10 Efeitos Colaterais da Quimioterapia Vermelha impossíveis de ignorar

Listei os 10 Piores Efeitos Colaterais da Quimioterapia Vermelha.

Meu protocolo de tratamento é quimioterapia adjuvante. Em outras palavras, os ciclos de quimioterapia são complementares à mastectomia que já fiz. O meu “pacotinho”foi no total : 16 ciclos de quimioterapia.

Sendo 4 ciclos de quimioterapia vermelha, a cada 21 dias, e 12 ciclos de quimioterapia branca, a cada 7 dias.

Fiquei muito ansiosa na minha primeira quimioterapia por conta dos temidos efeitos colaterais.

Mas sobrevivi, e voltei pra te contar a verdade que ninguém te contou sobre os efeitos colaterais da quimioterapia vermelha…

Isso porque além dos tecidos tumorais, a quimioterapia ataca células do tecido mucoso, glóbulos brancos (leucócitos) do sangue.

E os cabelos, que também crescem de forma acelerada, se comparados a outros tecidos, por isso, são os mais afetados no tratamento da quimioterapia vermelha .

Fiz a quimioterapia na própria clínica onde sou assistida pelo meu oncologista. O tratamento durava em torno de duas horas.

As drogas eram aplicadas via intravenosa. Não usei cateter.

E quanto ao que mais me assustava, os efeitos colaterais, sentia os mais comuns, mas graças a Deus bem brando e só nos dois primeiros dias.

Depois, o que permaneceu foi uma fadiga e dor nas pernas, que parecia que eu tinha corrido uma maratona. Mas esses sintomas sumiram automaticamente quando praticava  exercícios físicos. Super recomendo!


Efeitos Colaterais da Quimioterapia Vermelha

 

A verdade nua e crua sobre os efeitos colaterais da quimioterapia vermelha:

1.NÁUSEA

Mesmo com um remédio pré-quimioterapia para eu não enjoar, assim que a droga vermelha começou a correr na minha veia pensei que fosse vomitar.

Mas só tive a sensação e depois fiquei dois dias mareada. Sabe aquela sensação que temos quando estamos em alto mar? Eu, que gosto de mergulhar, controlo esse mal estar com “dramin” e dessa vez não foi diferente.

Gengibre também é excelente para enjoo! Adotei na minha alimentação durante o tratamento e como é um excelente alimento Anticâncer, uso nos meus sucos e chás até hoje.

2. CONSTIPAÇÃO

Sempre tive o intestino preguiçoso. Então não foi nenhuma surpresa. Depois dos ciclos ficava dias sem evacuar. Era desespero total!

Então, caprichei ainda mais nas ingestão de fibras e a a minha nutricionista receitou um probiótico para ajudar.

 

3.ENXAQUECA

No primeiro ciclo, não preguei os olhos à noite toda, com uma dor de cabeça infernal.

Meu médico não havia me prevenido sobre esse efeito colateral. Então, não sabia se podia tomar remédio.

Mas depois que ele me receitou um remédio, esse efeito ficou bem tranquilo de administrar.

Agora a minha dica master para evitar enxaqueca é beber bastante água. Hidratação é fundamental para reduzir a toxicidade da quimioterapia!

4. ALTERAÇÃO DA SALIVA

Ficava com a boca muito seca e a sensação de que não tinha saliva. A língua também ficou lisa e esbranquiçada. Isso porque a imunidade cai. O meu médico receitou um remédio para “sapinho”.

A boa notícia é que nesse período eu aproveitei para finalmente beber mais água e consegui bater a minha meta de três litros por dia que mantenho até hoje!

5.INCHAÇO

Efeitos Colaterais da Quimioterapia Vermelha

Esse foi o efeito colateral que mais me incomodou. Estava recém operada. Há um pouco mais de um mês, havia feito mastectomia com reconstrução de mama e esvaziamento axilar.

E durante os ciclos, o meu seio operado e braços inchavam muito.

Além disso, tudo o que eu comia causava um estufamento, por mais que comesse pouco e comidinha leve, tinha a sensação de estar comendo um boi.

 

6. QUEDA DE CABELOS

Meu coro cabeludo começou a doer em torno de três semanas depois da quimio. Isso porque o folículo piloso inflama com a quimio. Fiquei uns três dias assim, até o vento incomodava. Depois parou de doer, e os cabelos começaram a cometer suicídio…rs

Já tinha cortado curto pra não estranhar tanto.

Enfim, a quimioterapia de fato não é fácil . Cada pessoa, cada organismo reage de um jeito. Mas temos que encarar e com foco, força e fé encontramos solução para tudo. Só não podemos deixar a peteca cair! Força na peruca!

7. FADIGA

Efeitos Colaterais da Quimioterapia Vermelha

 

Na primeira semana principalmente, começava o dia bem, mas quando dava umas cinco horas da tarde, me batia um cansaço e uma dor nas pernas que parecia que eu tinha corrido uma maratona. Tinha que deitar e dormia muito.

Esse efeito colateral se chama fadiga oncológica e já falei sobre esse assunto em outro Artigo:  Você já ouviu falar em Fadiga Oncológica?

8.HEMORRAGIA

O meu oncologista já tinha me alertado que a quimio iria desregular a menstruação. Poderia ficar meses sem menstruar e menstruar meses seguidos e até entrar na menopausa.

Minha menstruação veio na data certa. Mas numa quantidade absurda e com coágulos. Liguei pro meu médico que me receitou um remedinho e com um único comprimido, ela regularizou.

Na verdade parou e nunca mais voltou! O tratamento nos impõe a uma menopausa química.

9. INSÔNIA

Efeitos Colaterais da Quimioterapia Vermelha

Não sei se porque dormia à tarde, o meu sono ficou descontrolado. E a insônia era inevitável .

Passava noites e noites em claro. Decidi respeitar o meu corpo e não lutava contra a falta de sono. Aproveitava a madrugada  para ler e escrever.

10.ALTERAÇÃO DOS NERVOS

Efeitos Colaterais da Quimioterapia Vermelha

Especialmente na primeira semana tinha muita dificuldade de me concentrar, parecia que tinha déficit de atenção, esquecia tudo…

E algumas vezes acordava triste e melancólica sem nenhuma razão aparente. Outras vezes tinha vontade de brigar até com a minha sombra. Nem mesmo eu me aguentava. Eu, que sou uma pessoa calma, cheguei a discutir duas vezes no trânsito!

Me sentia meio bipolar. Custei a entender que esse era um efeito colateral da quimioterapia.  Já que esse tratamento  mexe  muito com os nossos hormônios.

Portanto, nesse período, precisamos ser um pouco mais compreensivas conosco e com algumas atitudes descompensadas que tomarmos. Faz parte!

Enfim, fazer quimioterapia não é o melhor programa do mundo. Mas, podemos e devemos amenizar os Efeitos Colaterais da Quimioterapia Vermelha.

Por mais que a gente fique ansiosa e sofra com os efeitos colaterais, lembre-se que é temporário e  fazer quimioterapia comprovadamente cura. Então, vale o esforço!

Para saber mais sobre quimioterapia vermelha, leia também: Meu segundo ciclo de quimioterapia vermelha.

 Deixe suas dúvidas sobre a Quimioterapia nos comentários que eu responderei com prazer.

 

.
.

55 Comentários


  1. Fiz 18 quimio vermelha,sarcoma,e horrivel,entrei na menopausal precose e engravideiii,hoje ele ta cpm oito anos ,lindo,olhos azuiz,perfeto e eu tp muito bm!


  2. obrigado pelas dicas comecei a fazer a minha primeira quimioterapia e tive vomito e dor no couro cabeludo, e meu cabelo começou a cair na terceira pra quarta semana mas estou tirando de letra.
    Como vc disse foco força e fé.
    Mas gostaria de continuar conversando com vc obrigado.


  3. Olá Lili,
    Não me adaptei à peruca, no começo usei lenços e depois assumi minha careca… Conto toda a minha história no blog. Procure os posts: A arte de ser careca.
    Fica firme que vai passar! Beijão, Paty


  4. Olá! Estou começando minha quimio ,tirei muitas dúvidas com vc ! Quando esse pesadelo terminar tb vou querer ajudar outras pessoas ! Minha pergunta é : vc usou peruca ? Lenço? E cílios e sobrancelhas ??? Bjss e obrigada !!!

Página 1 de 11 Próximo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *