Minha Dieta Anticâncer -10 Benefícios da Berinjela para a sua Saúde

Preparad@ para saber os 10 benefícios da Berinjela para a sua Saúde ?

Se você me acompanha há algum tempo, já sabe que depois que fui diagnosticada com câncer, em 2014, eu decidi adotar a Dieta Alcalina.

E as verduras, legumes, frutas e vegetais são a base da minha Dieta Anticâncer.

E a berinjela é um dos meus legumes favoritos!

Além de ser deliciosa, a  berinjela é um legume rico em vitaminas (principalmente a B5) e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e fibras.

Ela é famosa, principalmente, por combater o colesterol.

Benefícios da Berinjela para a sua Saúde

Só pra você ter uma ideia, uma xícara ou 82 gramas de berinjela é composta por:

  • 11% de fibras (para uma boa digestão)
  • 10% de manganês (bom desenvolvimento dos ossos)
  • 5,4% de molibdênio (ajuda no metabolismo de proteínas)
  • 5,3% de potássio (bom funcionamento dos músculos)
  • 4,5% de ácido fólico (evita anemia)
  • 3,5% de vitamina K (bom para a coagulação do sangue)
  • 3,5% de cobre (bom para cicatrização de feridas)
  • 63,5% de vitamina B (bom para tratar zumbido no ouvido)
  • 3,1% de triptofano (traz sensação de bem-estar)
  • 3% de vitamina C (bom para tratar inflamações)
  • 2,8% de magnésio (ajuda no sono)

Agora você vai querer comer berinjela todos os dias! hehe!

Veja a seguir os 10 Benefícios da Berinjela para a sua Saúde

1 – Controle da gordura abdominal

Considerado um dos principais benefícios, a berinjela contém uma substância chamada saponina, na qual o legume age como detergente no organismo, rompendo as moléculas de gordura presente no sangue e impedindo o organismo de absorvê-la.

Além disso, a berinjela possui um alto teor de fibras alimentares solúveis. As fibras solúveis formam um gel no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade.

Além de  reduzir a absorção de determinadas gorduras, eliminando-as pelas fezes.

2 – Controla a diabetes

A berinjela possui um grande teor de fibras, como já disse antes.  Para exemplificar, em cada 100g do legume, 2,9g são de fibras.

Esta vantagem torna a água de berinjela um importante aliado no controle de diabetes, já que ao entrar em contato com a água no estômago, as fibras solúveis criam uma “capa” em torno da comida e dificultam a absorção de açúcar.

3 – Combate a celulite

A celulite nada mais é  que uma inflamação nas células, muitos podem ser as suas causas.

Porém, o consumo de alguns alimentos gordurosos podem agravar e aumentar as celulites. A  berinjela possui substâncias anti-inflamatórias que, consequentemente, irá resultar na redução de celulites.

4 – Previne doenças do coração

A antocianina, um fitoquímico presente na casca do legume atua na redução do colesterol ruim (LDL) no sangue. A presença das fibras também contribui para a prevenção, já que auxiliam na diminuição da absorção de colesterol pelo intestino.

A berinjela também conta com a presença de flavonoides, que impedem a oxidação do colesterol, evitando a inflamação, conhecida como aterosclerose, que leva à formação de placas nas paredes dos vasos.

5 – Ajuda a emagrecer

A água do legume, misturada ao limão, é responsável por acelerar o metabolismo, desintoxicar o fígado e combater a fome. A liberação da saponina durante o tempo de maturação da bebida contribui para a destruição da gordura corporal.

6 – Previne câncer

A tonalidade arroxeada do legume não somente chama atenção, mas conserva muitos benefícios para o organismo. A cor se deve à presença de antocianinas, proantocianinas e flavonoides, poderosos antioxidantes que atuam no organismo.

A presença dos antioxidantes diminui a ação dos radicais livres que atacam as células, protegendo assim o organismo de doenças degenerativas, como o Câncer e atuando contra o envelhecimento precoce.

7 – Auxilia na digestão

A água de berinjela é incrivelmente eficiente para quem tem problemas com o intestino. Mesmo que seja intestino preso ou ao relacionado a diarreia. A berinjela regula o intestino e melhora a digestão por seu alto teor de fibras. Também possui efeito diurético, evitando assim a retenção de líquidos.

8 – Reforça a memória

É comum nos preocuparmos com a saúde do corpo e até mesmo do cérebro. Mas por ser abstrata, esquecemos que a memória também pode ser melhorada com a prática de uma boa alimentação.

Por ser rica em vitaminas do complexo B, a água de berinjela contribui para a melhoria de diferentes atividades no corpo, dentre elas a memória e força muscular.

9 – Auxilia na saúde óssea

Com diversos minerais, a água de berinjela conta com cálcio, potássio e magnésio, e o seu uso auxilia no controle da saúde óssea e do sistema nervoso, fazendo com que os ossos também fiquem mais resistentes contra fraturas.

10 – Fortalece o Sistema Imunológico

Além das vitaminas do complexo B, a berinjela é considerada uma ótima fonte de vitamina C. o que é essencial no combate de diversas doenças, já que essas vitaminas irão contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico do indivíduo que faz uso da bebida.

E para te incentivar a incluir a berinjela na sua dieta, vou compartilhar um Suco Detox alcalinizante, que faz parte do meu Livro digital Minha Dieta Anticâncer- Sucos que curam.

SUCO DE BERINJELA COM AGRIÃO

INGREDIENTES:

  • 1 copo (200 ml) de água de berinjela
  • 1 pera
  • 1 colher (sopa ) de aveia
  • 1 pires de agrião
  • Água de berinjela:
  • ½ berinjela picada
  • 1 copo ( 200 ml) de água

MODO DE PREPARO:

Deixe a berinjela de molho por 12 horas. Coe e descarte os pedaços do legume.

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba em seguida.

4 Comentários


  1. Admiro muito sua atitude, tive câncer de mama duas vezes e é uma situação difícil, mas tudo depende da gente. Da nossa força, da fé, da família, dos amigos, dos profissionais que nos tratam. Mas eu tive uma amiga que disse que o câncer é mágoa acumulada!


  2. Boa tarde na Santa paz de Deus! Amei todos os seus ensinamentos de dietas sobre combater o câncer…são orientações que muitas pessoas têm que aprender, e colocar em prática, pois muitas pessoas morrem por não ter dietas no tratamento, pois comem de tudo que nao convém para sua saúde. Se todos seguissem estas orientações, teria mais vida prolongada por nosso Deus😘


  3. Leo con mucha frecuencia está sesión está muy buena y nos enseña nuevos hábitos de vida fuy diagnosticada con cáncer de mamá en agosto del 2017 y me operaron de una mastectomia en septiembre 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *