Você já ouviu falar em fadiga oncológica?

Fadiga oncológica…

Eu que nunca tinha ouvido falar nesse termo antes,  senti na pele esse efeito colateral da quimioterapia. Sente o drama…

Fraqueza após a Quimioterapia

Vários foram os domingos, que  depois do almoço colocava o meu pijama e passava o dia todo “giboiando”.  Dormia a tarde inteira.

E de noite, quando achava que já tinha usado os meus créditos e não conseguiria dormir, enfim, teria na madrugada a minha companheira insônia, mais um efeito colateral da quimioterapia, ficava surpresa porque dormia a noite toda!!!!

Eu até conseguia ir pra natação, mas depois que voltava e tomava banho, passava o dia todo me arrastando pela casa.

E diga-se de passagem da cama para o sofá.

Sabe aquele dia que você tem preguiça até de falar? Até pra pensar cansa?

É uma apatia, uma vontade de não fazer nada, um cansaço e um sono que quanto você mais dorme, mais sono tem.

Quem me conhece, sabe que essa preguiça sem fim não é nem de longe um traço da minha personalidade, pelo contrário, detesto ficar parada!

Mas descobri que essa fadiga tem nome e graças a Deus, vai passar!

A fadiga oncológica, acomete mais de 90% dos pacientes oncológicos em tratamento de quimioterapia e radioterapia.

E Tem gente que fica depressivo e não consegue nem mesmo tomar banho!

Isso acontece devido ao stress que o corpo está passando com o tratamento que não é mole.

Normalmente, eu sentia esse cansaço sem fim, três dias depois da quimioterapia e ele se prolongava na primeira semana pós tratamento. Depois as coisas começavam a se normalizar.

Isso porque não fazia corpo mole, e não é para fazer mesmo!

No começo, achava que se o corpo estava pedindo, é porque estava necessitando de descanso. Mas como um corpo pode estar cansado depois de mais de 10 horas de sono?

Fadiga relacionada ao Câncer

Segundo especialistas, um paciente que sente essa fadiga oncológica tem que tentar se movimentar. Sei que é difícil, mas como sempre pratiquei esporte e tenho tido a sorte de ter amigos que tem me incentivado a continuar. Não fico parada!

Não vou mentir e dizer que é fácil, mas não dá pra se entregar.

A qualidade de vida cai? Cai.

A capacidade de raciocínio reduz? Reduz.

Mas se não lutarmos contra esses obstáculos, será mais um problema além do que já temos.

fadiga oncológica
Cada paciente, de acordo com o tratamento e o estilo de vida, tem um nível de fadiga oncológica.

Eu mesmo só sinto ela me atrapalhar a vida na primeira semana depois da quimioterapia, que é quando as taxas do sangue estão lá em baixo.

Mas depois, o corpo começa a se refazer do baque da quimio e eu nem dou bola pra ela.

Minhas dicas pra deixar a preguiça de lado e driblar a fadiga oncológica:

1) Exercícios físicos. O que der, nem que seja meia horinha de caminhada.

2) Às vezes dá vontade de se trancar . Mas não se isolar é importante. Buscar a companhia de familiares, amigos e pessoas queridas.

3) Se alimentar muito bem, especialmente nesse período. O corpo está necessitando se recompor da quimioterapia. Tomar diariamente Suco verde com couve, beterraba, cenoura, maçã e laranja pra mandar a anemia embora.

3) Se estiver muito brabo se movimentar, pelo menos coloque a cabeça pra funcionar, ler um livro, assistir um filme (de preferência comédia).

4) Busque apoio em pessoas que estão passando ou passaram pelos mesmos problemas que você. Parece besteira, mas ajuda muito.

É bom sabermos que não estamos sozinhas e que tudo isso é uma fase e que vai passar.

Terminei meu tratamento em 2015 e graças a Deus estou ótima!

Recentemente, inclusive, publiquei no meu canal um vídeo respondendo as perguntas mais frequentes sobre a fraqueza que sentimos após a quimioterapia:

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre esse assunto, escreve nos comentários que eu te respondo, combinado?



MARATONA Como Enfrentar o Câncer

15 A 22 DE ABRIL

Episódios com o PASSO A PASSO para trazer Esperança, Confiança e Motivação.

Para acompanhar as aulas ao vivo e receber todos os materiais da maratona, basta clicar abaixo para participar do meu grupo Vip do WhatsApp

⬇️⬇️⬇️

Quero entrar no Grupo-do-ZAP

 

>

15 Comentários


  1. Ola estou na oitava sessao de quimioterapia minha imunidade caiu muito o medico suspendeu a proxima semana estou sofrendo muito e dor articulares de cabeca no estomago do figado tenho tomado sucos detox e outros todos os dias mesmo assim estou com efeitos colaterais altos. Minha imunidade baixou muito o que pisdo melhorar?


  2. comecei quimiterapia estou muito fraca! mim ajuda o que fazer quase desmaiei! muita dor de cabeça!


  3. Obrigada Paty,estou fazendo químio novamente,após um ano e 2 meses,sinto sono e cansanco mas não me entrego, continuo trabalhando e fazendo minhas atividades de rotina.Quero voltar a Aula de dança que AMO,mas estou sentindo dor em uma das pernas e não sei se me sentirei bem.Bjos bjosJudith


  4. Boa noite, obrigada pela informações. Vou te contar minha história, tive câncer de mama em 2012 fiquei curada , mas tem aquele tamoxofeno. Em 2014 meu marido de próstata. Nós dois em tratamento o homem depende mais da esposa e a luta não foi fácil. Em 2017 ouve outras complicações com meu marido o amor de minha vida, e ele veio a falecer. Descobriram um nódulo na axila e metástase na coluna. Hoje estou em tratamento. Todas as suas orientações vai ser de muita importância pra mim, Deus lhe pague.


  5. Capricha na alimentação dela para que ela tenha poucos efeitos colaterais e se recupere rápido das quimioterapias. Beijão!


  6. Minha mãe tem 76 anos retirou um tumor e abdômen né agora fará 6 sessões de uma semana cada de quimioterapia,com intervalo de 3 semanas .


  7. Gosei muito estou aprendendo com vc. Mas eu gostaria de uma informação tive adenocarcinoma endocervical de alto grau pouco diferenciado grau histológico 3 fiz histerectomia total ampliada wertheim-meigs depois fiz 22radioterapia 6 quimioterapia e 4 braquiterapia gostaria de saber se era um câncer agressivo e se corre risco de voltar


  8. Minha primeira quimio,eu aguentava firme ate na sexta rsrs eu fazia uma semana cheia.. mais!!!na sexta eu chegava com as pernas bambas rsrsrs insonia eu sempre tive..ja fiz cirurgia. Agora fiz outras seis sessões de quimio.. muito mais fraca que outra,so que vinha na viagem dormindo dava muito sono… agora estou fazendo novos exames. Se Deus quizer ele quer vai da tudo certo.. abraço patricia?❤


  9. Amei este blog, tudo muito bem explicado….recomendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *