E se você se sentisse bonita mesmo estando careca? – Quando os cabelos começaram a cair depois da quimiorapia…

Tenho percebido como é difícil  ficar careca, para algumas mulheres que estão em tratamento, ou que irão iniciá-lo.

Muitas amigas de destino, ficam deprimidas por conta disso. E dão tanta importância ao fato de perderem os cabelos, que tiram o foco do principal, que é o tratamento!

E isso acontece com muita frequência…

Quando fiz meu décimo segundo ciclo de quimioterapia, sentei ao lado de duas senhoras, que queriam  saber a todo custo o que eu estava fazendo para ter cabelos (se é que podemos chamar meus fiapinhos de cabelos).

Elas acharam incrível o fato de eu ter cabelos, mesmo fazendo uso do Taxol.

cancer-mama-carcinoma-quimioterapia-careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido

Não tenho nenhuma explicação para ter meus cabelinhos,mesmo durante a quimioterapia branca. Acho que é por conta da minha alimentação, mas já fiz um post falando a respeito: Minha geladeira após o câncer.

Voltando ao assunto da careca…

Uma das senhoras, inclusive me confidenciou emocionada, que não consegue se olhar no espelho, e sente sua calvície apenas passando as mãos na careca, e que quando tira a peruca, põe logo o lenço, mesmo em casa ,sozinha, com o calor que for…

Juro que se pudesse, doaria meus fiapinhos para ela, gosto deles, mas se tivesse que ficar “careca ovo” novamente, não me importaria.

Durante 13 meses de tratamento, vivi, experimentei e aprendi tantas coisas…

Entre elas, a me desapegar da casca, da aparência física.

É claro, que continuo sendo vaidosa, sempre gostei de me cuidar…

Mas tem muita coisa em jogo na vida de uma paciente oncológica, e a cura deve ser a prioridade!Além disso, me achava bonita careca e ponto final. E mesmo se não me achasse, foi uma fase, passou …

E se você ainda está em tratamento, vai passar pra você também!

Acho tão tranquilo e descomplicado estar careca, que decidi escrever para minhas amiguchas de destino, a minha experiência de ter ficado careca… E como essa experiência pode ser positiva, enriquecedora e libertadora.

Afinal,Ser careca é uma arte ! E é possível se sentir bonita, sim, mesmo estando careca!!!! O post ficou muito grande , então decidi postar por partes,ok?

Vai ser tipo novela e esse é o primeiro capítulo : D

cancer-mama-carcinoma-quimioterapia-careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido
meus cabelos antes da mastectomia

Depois de receber o diagnóstico de que estava com câncer, encarar a mastectomia e a quimioterapia, ficar careca certamente foi o meu maior desafio. Ficava me imaginando como eu ficaria, como eu iria sair na rua, olhar para as pessoas, etc…

Sempre gostei dos meus cabelos, mas já que ia ficar careca mesmo, comecei a me desapegar deles, e aproveitei para fazer vários cortes diferentes até deixá-los curtinhos.

Em dois meses, fiz três cortes diferentes , sabe aquele corte de cabelo que achamos lindo mas não temos coragem de fazer? O que eu tinha a perder? Iria ficar careca mesmo!

cancer-mama-carcinoma-quimioterapia-careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido
cancer-mama-carcinoma-quimioterapia-careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido
cancer-mama-carcinoma-quimioterapia-careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido5
o último corte antes de ficar careca

Meu oncologista me falou que meus cabelos começariam a cair entre uma e duas semanas depois que eu fizesse a minha primeira sessão de quimioterapia. Fiquei feliz quando entrei na terceira semana e eles ainda estavam lá , firmes e fortes!

Como estava caprichando na alimentação, tinha a esperança que eles resistissem.

Mas um belo dia, aconteceu!

Acordei com o couro cabeludo muito dolorido e com a sensação que meus cabelos estavam todos arrepiados. Isso acontece porque os folículos pilosos inflamam (ver o post Porque os cabelos caem…).

Corri para o chuveiro e comecei a lavá-los, meio que me despedindo deles. Mas eles ainda estavam bem firmes!

No entanto, enquanto me ensaboava, tomei outro susto: os pelos da minha púbis ficaram todos de uma só vez na minha mão!

Meu oncologista não me falou sobre isso! Aliás, ninguém fala sobre esse assunto. Então deixa eu te contar: É óbvio!

Quem está em tratamento de quimioterapia para câncer de mama perde TODOS os pelos do meu corpo!

Naquele dia, não conseguia pensar em outra coisa: Estava chegando o momento que perderia os meus cabelos!

E o que falar de uma maquiadora careca!!!!! Como eu ia encarar as minhas clientes? Minhas Noivas? Como eu ia sair na rua? Todo mundo ia saber que eu tinha câncer!!!!

Toda a hora, passava a mão na cabeça, para me certificar de que eles ainda estavam lá.

Até de noite, tudo estava aparentemente normal, tirando a dor no couro cabeludo. Fui dormir e no dia seguinte, a dor tinha melhorado, mas o meu travesseiro amanheceu lotadooooooooooooooooo de cabelo.

Tomei banho e mais um monte de cabelo saiu na minha mão! Cortei o meu cabelo ainda mais curto, mas não conseguia me desapegar dele. Meu quarto parecia um cemitério de mim mesma:

Cabelos por toda a parte!

A pia do banheiro… o box do chuveiro… em todo lugar, só se via cabelos…

Pedia a Deus, para me deixar ficar só mais uma semana com meus cabelos. Só mais um fim de semana! Pois na minha cabeça, depois que eles caíssem totalmente, só me restaria a opção de  ficar trancada em casa.

E assim, nessa “sofrência”, eu consegui adiar a minha carequice por mais duas semanas: quase não lavava os cabelos para economizá-los, dormia com o maior cuidado e quase não me mexia , por que percebi que como dormia de lado, o lado do travesseiro estava mais ralo.

No carro, ao dirigir, somente janelas fechadas!

Meus cabelos estavam cada dia mais ralos e os buracos eram inevitáveis!

Foi um período de luto e de muita angústia para mim…

cancer-mama-carcinoma-quimioterapia-careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido

Até que um dia, dirigindo, esqueci a janela aberta e quando cheguei no trabalho, eu  tinha um corte moicano, só de um lado! Afff!!!

Então, criei coragem e decidi passar a máquina.

No começo foi difícil…

Mas já que não tinha jeito, comecei a me divertir com a minha nova imagem no espelho…Nunca na minha vida poderia me imaginar com um corte moicano!!!!

cancer-mama-quimioterapia -careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido
corte moicano
cancer-mama-quimioterapia -careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido
corte kiwi

Fiz até um vídeo do meu corte KIWI… hehehehehehe!

Até que não me achei tão mal…

No próximo post você vai ficar sabendo como fiquei de peruca!

E você? Conta nos comentários como foi a experiência de perder os cabelos durante o tratamento?



É com muita alegria no que anuncio que estão abertas  as inscrições para a Mentoria:

 Minha Alimentação Anticâncer 
DETOX TERAPÊUTICO

Esse é o meu acompanhamento de perto por 1 ano para te ajudar a transformar a sua saúde através da alimentação. 

CLIQUE em AQUI para conhecer mais detalhes e garantir a sua participação

⬇️⬇️⬇️

45 Comentários


  1. Careca, de peruca, de lenços ou chapéus… O importante é você encontrar a forma que você se sente melhor. E não se esqueça que é só uma fase… Vai passar!


  2. Eu me achei muito feia, não consegui tirar nenhuma foto careca, ainda estou feia, inchada, e cabelo começando a crescer, bem timidamente. Para sair uso sempre o lenço.


  3. Passei pelo tratamento fazendo cirurgia em agosto de 2017, em seguida 16 sessões de quimioterapia e 28 sessões de Rádio, terminando em junho de 2018. Não fiquei careca pq usei uma touca que refrigera o couro cabeludo, tendo perda de 30 à 50% dos cabelos, que confesso ter me ajudado muito no tratamento. Acho, digo acho, que iria ficar mais enclausurada se tivesse tido perda total, não sei! Foi muito bom! Bjus..


  4. Ola boa tarde queria, um grande abraço pra vc e gostaria muito de saber dr vc se o docotaxel ele vai mim deixar careca, pos meu onco mim falou que em 15 dias isso iria começar a conhecer hj faz 10 dias e meu cabelo ainda esta aqui mas ja sentir tipo arrepios no couro cabeludo mas ainda tenho fe que ñ vai acontecer grande bjo flor fique com deus


  5. ola estou com cancer de mama e acabei de passar por esta exoetienciacda perda de cabelo …muito dificil pra mim …primeiro dia mo banho segindo dia e ai fui ao meu cabeleteiro somente pra ajeitar a peruca mas foi tao doliridover sentir meus cabelos caindo nas maos ombros ai em conversa com ele vi que seria a solucao e sem pensar aceitei a sujestao dele e raspei maquina zero e sem.olhar no espelho ..doeu demais !!! …sai de la de peruca mas em casa nao consegui me olhar no espelho e pra tomar banho sentir a careca foi muito dificil…e quando resolvi olhar foi um choque chorei muito e ate hoje fazendo ja duas semanas nao consigo ficar em casa sem o lenço e saio de peruca !!


  6. Minha mãezinha fez mas de 60 sessões de quimioterapia rádio , pra Glória de Deus não caiu um fio nem da sobrancelha ,
    Tudo na vida tem um propósito meninas , já faz 4 anos q mimha mamãe faleceu ,mas não foi por causa do câncer ,sim por problema no rins .
    E vcs q perdiu o cabelo agradeça ,a Deus pois cabeça cresce a vida é só uma .
    Força p vcs q Deus abençoe cada uma de vcs .
    Jesus cura


  7. Não é comigo e sim com minha irmã. Hj reclamou de dor no couro cabeludo vê ela mesma descobriu que é por causa da quimioterapia, mas não comentou que pode ser por causa da perda d cabelo como li no artigo. Isso é o que ela mais temia: perder o cabelo. O tumor já foi retirado mas médico achp melhor fazer o tratamento. Onde podemos cobseguie peruca com valor mais em conta e de preferência natural.
    Abraço, Andréa


  8. Olá! Raspei meus cabelos assim w começaram a cair…agota após a segunda quimio vermelha começaram a cair os toquinhos e saíram umas bolinhas no couro cabeludo….sera q é normal?? Será q alguém já passou por isso?? O q devo fazer?? Beijos.


  9. Olá,
    Minha noiva está passando por isso, ela está sofrendo e logicamente essa situação me deixa mto angustiado, ler seu blog me deu argumentos que vou utilizar com ela, obrigado e parabéns pela sua força!


  10. Tive um nódulo na mama direita, mas fiz a mastectomia profilática bilateral há 40 dias. Começo minha quimio na próxima segunda e raspo o cabelo amanhã. Meu marido e meu filho adolescente, tb vão raspar. Estou confiante e sei que Deus está no controle de tudo!!!!!


  11. To passando por isso agora e chorando…


  12. querida, essa fase é muito difícil mesmo… Mas você tem duas opções: Não aceitar e sofrer ainda mais… Aceitar que essa é uma fase do tratamento que vai passar e superar com mais leveza.
    Busque formas de se gostar independente do seu cabelo… Amarração, lenços, chapéus e até mesmo peruca…
    E lembre-se que seu valor não está no cabelo.Espero que ajude! Fica firme!


  13. Exatamente assim que sinto, todo dia torço pra não cair mais meus cabelos. Agora só tem uns fiapos que deixo aparecendo no lenço pra não ficar com a sensação de careca. Sofro muito com a queda do meu cabelo, me sinto a pior mulher.
    A doença é triste, os efeitos são terríveis, passo muito mal com enjôos e ainda tem a queda do cabelo, é muito sofrimento.


  14. Meu cabelo também demorou muito a cair. Na segunda quimioterapia vermelha impressionei o pessoal com a cabeleira que ainda tinha, mas aí começou a doer muito o couro cabeludo e acabei raspando em busca de alívio. E aliviou bastante! Dá pra perceber que ainda tenho bastante fios chegando na terceira vermelha e apesar de só sair de peruca ou lenços, mais por uma questão de preservação e pra não ter que ficar dando explicações por aí, me sinto bem careca. Bom demais tomar banho sem ter que me preocupar em secar os cabelos! Claro que essa não é a melhor experiência dá minha vida, mas vou curtindo os pontos positivos. Me alimentar muito bem para que os cabelos cresçam fortes após a quimioterapia. Como diz o Luiz Guilherme, um professor dá faculdade, “É vida que segue” Estou feliz por estar viva, por ter descoberto o câncer no início e ter acesso a um bom tratamento além de uma incrível família que me apóia em tudo!


  15. Oi estou fazendo a quimeoterapia branca so falta mais duas vou fazer 12 sessoes da branca ja caiu td meu cabelo gostaria de saber se o cabelo comeca a crescer na quimeo branca ou so depois que termina obrigada aguardo resposta


  16. O câncer de mama, apareceu, 6 meses após ter feito revisão e estava tdo bem, qdo fiz a revisão apareceu um cisto complexo de 1 , em 2 meses fiz cirurgia, radioterapia intra operatório e agora vou fazer 4 sessões de quimioterapia 1 a cada 21 dias, depois mais 12 por semana 1. O médico falou que tenho 97% de chances da doença não voltar.. não fiz esvaziamento de axilas os linfonodos todos negativos. Fiz quadrante.


  17. Boa madrugada kkll
    Bem estou em traramento contra um câncer do canal anal…dia 02/05 inicio meu 2° e ultimo ciclo da quimio. Minhas madeixas começaram a cair essa semana. Ainda tenho alguns fiozinhos, quer dizer muitos, nao da p notar, mas nós vemos a quantidade q cai a cada penteada…misericórdia é cabelo demais.. Fica um tapete de cabelo no chão do banheiro.
    Estou relax, qdo.cair muito de aparecer o buracão, vou lá e raspo, vou encarar minha careca…estou mais é focada no meu tratamento, meu objetivo é a cura e sei q pra chegar lá, ficar careca é só uma etapa que tbm vai passar. Tudo passa.
    E vamos em frente q somos é guerreiras.
    Bom tratamento a todas.
    Muito bom poder contar com a experiência dw vcs. Bjocas


  18. Que máximo!Curta a sua careca mesmo! Daqui há pouco o seu tratamento passa, seus cabelos voltarão e você terá ótimas recordações! beijão!


  19. Bom dia!!!
    Inaugurei minha careca nessa quarta, 22/3/2017, eles começaram a cair na segunda, dia 20, afffff não aguentei…. Meus filhos rasparam para mim, foi muito divertido, fizemos até um vídeo, a máquina quebrou, tivemos que pedir socorro para minha irmã, era cabelo para todo lado, mas demos muita risada, tô adorando minha careca, minha expectativa era grande, estava assustada, mas tirei um peso das costas… Só coloco lenço para sair, em casa a careca fica de fora, meu filho de 6 anos, quer beijar e abraçar minha careca a cada 5 minutos….Kkkkk… Estou curtindo!! Deus é bom o tempo todo! O tempo todo Deus é bom!
    Beijos!! Amo seus posts!!


  20. Estou no meu 12º dia pós quimio. Meu cabelo começou a cair agorinha, acabei de sair do banho. Vim pesquisar, porque percebi que só caiu de um lado. Não estou sentindo dor no couro cabeludo como falaram, mas quando estava no banho senti o lado da cabeça de onde os cabelos estavam caindo um pouco arrepiado. Estava adiando o momento de cortar, porque me falaram que poderia levar de 15 a 20 dias. Mas já estou com a peruca comprada e vou raspar hoje mesmo, porque foi bem triste vê-los cair e não quero ver mais. Obrigada por dividir sua história!


  21. Hj tá com 13 dias k fiz minha primeira seção d quimioterapia.. Fiz da vermelha.. E BJ demanha fui pentear os cabelos e já senti k tava mais grosso. E saiu um.bom pouco e a noite fui pentear denovo e já caiu um montão ..e m assustei porq sabia k ia perder os cabelos mais OK eu não sabia e q o couro cabeludo ficava dolorido isso m.assustou bastante ..mais agora lendo essa história fiquei mais aliviada ..to bastante confiante com meu tratamento ..e acho k a nossa força e auto estima ..nossa fé em Deus ajuda e muito no tratamento ….e assim como a fé no meu Deus e com confiança. E o amor das minhas filhas e família. Viu vencer em nome de Jesus ..e assim como eu e muitas k aqui deixarão seus comentários. A vc k não conheçemos ainda k aqui entrar e depara com nossos comentários ..q sirva d força p vcs ..um beijão a todas e Deus abençoe …


  22. isso varia muito de pessoa pra pessoa. O meu tava muito ralinho e quando terminaei o ultimo ciclo raspei de novo. Uma semana depois ele tava nascendo firme e forte!


  23. Oi Patricia! Terminei minha quimio(4 sessoes) há um mes, fiz uso da touca de crioterapia, mas tive queda do cabelo mesmo assim… Ate qdo , depois da ultima qt o cabelo cai?
    Obrigada


  24. Querida,
    Você certamente já venceu o câncer! parabéns!
    pois na minha concepção é muito mais que se curar fisicamente da doença.
    É não se curvar ao câncer, não perder a esperança em dias melhores, nem a alegria de viver…
    É se tornar maior que o câncer, aprender com essa experiência e se tornar uma pessoa melhor.
    A cura física virá e você vai se surpreender com o quanto aprendeu e cresceu com essa experiência.
    Tamos juntas!


  25. Perdi meus cabelos um mes depois dás quimioterapias..era enorme. Tinha feito progressiva pela primeira vez tava me achando lindissima..mas veio a doença e acabei cortando chanel depois nao suportava tanto cabelo pela casa … pedi ao meu marido que passasse a maquina zero..ele fez oque pedi ..mas enquanto eu sorria daquilo tudo ele chorava..foi emocionante.nunca vou me esquecer..meus cabelos ja cairam tres vezes..em dois anos de tratamento contra leucemia linfoblastica aguda..me sinto linda maravilhosa..minha auto estima la em cima eu ja venci o cancer..


  26. Ola sabe como vou passar pela minha careca ? leve kk pois sei que vou fazer quimio , mais ainda nao sei quantas e quais são as cores pois nao passei ainda pela consulta com oncologista, mais me poupei desse sofrimento ja cortei meu cabelo passei máquina 4 chorei passei uma semana mau, mais quando chegar o dia nao vou sofre por cabelo .e vou me concentrar no tratamento e em querer viver bjs adoro esse blog


  27. Eu me desesperei, não esperava cair tão ligeiro, chorei tudo o que tava trancado em meu peito, e passou, já vai fazer dois anos que me livrei!


  28. Olá tudo bem?
    Meu nome é Keila faço parte de um grupo que apóia pessoas com leucemia.
    Precisava de um depoimento teu. Seria possível?
    Um grande abraço. Beijo.


  29. Oi Mirian,
    Não dá pra fingir que não aconteceu nada. Mas também não dá pra tentar diminuir o fato com comentarios do tipo: Cacelo cresce! Isso é besteira.etc…
    Simplesmente abrace a pessoa e diga a verdade: Que você não tem ideia do que ela está passando, mas ela pode contar com você, com seu apoio e carinho… è o que eu gostaria de ter escutado. Beijos!


  30. Ja li a respeito do que NAO falar qdo encontramos pessoas em tratamento q perderam seus cabelos. Sei q pode parecer obvio,mas o q dizer ao encontrar algum amigo q passa por isso?? Nao dizer nada,me parece insensivel com a situacao! Quais as palavras q te confortaram e ajudaram??


  31. Perdi meus cabelos feliz da vida,pois sabia que isso é passageiro e logo volta ao normal,minha alto estima nunca caiu,nem quando descobri a doença,eu estou muito feliz com minha careca e acho que da menos trabalho do que o cabelo…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *