Veja 5 receitas de vitaminas saudáveis para turbinar sua alimentação

Eu acredito muito que a alimentação saudável é um ponto essencial no tratamento contra o câncer. Comer saudável foi uma das partes mais tranquilas de executar e que me trouxeram muitos benefícios, entre eles, passar pelo tratamento com pouquíssimos efeitos colaterais. As receitas de vitaminas saudáveis ou smoothies  me ajudaram muito. 

A quimioterapia e a radioterapia são os dois tratamentos principais para o câncer. Em ambos os casos, o tratamento é tão forte que faz com que os pacientes oncológicos não tenham vontade nem de comer e, quando comem, acabam vomitando. 

Só que a gente sabe que ficar sem comer está fora de cogitação, né? Isso é grave até para as pessoas que estão saudáveis, imagine para os pacientes com câncer! Uma alternativa que eu achei para me alimentar bem, foi começar com vitaminas saudáveis para manter minha nutrição em dia.

Receitas de vitaminas saudáveis
As vitaminas são ótimas bebidas para auxiliar no tratamento oncológico. | Foto: Freepik.

Qual a importância das vitaminas para o tratamento contra o câncer?

Para qualquer tipo de câncer, é importante comer bem, de forma saudável. Só que,  algumas pessoas se sentem abatidas com os tratamentos, sem vontade de comer e muito enjoadas. Assim, fica perceptível o primeiro benefício das vitaminas para o câncer: elas são de mais fácil ingestão. 

Uma outra coisa muito importante para o tratamento do câncer é momentos agradáveis, felizes. A vitamina, pelo menos para mim e, com certeza, para muitas outras pessoas, representa comunhão, uma vez que geralmente ingerimos na companhia de gente amada, conversando com diversos assuntos e tendo um momento de diversão mesmo. 

Todas essas questões somadas ao fato de haver uma quantidade bem grande de nutrientes presentes nessas vitaminas (ainda mais se os ingredientes utilizados forem saudáveis) geram a principal importância delas: ajudar no tratamento oncológico, fazendo com que ele seja mais fácil e até mais efetivo. 

5 vitaminas saudáveis para incluir na sua alimentação

As receitas de vitaminas para alimentação saudável que eu vou passar não deve ser o limite para você. Absolutamente todos os ingredientes (desde que eles sejam saudáveis e naturais) podem ser misturados para criar uma nova vitamina que melhor se adeque ao seu gosto pessoal. 

Eu irei compartilhar aqui algumas receitas de vitaminas que fazem parte do meu livro de Alimentação Anticâncer sobre sucos funcionais ( LINKAR)

Para todos os casos, você irá perceber que alguns ingredientes principais se repetem, essa pode ser a base para você liberar sua criatividade e criar diversas vitaminas diferentes. 

Shake energético

Essa é uma receita (deliciosa, por sinal) que pode ser preparada de diferentes maneiras, ou seja, as adaptações que você quiser fazer estão liberadas, mas a receita principal é a seguinte: 

Ingredientes

 

  • 250ml de leite de amêndoas; 
  • 1 colher de chá de óleo de coco; 
  • 1 banana madura; 
  • 1 colher de chá de farelo de aveia;
  • 1 clara de ovo; 
  • 1 colher de sopa de cacau; 

 

Modo de preparo

O modo de preparo é extremamente simples, você nem vai acreditar: é só pegar tudo, jogar no liquidificador e bater até ficar bem cremoso. Eu acho legal colocar a banana no congelador antes de bater, assim a vitamina fica com aspecto de sorvete. Ah, não esqueça de cozinhar a clara do ovo, hein? Não me beba clara crua!

Vitamina de abacaxi com gengibre

A vitamina anterior tinha como principal função ajudar na energia do seu corpo para lidar com esse tratamento que é tão pesado. Essa daqui, por sua vez, possui alguns componentes que ajudam a matar as células cancerígenas e a diminuir o tumor. 

Ingredientes

  • 250ml de leite de amêndoas; 
  • Meio abacaxi maduro; 
  • 1 colher de gengibre ralado; 

Modo de preparo

Aqui também é só pegar tudo, jogar no liquidificador e bater bem. Se você não tiver gengibre ralado, pode substituir por um pedaço de gengibre normal mesmo. As quantidades também podem ser adaptadas de acordo com o seu corpo.

Vitamina de maçã com cenoura

A grande protagonista dessa vitamina é, sem sombra de dúvidas, a cenoura. Ela ajuda muito no sistema de defesa do organismo humano, aumentando a imunidade e possui falcarinol, uma substância anticancerígena. Mas a maçã também tem direito de brilhar, né? Na vitamina, a maçã contribui com seus antioxidantes e vitaminas. 

Ingredientes

  • 250ml de leite de amêndoas; 
  • 1 cenoura média;
  • 1 maçã média; 

Modo de preparo

Para dar uma diferenciada das outras, essa receita tem um passo a mais: é preciso cortar a cenoura e a maça em pedacinhos para o liquidificador não dar aquela engasgada e até parar de funcionar. 

Vitamina de amora

Eu escolhi a amora para essa vitamina porque, vamos combinar: essa é uma fruta muito deliciosa. Entretanto, caso você não seja tão fã como eu, você pode trocar por qualquer outra fruta vermelha de sua preferência. As frutas vermelhas no geral possuem substâncias que têm propriedades com ações antioxidantes, anti inflamatórias e anticancerígenas. 

Ingredientes

  • 250ml de leite de amêndoas; 
  • 200 gramas de amora;

Modo de preparo

Voltamos a monotonia de pegar todos os ingredientes, colocar no liquidificador e bater. Para essa receita eu acho interessante colocar uma banana madura congelada para dar aquele aspecto delicioso de sorvete e tornar a bebida ainda mais gostosa, pois a banana cai muito bem com frutas vermelhas. 

Vitamina de couve, limão e maracujá

Vamos encerrar com uma vitamina super completa: de couve limão e maracujá. Esses componentes são muito bons para o tratamento de câncer pois estão recheados de vitaminas C e A (antioxidantes) e ácido fólico, que ajuda na produção de sangue, previne anemia e fortalece o organismo. 

Ingredientes

  • 250ml de leite de amêndoas; 
  • 1 folha de couve manteiga;
  • Suco de meio limão; 
  • Polpa de um maracujá;
  • 250ml de água (pode ser de coco);
  • 1 colher de sopa de mel de agave;

Modo de preparo

Vai lá, adivinha qual é o modo de preparo? Sim, exatamente, bate tudo no liquidificador e sirva gelado. 

 

Além das receitas de vitaminas saudáveis, também pode ser interessante conhecer sobre os sucos alcalinos que ajudam na prevenção e no tratamento de diversos câncer. 

16 Comentários


  1. Bom dia! Posso substituir o leite de amêndoa por leite zero lactose? 🌷


  2. Nunca tive câncer graças a Deus mais gosto de seguir vc sempre que posso assisto suas live cuido da minha alimentação vc é um exemplo de mulher admiro muito vc por ser essa pessoa maravilhosa e por compartilhar com agente tantos conhecimentos ainda não tenho mais se Deus quiser vou comprar seus livros que Deus continue te abençoando muito obrigada por vc existir .


  3. Tenho Mieloma Múltiplo e vou testar as receitas


  4. Posso usar outro leite vegetal


  5. Estou amando a alimentação anti-cancer.


  6. Amei todas essas receitas vou seguir direitinho


  7. Bom dia! Os sucos devem ser cuados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *