Você sabe o que é Déficit Cognitivo pós Quimioterapia?

Pelo que andei pesquisando no “Dr. Google” (quem nunca?), Déficit Cognitivo pós Quimioterapia é um efeito colateral muito comum em quem faz quimioterapia .
Ele afeta a concentração e a memória.
Portanto, se Você também anda esquecendo coisas e até mesmo o que está pensando e fazendo?
Não precisa se preocupar… Esse é só mais um efeitinho colateral que a gente tem que aprender a lidar!
Pois é… Depois da quimio, o que já era ruim, ficou pior. Nunca tive a melhor memória do mundo, mas agora estou batendo recordes de esquecimento.
Esqueço o que estou falando, fazendo, para onde estou indo, onde deixei as chaves do carro, onde estacionei, etc.
A melhor definição para esse efeito colateral foi dado pelo meu mastologista:
” Depois da quimio a gente fica meio lelé da cuca mesmo, mas depois melhora”.

 

Déficit Cognitivo pós Quimioterapia

Os sintomas mais comuns de que você está sofrendo de Déficit Cognitivo pós Quimioterapia são:

  • Dificuldade de concentração ou atenção
  • Perda da memória ou dificuldade para lembrar-se das coisas
  • Problemas com a compreensão ou entendimento
  • Mudanças comportamentais e emocionais
  • Confusão
Comecei a perceber esses problemas quando iniciei os ciclos de quimioterapia. Ainda não estão bem esclarecidas. As principais hipóteses incluem, dano neuronal por baixas concentrações de quimioterápicos no sistema nervoso central, dano do DNA neuronal por estresse oxidativo, entre outros.
(saiba mais aqui: www.lume.ufrgs.br)

O fato é que as vezes tarefas simples tornam-se complicadas para quem sofre de déficit cognitivo.

No meu caso, tomar duas vezes o tamoxifeno no mesmo dia foi a gota d’água da distração. Fiquei morrendo de medo de passar mal. Porém, graças a Deus, não aconteceu nada além de uma forte insônia.

No vídeo abaixo, no qual dou dicas de maquiagem, você verá um exemplo muito divertido  do que acontece na realidade. Veja e divirta-se!

 

E na semana passada sofri um grande transtorno por conta desse “efeitinho colateral”. Não me lembrava onde havia colocado a minha carteira quando voltei do supermercado, achei que havia sido furtada e cancelei meu cartão de crédito. Essa semana, encontrei a minha carteira!

Sinceramente, espero que esse déficit de atenção se normalize logo e que eu sobreviva até lá.

Enquanto isso não acontece, desenvolvi algumas táticas para gerenciar problemas  causados pelo meu déficit cognitivo pós quimioterapia:

  • Colocar a chave do carro e os remédios que devo tomar sempre no mesmo lugar.
  • Anotar todos os meus compromissos na minha agenda e celular (e com lembrete para um dias antes).
  •  Usar lembretes fazer listas.
  • Exercitar o cérebro com atividades mentais, como leitura, palavras cruzadas, pintura ou aprender um novo hobby, também ajuda.
  • Atividades físicas também aumentam a agilidade mental. Se você não é chegado a esportes, tente caminhar, nadar, fazer yoga ou jardinagem, por exemplo
  • Minha nutricionista também me receitou alimentos ricos em selênio, zinco, ferro e fósforo para ajudar os meus neurônios a se recuperarem e trabalharem melhor.
Mas isso já é assunto para outro post.
Fonte: ONCOGUIA

26 Comentários


  1. Após dez anos ainda sinto, procurei um neuro após a quimioterapia e realmente tive pequenas lesões, minha dica é avise a todos que irá esquecer e às vezes perguntar duas vezes a mesma coisa e peça sempre ajuda pra lembrar as coisas, funciona bem ?


  2. Olá
    Eu terminei a quimioterapia há 4 anos e ainda sofro com isso.
    O Tamoxfeno também ajuda a complicar tudo..mas graças a Deus terminei o tratamento com ele tem um mês. Espero voltar logo ao normal..rsrs


  3. Olá, minha namorada está com câncer no útero e fazendo quimioterapia a quase um mês, hoje ela apresentou uma desorientação e fraqueza.
    Não conseguia ficar de olhos abertos, disse que tava com falta de ar, não consegui se comunicar direito e depois teve uns lapsos de realidade, falando algumas coisas que não estavam acontecendo no momento. Depois de uns 5 min ela foi voltando ao normal e dormiu. Alguém passou por isso?
    Alguma dica para me ajudar e ajudar ela?
    Meu e-mail: ssaulo.lima@gmail.com

    Agradeço desde já!
    Energias positivas para todas.


  4. Eu tomo o tamoxifeno , e sinto tudo o que você falou . O esquecimento, falta de concentração, tudo kkkkkk já ia procurar o neurologista. Tive de mama e terminei o tratamento em setembro de 2017
    Preciso fazer exércitos físicos , quem dá melhoro né ? Beijos!


  5. To ferrada! Estou fazendo quimio e prestando oab. Pelo jeito não tiro a carteira de advogada tão cedo, estou arrasada! Essa desgraça de doença SÓ me prejudicou, não vejo nada de bom na doença. Muito triste!


  6. Me vi em cada comentário. Depois da qiimio estou fazendo hormonioterapia e minha memória está péssima. Esqueço a palavra que quero falar, coisas simples como a panela no fogo, nome de pessoas. Além disso tenho andado com dificuldade decisões e muito confusa. Achei que estava com Alzheimer.


  7. Fico bem preocupada com estes esquecimentos pós quimio. Também uso tamoxifeno, que acredito que piora. Minha mãe teve Alzheimer e me preocupa não saber distinguir.
    Mas, como sempre digo é um pequeno desconforto em prol da vida! Bjsss


  8. Eu te entendo querida. Eu também passei por alguns apertos por conta disso. Como por exemplo sair e só me dar conta que havia esquecido a carteira na rua!
    Mas depois isso melhora. Minha nutricionista me recomendou comer oleaginosas para memória. Uma castanha do pára todos os dias. Bjs!


  9. Tenho sofrido muito com esses sintomas ,já cheguei a me perder bem próximo do casa tenho entrado em pânico com essa situação. Terminei o meu tratamento tem 5 meses dentre eles um quadrante o esvaziamento axilar 8 químios e 33 rádios. Não consigo me concentrar e repito várias vezes as mesmas coisas.Acaba q estou ficando muito chateada com a minha situação mesmo ouvindo q é normal e q vai passar.


  10. Vou fazer um ano e dois meses de operada, fiz quimioterapia antes da cirurgia, agora só tomo o tamoxifeno, e realmente esses lapsos de memória é complicado… Uma dica para quem toma o tamoxifeno é melhor tomar pela manhã. Eu tomava a noite e não conseguia dormir direito. Agora estou dormindo bem.


  11. Queridas amigas, realmente um ” lelé da cuca” é pouco. Há cinco anos já terminei meu tratamento, químio, radio aquelas cosas que passamos, faço uso tamoxifeno. Ainda tenho as sequelas defalta de memória, e acredito que o medicamento continuo acentue este deficit. Realmente é punk, mas vamos em frente, dizem que passa, tô esperando . Bjus


  12. Depois que comecei a usar o tamoxifeno surgiu uma tosse seca já fui no médico disse que é virose. Já tomei o antialérgico e nada estou perdida.Obrigada


  13. Eu terminei a quimioterapia em maio e desde que comecei tenho essesse esquecimentos, são lapsos na memória que te tiram da realidade. Adorei a tua explicação. Para mim tem sido bem difícil porque descobri o câncer no primeiro ano do meu doutorado e essé esquecimentos têm me prejudicado, mas vou seguir tuas dicas.


  14. kkkkkkkk terminei meu tratamento há 1 ano e ainda não estou 100%. Alimentação, leitura, aprender alguma coisa nova, ajuda a trabalhar a memória. É o que tenho feito.


  15. Paty, me vi em cada linha do teu post. Meu deficit (prefiro a definição do teu masto) ficou mãos intenso, quando em julho tive que ficar internada pós 5° ciclo de quimio. Passei 12 dias internada e recebendo altas doses de antibioticos e antivirais, e aí sabe o ditado que fiz, que nada está tão ruim que não possa piorar??? Pois é… fiquei completamente lerda (essa é a melhor definição!) Não conseguia compreender o que as pessoas me perguntavam, não lembrava de horários de remédios, meu pai precisava ficar me ligando todos os horários, não tinha coordenação motora para digitar uma mensagem. Quando falava, percebia que minha linguagem estava alterada, parece que falava em câmera lenta…. Hoje estou bem melhor, acabei as quimios, porém ainda muito esquecida!!! Quanto tempo dura isso pelo amor??????


  16. A dois anos passado teve câncer de mama hoje estou curada não tenho metástase mas estou com um esquecimento tenho 51 anos mas acho que não era minha idade agora descobrir que foi a quimeo que fiz vou pesquisar mas sobre isto obg estou sempre te seguindo tenha um bom dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *