Minha Mastectomia Radical com reconstrução da mama

Fiz uma Mastectomia Radical com reconstrução imediata , assim que fui diagnosticada com Câncer de mama infiltrante grau 3.

 
mastectomia como funciona o que é exemplo foto
Como funciona a mastectomia? Saiba aqui. | Foto: Freepik.
 

Como fui diagnosticada na Alemanha e o Câncer que tive estava localmente avançado (4cm palpáveis e 7 cm de tumoração),  decidi fazer a minha cirurgia lá. E na Europa, esse procedimento é muito comum.

As pessoas, especialmente as que não tem muita intimidade comigo ,ficam cheias de dedos pra me perguntar sobre a cirurgia, e ás vezes percebo uns olhares pro meus seios. Especialmente quando conto que tive Câncer de Mama. Acho que tentam adivinhar em qual mama fiz a mastectomia, ou se reconstruí, ou estou usando um sutien com espuma…

Alemão faz cara de parede, mas brasileiro é muito ruim pra disfarçar (he!he!). Dependendo do meu estado de espírito, acho até engraçado.

Sim, minha amiga, a mastectomia radical é um capítulo da minha história, que gostaria de compartilhar com vocês, não apenas como uma experiência pessoal, mas como um exemplo de superação e transformação. Prepare-se para rir, se emocionar e se surpreender, porque essa é uma jornada repleta de altos e baixos, mas também de muita esperança e força interior.

Então, fica comigo, porque nesse Artigo, eu vou te explicar tim, tim, por tim, tim, tim como foi a minha Mastectomia. Além disso, você também vai ficar sabendo os tipos de Mastectomia e quando elas são recomendadas.

O que é a mastectomia?

Afinal, o que é esse procedimento que tantas mulheres corajosas enfrentam? Vamos mergulhar nesse universo e descobrir juntos!

A mastectomia é uma cirurgia que envolve a remoção parcial ou total da mama. Pode ser realizada por diferentes motivos, como tratamento do câncer de mama ou prevenção em casos de alto risco. É uma decisão que requer muita coragem e determinação, uma verdadeira demonstração de força interior.

Mas, aqui no blog Das Coisas que Tenho Aprendido, não encaro a mastectomia como um fim e sim como um novo começo. É um capítulo em nossas vidas que nos leva a repensar nossa relação com o corpo, a autoestima e o empoderamento feminino.

A mastectomia não define quem somos. Ela é apenas um passo em uma jornada de superação. É como se ganhássemos asas para voar em direção a uma nova versão de nós mesmas, com uma perspectiva renovada sobre a vida.

É importante ressaltar que a mastectomia não define a nossa feminilidade. Somos mulheres incríveis, cheias de amor, coragem e talentos únicos. A beleza está em nossas histórias, em nossas cicatrizes que contam uma trajetória de coragem e resiliência.

Além disso, a mastectomia não é uma batalha contra o câncer. Não somos guerreiras em uma luta. Somos mulheres que enfrentam desafios, que buscam a cura e a saúde com toda a nossa determinação. 

Vamos quebrar essas metáforas bélicas e abraçar uma narrativa de acolhimento e respeito.

Então, minha amiga, se você está considerando a mastectomia ou se já passou por esse processo, lembre-se de que essa é uma jornada de coragem, de aceitação e de amor próprio. Não se deixe abalar pelas aparências, pois a verdadeira beleza reside na força e no brilho que vem de dentro.

A mastectomia é um passo em direção à nossa liberdade, à nossa cura!

Vamos celebrar cada vitória, cada momento de superação e lembrar que somos muito mais do que nossos corpos físicos. Somos seres humanos incríveis, cheios de amor e potencial, prontos para enfrentar qualquer desafio que a vida nos apresentar.

Então, vamos juntas nessa jornada de conhecimento e empoderamento. Que cada passo que damos em direção à compreensão da mastectomia nos fortaleça e nos inspire a sermos a melhor versão de nós mesmos. 

Afinal, a verdadeira beleza reside na coragem de sermos autênticas, únicas e imparáveis.

 

Mastectomia preventiva ou profilática

Como o próprio nome diz, essa cirurgia têm o objetivo de prevenir a doença. Esse procedimento ficou conhecido depois que a Angelina Jolie realizou.

Mas para realizá-lo você precisa ter tido câncer e/ou outras mulheres da sua família. Com isso você tem o risco aumentado e a cirurgia, apesar de não garantir que quem realiza nunca vai ter câncer, diminui os riscos.

A mastectomia profilatica é recomendada em mulheres que fizeram o teste genético BRCA 1 e 2 com resultado positivo.

Mastectomia curativa

Nesse caso, a pessoa já foi diagnosticada com câncer de mama. E como eu costumo dizer, a casa já caiu.

Algumas pessoas fazem a cirurgia antes de iniciar a quimioterapia e/ou radioterapia.

Outras pessoas fazem quimioterapia primeiro e a cirurgia e rádio depois.  Cada caso é um caso e tudo vai depender do tipo de câncer e do estadiamento da doença.

Portanto, confie no protocolo de tratamento que o seu oncologista está propondo para você.

Tipos de Mastectomia

 Radical

Desenho de uma Mastectomia total

 

Consiste na retirada das glândulas mamárias e linfadenectomia axilar completa  ( o famoso esvaziamento axilar) .

Esse procedimento é o mais realizado na maioria dos pacientes de câncer de Mama grau 1, 2 e 3.

 

Radical Simples

Nesse caso não é feito o esvaziamento axilar e os linfonodos dessa região são preservados.

Esse procedimento é indicado quando  o câncer é in sito. Ou seja, é detectado muito no início.

Ou em casos de Pacientes idosas com risco cirúrgico elevado, mas sem alterações nos linfonodos.

E ainda nos casos de mastectomias profiláticas.

 

Quadrantectomia

É um tipo de Mastectomia na qual se remove apenas um quarto da mama.

Nessa cirurgia, se retira o tumor e uma parte do tecido sadio que envolve o tumor.

É realizada em mulheres diagnosticadas no estágio 1 e 2. Ou seja, quando a doença está no comecinho.

Em alguns casos, como o meu, o médico opta por fazer a reconstrução da mama imediata.

Porque infelizmente na maioria dos casos, os médico fazem a mastectomia e deixam para fazer a reconstrução somente após o termino do tratamento.

Mas o impacto psicológico que a falta da mama causa na maioria das pacientes tem feito com que cada vez mais os médicos recomendem a reconstrução imediata.

Reconstrução mamária com grande dorsal

desenho de reconstrução mamária com grande dorsal

 

Esta operação consiste em trazer pele, gordura e músculo (Músculo Grande Dorsal) das costas para reconstruir a mama.

 

Reconstrução mamária com retalho de abdômen

Reconstrução mamária com retalho de abdômen

Essa cirurgia é feita com o retalho músculo cutâneo transverso do reto abdominal (TRAM). A reconstrução da mama ainda pode ser feita com expansor ou prótese de silicone.

 

A reconstrução da mama ainda pode ser feita com expansor ou prótese de silicone.

expansor

Na reconstrução imediata com expansor temporário,  é colocado  uma espécie de bolsa parcialmente preenchida com soro atrás do músculo peitoral maior e da pele.

Este expansor é como se fosse uma prótese vazia. O seu cirurgião irá preenchê-lo com soro a cada 21 dias no consultório até que ele atinja a forma e o volume ideais.

Após isto (ou após o término do seu tratamento oncológico), deve-se realizar uma nova cirurgia para troca do expansor pela prótese definitiva.

 

Minha Mastectomia com Reconstrução Imediata

 Fui diagnosticada com câncer na mama direita.

Fiz uma mastectomia radical conservadora de pele e mamilo, com esvaziamento axilar e reconstrução da mama simultaneamente.

Trocando em miúdos, retiraram todo o ” recheio” da minha mama,  preservaram a cobertura (pele e mamilo) e colocaram uma prótese de silicone pra preencher o espaço vazio.

Mas essa questão da preservação do mamilo e da pele, depende muito de onde o tumor está localizado.

Aparentemente, ficou tudo normal, graças a Deus,  tenho uma cicatriz bem discreta. Tudo foi feito pela aréola, parece que eu coloquei silicone no seio, só isso.
mastectomia com reconstrução-
Fiquei assim!  ( isso é montagem, hein gente!) kkkkkkkk 

Quanto ao esvaziamento axilar, foram retirados 11 linfonodos da minha axila.  Não sei exatamente como o médico fez isso, mas não tenho nenhuma cicatriz na axila.

Numa explicação bem simplista, os Linfonodos são os gânglios linfáticos, responsáveis por “filtrar e drenar” o sangue e estão agrupados em várias partes do nosso corpo.

Sabe aquela íngua que dá quando a gente é criança e se machuca?

São os nossos linfonodos inguinais (da virilha), responsáveis pela defesa do organismo que estão trabalhando!

Esses carinhas espalhados estrategicamente em grupos por todo o corpo, funcionam como soldados e se multiplicam (aumentam de tamanho) quando algum processo infeccioso, começa a acontecer, produzindo os anticorpos necessários para restabelecer a ordem no organismo.

Os linfonodos axilares, são os responsáveis pela defesa do braço e mama.E tem também o linfonodo sentinela que é o primeiro a receber células malignas vindas de um tumor.

Ele forma a primeira barreira defensiva do organismo contra o espalhamento do câncer (metástase).

Só depois dele, os outros linfonodos do grupo são atingidos.

Pode acontecer que os linfonodos não deem conta da sua missão de proteger o organismo, algumas células malignas podem escapar e se alojar em órgãos à distância.

Mastectomia com reconstrução imediata

 

Infelizmente, o meu sentinela já estava infectado e também mais 2 outros linfonodos.

Por isso, foram retirados todos os outros da minha axila e fiz todo o tratamento Adjuvante : quimioterapia, radioterapia e estou na hormonoterapia.

Mas passou! E se você ainda estiver no meio da sua jornada, fique firme!
Como tudo na vida, vai passar pra você também!

 
Nesse vídeo que fiz para o meu canal, eu falo um pouquinho mais sobre a Mastectomia com reconstrução imediata.

 
E também já falei sobre os cuidados pós cirúrgicos de uma Mastectomia Radical
 

 
 
 
 

31 Comentários


  1. Olá, boa tarde Patrícia. Por favor, quem foi o médico que fez sua reconstrução? Obrigada. Beijo.


  2. Faz 1 ano que fiz mastectomia nas duas, com reconstrução imediata. Hoje sinto uns caroços, e são doloridos mas já fiz eco e mamo essa semana, no início do mês vou ver o resultado. Bjss estou anciosa. E com medo.


  3. Nossa Paty… Q saudades … Tenho andado tão corrida … Mais obrigada por esclarecer algumas dúvidas …tbem vou ter que passar pela segunda cirurgia ..agora uma mastectomia total.. E esvaziamento axila..
    Fiquei meio confusa ….mais a 1 tentativa do médico cirurgião foi tentar preservar minha mama ..fazendo apenas um quadrante.. Agora…após a cirurgia e nova biopsia ..acusa ainda uma parte comprometida .. Pq será eles ( equipe medica ) não viram isto antes ???


  4. Oi Patricia.
    Poderia me passar o contato do seu cirugiao?
    Quero fazer tb, porem tenho medo de cair na mao de um cirurgiao ruim. O seu me pareceu excelente


  5. Olá, meninas. Eu também tive um câncer de mama e dei uma de louca. Poderia ter tirado do o quadrante mas quis tirar tudo. Mastectomia na direita e reconstrução imediata e mamoplastia profilatica na esquerda, tirando o “recheio” com a colocação de prótese. Não senti dor na cirurgia, senti a princípio dor no braço que passou no dia seguinte quando tirei a tipóia. Senti na verdade um desconforto, um incômodo nas costas mas nada que eu possa dizer : senti muita dor. Não , não senti. Cada fase, cada dia há uma melhora e com uma semana já estava no salão lavando a cabeça e fazendo a unha. Com um mês e meio voltei para o ballet e para o Pilates. Dia 13 de julho de 2018, completo 3 meses e minha vida voltou ao normal. Meu braço está normal com todos os movimentos. Única diferença que sinto ainda é o músculo dorsal que foi rodado para frente então ainda sinto uma diferença no corpo mas nada demais que possa me incomodar. Acho que por conta do minha cabeça, otimismo, tive uma recuperação muito , muito rápida. Com um mês ninguém dizia que tinha feito qualquer cirurgia. Mas já ouvi de muita gente que a cabeça da gente faz toda diferença é deve fazer mesmo. Graças a Deus estou sem doença alguma. Vou tomar o anti hormônio por 10 anos mas e daí ? Tanta gente toma remédios de uso continuo, não é. O meu caso foi pego muito no início, era muito pequeno, 0,8 mm e descobri num exame de rotina que faço a cada 6 meses. Vou repetir isso para o resto da vida: meninas, cuidem-se! Percam umas horas de trabalho e consultem seus médicos, façam seus exames de rotina sempre dentro do prazo estipulado pelo seu médico. Se tiver alguém na família que teve câncer de mama, façam a cada 6 meses. A Mastectomia é necessária em muitos casos, eu fiz porque não queria ter mais problemas,mas não é um bicho de 7 cabeças. Não há dor, há um incômodo que passa com um analgésico comum. Não tenham medo. Não percam a serenidade, por que passa rápido e em um mês estarão ótimas de novo. Comigo foi assim. Não tenho trauma. É necessário desmistificar a Mastectomia.


  6. Oi meu nome é Solange e dia 9/4 fiz minha última quimio e em maio irei fazer a retirada da mama direita, a ficha ainda não caiu em relação de que irei ficar sem uma das mamas,Meo ongo só irá fazer a recontruscao dentro de dois anos….piis existe a possibilidade de a doença voltar,mas eu creio em Deus e tenho muita fé. Os depoimentos de tdas nos ajudam a enfrentar está doença com a cabeça erguida.


  7. Cada caso é um caso. Mas normalmente a sensibilidade reduz consideravelmente. Porém, é melhor ter mamas com pouca sensibilidade e sadias que sentir as mamas com câncer!


  8. oi paty,
    gostaria de saber como fica a parte de sensibilidade na mama operada.
    eu tenho mutação do BRCA1 e vou ter que fazer a mastectomia preventiva, mas tenho medo de não sentir o peito mais.


  9. Olá boa tarde paty adorei seu site é ótimo pra nós mulheres que tem câncer ou já tiveram


  10. Nossa!!! isso que vc falou eu senti na pele l,e realmente o q me ajudou a enfrentar a perda da mama por causa do câncer foi ter feito a reconstrução em seguida. Tenho certeza que minha cabeça não ia ficar legal se me olhasse e me visse mutilada. Isso ajudou muito na minha recuperação. Bjs pra todas


  11. Boa noite! Fiz quadrante e o meu foi carcinoma em 2014! Estou na hormônio terapia !!!!Na passeio com o ginetecista e fiz o teste de genes (indicado esse exame pr todas que tiveram precoce o câncer antes dos 45 anos) e o BRCA2 deu alterado com variação com 70% de voltaR E TB HISTORICO familiar conta tb, então optei pela mastectomia das duas mamas e depois a retirada do útero,ovário e as trocas .Marli


  12. Fiz mastectomia radical sem reconstrução em agosto de 2014,fiz rádio e quimioterapia, não tomo tamoxifeno, ainda não fiz reconstrução, tenho medo,mais tenho g
    vontade de fazer.


  13. Oi querida Patricia qual.hospital vc fez tratamento ..no caso seria para meu irmao..parabens to aprendendo muita coisa..Deus abencoe e cure a todos …O senhor Cura salva e liberta bjs


  14. Na verdade, fui vítima de negligência médica e o fato de eu ter tido a oportunidade de fazer a minha mastectomia na Alemanha foi uma feliz “Deuscidência”que salvou a minha vida. Me sinto privilegiada por ter sido diagnosticada a tempo de me tratar. Mas aqui também temos excelentes médicos e o mesmo tratamento lá de fora. Infelizmente nem sempre na saúde pública. Mas na rede privada não perdemos em nada. Fiz todo o meu tratamento no Brasil.


  15. Olá Patrícia. Tenho acompanhado seu trabalho. Descobri “acidentalmente” um nódulo na mama esquerda fiz mamografia , ultrasson e RM esperando resultado da RM. Ainda não Sri do que se trata mesmo assim tenho acompanhado vc é tive conhecimento de que vc fez sua cirurgia no exterior. Terá sido isso um fator significativo em seu tratamento?
    Pergunto isso porq sei da carência deficitária na medicina brasileira e isso me preocupa.
    ,


  16. concordo com vc que e muito dolorida a mastectomia tem 25 dias que fiz e ainda sinto dor,principalmente no braço


  17. eu te entendo querida. Também fiquei muito assustada na época. Mas depois comecei a me centrar e focar no tratamento e nas coisas que o cancer estava me dando oportunidade de aprender. Força!


  18. Oi Patricia vc transmite MTA paz e ficamos tranquilas c seus depoimentos. Fiz mastectomia c reconstrução imediata em 13.05.16 apenas 25 dias. Hj estou vindo de uma consulta de rotina onde tirei a metade dos pontos. É uma cirurgia mto dolorida. Mais estou me recuperando bem. Já voltei até a trabalhar. Estou aguardando a alta do cirurgião plástico pra começar a quimioterapia. Confesso q estou um pouco assustada.


  19. ola
    tiv carcinoma ductal insitu s linfonodo sentinela à esquerda-mastectomia radical total com reconstrução imediata em 2014 (sem quimio nem radioterapia) tomando TAMOXIFENO *(5anos) desde janeiro 2015.
    fiz ultrasonografia, mamografia e RM das mamas q acusou na mama direita BI-RADS 4…
    estou apreensiva em ter q passar por tudo d novo!
    VC É UM EXEMPLO PARA MILHARES DE NÓS!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *