Prevenção do câncer: 5 alimentos que ajudam na prevenção!

Mesmo depois de curada, continuo cuidando da minha alimentação como forma de prevenção do câncer. Começo esse artigo dizendo isso porque é comum que, após sofrermos restrições durante o tratamento, compensarmos, querendo fazer tudo o que nos era restrito. 

Isso vale principalmente para a comida. No entanto, tenho o lema de que, uma vez paciente oncológico, sempre paciente oncológico. 

Ou seja, não é porque o tratamento acabou que nós vamos desleixar, deixando nossos cuidados de lado.

Claro que não é preciso se privar de tudo quanto é guloseima no dia a dia, mas é importante lembrar que não é necessário que sua sobremesa ou salgado seja extremamente inflamatória e calórica para ser gostosa.

Disney Pixar GIF - Find & Share on GIPHY

No pós-tratamento, eu decidi levar tudo que eu aprendi sobre alimentação saudável e anticâncer para frente, e essa é uma missão que eu levo muito a sério.

 

A alimentação saudável é um diferencial na qualidade de vida, não só na de quem convive com o câncer, mas também na de quem não tem a doença e quem já passou pelo câncer, pois isso evita uma recidiva tumoral.

 

Recidiva tumoral é o nome dado pelos médicos para a recorrência de um tumor. Ou seja: você se recuperou de um câncer, aquele tumor foi tratado e você levou alta mas, mesmo assim, meses ou mesmo anos depois, ele pode voltar . Eu acredito que a alimentação anticâncer é uma aliada poderosíssima na prevenção do câncer.

 

É difícil saber exatamente se um câncer irá voltar ou não, por isso é sempre bom que após um tratamento oncológico, você continue mantendo o que chamo de hábitos anticâncer.

Fitness Study GIF by Stoodi - Find & Share on GIPHY

A seguir, trouxe algumas observações sobre a relação entre a alimentação saudável e o câncer, além de alimentos para prevenção do câncer. Continue lendo!

A alimentação saudável ajuda a evitar o processo de mutação celular. | Foto: Freepik.

A importância de uma boa alimentação 

Alimentação e câncer estão altamente ligados. A verdade é que só 15% do desenvolvimento do câncer têm ligação com fatores genéticos, os outros 85% estão relacionados a estilo de vida e fatores ambientais.

Ou seja, manter hábitos saudáveis fazem total diferença na recuperação e na prevenção do câncer. O sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e má alimentação são os maiores vilões aqui. 

Hábitos de consumo não saudáveis não só vão te engordar, desnutrir e te encher de espinhas. Eles podem contribuir negativamente para o seu organismo, te inflamando e  potencializando a chance de desenvolver a doença.

Duas Caras Porta GIF by globoplay - Find & Share on GIPHY

Existem alimentos que nos protegem desses vilões: são o caso das comidas anti-inflamatórias e  alcalinas, que são altamente nutritivas e mantêm o PH do corpo equilibrado, evitando o processo de carcinogênese, que é a mutação de células saudáveis em cancerígenas.

Save Santa Catarina GIF by Belli Studio - Find & Share on GIPHY

Além da proliferação celular, uma alimentação inflamatória, gordurosa e descontrolada pode causar alterações hormonais que impedem o combate da doença, dificultando a apoptose (morte de células programada). Esse é um processo importante para evitar essas mutações.

Young woman making salad at the kitchen

A prevenção do câncer se dá por hábitos saudáveis, um deles é a inserção de mais alimentos alcalinos. | Foto: Freepik.

Criando hábitos saudáveis

O nosso organismo funciona muito melhor com uma alimentação alcalina, anti-inflamatória e antioxidante. Nosso corpo precisa manter um PH de acidez neutro para que funcione melhor.

Quando ingerimos frequentemente alimentos muito ácidos como refrigerantes, embutidos e hiperprocessados (esses, sem dúvidas estão no top alimentos cancerígenos) estamos elevando a acidez do nosso corpo mais do que deveríamos. 

Isso quer dizer que, para neutralizar seu PH, ele esgota todas as suas reservas de energia, o que pode gerar inflamações e, por fim, o tão temido câncer.

Mas quais são os alimentos alcalinos que podem ajudar na prevenção do câncer? Basicamente, aqueles alimentos que sua mãe sempre mandou você comer: verduras, legumes, cereais, frutas e leguminosas. Simples, sem muitos segredos.

Ice Cream Nom GIF by Great Big Story - Find & Share on GIPHY

Não é necessário parar de comer totalmente alimentos ácidos como carnes por exemplo, mas é interessante manter uma rotina alimentar de aproximadamente 80% de consumo de alimentos alcalinos e 20% de alimentos ácidos. Ou seja, consuma bastante alimentos verdes e cheios de fibras.

Talvez o segredo aqui não seja só o que comer, mas como comer. Tente consumir o máximo de alimentos naturais e, de preferência, frescos, para que não percam suas propriedades nutritivas e antioxidantes. 

A dica é investir em bastantes saladas, que diga-se de passagem, não precisam ser sem graça: você pode fazer várias combinações adicionando leguminosas, frutas e cereais, assim, limpando o seu corpo e promovendo um organismo saudável, bem como a prevenção do câncer.

Você deve estar se perguntando “onde é que os agrotóxicos entram nessa alimentação saudável?” Porque, claro, é o que a gente mais encontra em legumes, verduras e frutas no Brasil, certo?

Angry Bravo GIF by Vigo Video - Find & Share on GIPHY

Bom, isso é verdade, mas também é verdade que você encontra agrotóxicos em alimentos industrializados como bolachas e salgadinhos, devido à presença de cereais e trigo que costumam conter agrotóxicos.

Se você não tem condições de investir em alimentos orgânicos, descasque e lave bem as frutas, verduras e legumes. O importante é não deixar eles de fora da sua dieta, pois são “soldados” essenciais na prevenção do câncer.

A alimentação saudável também ajuda a controlar os efeitos colaterais no tratamento durante o câncer, já que a desnutrição e a modulação de peso é muito comum em pacientes oncológicos.

Procedimentos como a quimioterapia, radioterapia e a imunoterapia possuem efeitos colaterais como perda de apetite, náuseas, vômitos e alterações no paladar. Isso tudo é o combo perfeito para gerar uma insuficiência nutricional e agravar o quadro da doença.

Mesmo com câncer de mama localmente avançado, eu não tive tantos sintomas de câncer, grandes alterações de peso ou efeitos colaterais durante o tratamento.

Claro que cada caso é um caso, mas vejo que boa parte da minha recuperação foi facilitada pelo fato de ter me recusado a me encher de suquinhos com conservantes e bolachas oferecidos pela clínica que fiz meu tratamento, além de ter sido acompanhada por uma nutricionista especializada em pacientes oncológicos. 

Aprendi a adotar uma alimentação feita para me nutrir e não só para me alimentar, entende?

Good Food Stew GIF by Epicure - Find & Share on GIPHY

Hoje em dia, invisto em alimentação e exercícios, não mais pensando em minha estética, mas em aumentar minha qualidade de vida e evitar que alguma célulazinha invente de se multiplicar.

Agora, finalmente, vamos ao que interessa: a seguir veja quais são os alimentos que ajudam na prevenção do câncer.

5 alimentos que ajudam na prevenção do câncer

Abaixo, separei algumas categorias de alimentos que são ótimos aliados na prevenção do câncer. Cada uma delas você já conhece, mas inclui aqui a importância de alguns alimentos específicos para sua dieta anticâncer, ou melhor, reeducação alimentar anticâncer.

Lembrando que todos eles são recomendados pelo INCA – Instituto Nacional de Câncer. Dê uma olhada!

Comida Rico GIF - Find & Share on GIPHY

Verduras e legumes

Em minha dieta anticâncer, recomendo que cada refeição possua uma saladinha para que você aumente o consumo de comidas alcalinas, fazendo proveito de uma rotina alimentar cheia de antioxidantes. 

Como já disse antes, a preferência é que você coma estes alimentos crus (com um temperinho, né) em grande parte das vezes para se beneficiar mais de seu potencial contra os radicais livres e consequentemente potencializar sua prevenção do câncer.

Dica de verdura: Brócolis

O Brócolis possui grandes quantidades de sulforafano, composto que ajuda a destruir células cancerígenas.

Ele é super antioxidante, e ótimo atuante na prevenção do câncer, especialmente o câncer de mama, cólon e pulmão. O Brócolis também ajuda a regular a quantidade de açúcar e tem ativos antienvelhecimento!

Fresh broccoli isolated

O brócolis é altamente antioxidante, e por isso ajuda na prevenção do câncer de mama. | Foto: Freepik.

Dica de legume: cenoura

A cenoura é super poderosa: ajuda a aumentar a imunidade, regular o intestino, reduzir o colesterol e também tem ativos que ajudam a proteger a pele dos raios UVA e UVB. 

Tudo isso faz com que ele seja um grande preventivo contra o câncer de pele, câncer de mama, câncer de pulmão e câncer de cólon.

Carrot juice in glass on wooden table.

Experimente incluir a cenoura nos seus sucos. | Foto: Freepik.

Frutas

As frutas são ótimas para quem adora um doce, isso porque as frutas são ricas em frutose, que é uma ótima substituta do açúcar branco! Isso quer dizer que elas são opções mais saudáveis para sobremesas (apesar de que devem ser consumidas com moderação por quem tem diabetes).

Além de serem uma delícia, as frutas ajudam a fortalecer o sistema imunológico e possuem uma gama vasta de nutrientes diferentes em cada fruta. Prefira as orgânicas!

Essa questão da frutose causa bastante confusão. Já até escrevi um artigo no meu blog com esse tema: Frutose – Por que ela causa câncer

Dica de fruta: maçã

Super comum na casa dos brasileiros, a maçã, além de gostosa, é rica em nutrientes e antioxidantes que combatem o envelhecimento das células do sistema imunológico e combatem os temidos radicais livres.

Close up view of farmers hand picking apple in fruit orchard

Sempre que possível consuma alimentos orgânicos. | Foto: Freepik.

Cereais integrais 

São uma forma de acrescentar nutrientes e ainda uma textura super gostosa e crocante em refeições e sobremesas. Coloque em cima da salada ou daquele picadinho de frutas para um lanche cheio de fibras!

Alimentos como arroz integral, aveia e quinoa ajudam a controlar o colesterol e a glicose, além de diminuir o risco de desenvolver doenças cardíacas, AVC e câncer, se consumidos em uma quantidade equivalente a três porções por dia.

Eu recomendo que se tenha cuidado com grãos refinados e principalmente com o trigo, pois ele é transgênico, inflamatório, promove um grande aumento de insulina, podendo gerar diabetes e alguns tipos de câncer.

Dica de cereal: aveia

A aveia é rica de lipídios que te dão energia o dia todo! Isso faz com que ela seja uma ótima alternativa para o seu café da manhã e lanchinho da tarde.

Cheia de proteínas, vitamina E, B, possui também ação antioxidante que, como sabemos, previne o câncer.

Person having oatmeal; halved orange and milk on jute placemat over white surface

Adicione aveia no seu café da manhã. | Foto: Freepik.

Leguminosas

Leguminosas como a lentilha, ervilha, o grão de bico, a soja e o amendoim fazem parte desse grupo de alimentos repleto de minerais que ajudam a manter a saúde em dia. Elas são tão ricas em nutrientes que são os alimentos base de muitos países.

Dica de leguminosa: grão-de-bico

Grande fonte de fibras, proteínas, cálcio e magnésio, é perfeito para incluir em saladas fresquinhas e em cozidos. Ele ajuda na prevenção do câncer e reduz o risco de doenças cardíacas.

Além disso, o grão-de-bico, a ervilha e a lentilha são ótimas proteínas vegetais, e podem ajudar você a diminuir o consumo de carnes e assim reduzir o consumo de alimentos ácidos!

High angle salad with chickpeas and salt and pepper shakers

A salada de grão de bico é altamente proteica e antioxidante. | Foto: Freepik.

Livros com receitas anticâncer Patrícia Figueiredo

Essas são só algumas das opções alimentares de prevenção do câncer entre tantas outras! Em minha coletânea de livros “Minha Alimentação Anticâncer”, trago mais de 400 receitas baseadas na dieta alcalina e em alimentos anticâncer. Eu também ensino tudo sobre esse estilo de vida e seus benefícios! Clique aqui, e dê uma olhada. 

 



É com muita alegria no que anuncio que estão abertas  as inscrições para a Mentoria:

 Minha Alimentação Anticâncer 
DETOX TERAPÊUTICO

Esse é o meu acompanhamento de perto por 1 ano para te ajudar a transformar a sua saúde através da alimentação. 

CLIQUE em AQUI para conhecer mais detalhes e garantir a sua participação

⬇️⬇️⬇️

4 Comentários


  1. Muito obrigada, Patricia, pela iniciativa de compartilhar conhecimentos tão importantes para a nossa saúde! Que Deus a abençoe! Grande beijo


  2. Muito grata pelas informações. Fazendo reeducação alimentar com suas orientações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *