Sobre o blog

Assim que fui diagnosticada, uma citação do Dalai Lama não saía da minha cabeça: “O período de maior ganho em conhecimento e experiência é a fase mais difícil da vida de cada um”.

Eu sabia que teria um período tenebroso pela frente. Mas decidi que diante da rasteira que recebi do destino, não ia permanecer caída. E portanto,iria aprender tudo não só sobre o Câncer, mas com essa experiência de vida.

Desde o diagnóstico, das 2 cirurgias que fiz, e todo o pacote de tratamentos (16 ciclos de quimioterapia, 28 sessões de radioterapia e 10 anos de hormonoterapia). 

Recebi o carinho e apoio de muitos amigos, familiares e até de pessoas que eu achava que a minha existência não fazia a menor diferença.

Mas também percebi que muitas vezes as pessoas não sabem bem como se comportar, o que falar ou mesmo se devem falar. A coisa fica meio velada, acho que o câncer ainda é um tabu pra muitos.

Todo o tratamento desde o diagnóstico é muito difícil. Quem disser que tirou um câncer de letra está mentindo. Mas acho que pior que os efeitos colaterais, é o estigma  e o isolamento que essa doença acarreta.

Muitas das vezes, menos pelos efeitos colaterais e mais pelo preconceito das pessoas. Muita gente não sabe lidar com um familiar ou um amigo com câncer e por isso se afasta.

 

Confesso que precisei de um tempo pra realizar o que estava acontecendo comigo.

Difícil aceitar que uma pessoa jovem, que sempre pensou ter um estilo de vida saudável, nunca fumou, bebia eventualmente, controlava alimentação, praticava esportes e não tinha nenhum histórico familiar de câncer, pudesse ser acometida por uma doenças dessas! Logo eu que nem me recordo da ultima vez que tive uma gripe!

Sempre achei que o câncer era uma doença da alma, que portanto pelo meu estilo de vida e minha personalidade, estava imune a essa doença, eu que sempre fui tão positiva!!!

E agora estava diante da sentença de que o meu próprio corpo estava tentando me matar!?!!! Ou seria um pedido de socorro? A prova de que algo não estava indo bem? Será que de fato o corpo somatiza o que vai no nosso coração?

Questionei uma psicóloga que me atendia no hospital da Alemanha, se ela achava que o câncer é uma doença da alma, me lembro que ela me afirmou, indo direto ao ponto : ” Não ! Não é sua culpa!”.  E eu chorei como uma criança que se culpa pela morte do seu cachorrinho.

Mas sinceramente, “cair na minha cabeça” é uma teoria que não me convence. Não creio que seja castigo divino, Deus é maravilhoso e nunca faria isso com seus filhos! Mas também não acho que as coisas aconteçam aleatoriamente.

Mutação genética? Ok, mas o que desencadeou isso?  Tenho as minhas teorias, mas ainda não tenho a resposta concreta. E nem sei se um dia terei. O fato é que não vale a pena se questionar porque eu? E cá entre nós, por que não eu? O que eu tenho de melhor pra ficar imune?

O fato é que ninguém está! E quem recebe um diagnóstico como esse nunca mais será o mesmo… Minha visão do mundo, da vida, os valores, as prioridades mudaram… E esse é o motivo que me leva a escrever e dividir com você  DAS COISAS QUE TENHO APRENDIDO.

Além de conteúdos sobre a doença e o tratamento, você encontrará  no meu Blog muitos artigos sobre Alimentação, Autoconhecimento, Qualidade de vida, Maquiagem, Auto-estima, Comportamento.  Além dos meus Ebooks e Cursos. 

Enfim, tudo o que tenho aprendido com o Câncer …

Seja bem vind@!