“Após o câncer nada será como antes.” – Letícia Norata

“Após o câncer nada será como antes.”

Gente, vocês se lembram daquela menina, a Letícia, que eu ajudei a divulgar no facebook, que estava em tratamento contra um câncer, e  fez uma rifa para custear o exame de pet scanPois é… Como se não bastasse o sofrimento e o desgaste que o tratamento contra um câncer causa, ela se viu sem poder dar continuidade ao tratamento. E teve que fazer uma rifa para pagar o exame que custava R$3.500,00.

Ela estava se tratando pelo SUS (Sistema único de Saúde). Mas durante todo o tratamento, a máquina de pet scan estava parada. E ela teve que pagar do seu próprio bolso pelos exames! No entanto, no terceiro exame, ela foi demitida e não teve mais condição de custeá-lo. Daí surgiu a ideia da rifa. Mas essa história, merece ser contada pela própria Letícia, que venceu não só um câncer, mas o descaso e abandono, da saúde pública no Brasil.
apósocâncer - linfoma-HODKING-cancer-mama-quimioterapia-dascoisasquetenhoaprendido

 

Com vocês: Letícia…

Olá sou a Letícia Norata, tenho 21 anos, sou mineira atualmente morando em Brasília capital, solteira, amo ouvir música, dançar sair com os amigos, sorrir! Isso é o que mais gosto de fazer! 

 

O câncer que tive foi o LINFOMA DE HODGKIN, que se origina no sistema linfático.

Descobri que tinha câncer quando fui ao hospital pegar um atestado porque estava cansada, sentindo falta de ar. Pensei que fosse stress, e chegando lá fizeram raio x por suspeita de dengue, no raio x deu que poderia ser uma aneurisma, daí pediram tomografia que deu que era um tumor, depois disso fiz 2 biópsias para saber a patologia!
Enquanto chorava e os médicos me consolavam, um filme da minha vida passava na minha cabeça… de tudo, da infância até aquele dado momento!
Chegar naquele hospital e ver que tudo era real, me deixou louca, chorei. Foi horrível!
O tratamento foi muito sofrido, eu passava muito mal. Não conseguia nem ir às  consultas, se fossem perto da sala de quimioterapia.
A partir do terceiro ciclo de quimioterapia, esse foi o momento mais difícil, porque já não conseguia tomar as medicações e não passar mal. Ficava de 4 a 5 dias passando muito mal, daí pra frente só fui piorando! Radioterapia foi tranquilo.
Estou em remissão há 4 meses, faço acompanhamento de 3 em 3 meses.
após o câncer - linfoma-HODKING-cancer-mama-quimioterapia-dascoisasquetenhoaprendido
A história da rifa foi assim… Eu me tratei pelo SUS, mas precisava fazer um PET SCAN a cada três meses. E durante todo o meu tratamento, a máquina estava parada. Então eu paguei os exames por minha conta. Mas no terceiro exame, eu tinha sido demitida e não tinha mais dinheiro.
Fiquei triste e REVOLTADA por saber que a rede pública tinha a máquina, mas ela estava parada nos corredores do hospital sem nenhuma justificativa. Apenas diziam que não tinham sala disponível para por o equipamento!!!!
Daí tive a ideia de fazer uma cesta de chocolate e rifar. Aí, a tia de uma amiga me deu uma máquina de fazer pão e disse para fazer a rifa dela.
Então, começamos a divulgar no facebook. Faltava exatos R$1.400,00 para terminamos de vender, até que a minha história foi divulgada no correio Brasiliense, um jornal da minha cidade, em 5 minutos um médico depositou o dinheiro que faltava!
apósocâncer - linfoma-HODKING-cancer-mama-quimioterapia-dascoisasquetenhoaprendido
DIRIA PARA QUEM ESTÁ ENFRENTANDO O MESMO PROBLEMA, ser forte, nunca abaixar a cabeça para as dificuldades. O câncer não será a ultima coisa que vai acontecer na sua vida! Muitas outras coisas virão: felicidades, tristezas, mas após o  câncer nada será como antes. 
SE MANTENHA FORTE, converse com amigos… se quiser chorar, chore! Mas não se feche ao mundo, VOCÊ NÃO É A PRIMEIRA, E NÃO SERÁ A ÚLTIMA PESSOA A ENFRENTAR ESSA DOENÇA.
apósocâncer - linfoma-HODKING-cancer-mama-quimioterapia-dascoisasquetenhoaprendido
Minha vida hoje está totalmente diferente de antes, O CÂNCER TROUXE PESSOAS BOAS PARA PERTO DE MIM. Eu estou, mais madura para tomar decisões e realizo tudo que quero. Tenho mais auto confiança depois do câncer.
TENHO MUITOS PLANOS …
Quero AJUDAR AS PESSOAS com esta doença e sem ela também. Estou no primeiro semestre de psicologia, e quero me dedicar a área da oncologia.
 
apósocâncer - linfoma-HODKING-cancer-mama-quimioterapia-dascoisasquetenhoaprendido

Se você gostou deste post, e se fortaleceu ou se beneficiou de alguma forma com a história da Letícia, deixe o seu comentário, compartilhe sua experiência. Enfim, leve essa corrente do bem adiante! A Letícia, e eu, ficaremos muito felizes em saber!

Inscreva o seu email e receba em primeira mão conteúdos e atualizações do meu blog.

3 Comentários


  1. Vai passar pra você, assim como passou pra gente também! E você sairá dessa história muito mais fortalecida! Beijão!


  2. Amém querida !!! Descobri que estava com câncer de mama no décimo período de Psicologia, me formei em março de 2016. A caminhada não é fácil e essa profissão que tanto pôde proporcionar-me contingência para prosseguir!!!! Boa sorte quanto ao curso…,. Eu continuo no tratamento “8 ciclo de 12 da quimioterapia branca.” Abraços !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *