5 coisas que o Câncer e o meu Aniversário me  ensinou sobre Autoestima e Felicidade

Ontem foi  o meu Aniversário!!!!! Se você não sabia , Pode me dar Parabéns atrasado mesmo, porque eu vou adorar!  : D Mas antes eu quero compartilhar com você  as  5 coisas que o Câncer  e o meu Aniversário me ensinou sobre Autoestima e Felicidade. E principalmente: Como aumentar o seu contentamento pela sua vida!

IMG_4927 (2)Só quem sobrevive a um Câncer sabe o significado de uma data como essa: Renascimento!!!!!

Que fique claro que a autoestima na qual eu me refiro não é simplesmente se achar feio ou bonito.

Mas é o sentimento de merecimento e realização  pela nossa vida.

E Felicidade também não é aquela coisa que a gente vê nos filmes românticos e nas histórias infantis de “viveram felizes para sempre”. Isso é irreal e só aumenta a nossa insatisfação.

Felicidade pra mim, tem muito mais a ver com contentamento. Você é do tipo que não gosta de comemorar o seu aniversário? Fica até meio “deprê” no dia do seu Niver porque está ficando mais velho?  Você conhece alguém assim?

Parece louco isso, mas eu mesma, antes de ser diagnosticada, confesso que não gostava de comemorar o meu aniversário. Quando ia chegando a data ia batendo uma angustia e, embora eu “comemorasse” com a família e amigos ( não dá pra gente se isolar do mundo, né? ) , tudo que eu queria era ficar sozinha e que essa data passasse logo!

Era uma sensação de vazio, um sentimento de insatisfação e de que a vida estava passando muito rápido, e eu, ficando velha… No entanto, no meu ultimo aniversário, eu estava em meio a um tratamento de câncer, totalmente careca e muito, muito feliz!

e5f6b4e4-c978-46e7-8875-08aff18b9cfd

E nesse aniversário então… O meu segundo desde o diagnóstico e o meu primeiro niver depois do término do tratamento.  Estou comemorando o primeiro ano da minha “ Sobrevida”… Esse é o nome (horroroso)  que a medicina dá aos anos de vida de uma pessoa depois que ela foi diagnosticada com câncer.

Ou seja, a partir de agora a cada ano que passar , a cada novo aniversário é um ano da minha  ( Afff!) Sobrevida. Mas eu prefiro pensar que esse é o meu primeiro ano do meu Renascimento! Então, dá pra você imaginar como estou me sentindo, né?

pintonolixo blog cuspindoproalto

Desde que fui diagnosticada, tenho adorado a data do meu aniversário. Essa transformação tão radical de comportamento é reflexo da mudança da minha perspectiva da vida e felicidade depois do Câncer.

Ninguém é obrigado a dar uma festa de Aniversário, mas se você fica triste ou angustiado com o seu aniversário, vale à pena, assim como eu fiz,  avaliar  como está o seu grau de contentamento com a sua vida. você irá se surpreender com as respostas que vai encontrar…

Faça uma  auto avaliação sincera. Ah! Muita atenção nessa hora: Essas são as minhas respostas para os meus questionamentos.  É a minha verdade. Pode não ser necessariamente o que você está procurando, mas acho que elas podem te inspirar a aumentar seu grau de contentamento pela sua vida…

  1. VOCÊ CONSEGUE SE LEMBRAR DE QUEM VOCÊ ERA, ANTES DO MUNDO TE DIZER QUEM VOCÊ DEVERIA SER?

Entendi que antes do diagnóstico, eu estava, muito insatisfeita com a minha vida. Na verdade eu estava  vivendo no piloto automático e nem tinha consciência do quanto estava distante dos meus valores e de quem eu verdadeiramente era. Eu estava vivendo uma vida pautada no que os outros esperavam que eu fosse.

O tempo todo o Mundo sugere modelos de comportamentos, influencia nas nossas escolhas. E se não estivermos muito conectados com a nossa voz interior, vamos assumindo tantos papéis que nos perdemos da nossa essência. E advinha? O câncer  me trouxe de volta pra mim mesma.  Óbvio, que ninguém precisa de um Câncer para parar tudo e fazer uma análise sincera de como está a sua vida. Só é preciso coragem!

  1. TODO O NOSSO DESCONTENTAMENTO POR AQUILO QUE NOS FALTA, PROCEDE PELA FALTA DE GRATIDÃO POR AQUILO QUE TEMOS

Enquanto eu estava em tratamento eu tive a oportunidade de olhar pra minha vida com mais cuidado. E com um olhar muito diferenciado: Ao invés de focar no que me faltava, atitude que obviamente me deixava ainda mais insatisfeita sobre minha vida e quem eu era, eu comecei a ver as coisas boas que eu tinha na vida e agradecer!

Família, amigos,  meu cachorro,  a oportunidade de estar me tratando, todas as oportunidades que tive na vida, meus talentos, um teto, a felicidade de sempre ter tido refeição na minha mesa, de ter estudado, poder respirar, andar, comer e mais uma infinidade de coisas que eu poderia citar até amanhã e eu não terminaria de escrever aqui!

Sim minha gente, Gratidão é um sentimento muito poderoso e tem o poder de curar! E não cura só câncer não! Cura as nossas angústias pelo que vai acontecer no nosso futuro, frustrações pelo que nos falta e  mágoas do passado. E uma coisa que ficou muito claro pra mim é que as pessoas felizes não são necessariamente gratas.

Mas as pessoas  que são gratas, são as que  tornam-se felizes. Agora presta atenção, gratidão não é uma palavrinha bonita pra você fazer post bonitinho nas suas mídias sociais. Ele é um sentimento que assim, como um músculo, precisa ser exercitada para crescer.

Existem várias formas de praticá-la. Eu tenho o meu caderno onde estou sempre escrevendo e agradecendo. Atualmente, existem até aplicativos no celular. O gostoso mesmo é você agradecer… Ao Universo, Deus, às pessoas, às oportunidades e até mesmo pelos desafios e dificuldades…

Vale à pena focar nas coisas boas que você tem na sua vida pra agradecer . Por que? Porque na vida, tudo o que a gente coloca a nossa atenção é o que vai crescer. E pode acreditar, por pior que a vida esteja, sempre há motivos pra agradecer…

  1. O MOMENTO PRESENTE É SEMPRE PERFEITO

Não me lembro de viver tanto no momento presente, quanto enquanto estava em tratamento.  A gente vive em função do tratamento, e acaba vivendo um dia de cada vez. Sem criar muitas expectativas e quando isso acontece, conseguimos saborear mais a vida!

Mesmo que ela esteja difícil,  passa a ter outro sabor e vale à pena! Foi exatamente a partir dessa experiência que eu experimentei viver um dia de cada vez, Sem o peso do passado, Sem criar expectativas sobre o meu futuro.

E isso torna a vida mais leve e divertida! Não se culpe pelos erros que você cometeu. Foram eles que te tornaram quem você é hoje. Não se angustie  pelo o que ainda vai acontecer.  O futuro é só a sua imaginação. Não é real. A realidade existe somente no aqui e agora.

  1. DESAPEGUE . NÃO QUEIRA QUE O TEMPO VOLTE, NEM QUE AS LEMBRANÇAS BOAS JÁ VIVIDAS SE REPITAM, QUEIRA APENAS NOVAS HISTÓRIAS

Às vezes vivemos coisas tão boas no passado que ficamos agarrados a essas lembranças… Tenho excelentes memórias da minha juventude, do tempo de faculdade. Mas passou! Quando a gente pensa que o que  já vivemos foi o melhor momento das nossas vidas, estamos dizendo pra nós mesmos que não teremos mais momentos memoráveis na vida!

E nos fechamos para novas possibilidades! Não quero esquecer das coisas boas que já vivi. Mas tenho certeza que a vida irá me proporcionar momentos ainda mais felizes!

  1. FAÇA VALER A PENA!

Alguém amaria estar no seu lugar ! Então se o lugar é seu , ame! Sorria todos os sorrisos que puder.  Cante as canções que sabe, divida os talentos que tem . E principalmente, aproveite cada dia que ganhar. Quer dádiva maior que mais um Aniversário? Está ficando mais velh@? Que maravilha! A única maneira de você parar de envelhecer é parando também de viver.

happiness-balloons



É com muita alegria no que anuncio que estão abertas  as inscrições para a Mentoria:

 Minha Alimentação Anticâncer 
DETOX TERAPÊUTICO

Esse é o meu acompanhamento de perto por 1 ano para te ajudar a transformar a sua saúde através da alimentação. 

CLIQUE em AQUI para conhecer mais detalhes e garantir a sua participação

⬇️⬇️⬇️

18 Comentários


  1. A perda do cabelo foi muito difícil pra mim, mas também foi um período de muito aprendizado e descobertas sobre amor próprio. Mantenha-se aberta pra essa experiencia. Como sempre digo: #SomosMaisQueCabelo.
    Beijão!


  2. Eu estou na quimioterapia oral ainda para diminuir o tumor e cirurgia será em junho, no mês da minha filha. Em agosto certeza que já estarei careca, hoje o cabelo bate quase na cintura, mas tudo pela luta, pra vencer essa guerra contra o câncer, artigos maravilhosos!


  3. Muito interessante to chegando ao fim das quimioterapias e vc está me ajudando muito.Obrigada bjs


  4. Feliz aniversario Patricia. Tudo de bom!


  5. Patricia.parabéns!!! Que DEUS te ilumine. Saúde e Paz. Eu tbm tive câncer .fiz duas mastectomias estou em reconstrucâo das mamas. Bjos


  6. Parabéns por todo exemplo de força!!


  7. Gratidão querida!
    O câncer não foi mais forte que ela não! Porque ela não se curvou à doença. Pelo contrário, se manteve positiva e era inclusive capaz de fazer planos! Simplesmente, chegou a hora dela. Uma hora vai chegar pra todas nós! Beijão!


  8. Parabéns!!! Você mim fez chorar com esse artigo li tudo, fiquei lembrando da minha prima que não está mais aqui, ela era muito positiva não reclamava da doença só fazia planos para a vida após o tratamento, só que o câncer foi mais forte que ela. Continue com esse otimismo sempre muita saúde, paz, todos os dias. Feliz aniversário!!!


  9. Perfeitas palavras. Só quem teve esse diagnóstico que consegue entender a verdadeira importância de tudo o que você escreveu.
    Graças a Deus estou entrando no terceiro ano de “sobrevida/renascimento”.
    A doença nos cura de muitas outras que temos é não percebemos. É esta sensação que tenho hoje. Os valores mudam completamente.


  10. Nossa que linda história. Que superação……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *