5 Hábitos Saudáveis que garantem uma vida longe do Câncer e outras doenças

Será que alguns hábitos podem realmente blindar nosso corpo contra um Câncer e outras doenças?

E quem já recebeu um diagnóstico de Câncer, como eu? Será que adotar esses hábitos realmente faz diferença para que possamos recuperar a nossa saúde?

Será que nós, pacientes oncológicos, conseguimos criar um organismo anticâncer que elimine o risco de uma recidiva?

É sobre isso que iremos falar nesse Artigo.

Mas antes de falarmos sobre os Hábitos Anticâncer, é preciso que você conheça quais são os 5 pilares que sustentam uma vida saudável.

A partir daí, vai ser fácil entender porque adquirir esses hábitos são tão importantes pra manter não só o câncer, mas todas as doenças, longe de você!

Então antes de começar, eu quero te fazer uma pergunta:Quanto tempo a gente consegue sobreviver sem se alimentar?

Sem beber água?

E sem respirar?

5 Hábitos Saudáveis que garantem uma vida longe do Câncer e outras doenças

Uma pessoa normal consegue ficar cerca até 30 dias sem comer , 3 dias sem beber água e 3 minutos sem respirar.

Por aí você já pode tomar consciência do quanto a Alimentação, a Hidratação e a Respiração são fundamentais não só pra nossa sobrevivência, mas pra que a gente tenha uma vida saudável.

Esses três pilares , juntamente com a Atividade Física e o Descanso, são fundamentais pra te ajudar a gerar a energia que você precisa, independente se você ainda está em tratamento ou não.

Esses são os 5 pilares fundamentais para vivermos com mais qualidade e saúde.

E  se você adotar essas medidas que eu vou abordar nesse Artigo como hábito , você estará dando munição pra que suas defesas naturais possam reagir e recriar um organismo livre de doenças.

Segundo estudos científicos, você precisa praticar algo por no mínimo 30 dias pra que isso vire um Hábito.

Então, o meu desafio pra você é que depois de ler esse Artigo, você busque motivação dentro de você pra mudar o seu estilo de vida. Combinado?

Porque de nada vai adiantar você ter todas em informações, e não fazer nada com elas!

Saiba que se o seu estilo de vida contribuiu pra que você adoecesse, a boa notícia é que, você pode adotar um novo estilo de vida que contribua para que você fique saudável novamente.  E o mais importante: Se mantenha saudável daqui pra frente!

Eis os 5 Hábitos Anticâncer que irão te ajudar a ficar longe do Câncer e outras doenças:

1. BEBA MUITO LÍQUIDO

5 Hábitos Saudáveis que garantem uma vida longe do Câncer e outras doenças

70% do corpo humano é composto por água: Sangue, nossos órgãos, músculos, ossos… Tudo tem água!

Ou seja, somos verdadeiros aquários!

Para se ter uma ideia, a perda média de água do ser humano é de cerca de 2 a 2,5 litros de água por dia, que saem na urina, fezes e suor – em dias quentes, chegamos a perder o dobro disso.

Pois bem, quando você sente sede é porque já teve de 1% a 2% do seu peso perdido em água, que é eliminada a todo momento por meio da transpiração, respiração, xixi e cocô.

Por isso, é preciso repor!

A recomendação da OMS é de 3,7L para os homens e 2,7L para as mulheres (isso incluindo, água, chás, café, sucos, água dos alimentos).

Mas isso pode variar conforme idade, gênero, umidade e temperatura do ambiente, prática de atividades físicas e existência de alguma doença.

Beber pouca água causa: Fadiga, sede exagerada, dificuldade de memória, dor de cabeça e náusea. E ainda podemos confundir a sede com a fome.

Então, bora beber água porque ajuda a emagrecer!

Quais os benefícios da água alcalina?

Também é importante prestar atenção, além da quantidade na qualidade da água que consumimos – a água alcalina traz ainda mais benefícios ao corpo.

Quando nascemos, somos alcalinos. Na medida em que envelhecemos vamos nos acidificando. Uma alimentação alcalina mantém o corpo saudável.

O primeiro benefício da água alcalina é não acidificar o nosso sangue.

Sabemos que a alimentação industrializada, que é rica em açúcar e gorduras, acidifica o sangue. Isso é um fato. O sangue mais ácido está envolvido com doenças degenerativas como a osteoporose e o câncer.

2. DEIXE SEU CORPO SE MOVIMENTAR

5 Hábitos Saudáveis que garantem uma vida longe do Câncer e outras doenças

Praticar Atividades Físicas regularmente reduz o risco de desenvolver 13 tipos de câncer, segundo um estudo publicado em revista científica da Associação Médica Americana (JAMA).

segundo pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer, estima-se que 51% dos adultos nos Estados Unidos e 31% no mundo não fazem o mínimo de exercício físico recomendado para estar em boas condições de saúde.

Os autores do estudo trabalharam com dados provenientes de 1,44 milhão de pessoas de entre 19 e 98 anos nos Estados Unidos e Europa. Os participantes foram acompanhados durante em média 11 anos, período durante o qual 187.000 novos casos de câncer foram diagnosticados.

O estudo não só confirmou a relação, já comprovada por estudos anteriores, entre atividade física e redução do risco de câncer de cólon, de mama e de endométrio. Senão, também revelou este vínculo em outros dez tipos da doença.

Em estudo científico com mulheres operadas de câncer de mama:

Depois da cirurgia e dos tratamentos complementares (de radioterapia e quimioterapia), aquelas que passaram a caminhar por pelo menos 30 minutos, em média cinco vezes por semana – ou fizeram exercícios equivalentes – apresentaram cerca de 60% de redução do risco de recidiva da doença!

Menor mortalidade por câncer de mama e menor probabilidade de morrer por outras causas.

Reduzir em 50% a probabilidade de morrer de câncer de mama ou de intestino, pela adoção de um estilo de vida mais ativo, é um resultado inacreditável: Nenhum tipo de radioterapia ou de quimioterapia – por mais agressiva que seja – demonstrou provocar esse impacto!

Sem contar que a prática de atividades físicas é um ato de amor ao nosso corpo, é uma forma de dizermos pra ele o quanto nós o amamos e respeitamos.
É também uma forma de você fazer o seu corpo sentir desejo de viver.

Porque você está dando liberdade pro seu corpo fazer o que ele foi concebido pra fazer, que é se movimentar…

Nosso corpo foi feito pra caminhar, correr, nadar, dançar e não pra ficar deitado o tempo inteiro, jogado no sofá em frente a TV.

Para mim, o maior benefício em praticar alguma atividade física,  é saber que esse hábito reduz até 70% a possibilidade de uma recidiva ( câncer de próstata, cólon e de reto).  E  50% no caso do câncer de mama, ovário, útero e pulmão. Não temos esse efeito protetor nem com tamoxifeno!

FADIGA ONCOLÓGICA– Se você estiver em tratamento agora, especialmente fazendo Quimioterapia, você pode estar se perguntando:

“Meu Deus, Paty! Como vou praticar alguma atividade se eu mal consigo me arrastar da cama pro sofá?”

5 Hábitos Saudáveis que garantem uma vida longe do Câncer e outras doenças

Então, em primeiro lugar, eu quero que você saiba que esse cansaço descomunal que você está sentindo é normal.  É mais um efeito colateral do tratamento e que surpreendentemente você consegue amenizar fazendo atividade física.

Se você se reconectar com o seu corpo, deixar ele fazer o que ele sabe, que é se movimentar, deixar ele se sentir vivo… Você estará  se conectando com a sua energia vital  e isso certamente irá te  ajudar no seu processo de cura.

A diferença entre fazer atividade física ou não é a mesma coisa que você escolher se deixar levar pela doença ou ir atrás das suas forças vitais

ATENÇÃO- converse com seu médico antes de praticar qualquer atividade física. Especialmente se você ainda estiver em tratamento.

Está gostando desse Artigo?


Inscreva o seu email e receba em primeira mão conteúdos e atualizações do meu blog.

3.DURMA BEM

5 Hábitos Saudáveis que garantem uma vida longe do Câncer e outras doenças

Nada melhor do que depois de um longo dia, dormir profundamente e acordar renovado no dia seguinte.

Mas o sono não assume apenas esse papel revigorante – ele tem diversas outras funções essenciais para o nosso organismo.

Dormir menos que o recomendado (6 a 8 horas em média) ou acordar diversas vezes durante a noite em decorrência de distúrbios como apneia e insônia pode causar mais malefícios ao organismo do que imaginamos.

O sono de qualidade ruim desorganiza o metabolismo e prejudica a síntese de alguns hormônios, favorecendo diversas doenças como obesidade e depressão.

Confira os benefícios que uma noite bem dormida pode fazer pela sua saúde:

-Previne a obesidade

-Combate à hipertensão

-Fortalece a memória

-Previne depressão

-Favorece o desempenho físico

-Controla o diabetes

-Diminui o risco de doenças cardiovasculares

– Inclusive a melatonina que é um hormônio secretado durante o sono inibe o surgimento e crescimento de células cancerosas!

4.DEIXE O ALIMENTO SER SEU REMÉDIO

5 Hábitos Saudáveis que garantem uma vida longe do Câncer e outras doenças

O alimento é o combustível, a fonte de energia para fazer o corpo funcionar.

Sem ele, o organismo começa a gastar a gordura que tem. E quando ela acaba, passa a retirar energia dos músculos, incluindo o coração.

Dessa forma, a pessoa fica muito fraca, não consegue fazer nada e todos os órgãos param de trabalhar.

Embora seja pouco divulgado, a alimentação desempenha um papel fundamental na prevenção do câncer e mesmo na cura da doença.

Na Universidade de Montreal, uma equipe de cientistas estudou mulheres que eram portadoras de genes BRCA-1 e BRCA-2. ( 80% das portadoras sofrem o risco de desenvolver câncer de mama ao longo da vida).

No entanto, esses cientistas, observaram que o risco de desenvolver câncer ao longo da vida diminuía severamente em algumas mulheres que portava o BRCA.

Como ?

Quanto mais frutas e legumes e verduras essas mulheres que corriam risco genético comiam, menor era a chance de desenvolver câncer.

Mulheres que consumiam até 27 frutas, legumes e verduras diferentes por semana ( e a variedade é muito importante) viram seu risco diminuir em 73%.

Ou seja, os “ genes do câncer” só são perigosos quando desencadeado por estilos de vida não saudáveis. ( Nosso dedo= estilo de vida, é que puxa o gatilho).

Na Ásia, os canceres que afligem o Ocidente, como o câncer de mama, de cólon ou de próstata, são sete a sessenta vezes menos frequentes.

E na nossa cultura , os casos de câncer tem aumentando muito desde 1940.

Então o que mudou na nossa alimentação desde então?
5 Hábitos Saudáveis que garantem uma vida longe do Câncer e outras doenças
1. O aumento considerável do consumo de açúcar
5 Hábitos Saudáveis que garantem uma vida longe do Câncer e outras doenças
2. Transformação da agricultura e da criação dos animais, e consequentemente dos nossos alimentos
5 Hábitos Saudáveis que garantem uma vida longe do Câncer e outras doenças
3. A exposição a múltiplos produtos químicos que não existiam antes de 1940.

Em sua obra “O metabolismo dos tumores”, Dr. Warburg demonstrou que todas as formas de câncer se caracterizam por duas condições básicas: A acidose (acidez do sangue) e a hipóxia (falta de oxigênio).

Também descobriu que as células cancerosas são anaeróbias. Ou seja, não utilizam oxigênio na respiração celular.  Então,  não podem sobreviver na presença de altos níveis de oxigênio.

Portanto, o câncer não seria nada mais do que um mecanismo de defesa que certas células do organismo têm para continuar com vida em um ambiente ácido e carente de oxigênio.

Em outras palavras, é uma tentativa desesperada do nosso corpo nos manter vivos!

O nosso organismo foi projetado para ser alcalino. E portanto, organismo ácido é sinônimo de doenças! E fazer uma dieta alcalina é certeza de vida saudável!

Eu decidi adotar uma Dieta Alcalina, porque de todas as dietas anticâncer, é a que me pareceu mais sustentável a longo prazo:

Não é radical , cheia de restrições e também não é cara. É basicamente comer como nossos avôs e bisavôs comiam… Comida de verdade!

A alimentação age no seu corpo todos os dias, pelo menos três vezes ao dia. Então ela pode ser uma forte aliada do seu corpo no processo de cura.

Era isso que eu gostava de pensar e me fez me manter na linha durante todo o meu tratamento.

Aprender a relaxar, gerenciar o stress, controlar a mente, se alimentar de maneira saudável, se hidratar, a prática de exercícios… Tudo isso, vai guiar o curso da sua vida rumo à saúde.

Colocar esses hábitos em prática, infelizmente não nos garante uma vida longe do Câncer e outras doenças.  Mas certamente colabora e muito para a nossa qualidade de vida e saúde!

E principalmente, faz com que a gente retome as rédeas das nossas vidas. Ao invés de se sujeitar à impotência e sofrimento.

 5. RESPIRE … MEDITE…

5 Hábitos Saudáveis que garantem uma vida longe do Câncer e outras doenças

A respiração é a única função visceral que ao mesmo tempo é autônoma. Ou seja, ocorre sem que pensamos nela, como por exemplo, a digestão e os batimentos cardíacos. Mas por outro lado, nós  também podemos controlá-la.

Os ritmos autônomos do nosso corpo (  respiração, variações do batimento cardíaco, os aumentos e as diminuições da pressão arterial) são indicativos de como está a nossa saúde.

Estudos já comprovaram que um bom equilíbrio desses biorritmos é o melhor indicador de boa saúde que se conhece, capaz inclusive de prever a expectativa de vida de uma pessoa.

Ao nos conectarmos com a respiração, nós nos aproximamos da pulsação das funções corporais vitais e as interligamos com o pensamento.

Pensando nisso, a  Respiração é uma porta de entrada para o nosso interior…

E nós podemos influenciar no ritmo interno do nosso corpo, que são estados centrais da boa saúde através da Oração, Mantra, Yoga e da Meditação!

Pesquisadores da Universidade de Ohio e do Instituto Nacional de Saúde Americano publicaram um resumo de todos os estudos científicos a respeito dos ritmos biológicos e a conclusão é que quando eles estão equilíbrio, nossa saúde tem inúmeros benefícios, entre eles:

  • Melhor funcionamento do sistema imunológico
  • redução da inflamação
  • melhor controle da taxa de açúcar no sangue

São justamente esses três fatores que agem contra o desenvolvimento do Câncer.

Como a gente pode usar a nossa respiração para nos mantermos saudáveis?

O que os pesquisadores descobriram é que, praticantes de métodos de relaxamento, como Yoga e Meditação, possuíam ” genes de combate à doenças” bem ativos, em comparação com aqueles que não praticavam nenhuma forma de relaxamento.

Para os praticantes de qualquer forma de Meditação, depois de dois meses, seus corpos começaram a mudar.  Os genes que ajudam a combater a inflamação, mataram as células doentes e protegeram o corpo contra o câncer.
O Mais animador ainda são os benefícios do efeito do relaxamento:

Quanto mais as pessoas praticavam métodos de relaxamento, tais como meditação ou respiração profunda, maiores suas chances de permanecer livre da artrite e dor nas articulações.

Além disso, elas também estavam com imunidade mais forte, os níveis hormonais mais saudáveis e pressão arterial mais baixa.

O relaxamento induzido pela Meditação é considerado um poderoso remédio em tradições como o Ayurveda na Índia ou na Medicina tibetana.

Estes são apenas alguns dos benefícios da Meditação cientificamente comprovados:

1. MAIOR IMUNIDADE
2. EQUILÍBRIO EMOCIONAL
3. ABAIXA PRESSÃO ARTERIAL
4. ANTI-INFLAMATÓRIO
5. CALMA
6. FICAR MAIS PRESENTE

5 Hábitos Saudáveis que garantem uma vida longe do Câncer e outras doenças

Eu comecei a Meditar ainda durante o tratamento, quando acordava de madrugada com crise de pânico, sem conseguir respirar, com sensação de desmaio e taquicardia.

Depois de uns três episódios como esse , fiz uma consulta emergencial com meu oncologista. Eu estava no meu décimo ciclo de quimioterapia.Ainda restava 6 ciclos. mas estava certa que o meu corpo não estava mais aguentando e eu estava morrendo!

Para a minha surpresa, ao me examinar, meu Onco me garantiu que meu coração estava em perfeito estado. E me diagnosticou o Pânico. Me receitou um remedinho tarja preta e recomendou um psiquiatra.

Como detesto tomar remédio e meu Onco me garantiu que eu não estava morrendo,decidi tentar alternativas naturais antes de partir para medicação.

À noite, tomava um chá de camomila ou erva cidreira antes de dormir . Além de  intensificar a meditação que, antes do pânico, fazia esporadicamente. E pasmem: Consegui reverter as crises  pânico! E mantenho esse hábito de meditar antes de dormir até hoje.

ATENÇÃO: Isso foi o que funcionou pra mim. Não é garantia de que vai funcionar pra todo mundo !

E se não funcionasse, eu não teria o menor problema em buscar ajuda de um psiquiatra, psicoterapeuta ou até mesmo um coach! Só quem passa por um diagnóstico de câncer sabe o stress emocional e a pressão psicológica que sentimos!



MARATONA Como Enfrentar o Câncer

15 A 22 DE ABRIL

Episódios com o PASSO A PASSO para trazer Esperança, Confiança e Motivação.

Para acompanhar as aulas ao vivo e receber todos os materiais da maratona, basta clicar abaixo para participar do meu grupo Vip do WhatsApp

⬇️⬇️⬇️

Quero entrar no Grupo-do-ZAP

 

>


43 Comentários


  1. Suas experiências nos mostra que podemos conseguir atravessar esse deserto com força e muita fé. Agradecida!


  2. queridaaaaaa, que alegria saber que estou te inspirando a buscar uma vida com mais qualidade. Acredite em mim: É possível! Ah! Depois me conta o que achou dos livros digitais! Beijão!


  3. Paty, você é inspiradora! Estou na reta final do meu tratamento e com muita esperança de viver muito e com qualidade. Comprei seus livros digitais e aprendi muito. Tento todos os dias, apesar da sofręncia, pensar positivo …. beijos


  4. Olá Patrícia, eu convivo com o câncer a 15 anos, foram 3 recidivas, mas no meu caso, até hj o meu médico diz que sou um milagre. O que eu fiz… Primeiro, eu não vou morrer de câncer. Desde o momento em que achei a “bolinha” debaixo do braço já sabia, em menos de uma semana já tinha feito a autópsia … Todas as recidivas eu percebi antes de fazer os exames. O meu corpo “avisa” …
    E tive pânico, procurei a yoga, procurei motivos para ter acontecido comigo… Deixei claro, que ele não vai me levar, pois minha vida, meu filho e as pessoas são muito importantes para mim. Adoro aprender, e isso me motiva diariamente, as pessoas me ensinam, viver me ensina. E na terceira vez que fiz o tratamento, ainda estou fazendo, percebi que uma das maiores alegrias que tenho na vida é fazer as pessoas felizes. Uma palavra, uma atenção, um sorriso. Percebi que não estava me amando o suficiente. Ainda estava presa a alguns preconceitos. Ainda estava presa a um medo que só eu podia saber. Um medo do futuro, de recidivas, de morte. Li uma frase recentemente, não me lembro onde: transforme seu medo do futuro em uma grande aventura ! Não é bárbaro ? A vida é uma grande aventura, e isso é o que me motiva diariamente a preparar meu corpo para “curtir” essa grande oportunidade que Deus está me dando com tanto amor.
    Agradeço e acho linda a sua iniciativa para transformar em ciência algo que não se consegue conceber … Esse fantasminha que chamamos de câncer, que desde que nos visita pela primeira vez, transforma nosso mundo numa eterna “aventura”. Cada dia, cada momento, se torna especial. Deixamos de ser autômatos para sermos seres viventes e não sobreviventes. Grande beijo,


  5. Oi Patrícia, estou adorando suas orientações. Também me chamo Patrícia Helena, ando meio depre com tudo que está acontecendo. Como você mesma disse, não é um momento fácil da vida da gente. Mas sei que é fase e vai passar. Fiz a segunda sessão de quimio e ando me sentindo bem fraca, indisposta e chorosa. Já sem cabelo e me sinto mal. Mas quero te agradecer pelas dicas, foi muito bom poder achar alguém como você pra nos dá essa força. Obrigada. Bjs


  6. Boa noite guerreiras! Minha mãe foi diagnosticada em janeiro com dois tumores com cerca de 2 e 1 cm na mama esquerda, em fevereiro ela fez a mastectomia, retirou toda a mama esquerda. Na próxima terça feira ela começa a quimioterapia, 4 vermelhas e 4 brancas a cada 21 dias… estamos muito confiantes de qur vamos vencer, desde o diagnóstico passri a ler muito sobre o assunto e frequentar ótimos blogs como esse, dando sempre a motivação e apoio necessário! Sou o mais fiel torcedor de todas vocês, deixo meus mais sinceros desejos de cura! Abraços


  7. Paty faz um post até onde vai nossos direitos trabalhistas, trabalhava 10 anos no restaurante, sai em abril, em maio descobrir que estáva com câncer. Fiz o tratamento recebi benefícios do Inss, falta fazer reconstrução é o inss me deu alta, estou fazendo exame para a cirurgia reconstrução estou desesperada quem vai querer contratar uma pessoa que está mexendo com papel para fazer cirurgia.


  8. Paty gastei muito da matéria está mim ajudando muito pois vou começar a quimioterapia amanhã


  9. Oi Paty. Você é maravilhosa. Pois compartilha conosco todas suas experiências. Não sei como lhe agradecer tanta bondade . Que DEUS lhe abençoe e que lhe ilumine para que possamos ter o privilégio de usufruir da sua sabedoria e boa vontade de fazer o bem a todas as criaturas que como você está passando por essa experiência de vida. Sou eternamente grata . E que DEUS conceda a graça da cura para todas nós. Um beijão!!!


  10. Claro que resolve! mas não é uma garantia 100%. A hormonioterapia reduz a possibilidade de uma recidiva. porém, a prática de atividades físicas (aeróbicas) podem ser ainda mais eficazes que o remédio. Ou seja, se deseja ficar longe do câncer: tome o tamoxifeno e pratique exercícios físicos. Dessa forma, você estará se resguardando ainda mais. Beijão!


  11. Gosto muito de ler suas publicações. São realmente de grande valia, ainda mais, para uma paciente oncológica . ??


  12. Obrigado, por compartilhar tuas experiências, aprendo mais um pouco, um grande abraço


  13. Pathy e o maior exemplo de sabedoria pra nos .


  14. Nunca dormi direito, por causa do meu trabalho, agora que deverei voltar ao trabalho, vou novamente dormir mal, fiquei aterrorizada com a parte da sua matéria que diz DURMA BEM, como farei?


  15. Amei sua matéria! Vou segui -la..me fala como e essa água alcalina, quero usar..bjs


  16. Aprendi muito com a doença hoje sou outra pessoa ??


  17. Essas informações muito interessante importante e valiosas para nosso dia dia pra podermos ter uma vida saudável e orientar nossos familiares. Amei ??


  18. Oi Patricia! Acho muito bonito seu trabalho de auto ajuda aos pacientes de ca de mama, mas sei tbm que vc já descobriu a maneira rápida e barata de aumentar a nossa imunidade e o nosso ph nos tornando alcalinas, vc poderia dar mais dicas claras sobre isso!
    Fico numa espectativa danada!
    Sem mais obrigada e tudo de bom


  19. Não entendi sobre o TAMOXIFENO? Não resolve ???


  20. Durante o tratamento aboli açúcar refinado, farinha de trigo, arroz e massa . Enfim, carboidratos com alto índice glicemico.
    Hoje já me acostumei. Só como pão integral , arroz e massas como macarrão, também como integral. E o açucar eu substituo por acúcar de coco ou mel de agave. Beijão!


  21. Exelente matéria! Muito obrigada! ?????????????


  22. Oi.suas dicas são maravilhosas,Adoro!


  23. Obrigada por encinar tanta coisas boas, tive câncer de intestino, perdi todo o intestino grosso desde de então fico procurando estudar e com vc eu gosto e aprendo muito.


  24. Obrigada Patrícia por me mandar os emails.Grande abraço


  25. Tudo muito interessante e útil.Obrigada por passar tanta sabedoria e passar luz para nossa vida.Parabéns Patricia!Que Deus te abençoe grandemente cada dia mais.Bjo no coração.


  26. Oi Paty, gostei muito das informações que você postou. Vou procurar seguir na íntegra. Um grande beijo.


  27. Oi Paty, terminei as sessões de quimioterapia e agora vou partir para as rádios. Eu gostaria de saber se você realmente aboliu de sua vida o arroz branco, as massas, e a farinha branca, tais como pães, bolos, pizza e outros afins. O açúcar é claro que não uso mais, mas ainda é difícil pois tem açúcar em quase tudo que a gente compra nos supermercados, mas não tomo café, e o suco só sem açúcar. Quanto às frutas e verduras em minha cidade não encontro orgânicos, então estou usando água sanitária para desintoxicar as mesmas.
    A cabeça da gente fica um turbilhão, mas não concebo a ideia de uma recidiva! O que puder fazer para evitar eu quero aprender e fazer.
    Um grande beijo!
    Danizete Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *