Tamoxifeno e o câncer de mama: Conheça o medicamento e seus efeitos no decorrer do tratamento

Muitas pessoas não sabem o que é o tamoxifeno e nem os efeitos colaterais que ele causa no decorrer do tratamento. É por isso que eu vou falar para você sobre esse tipo de medicamento.

 

O tamoxifeno é um medicamento utilizado no tratamento do câncer de mama em mulheres, ele age como um modulador seletivo do receptor de estrogênio.

 

O que eu posso falar para você, é que eu comecei usar esse medicamento, logo após a quimioterapia, no processo já de radio e finalizei no ano de 2020.

O que é o tamoxifeno? Saiba aqui! | Gif: Giphy

 

O que é o tamoxifeno? 

Como citei acima, ele é um medicamento utilizado no tratamento de câncer de mama em mulheres, que age como um modulador seletivo do receptor de estrogênio, inibindo o efeito do hormônio nas células do câncer de mama. Isso pode ajudar a reduzir o crescimento e a disseminação das células cancerosas.

 

Ele é frequentemente prescrito para mulheres que têm câncer de mama com receptores hormonais positivos, o que significa que as células cancerosas contêm proteínas de receptor que se ligam ao estrogênio.

 

Esse medicamento pode ser usado como terapia adjuvante após a cirurgia para diminuir o risco de recorrência do câncer. 



Para que é indicado o tamoxifeno? 

Antes de mais nada, quero dizer a você que nem todo mundo faz uso desse tipo de medicamento, vai depender do tipo que você foi diagnosticada, pois é, o câncer de mama tem vários subtipos. Por isso, que o médico precisa realizar alguns exames em você, para ele diagnosticar que tipo de câncer de mama você tem.

 

Porém, ele é utilizado para tratamento de câncer de mama com receptores hormonais positivos, e também para quem tem casos de câncer no ovário.

 

Uma coisa que eu percebi, é que devemos parar de olhar a bula do remédio, não nos ajuda em nada, simplesmente ele poderá agravar os efeitos colaterais, então faz como eu, não olha mais.

 

Eu simplesmente tomei o tamoxifeno por 5 anos, abençoando e bendizendo os 1.865 comprimidos que tomei . E tive pouquíssimos efeitos colaterais. Então, vai por mim, funciona!

 

Quais são os efeitos colaterais do tamoxifeno? 

Esse tipo de medicamento possui alguns efeitos colaterais, tais como:

 

  • Ondas de calor;
  • Suores noturnos;
  • Alterações de humor;
  • Alterações na menstruação;
  • Secura vaginal;
  • Dor de cabeça;
  • Náusea;
  • Fadiga;
  • Tontura;
  • Ganho de peso;
  • Perda de cabelo;
  • Problemas na visão;
  • Aumento do risco de coágulos sanguíneos;
  • Aumento de risco de câncer de endométrio.

 

É importante lembrar que nem todas as mulheres que tomam esse medicamento experimentam efeitos colaterais, e que a maioria dos efeitos colaterais pode ser gerenciada com tratamentos naturais e hábitos de vida.

 

Caso esteja preocupada com os efeitos colaterais que poderá ter, converse com seu médico para que ele saiba quais as opções de tratamento e o gerenciamento dos sintomas.Um efeito colateral que me assustou bastante quando comecei a tomar o tamoxifeno foi o risco aumentado de ter câncer de endométrio. Mas ao me orientar com meu onco, fiquei tranquila. 

Pois entendi que a relação custo/benefício vale à pena. Pois é um risco muito pequeno quando comparado aos riscos de uma recidiva caso não tomasse o medicamento. 

Além disso, o tamoxifeno é um medicamento seguro, utilizado há muitos anos e que já salvou a vida de muitas mulheres, Posso me considerar uma delas.

 

Quais cuidados tomar durante o tratamento? 

O tamoxifeno é um medicamento utilizado no tratamento de câncer de mama, e é importante seguir algumas precauções durante o tratamento. Algumas dicas incluem:

 

  • Siga estritamente as orientações médicas: é importante tomar o tamoxifeno exatamente como prescrito pelo médico, incluindo a dose e a frequência.
  • Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você estiver tomando: o tamoxifeno pode interagir com outros medicamentos, incluindo suplementos e produtos naturais. É importante informar o médico sobre todos os medicamentos que você estiver tomando para evitar interações indesejadas.
  • Fique atento aos efeitos colaterais: o tamoxifeno pode causar alguns efeitos colaterais, como ondas de calor, suores noturnos, náusea, vômito, perda de apetite, alterações no humor e dificuldade para dormir. Se você estiver enfrentando algum destes efeitos, informe o seu médico.
  • Realize exames regularmente: durante o tratamento com tamoxifeno, é importante realizar exames regularmente para monitorar a eficácia do tratamento e para detectar quaisquer efeitos colaterais ou complicações.
  • Evite a gravidez: o tamoxifeno pode afetar a fertilidade e causar danos ao feto em desenvolvimento. Se você estiver em idade fértil, é importante usar um método contraceptivo confiável durante o tratamento.

 

Lembre-se sempre de conversar com o seu médico e seguir todas as suas orientações para garantir a segurança e eficácia do tratamento com tamoxifeno.



Como amenizar os efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais do tamoxifeno podem ser desconfortáveis, mas existem algumas estratégias que podem ajudar a amenizá-los. Algumas dicas incluem:

 

  1. Gerenciar as ondas de calor: Hidratar-se bem, vestir-se com roupas  leves e respiráveis, usar ventilador e evitar alimentos picantes ou cafeína podem ajudar a reduzir as ondas de calor;
  2. Tratar a secura vaginal: o uso de lubrificantes vaginais ( sem hormônio) ou cremes hidratantes pode ajudar a aliviar essa secura;
  3. Controlar o ganho de peso: manter uma dieta saudável, equilibrada e fazer exercícios regulares podem controlar o ganho de peso;
  4. Tratar a fadiga: descansar bastante e manter uma rotina regular de exercícios pode ajudar a aliviar a fadiga;
  5. Gerenciar alterações de humor: falar com um terapeuta ou conselheiro, ter um hobby  podem ajudar a lidar com essa questão do humor 
  6. Fazer exercícios regulares: exames regulares com o médico podem ajudar a detectar quaisquer efeitos colaterais potencialmente perigosos, como coágulos sanguíneos.

 

É válido lembrar que todas essas estratégias devem ser discutidas com o seu médico antes de serem implementadas, para assim, garantir a sua segurança e eficácia do seu tratamento. O médico também pode prescrever medicamentos que ajudam a controlar esses efeitos colaterais, caso seja necessário.

 

No texto, vimos como esse medicamento tamoxifeno é utilizado, quais os efeitos colaterais que ele pode causar para as mulheres e se é usado em todos os tipos de câncer de mama.

 

Agora que você já está bem informado sobre tamoxifeno e o câncer de mama, que tal acompanhar outros conteúdos aqui no site e aprender ainda mais sobre outros temas que podem influenciar na sua saúde?

 

Se estiver tendo dificuldades em lidar com o tratamento e seus efeitos colaterais, e precisando de um terapeuta integrativo para chamar de seu, estou aqui para te ajudar.

clique abaixo e preencha essa aplicação que assim que possível entrarei em contato e quem sabe não é o seu momento de ter um acompanhamento comigo. 


APLICAÇÃO PARA SESSÃO DE DIAGNÓSTICO COM PATRÍCIA FIGUEIREDO



É com muita alegria no que anuncio que estão abertas  as inscrições para a Mentoria:

 Minha Alimentação Anticâncer 
DETOX TERAPÊUTICO

Esse é o meu acompanhamento de perto por 1 ano para te ajudar a transformar a sua saúde através da alimentação. 

CLIQUE em AQUI para conhecer mais detalhes e garantir a sua participação

⬇️⬇️⬇️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *