O que significa BI-RADS?

BI-RADS…Bi o quê? 1, 2, 3…? Isso bom ou ruim?

Antes do câncer, nunca me atentei ao BI-RADS nos meus Exames de Mamografia e Ultrassonografia Mamária.
Não fazia nem ideia do que se tratava, mas se tivesse as informações que irei compartilhar neste post, na época em que percebi o nódulo na minha mama, a minha história teria sido bem diferente.
Então, vamos lá!

BI-RADS-prevencao-ultrassonografia-mamografia-cancer-mama-dascoisasquetenhoaprendido

Quando percebi o nódulo em minha mama, fui ao médico que pediu que eu fizesse uma mamografia e ultrassonografia das mamas para investigar. Pois bem, ao receber os exames, levei para o médico verificar o resultado.

No exame feito em julho de 2013, constava:
mama esquerda – nódulo medindo 0,5cm com categoria bi-rads 2
mama direita- nódulo medindo em torno de 1cm e com categoria bi-rads 4.

BI-RADS-prevencao-ultrassonografia-mamografia-cancer-mama -dascoisasquetenhoaprendido

E o que isso significa? Primeiro precisamos entender o que é sistema BI-RADS.

BI-RADS é um sistema de padronização de laudos de exames de imagem de mama podendo ser aplicado a alterações na mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética.

Alguns exames já vem com a classificação da categoria especificada, o que facilita muito o entendimento. Mas listei de forma simplificada o que cada classificação significa.

 CLASSIFICAÇÃO  BI-RADS

    • Categoria zero: exame não conseguiu caracterizar alterações. Necessita de outros exames complementares.
    •  Categoria 1: significa exame normal. Recomendado controle em 1 ano.
    •  Categoria 2: significa presença de alterações benignas, sem risco de câncer. Recomendado controle em 12 meses. 
    •  Categoria 3: significa alterações provavelmente benignas. Risco de câncer de 3%. Recomendado controle em 6  meses.
    •  Categoria 4: significa alterações suspeita para malignidade. Risco de câncer de 20%. Necessita de realização de biópsia e avaliação anatomopatológica. 
    •  Categoria 5: significa alterações provavelmente maligna. Risco de câncer de 95%. Indicado ressecção cirúrgica podendo ser realizado alguma modalidade de biopsia pré-operatória.
    •  Categoria 6: significa lesão já biopsiada e com diagnostico de câncer. Pode ser usada para classificação dos achados de uma mamografia de monitoramento após quimioterapia neoadjuvante.
Como não sabia do que se tratava BI-RADS, confiei na análise da minha mastologista (PHD em câncer de mama), e me disse que não ser nada demais e que deveríamos acompanhar com novos exames no próximo check-up, seis meses adiante!

Foi aí que deu ruim! Pois pelo meus exames (bi-rads 4) eu deveria ter feito biópsia!

Quando fiz novos exames, o mesmo nódulo da mama direita com 1cm em 2013, estava com 8cm em 2014. A espera, só serviu pra que ele crescesse e se espalhasse.

Mas se eu soubesse que no primeiro exame já havia suspeita de um câncer, e fizesse a biopsia, descartando ou confirmando o diagnóstico, o meu tratamento seria muito menor. E a mastectomia radical, talvez não fosse necessária. E até mesmo a quimioterapia não seria necessária, ou pelo menos, não teria que fazer 16 ciclos!

Por isso, fique de olho nos seus exames, e na categoria do BI-RADS.
E por mais que confie em seu médico, nunca dispense uma segunda ou terceira opinião.

Com o diagnóstico precoce, as chances de cura chegam a 90%. E o tratamento é muito mais rápido e leve.

Fiz um vídeo no meu Canal do Youtube abordando esse assunto. Depois de assistir, se você ainda tiver dúvidas, coloca nos comentários que irei te responder.

Aproveita para assinar o meu canal. Assim, você será notificada sempre que eu publicar novos vídeos!

https://youtu.be/2ut-N0B_APM

fonte de pesquisa:
——————————

80 Comentários


  1. Oii estou muito nervosa tenho um nódulo na mama direita bem palpável fiz a eco e deu birads 4 fiz a pulsão só saiu um pouco de sangue e tmb fiz a biópsia daqui 20 dias sai o resultado .as vezes meu nódulo dói emcomoda até pra dormir de repente passa em fim tô muito preocupada meu médico afirma q é um fibraodenoma mas q tive q fazer eses exames pra ter a certeza em queria ouvir alguma coisa de quem já passou ou tá passando por isso.agradeco desde ja


  2. Fiz uma maografia e ultrasson esse ano pois achei um nódulo na mama esquerda, no meus exames deu Bi Rads 2, e meu médico disse que nao era nada de se preocupar, mas de uns dias pra ca eu acho que o nódulo esta crescendo, vc acha que eu devo procurar uma segunda opinião?


  3. Infelizmente profissionais que cometem esses tipos de erros tão grosseiros se acham acima do bem e do mal. Confiam tanto na sua “inteligência” e experência que não seguem o protocolo como deveriam. Por isso, cabe a nós, pacientes, não terceirizarmos nossa saúde! Beijão!


  4. Fico assustada com essas coisas, não tenho medo da morte, mas tenho medo de dar trabalho às pessoas.
    Fico triste de saber que mesmo com um PhD alguns profissionais ainda cometem erros grotescos como esses.
    Meu birads está,LL na direita e l na esquerda, vou ficar atenta.
    Muito Obrigada


  5. quando fiz ultra deu bi-rads 4. Quanto maior, maior a possibilidade de ser câncer. O único exame que dá 100% de certeza é a biópsia.


  6. No que deu bi- rads 2…vc teve algum problema?
    Acabei de fazer um ultra e deu, estou preocupada.


  7. Estava com 3 nódulos na mama direita categoria 4 Birads fiz o exame no Delboni que deu esse laudo,como trabalho no AC Camargo fui encaminhada para fazer a Biópsia lá.
    Entre a descoberta dos nódulos e a biópsia se passou 2 meses,nesse período muito difícil,pois como trabalho na enfermagem com os pacientes oncológicos sei muito bem o quão difícil é essa doença,vejo algumas pessoas se curando,mas presencio muitas mortes também.passei esses dois meses que antecederam a biópsia em orações constante, não perdi a alegria de viver, não ficava me lamentando, muito resignada entreguei na mãos de Deus,no meu trabalho continuei tranquila e cuidando dos pacientes como sempre fiz com alegria e amor.
    Quando chegou o dia da biópsia Deus me preparou uma linda surpresa, não houve necessidade de biópsia,pois os nódulos haviam desaparecido.
    Os médicos acreditam que o exame que fiz no Delboni foi um erro de posicionamento do ultrassom que captou uma imagem feia.
    Mas tenho a mamografia também em que aparece os nódulos.
    Eu acredito em milagre.
    Acredito no poder da fé
    E da oração.


  8. bi-rads 0 é quando o profissional não tem certeza do que está vendo e gostaria que você fizesse novos exames. Como o ultrassom deu bi-rads 3, tem algo suspeito aí… Não quero te assustar, mas tente mostrar esses exames (preferencialmente para um Mastologista) o quanto antes!


  9. Descobri com o autoexame alguns nódulos no seio e abaixo do seio pelo menos uns 4 de tamanhos variados. Meu médico me pediu um US e uma MMG. No US deu BIRADS III mama esquerda e cisto com debris na mama direita. já na MMG deu BIRADS II mama direita e esquerda BIRADS ZERO…??? como assim? Não entendi nada. Em qual das duas devo confiar? Já tão coem quase um mês que fiz os exames e ainda nem consegui marcar o ginecologista pra mostrar os exames, pra que ele analise se precisa ou não encaminhar para um mastologista. Esse é nosso SUS!! Será que você pode me orientar.


  10. infelizmente ela continua atendendo. Eu a denunciei no Conselho Regional de medicina, mas não deu em nada. Hoje eu entendo porque o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil, apesar de ser o câncer que mais tem chances de cura!


  11. Uma mastologista desta não poderia estar nativa…acho que eu entendo mais que ela…pois BIRRADS 4 a conduta com certeza è mandar fazer BIOPSIA…Deus ajuda que esta tal medica não esteje mais medicando….


  12. Cássia, você já fez biópsia?
    Seria importante para você ter certeza do que se trata esse nódulo. Se achar que seu tratamento está muito lento, busque apoio na defensoria pública da sua Cidade. Esse serviço é gratuito. Bejão!


  13. Descobri um nódulo no seio aos 15 anos, fui ao médico (ginecologista) em 2015 que pediu um ultrassom, que só foi realizado em 2016 com o diagnóstico de bi rads 3, o medico me prescreveu um remédio (vitamina E) pra tomar durante seis meses e retornar quando acabasse. Retornei, ele perguntou se eu havia sentido alguma diferença, eu disse que não, e só agora em 2017 ele me encaminhou a um mastologista que pediu um novo ultra-som, onde o diagnóstico foi bi rads 4. Está pra acontecer a cirurgia de retirada do nódulo, passei pelo anestesista, fiz exames e o Hormônio da tireoide deu muito alterado (18,000 de 0,4 ) enquanto não tratar não poderei realizar a cirurgia. A consulta está marcada pra dia 06 agora. Como as coisas andam muito devagar e tenho certeza que essa cirurgia não irá sair esse Ano, tenho medo de crescer mais e se tornar um bi rads 5.


  14. Juliana querida,
    Você pode escolher sim! O corpo é seu ! A vida é sua! Se o médico que você foi não quer fazer a biópsia. procure outro! Simples assim!


  15. Olá, Patrícia adorei sua página e seu blog! Fiz o primeiro ultrassom na mama e deu um nódulo aparência benigna B-rards 3, ele sugeriu acompanhamento em 6 meses, depois de 6 meses voltei e o nódulo aumentou e a categoria do B-rards aumentou pra 4, o mastologista sugeriu retirar todo o nódulo pra análise. A cirurgia vai ser aqui um mês estou super ansiosa e preocupada, mas se Deus quiser vai dar tudo certo ?


  16. Luciene,
    Na Alemanha. Não existe esse procedimento criminoso que ficar acompanhando o nódulo. Eles retiram todos os nódulos mesmo sendo benignos. Exija que esse nódulo seja retirado o quanto antes. Se for o caso troque de médico. Mas não arrisque! é a sua vida que está em jogo!


  17. Boa noite meu nome é Luciene eu fiz uma mamografia deu birsd 1depois de 1ano deu biszad 2depois de 2 anos fiz uma utrson deu bizsa5 em fim a médica pediu pra fazer uma biópsia ela dize que não emaliguino como pode isso mais o caroço está aki foi incha e fica vermelho ela falou que não era pra eu se preocupar tá certo isso


  18. Quando descobrir o tumor de 4 cm na mama direita Birads 4 a mastologista tbm me disse que não era nada pra me preocupar não. Que poderiamos marcar uma biopsia para meses depois. Mas não me contentei com a fala dela, pois conheço meu corpo e aquilo não era normal. Então com ajuda de uma amiga procurei outro medico que no momento da consulta me disse que tinha muita chance de ser maligno e fez a punção imediatamente. Alguns dias depois o resultado diagnosticou cancer de mama. Daí com ajuda de outra amiga fui em uma clinica proxima a cidade que eu morava e os medicos marcaram a cirugia de quadrante e esvaziamento axilar, depois vieram as quimios e a radio. Hoje só faço acompanhamento. Mas devemos ficar atentas a esses “medicos”, pois até dizer que eu era muito nova pra ter cancer de mama a medica me disse. Na epoca eu tinha 36 anos.


  19. Infelizmente, erros médicos são muito comuns. E você tem razão. Por mais que a gente confie no médico, temos que ser protagonistas da nossa saúde. Participar de tudo. Afinal, essa é a nossa vida!


  20. Olá, Paty o que mais me assusta é a quantidade de erros médico aqui mencionados. Eu tbm fui vítima de erro médico desde o início até agora durante o tratamento a todo momento me deparo com absurdos médicos. Hoje eu tenho um oncologista e um cirurgião na Bahia onde moro mais, tbm sou acompanhada por oncologista e cirurgião em SP. Fui diagnosticada com câncer no fígado em dez. 2014 já fiz 2 cirurgias, muitas quimioterapias. Hoje metastou para linfonodo do estômago e já se alastrou no peritônio. Não tenho forças para protestar contra erros médicos mais aprendi com eles quem dá a última palavra em qualquer situação sou eu depois de fazer no mínimo avaliação com 3 especialistas.


  21. O meu esame deu Bi_rads 0, Magnificacao a critério médico., todas que Vc fés deu o mesmo resultado?


  22. Tenho 35 anos Fis uma mamografia por conta própria, mais o resultado deu assimetria em QM da mama direita. Não foram demostrados microcalcificacoes patológicas, axilas sem evidências de linfandenopatias, zero Bi_rads, alguém sabe dizer o que significa?


  23. Oi muito bom seu depoimento…hj peguei o eesulto do meu ultrasson deu bi rads 4 estou correndo atrás de um novo q meu gineco encaminhou…estou super preocupada….


  24. Obrigada Patricia por compartilhar informações tão importanttes!! Recebi o diagnóstico de câncer de mama em maio de 2012, mas 6 meses antes meu mastologista, médico conceituado e professor de universidade federal, me disse que eu não me preocupasse pois o pequeno nódulo tinha características 0benignas e só era necessário fazer um acompanhamento a cada 6 meses. 4 meses depois eu ja conseguia sentir o nódulo que ja estava com 2,8cm. A situação foi tão absurda que eu ja sentia nódulo na axila esquerda e ele disse que era uma “ingua” . Essa negligência médica me custou mastectomia radical da mama esquerda, retirada de linfonodulos, com 2 comprometidos, quimioterapia , radioterapia e 1 ano de vacina e hormonioterapia oral que faço até hoje.


  25. Informações importantíssimas! Obrigada por compartilhar. Que Deus a abençoe.


  26. Fiz mamografia a 6 meses atras deu categoria 2 para mama direita e 3 para esquerda ,mes de fevereiro depois de 6 meses fiz de novo a mamografia deu categoria 2 pra mama direita e 0 pra esquerda ja fiz 4 mamografia a cada 6 meses.


  27. O meu deu BI RADS 03 ANO PASSADO, PASSEI POR DOIS MÉDICOS QUE DISSERAM A MESMA COISA! sE PUDESSE ESCOLHER JÁ QUERIA TER FEITO ESSA BIÓPSIA TAMBÉM, FICA AQUELA APREENSÃO, ESPERANDO OS NOVOS EXAMES EM ABRIL.


  28. Desculpe minha infância, mas oq quer dizer metástase


  29. concordo com você querida. Fiquei muito surpresa quando descobri que na Alemanha eles biopsiam qualquer nódulo e depois, mesmo os benignos eles retiram!


  30. Infelizmente é essa a realidade da nossa saúde. O médico que me atendeu na Alemanha também ficou visivelmente chocado com o meu caso.Inclusive não entendeu a minha justificativa de que a minha mastologista estava acompanhando o suposto nódulo E disse: Aqui na Alemanha a gente descobre um câncer com milimetros. O seu tumor tem 4 cm palpáveis e 8 de extensão!
    Isso explica porque um dos cânceres mais curáveis é o que mais mata mulheres no Brasil!


  31. Meu BiRadis deu 2 é meu mastologista muito conceituado na área disse estar normal.mas vezes sinto pequenos incômodos na mama esquerda.Não sei se confio ou procuro outro.Ele é meu mastologista a 20 anos!Já tive câncer de colo de útero.


  32. Nossa!minha mamografia deu categoria 2 achados mamógrafos benignos.mama direita e esquerda igual agora a ultrassonografia birads 3 achados ultra sono gráficos provavelmente benignos


  33. Que informação maravilhosa !
    Obrigada Patricia, trabalho na área de saúde e vou repassar aomáximo essa informação.


  34. No meu caso foi igual.A minha gineco falou que era um nodulo de gordura e fiquei tranquila.Cinco meses depois senti dores terriveis no seio direito e dor no braço por dois dias.Procurei outra medica , fiz todoscexames novamente e a medica falou que era um tumor!!!!Sa me encaminhou para o mastologista , fiz biopsia e em tres meses fiz a cirurgia.Com a graça de Deus fiz apenas um quadrante….mais to com metastese na coluna , ja quebrou ate uma vertebra…na ultima resonancia ela nao apareceu.e nao sinto mais dores nas costas.tenho fé que estou curada.Amem amem


  35. Quando descobri o nódulo na minha mama ele tinha apenas 2 cm e deu Birads 1 e minha médica disse que era necessário repetir os exames após 1 ano… Não deu coisa boa…após 6 meses eu notei que ele havia crescido e por minha conta fiz outro ultrasson que indicava fibroadenoma que é um nódulo benigno…mas no ultrasson tinha um ponto de interrogação como nos outros onde indicavam que deveria ser investigado e como ela me indicou esperar…fiz uma biopsia com agulha fina que resultou neste tal de friboadenoma benigno…mas após estes seis meses fui há um mastologista que fez uma biopsia guiada por ultrasson e neste exame constatou um nódulo maligno por nome de sarcoma infiltrativo metastático indiferenciado e já estava com 5.5 cm…Então após 6 meses ele quase triplicou de tamanho e por eu ser jovem e ter apenas 34 anos ele era muito agressivo… é após 30 dias do diagnóstico fui para cirurgia e não iria precisar fazer quimioterapia e nem radioterapia…mas para surpresa na biopsia de mama deu o sarcoma com 5.5 cm e câncer de mama com 3.5 cm… tive que ir para cirurgia pela segunda vez após 30 dias…fiz uma linfanodectomia…retirada dos dos linfonodulos abaixo da axila… é de 19 já havia 1 comprometido…enfim tive que fazer 8 sessões de quimioterapia. ..28 de radioterapia é agirá serei acompanhada por 5 anos…ainda não fiz minha reconstrução da mama e em abril deste ano fazem dois anos que operei… é hoje dou um conselho para todos que estão ao meu redor…qualquer nódulo que parecer peça para retirar pois ele não nasceu com vc então não te pertence… é neste ano começamos a luta com minha mãe que tbm foi diagnosticada com CA de mama… no dela deu Birads 0 para a mama que tinha nódulo e Birads 1 para mama que não tinha nada…eu não confio só em 1 exame…se cuidem meninas pq esperar pode ser tarde demais …as vezes não queremos ter uma cicatriz pequena por estética e acabamos com uma enorme ou mesmo até sem a vida… que Deus abençoe a todas e continue iluminando e protegendo este anjo que é a Patricia Figueiredo???


  36. Muito boa a sua explicação ! Com certeza vai ajudar muitas mulheres. Minha irmã mora nos Estados Unidos e lá se faz a biópsia se der 1. Aqui espera chegar no nível mais expansivo, que lastima. Sofri uma verdadeira peregrinação em 2009, quando fui diagnosticada com Melanoma, cancer de pele mais agressivo que tem. Tbm tem um marcador de nível de evolução, Glasgow. O meu estava 3, vai até o 5. E o Inca RJ, me enrolou pra fazer a cirurgia, não tinha previsão de data,na verdade estou esperando me chamarem , até hj, só rindo. Mas graças a Deus, descobri um especialista no Hospital . António PEdro, em Niteroi,R.J, que me operou na mesma semana que o procurei, tamanha era a gravidade. Alerta sempre! Você ajuda muito com suas experiências.


  37. Meu nome é Nádia em 2006 perdi a minha mãe com um tumor na época era segundo os médicos raro chamado gist, conhecido como tumor do pancreas e sofri muito até hoje tenho um pouco de revolta pois já apresentava uns sinais nas baterias de exames que ela fazia e nenhum dos seus médicos não descobriram só aumentava a sua falta de ar e cansaço.Quando através dum simples exame veio o triste diagnóstico.Tarde de mais ? ? ?


  38. Paty vc é demais que Deus continue te iluminando sempre.para poder ajudar as mulheres…


  39. Sabe o que é pior?
    Quando o médico assina o laudo da mamografia com resultado Birards 1, duas vezes com intervalo de um ano. Vc fica toda feliz achando que não tem nada.
    Qd levamos o exame a outro mastologista (mesmo sem minha mãe ter nenhum sinal ou sintoma) o susto: lesão classificada como Birards 4. Foi solicitada biópsia e o resultado para malignidade.
    Graças a Deus encontramos um mastologista competente que soube avaliar o exame dela da maneira correta, nunca esqueço da frase dele: a minha avaliação vai depender do que eu vejo nas imagens do exame, não do que o meu colega escreve!
    Resultado: mastectomia radical, 16 ciclos de quimio, 28 sessões de rádio, e todo o resgate físico e psicológico que o tratamento traz.


  40. Tenho feito exames ao longos dos anos de ultrassonografia, mas nunca imaginei isso. agora vou olha mus exames e observar. Grata pela ajuda.


  41. Infelizmente isso é muito comum no nosso país, Andrea. Isso explica porque o câncer de mama que quando diagnosticado precocemente tem 90% de chances de cura é o que mais mata mulheres nesse país!


  42. Também fui vítima de um erro médico ou irresponsabilidade profissional ”’ Fiz exames em 2015, mama direita deu birra’ds 4; porém o médico que verificou os exames me tranquilizou dizendo que estava tudo certo. E que eu deveria fazer os exames de rotina a cada 6 meses ou anualmente. E quando foi novembro de 2016 fui fazer novos exames e descobri que era o câncer de mama.
    o qual se eu tivesse começado à tratar desde os primeiros exames. Eu teria evitado muita coisa.
    Estou enfrentando duas lutas.:
    o câncer e esse triste antecedente-Esse erro médico.
    o qual poderia ter custado a minha vida.
    Mas graças à Deus estou vencendo !!!


  43. O meu mastologista, ele é muito responsável, paciente que chega com nódulo, ele indica de imediato a retirada de nódulo, não importando o tamanho, e brinca: dizendo que é para retirá-lo, pois ele não é seu!


  44. Olá, tenho ( ou tinha rsrs) um nódulo birads 3, a ano fazendo acompanhamento , meu médico por precaução pediu a biópsia e quando fui fazer essa semana não tinha mais nada, fiquei com um misto de alívio e preocupação, será q pode ter sumido? Detalhe o último ultrassom q ele apareceu foi em junho…


  45. Tenho 29 anos à um ano e meio tirei o útero, fui fazer exames de rotina e infelizmente descobri 2 nódulos Bi Rds 3 e 1 cisto, estou mega assustada à um ano ñ tinha nada…será q é necessário biópsia? Dos 2 nódulos? E o cisto vira nódulo?


  46. Tenho 29 anos, tirei o últero tem um ano e meio,fui no ginecologista fazer exames de rotina, descobri sou nódulo bilaterais e um custo, Estou assustada , à um ano atrás ñ tinha nada,como mulher sofre meu Deus , os nódulos são Bi rads 3…. será q precisa de biópsia?


  47. Que bom que nos passou essa informação extremamente importante. Eu nunca me ative a isso. Sempre confiei no que meu médico dizia. Agora vou ficar atenta e pedir melhores explicações.
    Que Deus te abençoe e cuide sempre de vc!!!!
    Beijos e fica com Deus!


  48. Fica tranquila querida, a sua doutora está certa. O melhor é saber se o nódulo é benigno ou não o quanto antes.
    Boa sorte!


  49. Estou com u nodulo de meio centimetro ea doutora me encaminhou pra biopsia com imagem por ser muito pequeno.o doutor não queira fazer mas disse que não vai contrária a minha doutora! graças a deus marcaram pro dia 29. mas estou com muito medo!


  50. Verdade! Mas se você observar que o nódulo está crescendo, peça para retirar. Na Alemanha eles retiram mesmo os nódulos benignos.


  51. Nossa eu estou apavorada…. Peguei meus exames… De 2012….. E ultra tem BI RADS MAMA DIREITA CATEGORIA 2 E NA MAMOGRAFIA E 3

    A esquerda tem ultrasom categoria 1 BI RADS
    E MAMOGRAFIA TEM CATEGORIA 2 …. Estou em choque… Pois não fiz mais exames…. Posso estar doente a beira da morte…. Meu Deus


  52. Fiz meu exame de rotina e apareceu o Tal BI-RADS 2…. Liguei para um amigo médico que me mandou para um mastologista …. Este médico me explicou tudo e disse que por mais que ele tivesse características benignas iríamos fazer uma biópsia para não termos nenhuma dúvida .
    Mesmo dando resultado benigno ele segue me acompanhando com exames semestrais …
    Só lendo a tua postagem que agora estou entendendo o zelo dele e como agiu bem comigo ….
    O cuidado nunca é excessivo


  53. Denunciei no CRM,mas não deu em nada. Coisas de brasil. Felizmente, encontrei um oncologista maravilhoso e aprendi que não devemos confiar nossa saúde e nossa vida 100% nos médicos. Temos que participar, perguntar, e se não gostarmos do médico podemos trocar! No final das contas, é a nossa vida!


  54. Minha irmã fez a cirurgia e retirou só o quadrante,resumindo faz um mes q ela nos deixou o cançer se alastrou pelo organismo,deixou 2 crianças uma e autista,fazer oq né ?oq estava no nosso alcance foi feito mas ela não resistiu a tanto sofrimento ?


  55. Médica inconsequente!!! Como não fazer um acompanhamento ..,To pasma….deveria estar na cadeia.


  56. Você processou o mastologista?
    Ele fez com você perdesse a oportunidade de ter o seu diagnóstico precoce, mesmo porque estava no laudo para prosseguir a investigação devido a um linfonodo suspeito.


  57. Como descobri no começo 1 cm, o, tratamento foi menos doloroso, não fiz quimioterapia, fiz radioterapia e hormônio terapia, hoje faço controle de nódulos nos pulmões, até agora graças a Deus, não cresceu continuam do mesmo tamanho desde 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *