5 Dicas de como encarar a quimioterapia. A #4 é a minha favorita!

Nesse Post, quero compartilhar 5 dicas de como encarar a quimioterapia e o que podemos fazer para amenizarmos seus efeitos colaterais.

Meu tratamento de quimioterapia, começou em agosto de 2014. Depois da mastectomia com esvaziamento axilar.

Onde foram retirados 11 Linfonodos da minha axila, pois o meu sentinela e mais um linfonodo estavam comprometidos (ver post Reconstrução da minha mama).  Isso quer dizer que havia possibilidade de metástase.

Por isso, fiz uma bateria de exames para saber se eu tinha algum órgão contaminado. Graças a Deus, não havia  nada. No entanto, precisei fazer o tratamento adjuvante.

Para caso houvesse alguma célula cancerosa, escondida em alguma parte do meu corpo, que por ventura tenha sido transportada pela minha corrente sanguínea, matá-la e garantir que a doença não volte.

Foram 8 meses de quimioterapia em 16 ciclos: cumpri o protocolo de 4 ciclos de AC (adriamicina- cyclosfamida) a cada 21 dias. Mas só conseguia realizar a cada 28 dias.

Pois apesar de estar me sentindo bem, ao realizar o exame de sangue para verificar as taxas, sempre me surpreendia com a imunidade no dedão do pé, anemia, leucopenia, etc…

A quimioterapia vermelha realmente debilita muito o organismo. Depois, fiz 12 ciclos semanais da quimioterapia branca.

Então, depois de oito meses de quimioterapia, criei alguns hábitos que me ajudaram a passar pelo tratamento com menos desconforto, mais leveza e otimismo.

E o mais importante: Com pouquíssimos Efeitos Colaterais.

Conheça as 5 dicas de ouro de como encarar a quimioterapia “de boa” (entre muitas aspas).

1- BEBA MUIIIIITAAAAAA ÁGUA:

Quando fiz o meu primeiro ciclo, tive uma enxaqueca monstro.

Não conseguia nem mexer a cabeça no travesseiro. Mas tive um insight, que a sensação era de uma ressaca, elevada à décima potência.

Como dizia uma amiga do peito: ressaca de Campari dos infernos!

A quimioterapia, especialmente a vermelha, resseca a gente. Minha boca ficava muito seca, minha saliva secou, tive dor de garganta e até para engolir doía. Então passei a beber água. Muita água mesmo. E nunca mais tive dor de cabeça ou garganta, em nenhum dos ciclos.

Além disso, as toxinas da quimioterapia são eliminadas no suor, fezes e urina. Essa foi uma grande motivação para eu beber água toda hora.

Minha pele também não ressecou, como muitas pessoas reclamam.

Depois de 8 meses de tratamento, adquiri um hábito saudável, que pretendo levar para o resto da vida. Atualmente, bebo no mínimo 2 litros de água por dia.

quimioterapia-cancer-mama-careca-semcabelo-quimioterapiavermelha-quimioterapiabranca-efeitocolateral-dascoisasquetenhoaprendido-8

2- ALIMENTE-SE BEM:

Graças à Deus, nunca tive maiores problemas em relação a enjoo  e nunca vomitei. Apenas ficava meio mareada nas quimios vermelhas, mas controlava com remédio. E na branca os enjôos acabaram.

Mas sempre cuidei muito da minha alimentação. Tomei o meu suco “levanta defunto” para a imunidade, todos os dias. Neste suco sempre acrescentava o gengibre, que é excelente para enjoo, entre outros benefícios.

E no dia da quimio, sempre comia o mais saudável e leve possível. Até porque sabia que voltaria varada de fome por conta dos corticóides.

Tenho certeza absoluta que a qualidade da minha alimentação, fez toda a diferença, e me deu uma ótima qualidade de vida durante o tratamento.

Se você está precisando fazer uma Alimentação mais saudável e não sabe por onde começar, leia esse Artigo: Essa é a Dieta que todo paciente de Câncer precisa saber (imediatamente).

ALIMENTE-SE SAUDÁVEL, MAS NÃO DÊ OUVIDOS PARA A SUA FOME!

Tenho aprendido a diferença entre comer e alimentar-se. E principalmente  entre qualidade e quantidade.

A quimioterapia, na verdade, os corticóides (ver post porque sentimos fome na quimioterapia?) deixa uma sensação de fome que não passa por nada. Sem contar a vontade de comer doce.

Muitas vezes, usei de bom senso, e mesmo sentindo fome, sabia que pelas coisas que havia comido e pela quantidade, já estava alimentada. Então, estava claro que essa fome era cilada! Mais um efeito colateral da quimioterapia.

Por conta disso, ia dormir, sentindo fome mesmo. E  tentava amenizar , bebendo água. Terminei o tratamento com 2 kilos a mais. O que é um excelente resultado!

Minha nutricionista vai ficar orgulhosa de mim!  Mas se não tivesse me controlado , certamente o prejuízo seria maior.

quimioterapia-cancer-mama-careca-semcabelo-quimioterapiavermelha-quimioterapiabranca-efeitocolateral-dascoisasquetenhoaprendido-5

3- PENSE NO SEU CONFORTO:

A sala de quimioterapia onde eu faço o tratamento é muito fria. Ainda bem que eles fornecem um cobertorzinho, que quebra o maior galho. Mas sempre que vou com uma roupa mais agasalhada, tênis e meia para deixar os pés quentinhos, me sinto mais confortável .

Nessa hora, vale o conselho da mãe: Leva o agasalho!

Além disso, como gosto de tirar um soninho para o tempo passar mais rápido, levo o meu travesseiro de viagem e tapa olho. Por que cansei de dormir torta e de pescoço pendurado. Pena que só tive essa ideia no final do tratamento.

quimioterapia-cancer-mama-careca-semcabelo-quimioterapiavermelha-quimioterapiabranca-efeitocolateral-dascoisasquetenhoaprendido-7

4- ESCUTE MÚSICA:

Ficar mais de duas horas vendo o pinga pinga das gotinhas do tratamento entrarem na sua corrente sanguínea dá um tédio danado. Muitas vezes, ficava ansiosa e angustiada porque a hora não passava.

Então, passei a levar meu tablet e ouvir músicas relaxantes que gosto.

Foi uma das melhores coisas que eu fiz! O tempo passa mais rápido. Consigo relaxar, fazer uma coisa que adoro e me desligo um pouco daquele ambiente, e quase não olhava mais o pinga-pinga.

Inclusive já existem estudos sobre o poder curativo da música. Mas isso já é assunto para outro Artigo.

5- ACEITA QUE DÓI MENOS:

Quimioterapia é difícil sim, como se diz por aí: ôoooo sofrença!

Mas, também como se diz por aí, o que não tem remédio, remediado está !

Então, se temos que encarar esse tratamento, não adianta ficar reclamando e sair por aí se vitimizando. Isso não vai mudar a situação. Pelo contrário, vai tornar o tratamento ainda mais pesado !

Ok! Vai doer, vai arder, você vai sentir enjoos, insônia, inchaço, etc…

Mas pense: infelizmente existem pessoas que adorariam estar no seu lugar!!!! Gente que está na fila para realizar um tratamento em que o tempo faz total diferença na cura!!!!

Então, se você está tendo a oportunidade de se tratar, seja grato. Pare de focar nos problemas e reajuste o seu foco para buscar soluções.

A quantidade de energia gasta é a mesma.

Então,Vai por mim: aceita,que dói menos!!!!

5 Dicas de como encarar a quimioterapia-quimioterapia-cancer-mama-careca-semcabelo-quimioterapiavermelha-quimioterapiabranca-efeitocolateral-dascoisasquetenhoaprendido-4

Bem, essas são as dicas que deixo para quem iniciará o tratamento de quimioterapia.

Também já fiz alguns vídeos no meu canal sobre esse tema.

Vou compartilhar um dos meus vídeos favoritos aqui : )

Espero ter contribuído com essas dicas de como encarar a quimioterapia da melhor forma possível.

E se alguém que tenha passado por este tratamento, quiser dar mais sugestões, de como encarar a quimioterapia com mais leveza e otimismo, fique à vontade para fazer seu comentário.



É com muita alegria no que anuncio que estão abertas  as inscrições para a Mentoria:

 Minha Alimentação Anticâncer 
DETOX TERAPÊUTICO

Esse é o meu acompanhamento de perto por 1 ano para te ajudar a transformar a sua saúde através da alimentação. 

CLIQUE em AQUI para conhecer mais detalhes e garantir a sua participação

⬇️⬇️⬇️


29 Comentários


  1. Onde posso encontrar a receita do seu suco “levanta defunto” ?


  2. Oi Paty tenho lido muito seu blog descobriu um ca de mama novembro 2018 fiz minha mastectomia agora em janeiro estou aguardando mimha consulta com oncologista para o tratamento.fiquei arrasada parece que TD tinha acabado mas com fé em Deus vou vender


  3. Boa tarde Patrícia gosto demais de ler tudo que vc escreve,eu estou com ca no seio esquerdo e axilas, desde de jan/2018,fiz 4 quimioterapia Vermelha e 15 branca, venci a primeira batalha, fiz um exame petscan e a médica disse que ainda não é caso de cirurgia, estou fazendo tratamento com comp deanastrozol 1 ml


  4. Oi Patrícia, comecei pela quimio branca vou fazer 12 aplicações e depois mais 3 da vermelha, mas infelizmente tive que colocar o Port catch, foi muito né? A dica que estou seguindo e a da água, realmente acaba com qualquer enjoo. Adorei as outras dicas também! Beijos


  5. Paty sempre leio seus relatos e eles me ajudaram muito a passar pelas quimios. Eu acrescentaria uma dica aí. Vá na quimio com um amigo! Fui em todas até agora acompanhada. As horas passam rapidinho e vira uma risaiada só.


  6. Olá Patricia estou terminando a quimioterapia vermelha e indo para a branca,dizem que a branca é pior ,pois causa feridas, estou muito preocupada ,vc pode me ajudar obrigado bjs.


  7. Oi Nanny, sentia muita dormência e dor nos pés, especialmente nos dedos. Isso se chama neuropatia periférica. Converse com seu oncologista para que ele prescreva um medicamento para aliviar esse incômodo. beijão!


  8. Oi Paty estou na minha antepenúltima quimio branca. Sinto muitas dores nos pés. E ultimamente na barriga.. Chega da vertigens as vezes. Vc sentia isso.. O q fazer pra melhorar.. BIOS. Obg pela força q vc passa pra todas nos.. Nanny oliver


  9. Muito bom viu!? Obrigada por sua atenção!!! ♡


  10. Infelizmente, esse é mais um efeito colateral da quimio. Faz um suco com limão, gengibre (se voc~e não tiver pressão alta) e salsa. va dar uma aliviada na sua azia. beijão!


  11. Oi Patricia! Tenho seguido seus posts desde que descobri o cancer ano passado! Vou para o terceiro ciclo da quimio e graças a Deus, tenho me sentido melhor do que minha mãe quando fez a alguns anos! O que me incomoda mesmo é uma azia e uma sensação de estufamento constante. Qual a sua dica pra isso? Um abraço flor!


  12. Mas pode caminhar depois da Quimeoterapia?


  13. gengibre alivia os enjoos. faz chá de gengibre ou coloca no seu suco. Limonada com gengibre é uma delicia. Quanto a dores é normal. Peça ao seu oncologista pra prescrever uma medicação e caminhar ajudar a aliviar as dores e formigamento. Beijão!


  14. Oi Patrícia, estou fazendo QT a 4 meses de 21 em 21 dias mais tá muito difícil fico muito mal pelo menos uns 8 dias depois sinto muito enjôo dores nas pernas vômito muito tb meus dedos dos pés e das mãos estão formigando e dormentes. Vc sentir isso tb? O que fez para aliviar?
    Obrigada
    Bjs


  15. OI Lucia,
    o que me ajudava muito na questão do inchaço era caminhar e beber muuuuuuuita água! muita água mesmo, parecia um camelo….rsrsrs
    Até hoje, onde eu vou eu levo a minha garrafinha. A água diminui a toxidade das drogas da quimioterapia e consequentemente, os efeitos colaterais. E capricha na sua alimentação. tente fazer uma dieta mais alcalina que diminui a inflamação do corpo e vai aumentar a sua imunidade e ajudar com as feridas. Tem vários Posts sobre alimentação no blog. Um beijão!


  16. Oi Patrícia, comecei meu tratamento em outubro de 2015, em 05 de janeiro fiz minha primeira sessão de quimioterapia, comecei pela branca, logo com 15dias meus cabelos começaram a cair, foi um desespero pois a médica me falou que só começaria a cair com 30dias, mas devido aos medicamentos começaram a cair antes, pois deu metástase, tenho problemas de má circulação, já tive feridas nas pernas que antes estavam fechadas, mas que depois que iniciei o tratamento abriram novamente, estou tendo muita dificuldade para fecha – las novamente, o que mais me incomoda são minhas pernas, perdi totalmente a firmeza delas ando parecendo um robô, estão muito inchadas, pesando uma tonelada (kkkkk),será que vc poderia me ajudar me dando alguma orientação sobre isso, do restante estou bem , a cada ciclo tenho uma reação diferente este último foi o melhor pois a minha médica diminuiu um dos medicamentos (arseptil )não sei se está escrito corretamente, mas vc entende, pois ela acha que é esse medicamento que está provocando o inchaço faço também o (zometa ).Vou fazer 8 ciclos, estou no 6. Beijos qquerida, desde já agradeço.


  17. Oi Patrícia, vou começar a quimioterapia vermelha na sexta, dia 27, ler os seus relatos me deixa um pouco mais tranquila.
    Sei jeito meio doidinho de ser me deixa com menos receio, sei que a batalha é enorme, mas assim como vc, estou muito cobfiante de que meu tratamento vai ser um sucesso. Bjus sua linda doidinha!!


  18. foi na branca sim… Meu cabelo estava muito ralo e não estava gostando dele ou raspava novamente ou pintava. Pedi autorização ao meu onco e ele liberou. Fiquei loira! rsrsrs


  19. Patrícia e esse cabelinho loiro, como foi? Teve alguma autorização médica? Foi na branca?


  20. Olá Reni,
    A radioterapia é simples e tem poucos efeitos colaterais. E mesmo a quimioterpia branca é mais branda que a vermelha. Nessa hora é sempre bom um colinho de mãe, né?
    Quem sabe a doença não seja uma oportunidade para vocês se aproximarem? Um beijão


  21. Minha filha vai começar a fazer a radioterapia e depois a quimioterapia branca. Tô muito preocupada pois não sei como agir. Ela é muito forte assim como vc, é minha única filha tenho mais dois filhos. Meu marido tá muito doente eu e minha filha moramos em cidades diferentes, ela no Rio de Janeiro e eu em Goiás. Mora só ela com a filha. Não sei o que fazer.
    Um grande abraço.
    Reni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *