Conheça os 4 tipos de câncer de mama mais comuns

Você sabia que existe vários tipos de câncer de mama ?

Antes de ser diagnosticada com câncer,  Não sabia nada sobre doença. A não ser que Câncer é uma doença grave e que mata!
 
Nem sequer imaginava que existiam diversos tipos de câncer de mama.
 
Desde então, tenho conhecido muitas amigas do peito, e é inevitável perguntarmos com qual o tipo de câncer fomos diagnosticadas.
 
Por isso, me familiarizei com palavras tipo: Invasivo, infiltrante, lobular, ductal, in sito, etc…
 
 

Existem vários tipos de câncer de mama, entre eles, alguns são bastante raros.

Mas neste Artigo,  irei explicar os tipos de Câncer de mama mais comuns, de maneira bem simples.
 
Também irei citar as principais diferenças entre os tipos de Câncer de Mama.
 
Aproximadamente 90% de todos os câncer de mama ocorrem nos ductos ou nos lóbulos.
Quando é um processo localizado, chama-se In situ.  E quando a doença rompe o ducto ou lóbulo atingindo os tecidos em volta, é chamado de Invasivo.
 
Tipos de câncer de mama

 

Carcinoma Ductal in Sito

Consiste em um câncer de mama em fase inicial, cujo as células cancerosas se localizam no interior dos ductos. Ou seja, ainda não se espalharam.
 
Cerca de 20% dos novos casos de câncer de mama serão de carcinoma ductal in situ.
Quase todas as mulheres diagnosticadas neste estágio da doença podem ser curadas. Além disso, normalmente seus protocolos de tratamentos são mais brandos.
 

 

tipos de câncer de mama
 
 

 

Carcinoma Ductal Invasivo

Este é o tipo mais comum de câncer de mama.
 
O carcinoma ductal invasivo (ou infiltrante) se inicia em no interior de um ducto, rompe a parede desse ducto e cresce no tecido adiposo da mama.
 
A partir daí, pode se espalhar (metástase) para outras partes do corpo através do sistema linfático e da circulação sanguínea.
 
Cerca de 80% dos cânceres de mama invasivos correspondem ao carcinoma ductal infiltrante . (Esse foi o meu diagnóstico. Conheça a minha história AQUI).

 

Carcinoma Lobular In Situ

No carcinoma lobular in situ as células crescem no interior dos lobos das glândulas produtoras de leite, e não romperam ainda a parede lobular.
tipos de câncer de mama
tipos de câncer de mama
 


Carcinoma Lobular Invasivo

 
É o segundo tipo mais comum de câncer de mama e é bilateral ( nas duas mamas) em 30% dos casos.
 
Já que apresenta a possibilidade de desenvolver metástase, pois já rompeu o lóbulo e se desenvolve no tecido ao seu redor.
 
Eu gravei um vídeo no meu canal falando sobre os subtipos mais comuns do Câncer de mama.
 


Fonte de pesquisa: 
 
 


Clique ABAIXO ⤵ e Receba de Presente o Livro digital:

“ 50 perguntas para o seu Oncologista”

Após o diagnóstico de câncer, você sabe as perguntas certas que deve fazer para o seu Oncologista? Não deixe o medo, incerteza e a impotência influenciar o seu processo de tomada de decisão.

 

 
 

17 Comentários


  1. No inicio é tudo muito difícil mesmo…A ficha demora a cair…
    Espero de coração que as experiências compartilhadas nesse blog possam te ajudar!
    Beijo no seu coração!


  2. Descobri há 21 dias que estou c câncer de mama
    Birards 5 ,a ficha ainda não caiu não sei o q pensar e nem como agir meu mundo desabou e eu pensando q era uma simples mastite


  3. A 2meses fui detctada com câncer de mama pramim desconnhecido,chamado paget de mama in sit lobular 3grau.
    De início me desesperei pois pramim tudo é muito estranho pois não tinha conhecimento do mesmo.
    Já estou em tratamemto fazendo exames pre operatórios ,sera feito o prosedimento de uma mastectonia.
    Estou com muita fé em Deus que tudo vai ser resolver e serei curada!


  4. Minha vida mudou muito depois que comecei a livre e ver vídeo de doutor Lair Ribeiro já o sigo dês do tempo que era só livros já faz 30anos me ajudou muito com meu financeiro e agora com a minha saúde estou também na dieta citogenética e estou muito bem
    O único ero foi um medicamento errado de antedeprecivo e acordou outra câncer


  5. Oi querida, meus sentimentos!
    Não se culpe! Tenho certeza que você fez o que estava ao seu alcance para que ela ficasse bem… Mas infelizmente, muitas vezes a vida foge do nosso controle… E não encontramos explicação. Que Deus conforte a você e sua família. Beijo no seu coração


  6. Minha mãe foi diagnosticada com carcinoma invasivo agressivo em 2014, fez o tratamento e a metástase apareceu um ano depois da última quimioterapia, isso no fígado, fez 9 quimioterapias e resolvemos recorrer a uma segunda opinião médica porque estávamos muito desconfiadas do médico , o segundo medico analisou a ultrassom do fígado e disse que não era metástase, que era a cistos. Faltavam ainda 2 sessões de quimio, ela parou de fazer então, seis meses depois, com uma tomografia de tórax para verificar uma dor na costela, vem uma suspeita de meastese disseminada no fígado, a dor so aumentava e ela tomou um remédio pra dor na emergência, a partir desse momento, após delírios, foi internada na UTI, e só foi piorando, não foi possível fazer ressonância, pois entrou em coma e foi enrubada, os médicos aguardavam a melhora, ams ela so foi piorando a cada dia, problas no pulmao, rin, ate que foi detactada uma leve pneumonia, seguida de falencia dos órgãos, parada cardíaca e veio a obito no dia 03 de Janeiro de 2018. Ate agora a ficha nao caiu. Não sei ao certo o que aconteceu. Onde falhamos? Foi muito rápido, muito de repente da entrada na UtI ão óbito. Tô até agora sem acreditar nisso. Como pode?? E os médicos não explicam direiro.


  7. Olá , sou a Jaqueline ! Tirei a minha mama dia 9/2/2017 e comecei a tomar o tamoxifeno dia 14/3/2017 e como li em um dos comentários que não ficarei mais menstruada isso é regra ? pois dia 1/4/2017 fiquei menstruada. Será que é normal Preciso avisar o medico ? Obrigada , aguardo resposta !


  8. Tomo tamoxifeno desde 2013,neste intervalo tive duas hemorragias, tenho 46 anos e agora desde ontem começou de novo, será que tenho que me preocupar e procurar meu médico? Meu tratamento é em Barretos SP. Moro no interior de Goiás, se puder me ajudar, dizem que quem toma esse remédio não pode menstruar, é verdade? Obrigada.


  9. Rosane,
    Eu entendo a sua preocupação, mas comer saudável não é tão caro quanto parece… Uma pessoa que faz um sacolão e coloca na sua geladeira frutas, verduras e legumes ( mesmo que não seja orgânico) come mais saudável que quem enche a geladeira de guloseimas e outras porcarias. Tudo é uma questão de bom senso para se fazer boas escolhas. Beijão!


  10. A única coisa q às vezes muitas pessoas ,n pode ter uma geladeira tão sortida com muitas variedades de alimentos,pois muitos n tem.como comprar então creio q e mais um problema pra quem já está c um maior ,salário n permite comer tão bem como deveríamos,como então vamos fazer.


  11. Bom dia Patrícia!
    Me chamo Carmen Lúcia, nós já estamos nos comunicando pelo whatsApp e eu estou te acompanhando sempre. Bom eu fui diagnosticada com carcinoma ductal in situ no 03 /01/2017 quando eu recebi o resultado da mamotomia que fiz uns dias antes, para mim foi um susto mais procurei ficar calma e falei para o meu médico ,vamos fazer tudo o que for preciso , fiz a imuno- histoquímico aí depois do resultado a cirurgia que foi agora no dia 02/02/2017 , eu ainda vou retirar os pontos e receber o laudo da biópsia eu tenho muita fé que vai ser tudo bem , mais mesmo assim meu médico falou que eu ainda vou fazer a radioterapia. Bjos eu vou estar sempre te acomhando.


  12. Em 2014 tive um carcinoma ductal in situ bem no início, tomo um tamoxifeno por dia,durante 5 anos, este remédio mudou completamente meu organismo,que antes sempre fui bem de saúde,nunca tive nada e hoje tenho tudo, sei que ele não cura ,mas evita que apareça outro câncer na outra mama,mas na bula fala,que pode aparecer problemas de trombose e câncer de útero, hoje fiz uma biopicia no útero, não peguei o resultado ainda,os Médicos querem saber se o que tenho veio dis remédios, pergunta.como pode um remédio evitar o câncer na outra mama,mas nos trazer câncer de útero, trombose etc… Não consigo aceitar uma coisa desta,e perguntei para vários médicos, todos dizem infelizmente é assim,em fim fico sem uma resposta mais clara,já pensei até em parar de tomar. Estava procurando algo na internet,e apareceu o dr.lair ribeiro um médico professor,que da aulas nas faculdades dos estados unidos e no Brasil especialista sobre câncer e alimentação, e dele é que tive o conhecimento que a celula cancerigina se alimenta do açúcar, do doce,carboidrato, nunca soube disso pelos médicos, através deste doutor é que mudei completamente minha alimentação, entrei com a dieta cetogênica, vale apena conferir,ele fala muito mais coisas que vale apena,tua vida vai mudar depois que ouvir este medico falando de como desaparece esta célula cancerígena de nosso corpo.dr.lair ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *