doença fibrocística da mama e fibrose uterina.

Ademais, os tubérculos ajudam a aumentar a fertilidade.

→  Benefícios do Inhame na Prevenção do Câncer

Os compostos antioxidantes do inhame – betacaroteno e vitamina C – ajudam a prevenir os mais variados tipos de câncer. Estes nutrientes nos protegem da ação de radicais livres, agentes que podem provocar mutações no DNA que levam a uma proliferação celular desenfreada.

A diosgenina também tem se mostrado útil no combate ao câncer. Pesquisas têm mostrado que ela é capaz de impedir a proliferação de células cancerígenas da mama por estimular a p53, uma proteína pró-apoptótica, e de células de osteossarcoma por estimular a morte celular programada e interromper o ciclo celular.

O fitoesterol ainda estimula a apoptose em células leucêmicas, especificamente na eritroleucemia, uma leucemia mielóide aguda, e de câncer de cólon, neste caso, também impede o crescimento celular.

A presença de Antioxidante e Vitamina C no inhame ajuda a proteger o corpo dos radicais livres que causam o estresse oxidativo.

O estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, é associado com muitos tipos diferentes de câncer, incluindo o de pulmão, boca, garganta, do cólon, estômago e esôfago.

A vitamina C também ajuda na geração de Vitamina E (um outro antioxidante útil).

→  Benefícios do Inhame no combate do Alzheimer

Conforme já foi dito, o acúmulo do aminoácido homocisteína traz prejuízos para a nossa saúde. Seu excesso alimenta a inflamação no cérebro de portadores da doença de Alzheimer. A doença também tem sido relacionada com a diminuição dos níveis do hormônio DHEA, o que acontece à medida que envelhecemos.

Logo, o inhame é um ótimo alimento para ajudar a prevenir e a controlar o Alzheimer, pois o tubérculo é fonte de vitaminas B6 e B9, e a diosgenina é convertida em DHEA em nosso organismo.

inhame-alimentos-anticancer-dascoisasquetenhoaprendido-2

→  Benefícios do Inhame para o emagrecer

O inhame é uma ótima opção de alimento para quem precisa emagrecer.

Além de pouca gordura,  apresenta carboidratos complexos.

O que significa que a glicose, um dos produtos finais de sua digestão, será liberada de maneira gradativa para a corrente sanguínea.

Isso faz você sentir mais ativo para os treinos e ter menos fome ao longo do dia.

É importante destacar que as fibras do inhame também promovem essa sensação de saciedade.

Uma dica é acrescentar o inhame como ingrediente de receitas, para que você consuma uma quantidade menor dos pratos que for preparar. Você pode incorporá-lo, por exemplo, em massas de bolo, nhoque e até mesmo em sopas.

Outro dentre os benefícios do inhame para o emagrecimento está associado com o DHEA. O hormônio consegue inibir a glucose-6-fosfato-desidrogenase, uma enzima que participa da síntese de gordura bem como do crescimento de células cancerígenas.

Estudo publicado no Annals of the New York revelou que o aumento da concentração de DHEA no organismo, através do uso de suplementos a base desse hormônio, aumentou a força e a massa muscular em homens e mulheres. O DHEA também reduziu a quantidade de gorduras nos homens, mas aumentou, de forma sutil, nas mulheres.

→ Benefícios do Inhame para o sangue

O inhame é um bom alimento para a prevenção da anemia.

Ele é fonte de ferro, mineral que participa do processo de transporte de oxigênio, realizado pelas hemácias.

O tubérculo também apresenta cobre, que ajuda no acesso ao ferro armazenado, para que ele possa ser utilizado na síntese de novas hemácias.

vitamina C, que ajuda na absorção de ferro.

vitamina B6, fundamental para a produção de hemoglobina e ácido fólico, que ajuda no processo de maturação das células sanguíneas.

→  Benefícios do Inhame para o Coração

Inhames é uma boa fonte de Vitamina B6, um nutriente necessário para o corpo e ajuda a quebrar a homocisteína, um aminoácido que pode danificar diretamente as paredes dos vasos sanguíneos.

Vítimas de ataque cardíaco com níveis normais ou até baixos de colesterol são associado a ter níveis elevados de homocisteína.

Porque níveis elevados de homocisteína têm sido associados ao aumento do risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Portanto,parece ser uma boa ideia para obter quantidade suficiente de vitamina B6.

Além disso, a ingestão adequada de vitamina B6 tem demonstrado reduzir o risco de doença cardíaca.

inhame-alimentos-anticancer-dascoisasquetenhoaprendido-3

→   Benefícios do Inhame para a pressão arterial

Inhame também é uma boa fonte de Potássio, o que ajuda a controlar a pressão arterial. Baixa ingestão de potássio, especialmente quando combinado com a ingestão elevada de sódio, muitas vezes pode levar à hipertensão.

Estudos descobriram que podem ajudar no aumento do fluxo sanguíneo renal e reduzir a pressão arterial.

Para coroar tudo isso, inhame também é uma ótima Fonte de Vitamina C, que diminui a pressão arterial e garante dilatação adequada dos vasos sanguíneos.

Melhorando o fluxo sanguíneo para o coração e prevenção de doenças como aterosclerose, colesterol alto e insuficiência cardíaca congestiva.

→  Benefícios do Inhame Açúcar no Sangue

Carboidratos complexos dos Inhames são liberados e absorvidos pela corrente sanguínea a uma taxa gradual. Isso evita que os níveis de açúcar no sangue seja muito alto.

Eles também são uma boa fonte de manganês, que ajuda no metabolismo de hidratos de carbono . isso  é um co-fator de uma série de enzimas importantes na produção de energia.

inhame-alimentos-anticancer-dascoisasquetenhoaprendido-4

Resumão:

  • Ajuda a reforçar nossa imunidade (combate gripes, resfriados, doenças infecciosas e até dengue).
  • Auxilia na redução do cansaço físico.
  • Possui poder anti-inflamatório.
  • Diminui os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM): cólicas, irritação e ansiedade.
  • É capaz de equilibrar os níveis da progesterona, o hormônio feminino.
  • Inibe o acúmulo de toxinas no organismo e combate os radicais livres.
  • Contribui para redução da taxa de colesterol e da pressão arterial.
  • Favorece a fertilidade.
  • Auxilia a circulação sanguínea.
  • Ajuda a embelezar a pele, combatendo cravos, espinhas e celulite.
  • Tem poder antibiótico.
  • Facilita a degradação dos alimentos e evita problemas no aparelho digestivo.
  • Fortalece os ossos, sendo indicado para reduzir o risco de perda óssea na menopausa.
  •  

2 Comentários


  1. Muito uteis e interessantes as informações, mostradas de forma descomplicada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *