Tudo o que você gostaria de saber sobre a radioterapia e seus efeitos colaterais

Muita gente não tem a menor ideia de como funciona a radioterapia e seus efeitos colaterais, quais são.

Meu tratamento de radioterapia incluiu 28 sessões diárias, de segunda a sexta feira. Então, demorou quase dois meses para realizá-lo.

Eu mesma, antes de fazer o tratamento, imaginava que por se tratar de uma radiação, e como ouvia dizer que queimava a pele, pensava que fosse entrar em uma máquina que iria enviar raios ultravioletas  na minha ” peitchola”.

radioterapia e seus efeitos colaterais
 

E que esses raios iriam esquentar a minha a pobre coitada, que já foi cortada… E com isso, detonar a minha prótese.

Pois como fiz a mastectomia com reconstrução imediata, já saí “siliconada” do centro cirúrgico.

Fiz essa cirurgia na Alemanha, quem ainda não conhece essa história leia neste link. E lá esse procedimento é bem comum.
Mas aqui no Brasil, os médicos torcem um pouco o nariz para esse procedimento. Preferem que suas pacientes usem um expansor e só reconstruam os seios no final do tratamento.

Segundo eles, com a rádio, o risco da prótese encapsular é muito alto. E a prótese encapsular é o seguinte: o silicone sofre uma contratura, vira pedra! Tipo uma bola dura e deformada!

 

radioterapia e seus efeitos colaterais

Então, eu obviamente morria de medo que isso acontecesse comigo!
Mas meu onco me acalmou, mostrando que esse risco existe para toda mulher que põe um silicone no peito.

Já que tinha que encarar, coloquei na minha cabeça que se algo desse errado. Quando fosse fazer a mastectomia preventiva no outro seio, consertaria o seio “encapsulado” também.

Mas Graças a Deus! Não aconteceu nada disso, meu seio está apenas bronzeado além do normal (parece que eu peguei muito sol apenas um seio).

radioterapia e seus efeitos colaterais
Quase não se nota a diferença! há-há-há

Enfim, o bichinho está um pouco chamuscado, mais inchado e duro que o normal.
Mas SÓ ISSO! Nada demais… Nada que a minha ultra-mega-power fisioterapeuta, Jaqueline Figueiredo, com seus dedos de ET, não resolva em algumas sessões.

A Jacke cuidou de mim e das minhas peitcholas, quando fiz a mastectomia com esvaziamento axilar e perdi o movimento dos braços. Então, hoje soltar somente os seios é molezinha para ela.

Ver post FISIOTERAPIA PARA MASTECTOMIZADAS

Quando digo soltar, é porque com a rádio, voltei a ter uma sensação de que o seio está dando câimbra e a axila repuxando. Além disso, do meio para o final das sessões comecei a sentir umas pontadinhas no seio. Mas nada desesperador.

Quanto ao cansaço, que o meu onco me avisou que sentiria, sinceramente imaginava aquela prostração que ficava PÓS quimioterapia. Então, não senti nada demais.

Tanto que ia e voltava sozinha da rádio, dirigindo. Minha irmã foi comigo nos dois primeiros dias, mas foi tão tranquilo que decidi que não precisava de companhia.

radioterapia e seus efeitos colaterais

Então é isso! Só isso que é o tratamento de radioterapia… Os efeitos colaterais são nada, se comparado a um ciclo de quimio. Nenhum bicho de sete cabeças que o nosso medo fica imaginando!

Quero agradecer a equipe da clinica São Vicente que sempre me atendeu com o maior carinho.

 Aqui nesse vídeo, eu conto  em detalhes como funciona a radioterapia e seus efeitos colaterais.

29 Comentários


  1. Bom saber uma força e tanto estou aguardando para fazer as minhas !!!!


  2. Já vou fazer minha 2 cirurgia ainda não sei quando vou fazer minha radioterapia

Página 1 de 6 Próximo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *