Seus cabelos voltaram a nascer após a quimioterapia? Como não enlouquecer neste período…

E aí? já terminou seu tratamento e finalmente seus cabelos voltaram a nascer?

Deixa eu te fazer um breve resumo sobre esse período…

Então, é isso:

Você recebe o diagnóstico de um câncer, vence o medo da morte, enfrenta os ciclos de quimioterapia, a vergonha de ficar careca.

E finalmente depois de um ano, o tratamento acaba, a vida segue o seu fluxo e os seus cabelos voltam a nascer.

Que alegria! Era tudo o que eu queria! #SQN. Mas como não enlouquecer neste período?

Essa relação de amor fica abalada assim que percebemos que eles não estão crescendo como gostaríamos!

Depois do impacto causado pelo diagnóstico de um câncer, descobrir que com a quimioterapia eu ficaria careca, foi sem dúvida, um dos grandes desafios e medos que tive que vencer

No entanto, depois de viver sem cabelos por 8 meses (e me sentir bem com a minha aparência mesmo estando carequinha), a quimioterapia acabou e meus cabelos finalmente deram o ar da graça e voltaram a nascer.

Que alegria!? Como não enlouquecer neste período em que os cabelos voltam a nascer, mas ainda estão sem jeito?

Seus cabelos voltaram a nascer após a quimioterapia

Porém, logo que passou a fase da comemoração, eu, que tinha a doce ilusão de que era só eles nascerem e pronto! Comecei a perceber que essa relação não seria tão pacífica quanto eu imaginava. Yesssss!!!! Eles crescem feito mato! Oba! Não era isso o que tanto desejamos?

E comecei a me perguntar: Como não enlouquecer com a volta dos meus cabelos?

Seus cabelos voltaram a nascer após a quimioterapia

Oh! No!!!! Eles nascem sem controle e são totalmente indomáveis!

Seus cabelos voltaram a nascer após a quimioterapia

Então, tem dias que a gente se olha no espelho e se vê uma calopsita.

cabelos-nascendo-quimioterapia-acabou-cancer de mama

Eu que tenho um redemoinho na frente , já passei da fase do palhaço topetão.

cabelos-nascendo-quimioterapia-acabou-cancer de mamaE ultimamente, me sentia o próprio bonequinho playmobil. Sabe aquela sensação de cabeção e de que o cabelo não está encaixando na cabeça?

cabelos-nascendo-quimioterapia-acabou-cancer de mama

Pois é, antes que eu enlouquecesse com meus cabelos, essa semana eu fiz o meu primeiro corte “joãozinho” e estou amando o meu novo visual.

cabelos-nascendo-quimioterapia-acabou-cancer de mama

Terminei os 16 ciclos de quimioterapia em março de 2015. E esperei ele crescer quase seis meses antes de dar o primeiro corte. Até porque a situação estava periclitante! Meu cabelo não parava de crescer (para cima)!

Então, quem também está vivendo esse dilema, sabe do que estou falando…
Agora por exemplo estou na fase Cauby Peixoto…he!he!he!

careca-semcabelo-quimioterapia-cancer de mama-dascoisasquetenhoaprendido

A boa notícia, é que eu criei um manual prático de sobrevivência pós quimioterapia pra você não enlouquecer com a volta do nascimento dos cabelos, antes do primeiro corte.

Os cabelos voltaram a nascer após o tratamento? Como não enlouquecer neste período!

 

1. Aceita que dói menos

Não adianta lutar contra. Eles irão nascer com uma textura diferente, muitos mudam de cor, e tem muita gente que reclama dos fios brancos.

Não tem jeito, a quimioterapia tem por objetivo matar as células cancerosas e acaba matando todas as células de crescimento rápido, como os folículos pilosos, responsáveis pelas nossas madeixas.

E quando não matam, oxidam. Por isso, o aparecimento dos cabelos brancos. Pois a oxidação das células provocam os cabelos brancos = envelhecimento.

No meu caso, nasceram bastante branquinhos nas laterais. Eles também nasceram fininhos e foscos. Mas a maioria escureceu depois. E depois a textura normalizou.

Agora então que cortei as pontinhas , ficou ótimo!

2. Use e abuse dos produtos para cabelos curtos

Depois de tanto tempo usando shampoo e condicionador de criança, finalmente voltei a usar os produtos corretos para o meu estilo de cabelo.

E para domar a cabeleira nada melhor que uma cera ou pomada. Nos dias que eles estiverem muito rebeldes, um gel também é muito bem vindo.

Se os seus cabelos forem cacheados, você pode optar por um mousse ou ativador de cachos.

3. Acessórios são muito bem vindos

E para nós que vivemos “bad hair day” todos o santo dia, as presilhas, arcos, tiaras e lenços podem salvar a nossa vida!

Preparei uns looks para você se inspirar!

cabelos-nascendo-quimioterapia-acabou-cancer de mama

cabelos-nascendo-quimioterapia-acabou-cancer de mama

cabelos-nascendo-quimioterapia-acabou-cancer de mama

cabelos-nascendo-quimioterapia-acabou-cancer de mama

4. A saga da franja

Gente, estou louca para ter uma franjinha, mas enquanto ela não acontece. Vou curtindo o meu Joãozinho.

Se tem uma coisa que aprendi com o câncer é a viver o momento presente. Então, não acho que valha à pena ficar me martirizando porque o meu cabelo não nasceu como eu esperava, ou não está crescendo na velocidade que eu gostaria.

5. Crie seu estilo ! Ouse!

Há muito pouco tempo atrás eu estava totalmente careca. Então, hoje o que vier é lucro! Aliás, ficar reclamando, não vai mudar nada.

Também não quero ficar adiando a minha felicidade! Já reparou que a gente faz isso o tempo todo?

Porque eu tenho que ficar me martirizando com um cabelo que eu não estou gostando, esperando por não sei mais quanto tempo até que ele cresça e tome jeito?

Realmente, é necessário um bocado de paciência para esperar os cabelos crescerem. Mas pode ser divertido até lá!

E você pode descobrir um novo estilo que te agrade! Então, compartilha com a gente  nos comentários em que fase o seu cabelo está e o que você tem feito pra domar as suas madeixas e ficar estilosa?

 
 
 
 


É com muita alegria no que anuncio que estão abertas  as inscrições para a Mentoria:

 Minha Alimentação Anticâncer 
DETOX TERAPÊUTICO

Esse é o meu acompanhamento de perto por 1 ano para te ajudar a transformar a sua saúde através da alimentação. 

CLIQUE em AQUI para conhecer mais detalhes e garantir a sua participação

⬇️⬇️⬇️

 

 

 

75 Comentários


  1. Olá! Sou Carla Ribeiro, Porto Alegre, RS. Tenho 40 anos e Cancer de Mama. Dia 20/Abril/2022 foi minha ultima aplicação de Quimio Branca, totalizando 16 aplicações. Meus cabelos comecaram a crescer, estou na fase 1, cabelo ralinho e fino, na frente da cabeça estou com uma falha, estou ainda com receio de deixar de usar o lenço.


  2. Tenho cancer de pancreas em controle. Fiz duas quimios e não suportei as restantes. Meus cabelis caíram na primeira e lidei bem com isso. Faz 5 meses que interrompi a quimio e eles nasceram brancos e ondulados. Estou na fase capacete. Mas não tá fácil lidar com os brancos. Tenho medo de pintar e danificar ainda mais os cabelos


  3. Oi Patrícia tá bem, terminei minha quimio em 24/07 meus cabelos estão crescendo porém, estou com as entradas e com medo de ficarem assim, minhas sobrancelhas tbm.cairam, sinto q estão voltando mais quase imperceptíveis cílios igualmente, tô com medo kkk


  4. não estou muito certa, mas acredito que com uns três meses depois que terminei a quimio eu já tinha saído da fase kiwi…hehe!


  5. Patrícia, bom depois de todas as quimioterapias brancas meus cabelos estão indomáveis… (Nascendo rapidinho)… Mas não cheguei a ficar completamente careca, quando raspei (entre a 2ª e a 3ª) já tinha bastante cabelo nascendo… Quanto tempo demorou pra você ficar com um Joãozinho??
    Obrigada e abraços de Lorena/SP


  6. Muito legal e divertida a sua abordagem sobre a volta dos cabelos.
    Os meus começaram a nascer e estou curtindo muito! Estão ralinhos e branquinhos, mas estou feliz por estarem de volta! Vou assumi-los da forma que vier, e viva a vida!!!!


  7. Oiê!
    Estou na fase Cauby! Tem 10 meses que eu terminei as quimioterapias… Mas tenho muita dúvida se ele voltará ao normal… Dentro da sua experiência, será que ele volta? Pq ele era Luisinho, agora tá rebelde e anelado.


  8. Os meus começaram a nascer 1 mês depois que acabei as vermelhas. Agora falta 1 branca, e eles já estão grandinhos e não estão caindo e sim preenchendo cada vez mais minha cabeça


  9. Terminei a vermelha ontem e dia 4 começo a branca , depois de terminar a branca que começa nascer os cabelos… . quero que nasce logo. Obrigado por me responder.


  10. Vou começar a fazer quimioterapia 6 mês e radioterapia estou confiante que tudo vai dar certo vou perder meu cabelo mas minha vida vale


  11. Meus cabelos estão recomeçando a crescer. Estou com 58 anos e eles estão crescendo brancos. Sinceramente estou contente pois confesso: não me olhava no espelho.Nao conseguia ver a imagem careca. Agora já me olho no espelho. Estou esperando para fazer minha cirurgia dia 10/05.Fiz 6 quimioterapias da laranja e agora vou fazer a cirurgia. Recebi o diagnóstico de câncer no ovário em novembro. Todos acham muito rápido meu tratamento. Não sei explicar porquê não demorou tanto como o das pessoas que conheço. Meninas desculpem esse comentário tão longo mas é que aproveitei o espaço para falar um pouco com pessoas que me entenderiam bem. Beijos.Maria Regina.


  12. Não sei….hehe! Eu preferi raspar quando terminei a quimioterapia para eles voltarem sem aquelas penugens e mais por igual. Deu certo!


  13. simmmmm, e eles voltam meio esquisitinhos mesmos. Mas depois melhora! Meu oncologista me receitou pantogar quando terinei meu tratamento. Pergunta ao seu médico se você pode tomar. Beijão!


  14. Olá Patricia, adoro suas postagens, pena q só te descobri depois q terminei as quimioterapias. Quanta informação importante p tds nós vc posta. E muitas delas são até divertidas, nos fazendo sorrir num momento triste. Mas é isso, temos q enfrentar td de cabeça erguida, confiar e acreditar q td dará certo.
    Em relação ao cabelo, o meu está bem ralinho ainda e veio bem branco. Mas o q importa q logo estarei curada e vida q segue né?
    Bjs e fica com Deus!


  15. Olá Patricia, é verdade que se vc raspar o cabelo ele cresce mais rápido e mais grosso??
    Bjos


  16. oi Adriana, que alegria saber que através do meu trabalho você encontrou razões pra sorrir… E o dia que estiver triste, sentir vontade de chorar, de gritar, de se revoltar, faça!!!!! Você vai se sentir mais leve!
    Só mais uma coisa: Quem venceu uma vez, vence duas!!!!!! Beijão!


  17. Você me fez rir em um dia difícil.
    Há quatro dias descobri que estou com câncer pela segunda vez!
    Após 8 anos!
    A primeira vez respirei fundo e entrei na batalha. Nessa segunda está muito difícil. Não sei o porque. Não sei bem o que sinto e o que não sinto
    Só queria desabafar

    Obrigada pelos risos que me proporcionou!

    Adriana


  18. Nunca consegui ser amiga dos meus cachos, e notei em diversos depoimentos que “os cabelos lisos nascem enrolados depois da quimio, porém com o tempo voltam ao normal”. A mudança na estrutura dos fios só faz o cabelo enrolar? Alguém que já tinha cabelo enrolado pode esclarecer algo a respeito? Ainda estou na fase careca.


  19. Estou fazendo as últimas seções de quimioterapia, não aguento mais ficar tão mal e tão horrível de aparência. Entrei aqui para ver se melhoro em todos os sentidos. Posso contar com sua ajuda? Antecipadamente eu te agradeço . Um grande abraço!


  20. Meu nome é Adair estou passando por isso pela segunda vez. Não é nada fácil só Deus o nos sustentar. Tive de mama fiz cirurgia quimioterapia radioterapia. E depois de dois anos tive metases de mama na craviula. Nem o médico entendeu por meus exames nos linfonodos tinham dado negativo na época. Hoje estou em tratamento. Não é fácil passar por isso tudo novamente.


  21. O meu cabelo sempre foi bem liso. Fiz algumas permanentes para enrolar o cabelo que nem pegavam muito. Após a quimioterapia os cabelos caíram e nasceram bem mais branco e enrolados. Estou curtindo essa fase! Depois ele volta ao normal. Tudo no seu tempo!


  22. Não vejo a hora dos meus fiozinhos começarem a crescer!!!!!


  23. Adorei! Você é muito divertida! Kkkkk. Os meus crescendo muito lentamente e com muitos brancos. Ainda faltam 4 para acabar as brancas. Mas tá valendo! Bjs!


  24. Amei seu estilo dd escrita e de vida. To no pós quimio, indo pra radio e m/ cabelos vieram bem ralinhos depois das vermelhas dai raspei de novo e agora estão mais fortinhos e bem brancos. Ainda ñ gosto de sair s/ um lenço, turbante ou chapéu etc, mas creio q daqui um mes, já estará mais apresentável pro m/ gosto.
    O que importa é nos adaptarmos às várias fases que temos q enfrentar ao longo do tratamento e nos sentirmos o mais confortável e linda!
    Muito grata pelo exemplo querida companheira!


  25. Exatamente como escreveu… aos poucos tudo vai normalizando. O meu nasceu mais branco e mais anelado… Passando por esta dase sem problemas, afinal é uma novidade… e melhor assim do que careca…
    A troca de experiências é excelente.


  26. Oi Patricia
    Terminei minha químio dia 15 de Agosto desse ano
    Estou careca mas tem fios espetadinhas
    Então vai começar a crescer? Ou essas ainda vão cair todas?
    E terei que tomar Tamoxifeno
    Faz dois dias que chegou o remédio e não comecei
    Tenho 55 anos e tive câncer de mama
    Só na direita
    Sorte que estou com a pele e a aerola
    E já colocaram silicone.
    O ruim é que não sinto a mama como sinto a esquerda
    Ficou meio anestesiada é maior
    Ainda tenho ematomas na mama
    Fiz a cirurgia dia 5 de abril desse ano.
    Já fez 1 mês Q terminei a químio e ainda sinto dores.
    Pes, maos
    Falta de ar
    Cansaço
    Dores nos ossos ou peito


  27. É meus cabelos voltaram a crescer e, tenho q usar pomadas, para disciplina-Los…. Pois, está ondulando, tá bem curtinho ainda mas, aço que vou dar um corte…
    Agora no inverno tenho usado muito gorro, boina…
    Mas, tô feliz, não vejo a hora de ver com o vai ficar as madeixas…


  28. Boa tarde paty , to no segundo ciclo da vermelha ainda falta dois , gostaria de sabe se quando termina o ciclo vermelhor se o cabelo ja cresce ?


  29. na quimio branca meus cabelos voltaram a crescer, mas estavam muito ralinhos… Tava me sentindo um passarinho recém-nascido…rsrsrs
    Pedi pelo amor de Deus ao meu médico e Meu oncologista me liberou para pintar…rsrsrs


  30. Oi td bem sou martha a18dias fiz um quadrante na mama carcinoma 1. Cm. Agora. Anciosa pos amanha vou sabe do meu. Mastologista. Resultado. Da cirlugia e tratamento vou fazer mas tou com muita fe em deus


  31. Oi Paty terminei a quimioterapia em janeiro. Estou fazendo a radioterapia. Meu cabeli esta ralinho branco na frente. Mad estou amando o cabelo curto.


  32. Fiz seis ciclos de quimioterapia,fiquei careca só usei lenço, não fiz questão de peruca,isso foi em 2012,agora od meus cabelos já estão crescidos,mais até aqui tive muita diversão, brinquei bastante com ele diz até moicano kkkk é muito bom ter cabelo de novo né….bom mais não nasceram como eram,agora estão bem fininho bem liso,e com muitos fios brancos ,mais estou muito feliz pois tive uma nova oportunidade de fazer tudo que ainda não tinha tido de fazer,entao meus cabelos brancos são o menos me incomoda …


  33. Olá Patrícia.

    Adoro seus posts, todos muito animados. Você é uma pessoa muito divertida e nos faz assim também.
    Notei que seu cabelo ficou com uma cor diferente, enquanto estava na última quimio.
    Pode pintar o cabelo…

    Bjs


  34. Eu usei lenço usei peruca e agora assumi minha careca estou mais feliz . Faço uma maquiagem caprichada ,coloco um brincos grandes,e abuso dos meus olhos azuis.Vivo um dia de cada vez,e agradeço a Deus todos os dias.zelamariacosta Goulart@gmail .com


  35. Adorei seu post, meus cabelos ja estao crscendo, graças a Deus, gstei das suas opinioes.


  36. Você retratou este tema com diversão. Obrigada me fez rir e esperar com leveza o crescimento dos meus. Um grande beijo
    Kátia Valeria


  37. Adoro ler suas histórias sobre a quimioterapia,parece que vc fala de mim,estou passando pelos mesmos processos com a quimioterapia branca , incrível né,so não consigo dormir.fico feliz em tiver tão bem ,tento viver assim ,feliz e sempre de alto astral acho que ajuda muito no tratamento,e principalmente ter fé,porque acreditar na cura essencial..


  38. Olá. Rio lendo seus posts. Terminei a quimio. Meus cabelos já estao nascendo. A frente ta branquinho. Uso lenços até hj. Doida pra ficar igual a Cauby. Será q daqui uns 2 meses ficarei livre dos lenços? Seu blog me ajudou enxergar a nova realidade como um desafio para uma nova vida. Parabéns. Vc é um grande exemplo de coragem. ..força. ..energia. ..Bjos.


  39. Que bom querida! Fiquei feliz em saber que te inspirei e principalmente, te fiz rir. O riso é um excelente remédio! Beijão!


  40. Amei seu blog me esclareceu muitas dúvidas, além das histórias de outras mulheres que venceram que me inspiraram muito.
    Descobri que estou com câncer de mama em 03/04/2016. Estou na terceira sessão de quimioterapia no total de 12 ciclos.

    Estou careca e ver como vc e outras mulheres assumiram a careca me ajudou muito. Também já ri bastante com seus posts. BEIJOS

    Obrigada


  41. Suas dicas são ótimas. Tive ZICA e pneumonia e a quimio branca foi suspensa p dois meses….nisso meu cabelo nasceu fininho como de gato …. mas amei ele assim. ….fiquei mto feliz. ….só q voltei p quimio e coitadinho está caindo de novo……que pena !! Ainda vou fazer duas sessões p encerrar os ciclos. Glória a Deus p tudo. ….estou otima! e se ficar careca de novo amem…..volto a usar os lenços. …toucas. moro em Palmas /Tocantins. Bjos


  42. Eu acabei as quimioterapias brancas agora em março ainda não me sinto à vontade pra ficar sem lenço meu acessória durante esses meses. S minha família diz que estou a cara do meu irmão e ao olhar no espelho vejo um home todinho o que me deixa meio cabisbaixo. Mas Patricia amo suas postagens tem me ajudado muito.


  43. Legal que tenha gostado! E o que é um cabelinho estilo “Cauby” pra quem ficou tanto tempo careca e passou pelo que passamos ,não é mesmo?
    gratidão pelo carinho!
    Beijão


  44. Ola Patrícia…amei seu post. Estava a procura de algo assim e achei vc…concordo q essa fase do crescimento n é fácil. …hj o meu está estilo Cauby….confesso q n me agrada…ele nasceu mais cacheado….revoltado….porém, melhor assim do q careca!!! N acho acessórios q combinem comigo….me acho velha para usar qualquer um…mas adorei suas dicas. Obrigada…Deus te abençoe. Bjão.


  45. Oi Juliana,
    passei praticamente todas as qt brancas com um cabelinho mas ralinho ( que decidi pintar de loiro. hehe!) .
    Somente no final do ciclo das brancas, eles começaram a cair e decidi raspar de novo.
    Uma alimentação equilibrada ajuda muito!
    Um beijao !


  46. Ola, fiz a última quimio vermelha, vou iniciar as brancas no final do mes. Meus cabelinhos já começaram a nascer.Sera que vão cair com as brancas? Bjus!!


  47. Kkkkk…. Patrícia suuuuuuper me diverti com seu post!!!! Você é uma figura e linda!!! Bjsssssss


  48. OI Josiane,
    Que bom que mesmo de longe tenho te ajudado nessa jornada!!!! Vamos que vamos!!!! depois da última, o cabelo rapidindo cresce 🙂


  49. Olá Patricia,

    Vou fazer minha ultima sessão de quimio branca nessa próxima sexta-feira (11/09), estava aqui pensando comigo mesma quanto tempo vai levar para essa careca desaparecer e como eu sei que vc tá uns meses na minha frente resolvi ver se tinha alguma postagem e era exatamente a última, tem sido sempre assim, bate a dúvida tu do outro lado do país posta a resposta!

    Só tenho uma coisa para dizer: OBRIGADA!!!!!

    Beijos,

    Josiane de Araújo – Maceió/AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *