E se você se sentisse bonita mesmo estando careca? – Quando os cabelos começaram a cair depois da quimiorapia…

Tenho percebido como é difícil para algumas mulheres que estão em tratamento, ou que irão iniciá-lo, ficar careca. Muitas amigas de destino, ficam deprimidas por conta disso. E dão tanta importância ao fato de perderem os cabelos, que tiram o foco do principal, que é o tratamento!

E isso acontece com muita frequência… Quando fiz meu décimo segundo ciclo de quimioterapia, sentei ao lado de duas senhoras, que queriam  saber a todo custo o que eu estava fazendo para ter cabelos (se é que podemos chamar meus fiapinhos de cabelos). Elas acharam incrível o fato de eu ter cabelos, mesmo fazendo uso do Taxol.

cancer-mama-carcinoma-quimioterapia-careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido

Não tenho nenhuma explicação para ter meus cabelinhos,mesmo durante a quimioterapia branca. Acho que é por conta da minha alimentação, mas já fiz um post falando a respeito: Minha geladeira após o câncer.

Voltando ao assunto da careca… Uma das senhoras, inclusive me confidenciou emocionada, que não consegue se olhar no espelho, e sente sua calvície apenas passando as mãos na careca, e que quando tira a peruca, põe logo o lenço, mesmo em casa ,sozinha, com o calor que for… Juro que se pudesse, doaria meus fiapinhos para ela, gosto deles, mas se tivesse que ficar “careca ovo” novamente, não me importaria.

Durante 13 meses de tratamento, vivi, experimentei e aprendi tantas coisas… Entre elas, a me desapegar da casca, da aparência física. É claro, que continuo sendo vaidosa, sempre gostei de me cuidar… Mas tem muita coisa em jogo na vida de uma paciente oncológica, e a cura deve ser a prioridade!Além disso, me achava bonita careca e ponto final. E mesmo se não me achasse, foi uma fase, passou … E se você ainda está em tratamento, vai passar pra você também!

Acho tão tranquilo e descomplicado estar careca, que decidi escrever para minhas amiguchas de destino, a minha experiência de ter ficado careca… E como essa experiência pode ser positiva, enriquecedora e libertadora.

Afinal,Ser careca é uma arte ! E é possível se sentir bonita, sim, mesmo estando careca!!!! O post ficou muito grande , então decidi postar por partes,ok?

Vai ser tipo novela e esse é o primeiro capítulo : D

cancer-mama-carcinoma-quimioterapia-careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido
meus cabelos antes da mastectomia

Depois de receber o diagnóstico de que estava com câncer, encarar a mastectomia e a quimioterapia, ficar careca certamente foi o meu maior desafio. Ficava me imaginando como eu ficaria, como eu iria sair na rua, olhar para as pessoas, etc…

Sempre gostei dos meus cabelos, mas já que ia ficar careca mesmo, comecei a me desapegar deles, e aproveitei para fazer vários cortes diferentes até deixá-los curtinhos.

Em dois meses, fiz três cortes diferentes , sabe aquele corte de cabelo que achamos lindo mas não temos coragem de fazer? O que eu tinha a perder? Iria ficar careca mesmo!

cancer-mama-carcinoma-quimioterapia-careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido
cancer-mama-carcinoma-quimioterapia-careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido
cancer-mama-carcinoma-quimioterapia-careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido5
o último corte antes de ficar careca

Meu oncologista me falou que meus cabelos começariam a cair entre uma e duas semanas depois que eu fizesse a minha primeira sessão de quimioterapia. Fiquei feliz quando entrei na terceira semana e eles ainda estavam lá , firmes e fortes!

Como estava caprichando na alimentação, tinha a esperança que eles resistissem.

Mas um belo dia, aconteceu! Acordei com o couro cabeludo muito dolorido e com a sensação que meus cabelos estavam todos arrepiados. Isso acontece porque os folículos pilosos inflamam (ver o post Porque os cabelos caem…).

Corri para o chuveiro e comecei a lavá-los, meio que me despedindo deles. Mas eles ainda estavam bem firmes! No entanto, enquanto me ensaboava, tomei outro susto: os pêlos da minha púbis ficaram todos de uma só vez na minha mão!

Meu oncologista não me falou sobre isso! Aliás, ninguém fala sobre esse assunto. Então deixa eu te contar: É óbvio! Quem está em tratamento de quimioterapia para câncer de mama perde TODOS os pêlos do meu corpo!

Naquele dia, não conseguia pensar em outra coisa: Estava chegando o momento que perderia os meus cabelos! E o que falar de uma maquiadora careca!!!!! Como eu ia encarar as minhas clientes? Minhas Noivas? Como eu ia sair na rua? Todo mundo ia saber que eu tinha câncer!!!!

Toda a hora, passava a mão na cabeça, para me certificar de que eles ainda estavam lá. Até de noite, tudo estava aparentemente normal, tirando a dor no couro cabeludo. Fui dormir e no dia seguinte, a dor tinha melhorado, mas o meu travesseiro amanheceu lotadooooooooooooooooo de cabelo.

Tomei banho e mais um monte de cabelo saiu na minha mão! Cortei o meu cabelo ainda mais curto, mas não conseguia me desapegar dele. Meu quarto parecia um cemitério de mim mesma: Cabelos por toda a parte!

A pia do banheiro… o box do chuveiro… em todo lugar, só se via cabelos… Pedia a Deus, para me deixar ficar só mais uma semana com meus cabelos. Só mais um fim de semana! Pois na minha cabeça, depois que eles caíssem totalmente, só me restaria a opção de  ficar trancada em casa.

E assim, nessa “sofrência”, eu consegui adiar a minha carequice por mais duas semanas: quase não lavava os cabelos para economizá-los, dormia com o maior cuidado e quase não me mexia , por que percebi que como dormia de lado, o lado do travesseiro estava mais ralo.

No carro, ao dirigir, somente janelas fechadas! Meus cabelos estavam cada dia mais ralos e os buracos eram inevitáveis! Foi um período de luto e de muita angústia para mim…

cancer-mama-carcinoma-quimioterapia-careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido

 

Até que um dia, dirigindo, esqueci a janela aberta e quando cheguei no trabalho, eu  tinha um corte moicano, só de um lado! Afff!!!

Então, criei coragem e decidi passar a máquina.

No começo foi difícil…
Mas já que não tinha jeito, comecei a me divertir com a minha nova imagem no espelho…
Nunca na minha vida poderia me imaginar com um corte moicano!!!!

cancer-mama-quimioterapia -careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido
corte moicano
cancer-mama-quimioterapia -careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido
corte kiwi

Fiz até um vídeo do meu corte KIWI… hehehehehehe!

 

Até que não me achei tão mal…

No próximo post você vai ficar sabendo como fiquei de peruca!

E você? Conta nos comentários como foi a experiência de perder os cabelos durante o tratamento?

36 Comentários


  1. Olá tudo bem?
    Meu nome é Keila faço parte de um grupo que apóia pessoas com leucemia.
    Precisava de um depoimento teu. Seria possível?
    Um grande abraço. Beijo.


  2. Oi Mirian,
    Não dá pra fingir que não aconteceu nada. Mas também não dá pra tentar diminuir o fato com comentarios do tipo: Cacelo cresce! Isso é besteira.etc…
    Simplesmente abrace a pessoa e diga a verdade: Que você não tem ideia do que ela está passando, mas ela pode contar com você, com seu apoio e carinho… è o que eu gostaria de ter escutado. Beijos!


  3. Ja li a respeito do que NAO falar qdo encontramos pessoas em tratamento q perderam seus cabelos. Sei q pode parecer obvio,mas o q dizer ao encontrar algum amigo q passa por isso?? Nao dizer nada,me parece insensivel com a situacao! Quais as palavras q te confortaram e ajudaram??


  4. Perdi meus cabelos feliz da vida,pois sabia que isso é passageiro e logo volta ao normal,minha alto estima nunca caiu,nem quando descobri a doença,eu estou muito feliz com minha careca e acho que da menos trabalho do que o cabelo…..

Página 1 de 8 Próximo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *