Chocolate faz mal à saúde de quem está em tratamento de Câncer?

Essa semana a minha caixa de e-mails lotou com esse tipo de perguntas. Como minhas alunas e coachees também tiveram essa dúvida, decidi fazer uma pesquisa mais profunda sobre esse assunto: chocolate faz mal para câncer?

Bem, aqui estou eu, prontinho para compartilhar algumas informações sobre esse dilema chocolatudo. 

chocolate paciente cancer faz mal pode
Chocolate faz mal para o câncer? Vamos descobrir se o chocolate está no tratamento do câncer! | Foto: Freepik.

Eu sei que é difícil resistir a essa maravilha, especialmente quando se está passando por um tratamento desafiador como o do câncer. 

Mas não se preocupe, vamos desvendar este mistério juntos e descobrir se o chocolate é um amigo ou um inimigo durante essa jornada.

Em primeiro lugar, vamos  tentar entender o que o chocolate tem a ver com a Páscoa e o coelho com o renascimento de Cristo.

A palavra Páscoa vem de Pessach, que significa passagem em hebraico.

É também o nome da antiga festa judaica que celebra o dia em que os hebreus fugiram da escravidão do Egito rumo à Terra Prometida.

Páscoa é celebração cristã em que se comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Ocorre após período chamado Quaresma, que dura 47 dias a partir do Carnaval. Acontece sempre no primeiro domingo de lua cheia do início da primavera no Hemisfério Norte.

A tradição de trocar ovos é bem antiga. Séculos antes do nascimento de Jesus Cristo, alguns povos tinham o costume de dá-los de presente quando a primavera chegava. Mas, ao invés de chocolate, eram de galinha, cozidos e decorados com cores alegres.

Simbolizavam a valorização da vida. Mais tarde, os cristãos passaram a fazer o mesmo durante a Páscoa, tornando-os representação da ressurreição de Jesus Cristo. Acredita-se que a guloseima tenha surgido após proibirem o consumo de carne e ovos durante a Quaresma.

Escolheram o chocolate por ser considerado alimento dos deuses. No começo, recheavam ovos comuns com o doce. Só a partir do século 18, os franceses começaram a produzir ovos de Páscoa como conhecemos. O coelho, apesar de não botar ovos, também é figura importante. Simboliza a vida e a fertilidade, pois a fêmea da espécie pode ter mais de 400 filhotes ao longo dos anos.

No Brasil, o costume de dar ovos aos familiares foi trazido pelos imigrantes alemães, que viviam no Rio Grande do Sul. Bem, agora que já falamos da parte cultural do consumo de chocolate na Páscoa, vamos à pergunta que não quer calar:

Afinal, chocolate faz mal à saúde de quem está em tratamento de Câncer ?

O chocolate, em sua forma mais pura, é feito a partir do cacau. E essa semente mágica é repleta de antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres e podem trazer benefícios para a nossa saúde. 

Isso mesmo, pessoal, o chocolate pode ser uma fonte de alegria e saúde ao mesmo tempo! Os estudos têm mostrado que o chocolate amargo, com alto teor de cacau, é o verdadeiro super-herói nessa história. 

Ele contém flavonóides, poderosos antioxidantes que ajudam a proteger o coração, reduzir a pressão arterial e até mesmo melhorar a função cerebral. É como uma festa para o nosso organismo, cheia de nutrientes incríveis! Além disso, o chocolate pode estimular a produção de endorfinas, aqueles hormônios responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. 

Quem não quer um pouco de alegria em forma de chocolate, não é mesmo? Afinal, cuidar da nossa saúde também envolve cuidar do nosso bem-estar emocional. Mas, como em tudo na vida, o equilíbrio é fundamental. É importante lembrar que nem todo chocolate é criado igualmente. 

As versões mais processadas e cheias de açúcar podem, sim, ser prejudiciais quando consumidas em excesso. Então, a palavra-chave aqui é moderação! 

Podemos dizer que o chocolate não é o grande vilão que muitos imaginam. Pelo contrário, se consumido com sabedoria, pode ser um aliado da nossa saúde e do nosso paladar. Lembre-se de optar pelos chocolates com alto teor de cacau. E, preferencialmente, sem açúcar, que são mais nutritivos, e saboreie com consciência.

O flavonoide, encontrado no cacau, é uma substância antioxidante e anti-inflamatória que, comprovadamente, é beneficiário para alguns problemas de saúde e ajuda na prevenção de doenças.

Pesquisas mostram que ajuda a regular o colesterol, abaixando o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL), a prevenir doenças cardiovasculares e a controlar a pressão.

O consumo de cacau influencia também na liberação de serotonina (molécula envolvida na comunicação entre neurônios), que contribui para a melhora do humor e traz uma sensação de felicidade e relaxamento.

Quanto mais amargo for o chocolate, ou seja, quanto maior for à porcentagem de cacau em sua composição, melhor para a saúde. Isso significa que há menos açúcar, os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças.

Como todo alimento, o chocolate deve ser consumido com moderação, principalmente porque é rico em gordura saturada (encontrada em alimentos de origem animal, como ovos, queijos e leite) e açúcar.

Em excesso essas substâncias podem levar ao aumento de colesterol, problemas no estômago e intestino, como diarreia e náuseas, e à obesidade.

E no caso de quem foi diagnosticado com Câncer, o açúcar é um veneno! Em primeiro liguar, açucar nem é alimento, é um produto alimentício. É um produto de calorias vazias, altamente inflamatório!

Já falei sobre esse assunto no POST: Entenda como o açucar alimenta o câncer . Além disso, é importante entender que chocolate branco, por exemplo, não é chocolate de verdade, pois não contém cacau, apenas açúcar!

Já o chocolate diet realmente tem menos açúcar, porém algumas marcas possuem mais gordura para manter a consistência. Ou seja, também não é a melhor opção!

Quanto mais cacau o chocolate apresentar, maior será o seu poder antioxidante. Vale entender os diferentes tipos de chocolate que consumimos: O chocolate branco não tem cacau e tem mais açúcar e gordura.

O chocolate ao leite é o mais popular, com alguma quantidade de cacau, leite e açúcar. Temos ainda o chocolate meio amargo, com 40% a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.

Já o chocolate negro ou amargo é o que tem mais cacau, entre 60% a 85%, menos açúcar e gordura. Portanto, este chocolate (negro ou amargo) é o que pode trazer mais benefícios para a saúde.

É necessário parar de comer chocolate durante o tratamento? 

Durante o tratamento, é fundamental conversar com sua equipe médica, que conhece detalhes específicos do seu caso, incluindo a terapia que está sendo realizada e suas necessidades nutricionais individuais. Eles poderão fornecer as orientações adequadas para o seu momento.

Em alguns casos, pode haver restrições relacionadas à dieta, como limitar o consumo de açúcar ou gorduras. Mas, calma, nem tudo está perdido! 

Existem opções de chocolates mais saudáveis no mercado, como o chocolate amargo com alto teor de cacau. Esse tipo de chocolate geralmente contém menos açúcar e maior quantidade de antioxidantes benéficos para a saúde.

Além disso, é importante lembrar que o chocolate também é uma fonte de prazer e bem-estar emocional. Durante o tratamento, é normal passar por momentos desafiadores, e se permitir pequenos prazeres pode ajudar a manter o ânimo e a alegria de viver. O equilíbrio é a chave!

Se o seu médico der o aval, você pode incluir pequenas porções de chocolate em sua dieta, saboreando com moderação. Afinal, o chocolate pode trazer momentos de felicidade e conforto, principalmente quando combinado com outros alimentos saudáveis, como frutas ou nozes.

Lembre-se sempre de escutar o seu corpo e respeitar as recomendações médicas. Cada caso é único, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. O importante é encontrar o equilíbrio certo para você, garantindo uma dieta balanceada e saudável durante o tratamento.

Quais são os benefícios que o consumo pode trazer? 

Os flavonoides encontrados no chocolate amargo podem ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, promovendo a dilatação dos vasos sanguíneos e reduzindo a pressão arterial. Esses efeitos benéficos podem ter um impacto positivo na prevenção de doenças cardíacas.

Além disso, o chocolate pode estimular a produção de serotonina, o famoso hormônio do bem-estar. Aquele pedacinho de felicidade pode nos deixar mais animados, alegres e até mesmo aliviar o estresse. É como uma pequena dose de alegria em cada mordida!

O chocolate também é rico em minerais essenciais, como magnésio, cobre e ferro. Esses nutrientes desempenham papéis importantes em diversas funções do nosso organismo, desde a produção de energia até o fortalecimento dos ossos e músculos.

E não podemos esquecer da sensação de prazer e conforto que o chocolate nos proporciona. Afinal, saborear um pedaço de chocolate é um verdadeiro mimo para o paladar e para a alma. Ele pode ser uma indulgência saudável, desde que consumido com moderação.

Mas, como em tudo na vida, a moderação é a chave. Optar por chocolates com alto teor de cacau, como o chocolate amargo, é uma escolha mais nutritiva e benéfica para a saúde. 

Lembre-se de que o equilíbrio é fundamental, combinando o consumo de chocolate com uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável.

Saiba como escolher as melhores opções de chocolates no mercado

É importante verificar a lista de ingredientes. Procure por chocolates que tenham uma lista curta e com ingredientes que você reconheça facilmente. Evite aqueles com aditivos artificiais, gorduras hidrogenadas e outros componentes indesejáveis.

Outro ponto a considerar é a procedência do chocolate. Dê preferência aos produtos de qualidade, feitos por marcas confiáveis que valorizam a sustentabilidade e o comércio justo. 

Optar por chocolates orgânicos e produzidos com ingredientes de origem responsável é uma maneira de saborear o chocolate enquanto apoia práticas éticas e sustentáveis.

Tamanho também importa! Ao escolher seu chocolate, leve em conta o tamanho das porções. Procure por opções individuais ou por barras que possam ser facilmente divididas em pequenos pedaços. Isso ajudará a controlar o consumo e a evitar exageros.

E, claro, não podemos esquecer do nosso paladar pessoal. Cada um de nós tem preferências únicas quando se trata de chocolate. Experimente diferentes marcas, tipos e teores de cacau para descobrir qual é o seu favorito. Afinal, a escolha perfeita é aquela que faz o seu coração sorrir e a sua boca se encher de água.

Por fim, lembre-se de que o chocolate é um prazer a ser desfrutado com moderação. Mesmo as melhores opções de chocolates devem ser consumidas com consciência, saboreando cada mordida e apreciando a experiência sensorial que ele proporciona.

Veja o que você deve evitar 

A primeira coisa que você deve evitar são os chocolates altamente processados. Esses chocolates geralmente contêm uma quantidade elevada de açúcar, gorduras saturadas e aditivos artificiais. Eles podem ser extremamente tentadores, mas não são as melhores escolhas quando se trata de cuidar do nosso bem-estar.

Outra armadilha a ser evitada são os chocolates com recheios excessivamente doces e gordurosos. 

Embora possam ser irresistíveis, esses recheios geralmente contêm uma quantidade significativa de açúcar adicionado e gorduras não saudáveis. Optar por chocolates com recheios mais naturais, como frutas ou nozes, pode ser uma alternativa mais nutritiva e saborosa.

Além disso, é importante ficar de olho nas porções. Evite exagerar no consumo de chocolates, mesmo que sejam de boa qualidade. Lembre-se de que o equilíbrio é fundamental, e a moderação nos permite saborear o chocolate sem prejudicar a nossa saúde.

Evite também o consumo de chocolates se você tiver alergias ou sensibilidades a certos ingredientes, como lactose ou glúten. 

Felizmente, hoje em dia existem opções no mercado para atender a diversas restrições alimentares, então procure por chocolates adequados às suas necessidades.

Por último, mas não menos importante, evite usar o chocolate como uma forma de compensação emocional. É comum recorrermos a alimentos, como o chocolate, quando estamos tristes, estressados ou entediados. 

No entanto, é importante desenvolver outras estratégias para lidar com as emoções, como buscar apoio emocional, praticar atividades que nos tragam prazer ou encontrar maneiras saudáveis de lidar com o estresse.

Essa Matéria  muito interessante fala dos tipos de chocolate e seus benefícios:

Este delicioso alimento favorece a prevenção do câncer de intestino, devido à presença de moléculas com efeito antioxidante, protegendo as células de degeneração causada pelo tumor. Promove também a sensação de bem estar pelo aumento na produção de hormônios que promovem o relaxamento.

O consumo adequado do chocolate amargo melhora o fluxo das artérias, beneficiando a saúde cardiovascular e diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim).

O uso contínuo do cacau do chocolate pode amenizar os danos cerebrais pós-AVC, protegendo as células nervosas.

O chocolate também pode ajudar na prevenção de dores, pois tem efeito analgésico natural.

No quesito beleza, o chocolate tem efeito hidratante e antioxidante, combatendo radicais livres e evitando a oxidação celular, prevenindo o envelhecimento.

É importante lembrar que o consumo do chocolate, mesmo com uma concentração significativa de cacau, não deve ser feito sem orientação e em quantidades exageradas.

Para se obter todos os efeitos positivos que este delicioso alimento oferece, devemos consumir no máximo 30g ao dia.

Mas  não saia por aí acreditando que liberou geral…

Ainda não é comprovado que o chocolate em si pode causar câncer. Porém, o consumo excessivo, aliado ao sobrepeso, sedentarismo e hábitos alimentares ruins, pode predispor o organismo a desenvolver tumores sim!

Portanto, o chocolate não é proibido se consumido com moderação, em conjunto com uma alimentação saudável.

Os pacientes em tratamento do câncer podem sim consumir chocolate, desde que seja do tipo amargo e com autorização médica.

Lembre-se, ao abrir o ovo de Páscoa, lembre-se de não ingerir tudo de uma vez. O ideal é consumir até 30 gramas por dia (barra pequena ou dois bombons pequenos) como sobremesa no almoço, lanche da tarde ou jantar.

Pra fechar esse Artigo com chave de ouro, vou compartilhar com você , a receita n.9 do meu Livro : Minha Alimentação Anticâncer – Sobremesas saudáveis.

Esse Bolo Maravilindo e de-li-ci-o-so de chocolate. E o mais importante: Saudável!

Sente só o drama…rsrsrss

bolo chocolate saudavel paciente cancer pode comer
Saiba a Receita do bolo saudável | Foto: Das Coisas Que Tenho Aprendido

INGREDIENTES :

3 ovos da galinha feliz (orgânicos ou caipira)

1/3 xícara de manteiga (preferencialmente Ghee) ou óleo de coco

2/3 de açúcar de coco

1 xícara de farinha de oleaginosas ( castanha, amêndoas, etc)

1 xícara de farinha de linhaça

1/4 de chocolate em pó

aproximadamente 1 xícara de água morna

1 colher de sopa de fermento em pó

MODO DE PREPARO:

Bata as claras em neve e reserve. Em outra tigela, misture as farinhas e o chocolate em pó e reserve.

Bata a manteiga ou óleo de coco com o açúcar até ficar um creme, depois adicione as gemas e misture.

Acrescente a mistura das farinhas e metade da quantidade de água. Misture bem para que a massa fique homogênea.

O ponto da massa é cremoso, mas líquido.

Caso necessário, acrescente o restante da água.

Acrescente as claras em neve delicadamente, com o auxílio de uma espátula. Por fim, o fermento.

Despeje a massa na forma untada e leve em um forno pré-aquecido à 180 graus por 30-40 minutos, ou até o palito sair limpo quando espetado.

bolo chocolate saudavel paciente cancer pode comer
Meu bolo de chocolate saudável | Foto: Das Coisas Que Tenho Aprendido

A  FANTÁSTICA CALDA DE CHOCOLATE

INGREDIENTES:

1  1/2 Xícara de leite de coco natural

1/2 xícara de chocolate em pó

1/2 xícara de açúcar de coco

1/4 xícara de água

1 colher de chá de óleo de coco

MODO DE PREPARO:

Misture todos os ingrediente em uma panela em fogo baixo e deixe ferver até reduzir.

Se você experimentar a receita me manda fotinho que vou adorar ficar sabendo o que você achou!

https://youtube.com/live/Ln4RF-BDgbw

17 Comentários


  1. Paty tenho ótima notícia, meus exames de sangue que foram muitos, deram todos ótimos, os CA todos negativos. Nem meu clínico está entendendo. Falei para Ele , Deus no comando e a Paty com.o Câncer com Leveza que sou participante. Me deram outro estilo de vida. Só Gratidão.


  2. Patrícia, preciso entrar em contato com vc ,seus conhecimentos.Fui diagnosticada há pouco tempo e ainda não comecei os tratamentos.Preciso me fortalecer!Estou com 72 anos,44kg,e um tumor no reto.Nao posso nem ficar de pé pq tenho que correr pro banheiro.Preciso de ajuda,por favor.Agradeço imenso! Grande abraço!
    Marilene’Almeida Pereira


  3. Estou com quatro meses em tratamento contra o cancer mas estou en duvidas em comidas


  4. oi estou aprendendo muito com voce eu to em tratamento e comia de tudo ahora estou aprendendo com voce


  5. obrigada pelo carinho querida! O livro digital é um livro virtual que você baixa no seu computador, tablet ou celular. E se preferir você também pode imprimir o arquivo. Beijão!


  6. Oi eu amei as dica ea receita.como te falei quero ver a avaliação medica dia 4 ai entre em contato comigo .combinaremos tudo…me explique como funciona esse livro digital não entendo muito .seu endereço de contatos. Também pouco entendo em mecher no celular okei.eu acho que ja te amo de montão.


  7. Oi querida,
    faz contato com a Lia que trabalha na minha equipe de suporte e ela vai ver essa questão de parcelamento pra você. Beijão!
    Lia (ZAP): 021 984357827


  8. Oi Paty, Gostei muito da receita, deve ficar muito saboroso, vou ver se consigo comprar os ingredientes pra fazer, e mando a foto pra vc.
    Paty gostaria muito de adquirir seus livros, mas esse valor de 97, 00 pra pagar de uma vez só está um pouco difícil pra mim, vc devide esse valor em umas 3 parcelas? rsrssrssr


  9. Adorei a matéria falando sobre chocolate obrigada att Elcira abençoada páscoa pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *