Batata doce previne câncer? Entenda benefícios e curiosidades do consumo desse alimento

Batata doce previne câncer Câncer, alimentos câncer.
Saiba como a batata doce previne o câncer. | Foto: Freepik

Eu não sei você, mas quando eu soube que a batata doce previne o câncer, fiquei bem surpresa. Para ser sincera, ela oferece muitos benefícios e isso é ótimo para quem está passando por esse processo de câncer.

A batata doce é um alimento bastante nutritivo, e ainda é uma fonte de nutrientes necessários para quem está passando por um tratamento de câncer. Fique atenta aos motivos que fazem com que ela seja um dos alimentos que previnem o câncer.   E saiba como você pode acrescentar na sua dieta. 

Batata doce previne câncer: por que isso acontece? 

Ela é um dos alimentos mais consumidos no nosso país, e contém antioxidantes como a vitamina A e C, que têm um papel importante na proteção das células do corpo contra danos.

Assim como as fibras que estão presentes na batata ajudam a manter o trato gastrointestinal saudável, prevenindo o surgimento do câncer de cólon. Por fim, esse tipo de batata também contém ferro, que é muito importante para o nosso sistema imunológico.

Benefícios do consumo de batata doce 

O consumo de batata doce pode trazer uma série de benefícios para a saúde. Aqui estão alguns dos principais benefícios que ela oferece:

  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Mantém a saúde do intestino equilibrado;
  • Previne a diabetes, problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer;
  • Fortalece nosso sistema imunológico;
  • Ajuda a controlar o açúcar do sangue.

 

Ricos em vitamina b6 

A batata doce possui vitamina B6, que auxilia a diminuir um aminoácido presente no nosso sangue que pode causar o AVC, doenças do coração ou doenças coronarianas.

 

Fonte de vitamina C 

Muita gente associa a vitamina C sempre a gripes e resfriados, porém muitos não sabem que ela é essencial para proteger nosso organismo, ainda mais em relação ao câncer.

 

Fonte de vitamina D 

A batata doce possui vitamina D, potássio e magnésio, que são importantes para o nosso corpo. Ela possui um baixo índice de açúcar, que pode chegar à corrente sanguínea sem prejudicar o organismo.

 

Fonte de ferro 

Um mineral muito importante para todos nós, e especialmente para mulheres grávidas, é o ferro, pois é através dele que nós produzimos energia para o nosso corpo, e ele pode ser encontrado na batata doce.

 

Fonte de potássio 

O potássio é um mineral essencial que desempenha um papel importante na regulação da pressão arterial, na saúde dos músculos e na função nervosa. A deficiência de potássio pode levar a sintomas como fraqueza, cãibras e fadiga.

 

Não causa pico de açúcar no sangue 

A batata doce tem um índice glicêmico (IG) relativamente baixo, o que significa que ela libera açúcar na corrente sanguínea de forma mais lenta e gradual do que alguns outros carboidratos, como o pão branco ou o açúcar refinado. Isso pode ajudar a prevenir picos de açúcar no sangue e manter os níveis estáveis.

Além do mais, este tipo de batata contém fibras que ajudam a reduzir a velocidade com que o açúcar é absorvido na corrente sanguínea.

 

Prevenção de câncer 

Existem algumas evidências de que a batata doce pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer. Em particular, alguns estudos sugerem que os componentes antioxidantes presentes neste alimento podem ajudar a reduzir o risco de câncer de cólon, cólon-retal e de mama.

Entre os antioxidantes presentes na batata estão o betacaroteno, vitamina C e vitamina E, que protegem as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres que podem danificar o DNA e assim aumentar as chances de câncer.

 

Dicas de pratos preparados com batata doce 

Aqui estão algumas dicas de pratos que você pode preparar com batata doce e saborear no dia a dia:

Batata doce assada: corte as batatas em pedaços pequenos, tempere com sal, pimenta e azeite, e asse no forno até ficarem macias e douradas, você pode servi-las como acompanhamentos para carnes ou como um lanche saudável;

 

Purê de batata doce: cozinhe as batatas em água até que elas fiquem macias, amasse com um garfo ou um processador de alimentos, em seguida adicione manteiga (preferencialmente ghee) , leite vegetal, sal e caso queira usar pimenta é a gosto, misture até ficar homogêneo. Ele é uma ótima opção para substituir o purê de batata inglesa que tem alto índice glicêmico; 

 

Salada de batata doce: cozinhe a batata doce em água fervente até ficar macia. Deixe esfriar, e corte em pedaços pequenos. Adicione outros ingredientes como folhas verdes,  nozes e vinagrete para um prato saudável e saboroso;

 

Sopa de batata doce: cozinhe as batatas em água com cebola, alho, gengibre e um pouco de caldo de legumes natural ( nada de caldo knorr da vida). Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo, e sirva quente com croutons e cebolinha;

 

Chips assado de batata doce e alecrim: reúna batatas, azeite, sal e pimenta a gosto, assim como alecrim. Com um auxílio de um cortador, pegue as batatas e corte-as em rodelas bem finas. Logo em seguida coloque-as em uma forma com papel manteiga, acrescente o azeite, e os temperos. Coloque-os no forno a 200º por 20 minutos.



Outros alimentos anticâncer, além da batata doce

Existem vários alimentos que possuem compostos com propriedades anticâncer. Aqui estão alguns exemplos de alimentos:

  • Frutas e vegetais: alguns exemplos de frutas e vegetais que têm compostos com propriedades anticâncer incluem brócolis, couve-flor, repolho, cenoura, tomate, uvas, bagas, cítricos, abóboras, frutas roxas e vermelhas, espinafre, couve;

 

  • Peixes gordurosos: peixes como salmão, sardinha e atum contêm ácidos graxos ômega-3, que têm propriedades anti-inflamatórias, diminuindo as chances de um câncer se desenvolver;

 

  • Nozes e sementes: são ricas em antioxidantes e ácidos graxos, algumas opções são amêndoas, castanhas, sementes de chia e linhaça.

 

Lembre-se que nenhum alimento sozinho pode prevenir o câncer, mas incorporar uma variedade de alimentos saudáveis em sua dieta pode ajudar a reduzir os riscos de desenvolver câncer. 

 

A batata doce é um dos alimentos que fazem parte da minha alimentação anticâncer de forma preventiva. Pois terminei meu tratamento em 2015 e hoje minha alimentação tem como maior objetivo manter a saúde que conquistei e evitar ao máximo o risco da doença voltar. 

No entanto, todos os alimentos citados neste artigo podem e devem ser consumidos por todos que desejam ter saúde, pacientes oncológicos ou não, em tratamento ou em remissão. 

Se você deseja adotar uma alimentação que te promova saúde será uma alegria ter você comigo na minha nova Mentoria de Alimentação Anticâncer. 

 

Aqui nesse link você pode saber mais detalhes: DETOX TERAPÊUTICO

 



É com muita alegria no que anuncio que estão abertas  as inscrições para a Mentoria:

 Minha Alimentação Anticâncer 
DETOX TERAPÊUTICO

Esse é o meu acompanhamento de perto por 1 ano para te ajudar a transformar a sua saúde através da alimentação. 

CLIQUE em AQUI para conhecer mais detalhes e garantir a sua participação

⬇️⬇️⬇️

2 Comentários


  1. Estou amando tudo suas receitas suas dicas seu empenho para com o paciente oncológico, já comprei seus livros estou amando tudo, Paty você é um anjo que Deus colocou nas nossas vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *