Alimentos anticâncer: como montar um cardápio saudável e equilibrado

Uma alimentação saudável é fundamental na prevenção do câncer, além de ser importante durante o tratamento e a recuperação. Os alimentos anticâncer são ricos em nutrientes e compostos bioativos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, reduzir a inflamação e proteger as células contra danos que podem levar ao desenvolvimento do câncer. 

Neste artigo, vamos explorar os benefícios dos alimentos anticâncer, conhecer os principais alimentos que ajudam na prevenção da doença, aprender dicas de preparo e consumo e, por fim, descobrir como montar um cardápio saudável e equilibrado focado na prevenção e no combate ao câncer. Continue lendo!

alimentos anticâncer sobre mesa de madeira
Saiba quais são os alimentos anticâncer. | Foto: Freepik.

Benefícios dos Alimentos Anticâncer

Construir um novo olhar para a alimentação além do “matar a fome” ajudou a melhorar a minha vida significativamente. 

Conversar com nutricionistas e médicos oncológicos, acompanhar abordagens de especialistas e testá-las na prática, me fez acolher a comida como um remédio natural e necessário.

Antes, durante e após o câncer, se alimentar de forma inteligente pode prevenir, amenizar, estabilizar até certo ponto e também evitar reincidências do câncer.

Obviamente que fatores como propensão genética, estilo de vida e prognóstico são fatores que influenciam, mas sem dúvidas nutrir-se adequadamente faz a diferença em qualquer situação, pois faz parte parte de uma vida saudável.

Bem, quando falamos de alimentos anticâncer, estamos falando também de alimentos antioxidantes, antiinflamatórios, nutritivos e sobretudo, alcalinos. 

Uma dieta mais alcalina se destaca como uma abordagem alimentar baseada no princípio de equilibrar o pH do nosso corpo, que é naturalmente mais alcalino e menos ácido, promovendo o consumo de alimentos como vegetais verdes, frutas, legumes, castanhas e sementes. São eles que promovem um ambiente corporal menos inflamatório, protegendo o ambiente corporal de mutações celulares. 

mulher segurando duas cenouras alimentação anticâncer
Com a alimentação anticâncer, minha vida foi outra. | Foto: Acervo pessoal.

Ao contrário de alimentos ricos em açúcar e gorduras que potencializam as células ruins. Por exemplo:

  • Alimentos com vitaminas C e E ajudam a neutralizar os radicais livres e proteger as células contra danos.
  • Alimentos ricos em fibras ajudam a manter o sistema digestivo saudável e reduzir o risco de câncer de cólon.
  • Outros alimentos, como o alho e a cebola, contêm compostos sulfurosos que podem ajudar a prevenir o câncer.
  • Alimentos ricos em ômega-3 são importantes, pois têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir o risco de câncer.

Todos fazem parte da classe que chamamos de alimentos anticâncer.

Principais Alimentos Anticâncer

Tenho alguns exemplos de alimentos anticâncer para você incluir na sua rotina:

  • Vegetais crucíferos: como brócolis, couve-flor e repolho, ricos em compostos sulfurados que ajudam a proteger contra a doença.
  • Frutas vermelhas: como morangos, amoras e framboesas, ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a prevenir danos celulares.
  • Peixes ricos em ômega-3: como salmão e sardinha, têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir o risco de câncer. 
  • Leguminosas: como feijões, lentilhas e grão-de-bico, são fontes de proteínas e fibras que contribuem para a saúde digestiva e imunológica.
  • Vegetais Verdes: Espinafre, couve, brócolis, couve-flor, entre outros, são excelentes fontes de nutrientes e têm propriedades alcalinizantes.
  • Frutas: Limões, laranjas, abacates, uvas, maçãs e bananas são algumas das frutas que têm um efeito alcalinizante no corpo.
  • Legumes: Feijões, lentilhas e ervilhas são ótimas fontes de proteínas alcalinas e fibras.
  • Castanhas e Sementes: Amêndoas, sementes de chia, sementes de linhaça e nozes são exemplos de alimentos alcalinos ricos em nutrientes.
  • Água Alcalina: A água alcalina é uma opção para manter o corpo hidratado e alcalinizado.
  • Grãos Integrais: Fontes de fibras e nutrientes importantes, como o selênio, que podem ajudar a prevenir danos às células.
  • Chá Verde: Rico em antioxidantes, pode ajudar a reduzir o risco de vários tipos de câncer.
homem mexendo salada em bowl
Vai uma salada aí? | Gif: Giphy.com

Dicas de Preparo e Consumo para Alimentos Anticâncer

Para obter o máximo de benefícios dos alimentos anticâncer, é importante prepará-los adequadamente.

Opte por métodos de cocção saudáveis, como cozimento no vapor, grelhado ou assado, em vez de fritura. Evite o uso excessivo de sal, açúcar e gorduras saturadas no preparo para não afetar a qualidade da refeição.

Além disso, é importante consumir alimentos orgânicos sempre que possível, para reduzir a exposição a pesticidas e outros produtos químicos. Dê preferência também a pratos coloridos, pois cada cor representa diferentes nutrientes e compostos benéficos para uma vida saudável.

Lembre-se que carne vermelha e processada é rica em acidez, por isso deve ser consumida com moderação.

 

Montando um Cardápio com Alimentos Anticâncer

Uma vida saudável pode ser simples e deliciosa. Comece o dia com um café da manhã rico em fibras, como aveia com frutas vermelhas. Para o lmoço e jantar você pode incluir vegetais crucíferos, peixes ricos em ômega-3 e leguminosas. 

Lanches leves, como castanhas, sementes e frutas frescas, são ótimas opções para manter a energia e a saúde ao longo do dia. 

Ao montar um cardápio anticâncer, lembre-se de manter a variedade e a moderação. Não é preciso abrir mão de alimentos que você gosta para ter uma vida saudável, basta incluí-los com equilíbrio em sua dieta. Com uma alimentação saudável e equilibrada, você estará dando um importante passo na prevenção e no combate ao câncer.

Na dúvida utilize a proporção 70/20. Uma alimentação 70% alcalina e 20% ácida. Ou seja, ainda cabe um docinho ou uma pizza de vez em quando.

Ao incluir uma alimentação anticâncer em sua rotina alimentar, você estará não apenas contribuindo para a prevenção, mas também promovendo uma saúde geral melhor e mais equilibrada, aumentando sua disposição diária. 

preguiça comendo alimentos anticâncer
Livre-se da preguiça que mora dentro de você! | Gif: Giphy.com

Segunda-feira

Vamos começar pelo início da semana:

  • Café da Manhã: Smoothie verde (espinafre, abacate, banana, maçã, suco de limão e água de coco).
  • Almoço: Salada de folhas verdes com quinoa, grão-de-bico ,peito de frango e legumes grelhados.
  • Lanche da Tarde: Mix de castanhas e frutas frescas.
  • Jantar: Sopa de legumes com lentilhas.

 

Terça-feira

Anota aí:

  • Café da Manhã: Mingau de aveia com leite de amêndoas e frutas vermelhas.
  • Almoço: Peixe grelhado com purê de batata doce e brócolis no vapor.
  • Lanche da Tarde: Smoothie de frutas tropicais.
  • Jantar: Salada de atum com feijão-branco, tomate cereja e azeitonas.

 

Quarta-feira

Meio da semana, temos que continuar com tudo!

  • Café da Manhã: Pão de grão de bico  com abacate e ovo pochê.
  • Almoço: Frango assado , legumes  e vegetais assados.
  • Lanche da Tarde: Chips de coco e abacaxi.
  • Jantar: Risoto de cogumelos com arroz integral.

 

Quinta-feira

Está acabando, vamos continuar no foco!

  • Café da Manhã: Smoothie de banana, morango e leite de coco.
  • Almoço: Salada de quinoa com legumes assados e ovos da galinha feliz ( orgânicos ou caipiras) cozidos.
  • Lanche da Tarde: Iogurte caseiro de coco com granola e mel de agave.
  • Jantar: Filé de peixe ao molho de maracujá com arroz selvagem.

 

Sexta-feira

É sexta!

  • Café da Manhã: Panquecas de aveia com mel de aveia  e frutas frescas.
  • Almoço: Espaguete de abobrinha com almôndegas de frango.
  • Lanche da Tarde: Barrinha de cereais caseira.
  • Jantar: Frango ao curry com arroz integral e brócolis e cenoura no vapor .

 

Sábado

No final de semana também temos que cuidar da nossa alimentação!

  • Café da Manhã: Torradas caseiras ( 0 gluten)  com abacate e tomate cereja.
  • Almoço: Lentilhas com legumes e arroz basmati.
  • Lanche da Tarde: Smoothie de manga com coco.
  • Jantar: Peixe assado com legumes no vapor.

 

Domingo

E para o último dia da semana, também tenho mais uma opção de cardápio para você:

 Café da Manhã: aveioca de banana com canela.

  • Almoço: Salada de grão-de-bico com pepino, tomate e hortelã e frango xadrez
  • Lanche da Tarde: Mix de frutas secas com oleaginosas.
  • Jantar: Estrogonofe de cogumelos com arroz integral.
homem experimentando molho
Comida saudável pode ser gostosa!

IMPORTANTE: 

Essas foram apenas algumas sugestões de refeições para que você tenha uma ideia de como funciona a Minha Alimentação Anticâncer, que devem  ser adaptadas de acordo com a sua necessidade e o seu gosto. 

Aqui, não consigo levar em consideração se você é paciente oncológica ou não, qual o diagnóstico,  em que fase do tratamento está, se está acima ou abaixo do peso, idade, estilo de vida e mais uma série de questões que influenciam na hora de montar um cardápio personalizado. 

Mas como pode ver, os alimentos anticâncer são super variados, então não te deixa passando vontade. Continue no blog e encontre mais dicas nutricionais nos meus livros sobre vida saudável.

E caso deseje ter acesso a um Protocolo nutricional personalizado para o seu caso, conheça a minha mentoria de alimentação anticâncer: DETOX TERAPÊUTICO.

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