O uso do Cateter para a Quimioterapia – Todas as suas dúvidas respondidas!

Afinal, para que serve o Cateter para a Quimioterapia?  Quando é indicado? Quais os prós e contra de se usar cateter durante o tratamento?

Eu sei, eu sei, são muitas dúvidas… Quando recebemos um diagnóstico de Câncer, a gente é inserido em um mundo novo .

Os médicos despejam um monte de informações em cima da gente e muitas vezes não têm tempo e/ou paciência para nos explicar o que nos aguarda.

Mas é justamente no início do tratamento que precisamos tomar algumas decisões que farão bastante diferença na nossa qualidade de vida.

Como por exemplo: Colocar ou não um Cateter para a Quimioterapia.

Eu mesma, nunca tinha ouvido falar em Cateter na minha vida, até descobrir que tinha câncer e teria que fazer quimioterapia.

Como o meu oncologista não me orientou a respeito do cateter e eu não fiz questão de usar, segui todo o meu protocolo de Tratamento (16 ciclos de quimioterapia) na veia. 

E um detalhe importante é que como já tinha feito a mastectomia com esvaziamento axilar, só tinha um braço disponível para ser puncionado na hora da quimio.

Conclusão: Lá pro oitavo ciclo da quimioterapia branca, quando faltava uns quatro ciclos para eu finalizar as quimioterapias, eu fiz uma flebite.

Se você não sabe o que é, eu espero que nunca saiba!

Porque  flebite é um nome bonito para  inflamação nas veias. E quando a gente tem flebite no braço que faz quimioterapia, dói  “prakarai”.

Então, para conseguir finalizar o tratamento sem precisar colocar cateter na reta final, meu oncologista liberou o braço operado para eu fazer os últimos ciclos.

Mas ainda assim, era uma “sofrência” a dor que eu sentia.

Os enfermeiros usavam uma espécie de tapetinho quente que eles enrolavam no meu braço feito um canudo para aliviar a dor.

Se você ainda vai começar o seu tratamento, continue comigo que nesse Artigo, você vai saber exatamente o que é o Cateter para a Quimioterapia.

Quais os tipos de Cateter existentes no mercado.

Quais as vantagens e desvantagens de usar cateter para a Quimioterapia.

Eu também irei  bater um papo com a Fernanda que fez parte do tratamento sem o Cateter e finalizou os ciclos de quimioterapia utilizando cateter. E ela vai compartilhar  a sua experiência.

E pra fechar com chave de ouro, irei tirar todas as dúvidas que me enviam por e-mail e WhatsApp sobre o Cateter para a Quimioterapia.

Tudo para que você possa tomar a melhor decisão em relação a como você fará seu tratamento.

O que é o Cateter para a Quimioterapia e quais os tipos existentes

O cateter utilizado para quimioterapia é também conhecido como cateter totalmente implantável ou port-a-cath.

Ele consiste em um dispositivo composto por um canudo longo que fica posicionado dentro de uma veia de grande calibre ligado  a um reservatório localizado abaixo da pele.

Nesse reservatório será realizada a punção e infusão da medicação.

Existem vários modelos e marcas disponíveis no mercado.

Eles são feitos em diversos diâmetros e comprimentos e de diferentes tipos de materiais.

Eu não sei porquê, mas a primeira vez que vi as fotos do Cateter port-a-cath, o associei  a um espermatozoide high-tec.

Uma amiga minha que usou durante seu tratamento apelidou de Mickey porque ela dizia que parecia um ratinho. Tem gente que fala que parece um estetoscópio.

Olhe você a foto e tire suas conclusões.  Depois, escreve nos comentários no final do artigo que eu vou adorar saber com o que você acha que o cateter se parece : )

Cateter para a Quimioterapia

Quando é indicado o uso do Cateter para a Quimioterapia

O uso do cateter é indicado quando uma pessoa precisa receber infusões regulares com drogas quimioterápicas por um longo período. Eu por exemplo, fiz quimioterapia por 8 meses.

Esses medicamentos são tóxicos para as veias periféricas (veias dos braços) que acabam fibrosando, não podendo ser utilizadas em sessões posteriores.

Dessa forma, o paciente vai perdendo suas veias e a cada dia de quimioterapia há grande sofrimento para punção de novos acessos venosos.

Eu mesma comemorava horrores quando o enfermeiro conseguia puncionar a minha veia de primeira.

O cateter totalmente implantado facilita esse trabalho sem que o paciente precise tomar várias agulhadas. Além disso, alguns tipos de drogas quimioterápicas, como o Taxol,  geram dor quando infundidas nas veias periféricas.

A utilização deste  tipo de cateter facilita o tratamento quimioterápico venoso pois não é necessário fazer punções repetidas para conseguir “acertar” uma veia.

 ATENÇÃO:

Nem todas as pessoas que vão fazer quimioterapia vão necessitar de ter um cateter implantado, por exemplo, se a sua quimioterapia for somente por um curto espaço de tempo ou envolver só uma injeção ocasional.

No entanto, se o tratamento for continuar por muitos meses e forem necessários medicamentos extras ou outras drogas, o seu oncologista  pode decidir que é melhor fazer o implante do cateter.

Como o cateter é implantado?

Cateter para a Quimioterapia

O implante de cateter para quimioterapia é uma cirurgia realizada normalmente, sob anestesia local e anestesia venosa (sedação).

Usualmente é feita uma incisão na pele, de 3 a 4 cm de extensão, no local onde será implantado o reservatório.

Quando implantado no tórax pode ser necessária uma segunda incisão, de 1 a 2 cm, na base do pescoço, logo acima da clavícula. Onde localiza-se a veia na qual o cateter será inserido. Após a introdução do cateter é feito o controle do posicionamento da ponta do cateter por radioscopia (raios-X).

O reservatório do cateter (peça que é puncionada para aplicar a quimioterapia) é implantado no subcutâneo, quer dizer, logo abaixo da pele.

Ou seja,  que todo o cateter fica sob a pele. A seguir, o sistema é testado e aplicada uma solução com heparina para evitar a obstrução por coágulos.

Os cortes são fechados com pontos e realizado um curativo sobre a área operada. Usualmente retiram-se os pontos no período de 7 a 15 dias.

Depois de cicatrizado, o local onde cateter foi implantado fica em alto relevo  como se fosse uma moeda .

Cateter para a Quimioterapia

Vantagens de usar o Cateter

A maior vantagem de se usar o cateter é o conforto que ele proporciona durante o tratamento.

Quem usa fala que não sente absolutamente nada quando os enfermeiros puncionam e não sente dor, ardência ou qualquer tipo de desconforto quando os quimioterápicos são ministrados.

Além disso, até as sessões de quimioterapia são muito mais rápidas. Como não usei cateter, nos meus últimos ciclos de Taxol (quimioterapia branca), eu levava até 3 horas para conseguir receber os medicamentos. Quase o dobro do tempo!

Riscos associados à implantação do Cateter

-Como toda cirurgia,  por mais simples que seja, existe o risco de complicações decorrentes da anestesia.

-Taquicardia (aceleração do coração)

-Pneumotórax (ar no pulmão)

-Hemotórax (sangue no pulmão)

Podem ainda ocorrer algumas complicações a longo prazo.  Como, por exemplo:

-Infecção do cateter

-Obstrução do cateter por formação de coágulos

-O cateter pode sair do lugar

-Dor no local

-Rejeição do cateter

Cateter para a Quimioterapia

Cuidados com o Cateter para a Quimioterapia

É necessária injeção de uma pequena quantidade de solução com heparina (anticoagulante) após cada aplicação de quimioterapia para evitar a obstrução do cateter por coágulos.

É imprescindível realizar essa manutenção a cada 30 a 45 dias, mesmo quando o cateter não esteja sendo utilizado para infusão de quimioterapia. Esse procedimento se chama heparinização do cateter.

Para além disso, não será necessário nenhum outro cuidado especial da sua parte.

 

Dúvidas mais frequentes em relação ao uso do Cateter

É necessário fazer curativos para proteger o cateter?

-Somente logo após a cirurgia, em torno de 7 a 10 dias após a implantação do cateter. depois disso vida “normal”.

Quem usa cateter deve evitar atividades físicas? 

-As atividades físicas estão liberadas. Só estão proibidas atividades mais agressivas e que possam ocasionar algum trauma como lutas, box, volei, basquete, etc.

Mas se você estiver em tratamento, acho muito pouco provável que queira praticá-las. Então, usar cateter não é desculpa pra você não caminhar e praticar outras atividades mais leves, ok?

 

 Tem posição certa para dormir? Como fica o banho? 

Gente, depois que passa a fase de cicatrização,  vida normal ! Pode dormir do jeito que você está acostumada. Embora, algumas pessoas sintam incomodo em dormir de bruços. E banho também está liberado, galera! Faz favor! rsrsrs

Quanto tempo ficarei com o cateter?

Normalmente, o cateter fica durante o tratamento. Mas muito médicos deixam que o paciente fique com o cateter por meses até 2 anos após o término do tratamento quando o risco de uma recidiva reduz e a medicina diz que estamos curados.

Meu cateter será detectado por algum sistema de segurança?

O cateter é fabricado em plástico e metal. Mas não é detectável pelos sistemas de segurança e alarmes. Porém, se acontecer de você ser barrada na entrada de um banco, conta pra gente como aconteceu. ( Brincadeirinha!)

Então, agora você vai poder assistir o meu bate-papo com a Fernanda que foi diagnosticada com câncer de mama aos 23 anos.

A Fernanda fez o mesmo protocolo de tratamento que eu: 4 ciclos de quimioterapia vermelha e 12 ciclos de quimioterapia branca. E no início do tratamento decidiu colocar o cateter. Veja como foi a sua experiência sem e com o cateter.

29 Comentários


  1. Eu usei cateter por dois anos, na femoral, sinceramente, foi um horror, não podia fazer caminhada, nem exercícios físicos, devido ser na perna, e ainda tinha o risco de trombose, não doia não, o problema é que tinha que ser uma enfermeira treinada para mexer em cateter, e isso atrasava, porque nem sempre tinha. Mas no meu caso eu não tinha escolha, ou colocava o cateter ou não fazia o tratamento, minhas veias são fininhas e a pele da veia também é bem fininha, o meu cateter era de criança, porque o de adulto não deu certo, mesmo com cateter minhas veias acabaram praticamente, resultado: no dia da cirurgia teve que colocar outro cateter nas minhas costas pra fazer a anestezia, porque não acharam veias, e o outro cateter da perna era só pra químios , ainda bem que depois que saí da sala de recuperação tiraram aquela coisa das minhas costas. Há fui barrada três vezes na porta do banco???, não podia usar calça apertada, enfim, foi uma experiência horrível, mas eu não tinha outra alternativa, então se alguém estiver passando por isso, confie no seu médico e coloque o cateter, porque tudo passa, hoje faz três meses que tirei o cateter, foi dolorido, mas necessário para meu processo de cura.


  2. Boa noite!
    Coloquei o cateter no dia 27/03 e já fiz três quimioterapias com ele. Foi muito melhor, principalmente pq no cateter pode ser aplicada uma medicação mais forte para prevenção do enjoo. Não senti os efeitos, o que foi ótimo!
    No entanto, após a última aplicação, que foi hoje, a região do cateter onde é feita a aplicação está roxa…. alguém saberia o que pode ser?
    Com relação ao cateter em si, até hoje sinto dor no local e no ombro… mas ainda assim, recomendo a colocação, mesmo com a dor, melhora muito a qualidade de vida em cada aplicação.


  3. Esqueci de dizer que adorei a matéria, era tudo que eu estava procurando saber sobre o catéter!
    Parabéns, e obrigada!


  4. Coloquei o catéter tem 13 dias hoje, e sinto como se fosse um peso na minha clavícula. Será que é porque ainda não me adaptei? Meu ciclo também é 4 e 12, tomei a primeira já com o catéter e não senti nenhuma dor nem efeitos colaterais da medicação. Gloria a Deus! Mas o catéter está incomodando um pouco, já tirei os pontos, espero que eu acostume logo!


  5. Olá! Coloquei o cateter já fazem dois meses, mas no local está ainda dolorido, fica meio alto na cicatriz e dolorido! Não sei o que há. Alguém pode me dizer? Vou passar no médico ainda para ver isto! Incomoda bastante!! Obrigada


  6. Estou super contente por ter encontrado esta página. Me ajudou muito, Patrícia, obrigada porque, mesmo sendo médica, minha especialidade é Fisiatria que me ajuda. Mergulhar no mundo de mastectomizada por Câncer foi surpreendente, apesar dos meus 71 anos e conhecer algumas pessoas com o mesmo problema. Até então eu só havia atendido p tratamento do braço do lado operado nas suas sequelas.
    Muito obrigada outra vez.
    Graça Freitas


  7. simmmm, não usei cateter. Mas se tivesse que iniciar o meu tratamento hoje, com as informações que tenho, não pensaria duas vezes em usar…


  8. Eu tratei um cancer no estômago em 2014 , após as cirurgias meu médico recomendou q colocasse o cateter!! Ok nem pensei duas vezes pelos benefícios q traria !! Fiz 25 quimios e 25 rádio!! O médico deu alta em 2015 , dois anos depois retirei o cateter e sigo a vida fazendo acompanhamento no hospital ibcc !! E viva a vida !!


  9. Paty boa tarde
    Não sei se é regra hj mas não usam heparina para limpeza no meu já usam uma solução a qual não me lembro o n9me.Nem pontos pata fechar o corte d9 meu cateter deram foi usada a tal cola para cirurgia e impecável ficou a cicatriz.Ach9 que foi Algo divino ter colocado ele pois após a décima quimio tive do nada uma complicação e fiquei internada 28 dias se não fosse o cateter não sei o que seria de mim pel9 tempo de hospital Para ter uma ideia fiz esvaziamento axilar um braço só para exames de sangue e o meu maravilhoso cateter aguentou quas3 30 dias de medicação pesada …para ter uma ideia tive SARA…estou viva por milagre e mais terminei as quimios Agora é partir para as rádios.I Love muito cateter? se não fosse ele!?!


  10. Fiz todo o tratamento fazendo as aplicações no braço esquerdo, já que no direito foi feito esvaziamento axilar. Ficava apavorada só de pensar em ter que usar um cateter. Durante a semana (duas vezes ao dia) fui orientada pelas enfermeiras a mergulhar meu braço em chá de camomila morno. No dia da quimio saia de casa com uma bolsa de água quente. Foi difícil mas cheguei ao final do tratamento sem precisar do cateter, já que era uma forte candidata.


  11. O paciente decide juntamente com o seu médico o que é melhor. No caso da sua mãe sugiro que vocês solicitem ao medico que está cuidando dela se assim desejarem.


  12. A decisão é da equipe ou o paciente pode solicitar logo o cateter?? Minha mãe ja fez quimioterapia após o esvaziamento das axilas em 2009 ….. agora um novo CA apareceu ( útero/ vagina e metástase de pulmão) e irá começar uma nova quimioterapia foi fazer a primeira sessão mas não deu pois a hemoglobina estava baixa teve que receber uma bolsa de sangue e teve muita dificuldade na hora da punção…


  13. Descobri un ca de mama e logo comecei meu tratamento, ao todo são 4 vermelhas e 12 brancas.Amanha faço a 2 vermelha e já estou c o cateter.A colocação foi tranquila, n doi nada.Logico que o local fica c pequeno edema,estou muito confiante na minha cura!!


  14. Boa tarde,eu gostei muito dos comentários aqui.Eu tenho 50 e fui diagnosticada com um câncer de mama,tive nas duas.tirei quatro nodulos da mama direita e um da mama esquerda.Retirei 29 limfonodos dois deram positivo.Mais vou precisar de quimioterapia.tenho dois filhos de 11 e 9 anos.Eu passei o cateter port-a-cath.agora vou fazer exame de sangue pra saber como está minha imunidade e começa o tratamento, obrigada pois tem muitas dicas boas.


  15. Gratidão por compartilhar a sua experiência com a gente! Boa químio e depois volta aqui para nos contar se tudo correu bem dessa vez! Fica firme!


  16. Oi meninas, tenho 34 anos e fui diagnosticada com câncer de ovário no mês de fevereiro. Desde lá fiz 4 procedimentos cirúrgicos, entre eles a colocação do cateter, que foi uma cirurgia com anestesia geral, mas que saí do hospital no mesmo dia. Minha quimio será de 6 ciclos, mas cada um é composto de 3 sessões, isso significa 18 aplicações, mais 12 exames de sangue no período, ou seja, muita sobrecarga para as veias sem tempo de recuperar!
    Desde o começo o médico e as enfermeiras me aconselharam a colocar o cateter, até porque viram que minhas veias são bem fininhas e sensíveis. Então decidi fazer o mais cedo o possível, enquanto minha imunidade estava boa, já que a colocação era inevitável.
    Bem, hoje faz 11 dias que coloquei. Fiz 2 sessões sem careter e 1 com ele. Amanhã será minha segunda sessão com o cateter.
    O pós operatório esta sendo bem dolirido, em especial na primeira semana, quase me arrependi. Para piorar, na primeira sessão fiz com 5 dias de colocação e o local estava mega dolorido. Doeu bastantinho para furar, não funcionou direito e ele teve que ser mexido lá dentro e furado de novo. Preferia ter furado 10 veias de tão ruim que foi, e continuou falhando!
    O que me deu força foram as enfermeiras e as outras coleguinhas, que me insentivaram bastante, disseram que na próxima daria tudo certo, que a primeira é ruim mesmo, mas que cateter é qualidade de vida, e que eu iria adorar!
    Bem, o que posso dizer é que hoje a dor melhorou muito, e estou com a profunda esperança de que amanhã ele irá funcionar perfeitamente! Tenho fé que Deus está me sustentando todos os dias e não vai permitir essa dor desnecessária.
    Acho importante passar essa experiência, pois antes de colocar só as maravilhas do cateter e não estava preparada para as dificuldades, achei que ia tudo se resolver em 2 ou 3 dias. É bom saber que não é tão simples e se preparar, pois apesar das dificuldades, é um benefício que valerá a pena.
    Quando der tudo certo, conto para vocês!!!
    Parabéns pelo blog e obrigada, está me ajudando muito nessa fase tão importante de descobertas!


  17. Ola gostaria de saber, quem tem cateter pode usar tornozeleira eletronica? Ou seja o paciente é apensdo e faz quimio !


  18. Oi meninas… Meu protocolo é igual ao de vcs: 4 vermelhas X 21 dias e 12 brancas semanais. Fiz a primeira nesta semana pela veia e foi bem tranquilo, mas por indicação do meu onco já está agendado meu implante de porth a cath para dia 12 de março portanto, após 2° ciclo. Ainda não consegui me decidir de vdd e me sentir segura. Todos dizem ser o melhor mas me preocupo muito com posição para dormir pois durmo de lado e tenho medo de deslocar o cateter. Tenho muita aflição também ao ver em outras pessoas (vi algumas durante a quimio) e vou ficar muito aflita com ele em mim. Vai ficar muito tempo e isto me deixa nervosa e confusa. Difícil viu….


  19. Olá!! Eu usei o cateter por uns meses mas infelizmente ele infeccionou o corpo rejeitou ele e tive que ficar 10 dias internada tomando antibióticos e tbm pra retirar ele.
    Hj estou bem mais ainda sofro quando vou tomar medicação ?


  20. Oi Paty.
    Meu protocolo foram 4 Quimioterapias vermelhas, 12 brancas e 17 herceptin.
    Fiz somente a primeira direto na veia e logo as enfermeiras aconselharam que eu optasse pelo cateter, pois minhas veias eram fininhas e não aguentariam.
    Coloquei numa quarta o cateter e já fiz Quimioterapia no dia seguinte.
    Foi a melhor escolha.
    Acabei as Quimioterapias em outubro e já fiz 10 sessões do herceptin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *