Quimioterapia e queda do cabelo: dúvidas comuns

“Em quantos dias depois da quimioterapia cai o cabelo?” … Foi a segunda pergunta que fiz para o meu oncologista quando soube que teria que fazer quimioterapia.

A primeira foi: “Meu cabelo vai cair?”

Quando a gente recebe um diagnóstico de câncer, não importa qual tipo for, é bem assustador. Ficamos perdidos sem saber como vai ser daqui para frente, mas saiba que estou aqui para te ajudar a superar!

Eu também passei por isso e sei o que você está sentindo nesse momento.

Nesse artigo, irei mostrar a você como pode passar pelo processo de quimioterapia e queda do cabelo de uma forma mais branda, sem culpa, sem medo e sem preconceito.

quimioterapia quantos dias cai cabelo
queda cabelo mulher
Quantos dias depois da quimioterapia cai o cabelo? | Foto: Freepik.

Como funciona a quimioterapia?

Vou te explicar como funciona a quimioterapia de uma forma mais leve, mas, primeiro, eu vou te explicar o que ela é.

É um tratamento onde são utilizados medicamentos que matam as células de crescimento rápido, já que células cancerígenas são células hipermetabólicas. Em outras palavras: De crescimento rápido.

Dessa forma, a quimioterapia acaba se misturando com nosso sangue. E com isso é levada para todas as partes do corpo, impedindo que a doença se alastre por todas as partes. 

Mas da mesma forma que o tratamento destrói as células ruins que estão presentes no nosso organismo. Ele pode acabar atingindo as células boas que também têm crescimento rápido. Como, por exemplo, os folículos pilosos que produzem nossos cabelos.

Por conta disso, são ocasionados os efeitos do tratamento, o que chamamos de efeitos colaterais, que felizmente desaparecem após a finalização do tratamento.

Sei que parece assustador, mas com a medicina avançada que nós temos, as chances de vitória são muito maiores. Quando você recebe o diagnóstico de câncer, a primeira coisa que tem que fazer é conhecer todo o processo, se informar com seu médico e ter uma rede de apoio.

E é por conta disso que estou aqui, para que possamos nos ajudar, e nos fortalecer nesse momento tão delicado.

Assim como você, eu também estive desse lado. Também fui diagnosticada com câncer e hoje estou aqui contando a minha história para que, assim como você, outras mulheres possam passar por essa etapa de uma forma mais tranquila.

Ah, vale lembrar que no caso do câncer de mama existem dois tipos de quimioterapia: a branca e a vermelha. A vermelha é administrada diretamente na veia e a branca tem algumas opções diferentes de administração, como na veia, muscular, tecido adiposo… isso vai depender de cada caso.

Toda quimioterapia causa queda de cabelo

Nós possuímos cerca de 100 mil fios de cabelo, e perdemos 100 por dia no ciclo natural de nosso organismo. Todo dia, as células morrem e acabam se renovando, porém quando estamos fazendo quimioterapia, por ela agir diretamente nas células de crescimento rápido, acaba afetando essa multiplicação e esse crescimento dos fios.

Isso pode atingir qualquer pessoa. Inclusive, não foi diferente comigo. Fiquei praticamente 1 ano careca.

Uma das perguntas que eu mais recebo é se toda quimio causa queda de cabelo, e a resposta que eu posso te falar é que não, nem todos os tratamentos fazem com que o cabelo caia.

quimioterapia queda cabelo mulher quantos dias
Com quantos dias depois da quimioterapia cai o cabelo? | Foto: Freepik.

Quanto tempo leva para o cabelo começar a cair?

Caso você não tenha feito nenhum procedimento para diminuir os efeitos da quimioterapia, o cabelo pode cair a partir da primeira sessão, sendo que no 16º dia já começa a cair em tufos maiores. Por essa razão, muitas pessoas preferem raspar o cabelo. 

E essa foi uma das coisas que me aconteceu quando eu iniciei a minha quimioterapia, acabou que eu fiquei carequinha, mas não deixei de lado meu estilo.

Além disso, não é só o cabelo que cai, mas todos os pelos, seja da sobrancelha, cílios, tudo vai cair. Mas não se preocupe, logo após você finalizar o seu ciclo, eles voltarão a crescer.

Dicas para lidar melhor com o processo da quimioterapia

Não é fácil passar por todo esse processo, desde o diagnóstico até a cura, porque passamos por muitas oscilações. Tem dias que ficamos tristes, outros mais alegres. Mas quando a gente passa a conhecer uma situação, mesmo não tendo a mínima ideia do que vai acontecer depois, a gente começa a ter mais confiança e que tudo vai dar certo no final.

O processo muitas vezes é árduo. Sei que não é fácil você ver o seu cabelo cair, mas a vitória é certa. E o melhor sempre é estar acompanhada de pessoas que irão te apoiar e cuidar de você, desde família e amigos até médicos especialistas para que você possa ter confiança no tratamento.

Ninguém escolhe ter câncer ou qualquer outra doença. Mas a gente decide como vai seguir após o diagnóstico, quais são os passos que devemos tomar.

Mesmo sem cabelos e cílios, eu passei a me olhar mais e perceber que não precisamos nos encaixar em nenhum padrão de beleza para me sentir amada e respeitada.

Aliás, durante o tratamento, passei a fazer coisas que eu não fazia ou deixei de fazer por conta da falta de tempo, ou por comodismo mesmo.

Uma coisa que eu posso falar para você é que o cabelo cresce de novo! Ele vai crescer quando você finalizar o seu tratamento de quimioterapia , então fique tranquila.

Por muitas vezes, eu me perguntava quantos dias depois da quimioterapia cai o cabelo. E quando eu obtive a resposta e percebi que o que mais importava naquele momento era eu ficar bem, saudável, curada e tudo começou a fluir de uma maneira mais leve.

E eu estou aqui para contar a minha história para você, de tudo que eu passei e como eu venci cada desafio. Perdi cabelo, criei coragem, lutei e fui forte quando precisava. Tive medo? Sim. Quem não tem medo de algo que desconhece e que a gente já olha como se a batalha já estivesse perdida antes mesmo de começar a lutar?

Por isso, não fique preocupada com o fato de quantos dias depois da quimioterapia cai o cabelo. Seja forte, e saiba que você poderá contar comigo sempre que precisar. Ter essa rede de apoio é essencial nesse momento.

Caso você tenha ficado interessada em saber mais sobre como passar pelo processo de queda de cabelo com mais leveza, qualquer outro tema relacionado, ou simplesmente queira ter uma rede de apoio nesse momento que todos sabemos que é complicado, preencha essa aplicação para fazer uma sessão de diagnóstico comigo.

APLICAÇÃO PARA ACOMPANHAMENTO COM PATRÍCIA FIGUEIREDO

você também vai conseguir passar por isso e vai contar sua história de superação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *