5  Verdades que irão te libertar do Medo da Metástase (e outros fantasmas que te aterrorizam)

O Medo da Metástase é um fantasma que aterroriza muitas mulheres, mesmo depois de terminado o tratamento há anos e que aparentemente levam uma vida normal.

Se não dominarmos esse medo, nós corremos o risco de ficarmos reféns do câncer por toda a nossa vida.

E a cada novo resfriado, a cada novo check-up o medo se torna incontrolável, a ansiedade toma conta do nosso coração e não é raro sentirmos palpitações, falta de ar, etc.

E quando ouvimos a palavra recidiva, sentimos calafrios…  Mas se nós não conseguirmos vencer esse medo, ele vira a nossa sombra e irá nos perseguir  a ponto de roubar o nosso sono, nossa paz e a nossa alegria de viver.

Me pergunta como eu sei disso?

Sim, durante muito tempo o medo dominou a minha vida. Hoje não mais…

Me lembro da insegurança que eu senti quando terminei os meus ciclos de quimioterapia. Nas primeiras semanas sem quimioterapia, eu estava muito feliz, mas ao mesmo tempo me sentia desprotegida.

A todo tempo eu pensava se os 16 ciclos de  quimioterapia tinha sido suficiente para matar todas as células cancerosas que existiam no organismo.

Parece loucura, mas de certa forma, eu preferia a “sofrência” da quimioterapia à possibilidade do Câncer voltar. O Medo da Metástase estava me torturando…

Eu vivia pedindo exames para o meu oncologista, até que em uma conversa, ele filosofou ( gente, meu onco é um filósofo. He! He!) :

“Paty, não tem jeito… Você vai ter que conviver com esse fantasma para o resto da sua vida. O meu conselho é que você o transforme no Gasparzinho Camarada…”

Nessa época eu já havia iniciado a minha viagem para dentro de mim mesma: Eu estava fazendo um curso de autoconhecimento e comecei a investigar meus temores, porque a melhor forma da gente vencer o medo da Metástase, ou qualquer outro medo,  é encarando ele de frente.

medo da metástase

Então, quero compartilhar com você algumas verdades que descobri desde que mergulhei no Autoconhecimento e que me libertou do Medo da Metástase e todos os outros medos que por muito me aterrorizaram e paralisaram.

1) O MEDO FAZ PARTE DA SUA NATUREZA

Eu não vou entrar em detalhes aqui, mas o nosso cérebro foi projetado para entre outras coisas, sentir medo.

É o medo que nos preserva, que nos avisa de um perigo . É porque fomos projetados para sentir medo, que a gente atravessa a rua com cautela e não morre atropelado.

O medo é fundamental para a nossa autopreservação. Ou seja, o medo existe pra nos preservar de algum perigo ou de algum sofrimento. Então, sentir medo é normal. O medo nem sempre  é patológico…

Aquele que não tem medo, mesmo que lá no íntimo, lá no fundinho mesmo, atire a primeira pedra!

medo da metástase

Segundo a psicologia, o medo tem estágios ou seja, ele vai tomando uma proporção até que você tenha seus sentimentos e emoções estabilizados, ou não.

Então, faz parte da vida sentir medo e ficar ansioso. O que temos que avaliar é o limite, ou seja, quando essas sensações se tornam insuportáveis. Aí sim merecem intervenção profissional.

2) O MEDO SE ALIMENTA DO DESCONHECIDO

medo da metástase

Uma criança que tem medo de ficar no escuro, ela não tem medo do quarto dela, mas do que pode estar lá dentro.

A melhor maneira pra fazer ela parar de sentir medo é jogar luz na escuridão. Ou seja, procure saber mais a respeito do que você tanto teme.

Tenho aprendido que conhecer melhor o que nos mete medo, nos ajuda a gerar coragem para superá-lo. Se inteire mais sobre o assunto que o atormenta, qual a probabilidade (real) de você ter metástase?

Busque exemplos de pessoas que já viveram ( e superaram ) a metástase. Você verá que o fantasma não é tão feio quanto pintam!

3) ONDE COLOCAMOS O NOSSO FOCO É ONDE AS COISAS ACONTECEM

medo da metástase

Onde você tem colocado a sua atenção?

Se você quer vencer o medo, pare de focar nele, foque na sua coragem.

Pense em pelo menos um momento que você foi corajosa: Eu fui corajosa ao decidir fazer a minha mastectomia na Alemanha, longe da minha família e amigos.

Fui corajosa ao encarar o protocolo do meu tratamento: 16 ciclos de quimioterapia e 28 sessões de radioterapia.

Quando decidi fechar minha empresa, mudar de vida, iniciar uma nova profissão e reconstruir a minha vida do zero.

Então, quando o meu medinho , fica metido a besta e começa a crescer, eu olho bem pra ele e digo:

“Pode parar! Eu já superei o câncer uma vez, posso vencê-lo novamente e, quantas vezes forem necessárias.”

4) O MEDO É UMA ANTECIPAÇÃO DA DOR DO FUTURO

medo da metástase

Já reparou que   nossos medos e  ansiedades normalmente são baseados em algo que vai acontecer no futuro?

Quando a nossa mente está muito conectada ao futuro, nós sentimos ansiedade. Isso é sinal que a gente perdeu o bonde do momento presente.

E por mais estranho que isso pareça para você agora, o momento presente é sempre perfeito.

Então, sempre que você sentir medo, avalie se o seu medo é real ou imaginário. Se não é apenas uma projeção pessimista do futuro.

Quando estamos vivendo o AQUI e AGORA a maior parte do nossos medos simplesmente desaparecem.

Viva a sua vida no momento presente: Um dia de cada vez. Porque o seu coração não conhece o que é passado, futuro ou presente. Ele acredita na sua mente.

E sofrer por antecipação é tentar fazer um curativo em um machucado que ainda nem aconteceu e talvez não aconteça nunca.

5) A VIDA COMEÇA ONDE TERMINA O MEDO

medo da metástase

Quando eu fui diagnosticada eu tive muito medo de morrer. Depois tive medo de fazer quimioterapia.

E nos últimos ciclos quando o meu organismo estava bem debilitado, senti medo de  não suportar o pancadão do tratamento.

Tive medo da rádio derreter a minha prótese de silicone e me queimar, e por fim, senti medo da metástase.

Todos esses medos que eu senti, nenhum deles aconteceu. Eles me aterrorizaram, me paralisaram , me fizeram sofrer e nenhum deles aconteceu.

Hoje eu percebo que mesmo antes do diagnóstico, eu vivia a minha vida pautada em medos.

Eu estava insatisfeita com a minha vida profissional, mas tinha medo de mudar,porque acreditava que estava velha demais pra recomeçar uma nova profissão.

Aceitei relacionamentos que me acrescentaram muito pouco por medo de ficar sozinha.

É impressionante como escolhemos o sofrimento  da nossa zona de conforto ao desconhecido por medo!

E por medo,  aceitamos uma vida muito menor que a vida que nascemos pra viver.

Meu desejo é que você perca o medo de sentir medo da Metástase. E finalmente gere a coragem que já existe dentro de você para viver a vida que você merece!

Se você não consegue dominar o seu Medo e Ansiedade para retomar o seu equilíbrio emocional e seguir em frente com a sua vida…

Se você se sente refém do câncer e não está conseguindo virar essa página…

Saiba como eu posso te ajudar de perto nesse processo. 

Porque não há nada que justifique você viver eternamente com Medo, imersa em sofrimento e dor porque recebeu um diagnóstico de Câncer.


23 Comentários


  1. Oi Mirian,
    Eu que agradeço você ter compartilhado um pouquinho da sua história de superação! Aliás, parabéns pela força e pela quebra de paradigmas… O caminho é esse mesmo! Beijo no seu coração!


  2. Estou entrando no final das quimioterapias
    Confesso que li muito sobre o câncer e seu tratamento aliado as quimioterapias vermelha e branca.
    Quando fiz a primeira vermelha, entrei em pânico total. Tive os mais efeitos colaterais possíveis por conta do pânico. Na minha idade, aos 72 anos era para ser preocupante. Porém após vencer esse terror, encarei a segunda com propósito de não ser uma tortura e sim uma aliada ao meu tratamento. Busquei uma psicóloga só por duas secções, adotei a acunputura, e pilates além da fisioterapia. Hoje continuo com as três . Além de caminhada. Graças a Deus estou bem e sigo sem pensar em mais nada. Quebrei todos os paradigmas dos lugares proibidos, vou a teatro cinema , sempre procurando os melhores horários. Vou a shopping com netos . Estou levando minha vida dentro da normalidade. Em nenhum momento penso em câncer. Estou focada só na complementação do tratamento, pois já foi r tirado através de um quadrante e sentinela com 22 linfonodos, sendo que um ,era cancinomaSou católica e acredito que Deus no nos dá um fardo maior daquilo que não possamos carregar. Nenhum efeito colateral dos que li me foram sentido. Às vezes sonoilência após a quimioterapia, porém só consigo dormir quando chego em casa. Boa alimentação. Exames excelentes , graças a Deus e estou caminhando para a terceira últimas. Tenho tanto sorte com minha enfermeira , minhas veias pegam de primeira, sem,sofrimento. Maria na frente ,me protegendo , a palavra do dia quando sento na poltrona e pego o meu iPad para navegar. Nem olho para a pulsão da veia, entrego o braço e relaxo.
    Quero que o meu depoimento sirva de incentivo e exemplo para todos e demais de minha idade. Vamos em frente, tem muita coisa para ser vivida
    Quando recebi a notícias , elevei o pensamento a Deus e me entreguei.Prometi ao meu marido naquele momento que eu não faria daquilo uma tempestade. Sem depressao, nem estresse. Tive problemas pos operatório, como alteração de glicemia, fui para Uti por uma noite. Depois vítima de um seremum, cicratizacao difícil , 15 dias de dreno mais 5 punções, graças a Deus, passou como tudo na vida. Estou 100% de movimento do braço. Cicatrizes nota10 , a mama nem parece está linda . Estou completando 7 meses dia 10. Terminarei essa etapa dia 26 e começarei as rádios.
    Vamos em frente.
    Parabéns pelo seu canal de comunicação; porque levar nossa experiência aos demais é algo que enobrece o seu humano.
    A corrente só se fortalece com a qualidade dos elos. A luta é constante e temos muito que oferecer nessa vida em prol de nossos irmãos vítimas ou não de um câncer .
    Obrigada pela oportunidade de me pronunciar. Desculpa a extensão de meu depoimento.
    Beijo
    M.miriam


  3. Olá Paty.
    Realmente. Não sofri com diagnóstico nem com tratamento. Estou enfrentando numa boa. Mas o medo de metástase é tremendo. De ter que passar por tudo de novo.
    Tenho que trabalhar isso.


  4. Obrigada Paty
    Este texto hj foi td o que precisava ouvir .
    Passei por tds estes momentos e hj levei meus exames ao oncologista e Mastologista ,com medo dos resultados!!!
    Exatamente neste mês que faz um ano da descoberta do meu CA.
    Graças a Deus ,td certo ,só terminar alguns exames
    Porém hj tenho este medo que apavora
    Lendo este texto ,me reanimei !!
    Obrigada


  5. Eu tive em 2005….descobri por acaso. ..nao entendi algumas questões aqui falada…
    1…o meu bi.rads deu 4
    2…o meu estágio deu 4…
    Nesse parecer, tudo deu muito alto, porém, o neu nodulo tinha 2 cm, fiz 2 quadrantes, tirei o linfo sentinela e outro, mas nenhum tinha comprometimento , o tumor tinha 67% de comprometido, porem não saiu para nenhum outro lugar….enfim, apesar do diagnóstico ser de um jeito, o resultado foi outro. ..ja faz 12 anos,…mas, ainda morro de medo de fazer revisao… (tinha medo, espero nao ter mais depois de tudo que li), apesar da minha radioterapeuta dizer que dificilmente eu voltarei a ter cÂncer de mama….passei 6 anos sem fazer revisao, sempre adiando…fiz ha 4 meses e esta tudo bem….diante disto tudo, eu ainda recomendo que, apesar dos meus medos de fazer exames, a minha cabeça é ótima e eu nao vivo pensando en câncer, pelo contrário, é como se eu nunca tivesse tido, vivo de uma forma que é como se fosse semore saudável, e eu sou….tenho 65 anos, nao gosto de remédios, tenho a saúde maravilhosa. ..e um DEUS lindo que cuida de mim….mente sa, corpo são. ….amei essa reportagem, vou tirar de mim esse medo. ..muito grata, e que TODAS tenham a certeza de que NADA está perdido. ..um GRANDE abraço e a graça e a paz do SENHOR estejam com vocês. .


  6. Paty, obrigada pelo texto, era tudo que eu precisava ouvir, pois vejo que sua história é muito parecida com a minha, até nos detalhes,fazem 10 meses da última quimio e eu estou na fazenda de ficar pedindo exames ao meu onco, ele já disse que não precisa de tantos exames e que eu estou bem e tenho que acreditar nisso, mas o medo de passar por tudo de novo não é fácil, mas graças a Deus eu estou aos poucos conseguido superar essa fase é ficando cada dia mais forte e segura, hoje eu posso dizer que meu medo está no nível 1 e 2 cuidado e prudência
    E bola pra frente, mudei minha vida pra melhor, tenho uma boa alimentação, prático exercícios e o câncer me aproximou do meu marido, familiares e verdadeiros amigos, parece mentira, mas hoje eu sou mais feliz do que era antes de ter câncer de mama
    Meu futuro a Deus pertence,
    Beijo e Paty vc faz parte dessa minha história,e vejo muito em vc, parabéns pelo seu trabalho!!!


  7. Eu descobri CA coloretal em 20 15 já com metástase nos pulmões e tomando quimio foi tbm pro figado. ..nossa quase morro de medo,tratei com radio n pode fazer cirurgia ,câncer com metástase não faz cirurgia bem.isso ouvi de vários oncologistas ,no intestino estou curada,tomo quimio a cada 15 dias são 46 horas de quimio,no os nódulos dos pulmões são pq estão controlados, do figado eram 2 um secou com as quimios o outro é bem pq..
    Hora cresce hora diminue. ..fico 24 horas pegada com Deus ,não tem sido fácil esses últimos meses,mas procuro não lembrar que tenho essa enfermidade,levo vida normal,faço tudo,mesmo nos dias que sou com a infusão da quimio.


  8. Oi Nilde,
    Quando a gente entende os mecanismos e os gatilhos que aumentam o nosso medo, fica mais fácil dominá-lo. Beijão!


  9. Medo, metástase e recidiva um terror, já estou pra fazer 5 anos de aromazin e o medo de parar com a medicação e o câncer voltar, ansiedade, pânico, psicólogo, psiquiatra isto é o que penso, não somos entendidas, esta frase: o pior é que ninguém tem nada a ver com isso, doe muito, não quero passar por tudo novamente então o medo toma conta de mim, fico muito impressionada quando sei de um novo caso de metástase, fico em pânico, gostei muito do artigo, bem esclarecedor, obrigada pela oportunidade de entender meus medos.


  10. Estava com um nódulo de 1cm no seio direito , linfonodos livres o médico disse que bastava a retirada do quadrante e radioterapia além de 10 anos tomando anti hormônio, terminei agora a radioterapia e de repente me bateu essa insegurança , confesso que estou com medo que esse tratamento não seja suficiente


  11. Boa tarde!
    E de repente, eu estava com câncer! Assim, do nada, com meus exames em dia.
    Tenho 43 anos, professora, casada e mãe de três filhos.
    Ano passado, em maio, comecei c sangramentos. Em junho e julho hemorragias. Final de julho, após uma curetagem, biopsia e uma ligação do meu gineco: ” a biopsia acusou neoplasia uterino .” Imediatamente ele ja me mandou p onco. Estava c câncer na cavidade atrás do colo do útero, mas ainda dentro do útero, indo p os parametrios. 20 rádios, 2 quimeos e 4 braquiterapias.
    Em out do ano passado, ao realizar o primeiro exame após tratamento, surpresa!!! Nódulos no pulmão, que segundo meu medico, migraram pela corrente sanguinea, antes do tratamento. Sabe-se lá! Mas ainda nao era hora de tratar. Pois eram micro nódulos.
    Em fev pedi alta, voltei a dar aula?. Em final de abril, novos exames e a frase: ” vamos tratar…agora é a hora”.
    Então, vamos lá. De maio a agosto, seis sessões de quimeo, c intervalos de 21 dias.Diante de todos os sintomas, licença saúde novamente. Exame pos quineo… As metástases diminuiram muito, quase a nada, secaram ?. Agora, exames dw controle dw 3em 3 meses.
    E cá estou eu, após tet lido o teu relato, Patrícia, para te dizer que me identifiquei muito com tuas palavras. Aliás, tenho lido tuas postagens, e em cada uma delas, parece que estou falando comigo mesma. Tudo o que falas, são verdades que estão guardadas dentro dw mim e que, por mais q eu bote p fora c meus familiares e amigos, eles não entendem ( embora façam um esforço p tal), e tu, ao relatar tua passagem pelo câncer, parece ter relatado a minha, com detalhes.
    Obrigada querida, por tua garra, coragem e ânimo para falar a todas nós, que temenos, vivemos e passamos pelo câncer.
    Ah! Só uma colocação final, mas não menos importante: durante esses 15 meses de deserto, tive e tenho um pessoa que me mostrou como lidar com tudo isso… Deus. Então, a Ele, toda honra e toda a glória.
    Um abraço enorme Patricia, muita saúde.


  12. Adorei seu comentário tenho muito medo tb fiz cirurgia em2011 na mama meus exames estão td bem só tomo taxamofemo passa muito mal mais resto está td bem


  13. Minha querida, existe uma grande diferença entre assumirmos a responsabilidade pela doença e recuperação da nossa saúde e nos culparmos por que um dia fomos diagnosticadas. tenho certeza que nem eu, nem você desejamos ter um câncer. A culpa nos paralisa e nos impede de retomarmos as rédeas das nossas vidas em nossas mãos. Somos responsáveis, não temos culpa de nada! beijão!


  14. Até que enfim alguém que me entende porque sou culpada por ter adoecido (somatizado), sou culpada por sentir medo (devo ser exemplo de vencedora), sou culpada por nao ver que existem pessoas em situacao pior, culpada por querer ganhar uns qulinhos num mundo de gente batalhando pra sermagra, eu sou culpada por tudo!!!


  15. Era tudo que precisava hoje vivo prisioneira do medo de voltar. Obrigada me ajudou muito.


  16. Querida,
    entendo o seu medo, mas você não tem que permitir que a medicina te diga quanto tempo você vai viver… Na verdade ninguém sabe! A verdade é que todas morreremos um dia !
    O autor do best-seller “Anticâncer”, foi diagnosticado com um câncer agressivo no cérebro, a medicina deu uma sobrevida de 6 meses e ele viveu por mais 20 anos mudando o estilo de vida e alimentação!
    você também pode fazer isso! Beijão!


  17. Diagnosticado ca de reto,fiz Qt e Rt depois retosigmoidectomia + histerectomia e iliostomia protetora,passei novamente por Qt ,fiz a reversao (reconstrucao do trato intestinal) feliz..vida normal..exames bons, durou pouco recidiva em perineo cirurgia complexa amputacao abdomemperianal colostomia permanente. Passei pessimos dias mas spbrevivi..fazendo Qt novamente agora com cateter implantado pois dificil veia periferica..a ansiedade a carencia de afeto sunstitui por comida..engordei ,19 kl em 32 meses..cicatriz horrivel no andomem e em genitalia deu deiscencia de sutura 6 meses apos a cirurgia ainda nao fechou..digo cicatrizou..ultimos exames suspeita de nova recidiva em pelve..to triste com medo, ao ler sobre o diagnostico sobrevida curta ,,60 meses..ja se passaram 36. Medooo


  18. Gosto muito das suas postagens passo no momento por um tratamento de cancer..mas sem a tao temida quimio e com o tempo aprendi a viver um dia de cada vez e valorizar pequenos momentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *