Hoje eu quero compartilhar os 12 Benefícios da Alface:
Quando se fala em comer uma saladinha, a primeira coisa que vem à nossa mente são as folhas verdes da alface, não é? 😉
E nem paramos pra pensar, no quanto essa verdura é PODEROSA no combate e prevenção de Doenças.
Rica em nutrientes e clorofila que tem função de alcalinizar e desintoxicar nosso organismo.
Esta hortaliça constitui uma importante fonte de vitaminas (A, C e niacina) e sais minerais (sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício).
E, ainda, essa verdura tem um trunfo quando o assunto é ansiedade:
Graças a uma substância chamada lactucina, um composto com efeito calmante e relaxante que ajuda até mesmo em casos de insônia. Você pode encontrá-la principalmente no talo do alimento.
Como os outros vegetais verdes folhosos, a alface contém ácido fólico, que atua na síntese dos neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina. Estes, quando em quantidade adequada em nosso cérebro, ajudam a regular as sensações de ansiedade.
Além disso, a alface também ajuda na produção de aminoácidos no nosso corpo, e muitos deles atuam nesses neurotransmissores importantes para o bem-estar emocional
Outros benefícios da Alface para sua saúde:
► Previne e controla diabetes do tipo 2
A alface, como a maior parte dos vegetais folhosos, é rica em fibras, que melhoram o trânsito intestinal. Uma dessas fibras é a pectina, uma fibra solúvel considerada poderosa.
Ela forma um gel que, quando em contato com a água do bolo alimentar, permite que a glicose seja liberada mais lentamente, evitando picos elevados na glicemia do sangue.
Isso é bom não só para prevenir e controlar diabetes do tipo 2, mas também para impedir a sensação de satisfação rápida e superficial causada pelo açúcar — que sempre termina em mais ansiedade.
► Anti-inflamatório
Alface possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam no controle da inflamação.
Em modelos experimentais, extratos das alface mostraram poder controlador significativo sobre a inflamação induzida por biocatalisadores como lipoxigenase e carragena.
► Previne Alzheimer
Os neurônios são as células do cérebro que formam conexões físicas para fazer a memória. A sua morte pode provocar perda de memória.
Em alguns casos extremos, a morte neuronal significativa pode resultar no aparecimento de doenças tais como a doença de Alzheimer.
Os extratos de alface mostraram considerável controle da morte celular neuronal, devido ao seu papel na privação de glicose / soro (GSD).
A pesquisa também mencionou que a alface tem o potencial para ser usada na proteção do neuro como uma solução comum para as doenças neurodegenerativas.
► Reduz os Níveis de Colesterol
A Alface pode ser benéfica na redução dos níveis de colesterol, que muitas vezes levam a doenças cardiovasculares e outras condições perigosas.
Níveis elevados de colesterol, principalmente o LDL ou colesterol ruim, são prejudiciais e podem causar ataques cardíacos e derrames.
► Propriedades Antioxidantes
Estudos têm demonstrado que a alface possui antioxidantes com capacidades significativas de eliminação radical-livres.
Os antioxidantes atuam como barreiras para os radicais livres, que são produzidos durante o metabolismo celular.
Estes radicais livres atacam os tecidos saudáveis, as células e o ADN dentro deles. Que muitas vezes pode causar células saudáveis a se transformar em células cancerígenas.
► Calmante Natural
A alface tem propriedade calmante, sendo capaz de tratar casos de insônia.
A hortaliça ajuda as pessoas a ter um sono reparador e a controlar os acessos de histeria.
Aconselha-se consumir alface à noite para dormir melhor, principalmente quando seu suco é adicionado a uma bebida quente que contenha mel.
► Controla a Ansiedade
As propriedades neurológicas da alface têm sido sugeridas e exploradas durante tempos antigos e na Idade Média nos tratados médicos.
Pesquisas detalhadas nos últimos tempos tem levado à conclusão de que a alface possui ansiolíticos. Quando animais de laboratório receberam extratos da alface, sua atividade locomotiva foi reduzida, sugerindo ansiolíse considerável.
► Propriedades Anti-Câncer
Pesquisa em células cancerígenas humanas, particularmente as células de leucemia e as células do câncer de mama, foram controlados de forma significativa após o tratamento com extratos da alface.
As experiências também sugerem que a proporção em peso do consumo da alface necessária para matar 50% das células da leucemia seria de 3 kg.
► Auxilia na Perda de Peso
A Alface é um alimento saudável quando se trata de perda de peso. A Alface contém apenas algumas calorias e é rico em muitos nutrientes.
A fibra dietética ajuda a melhorar a digestão e mantém uma pessoa saciada. Fibra alimentar também ajuda na remoção de sais biliares e, assim, reduz o colesterol no organismo.
► Ajuda na Digestão
A Alface por ser rico em fibras dietéticas, e muito benéfica no combate da prisão de ventre e indigestão.
Com o seu alto teor de fibras alimentares podem ajudar na limpeza do trato intestinal. Além disso, A Alface Também é rica em Vitamina C, que é conhecido como um limpador natural e ajuda na eliminação de toxinas do corpo.
► Fortalece os Ossos
O Consumo de Alface pode ajudar a fortalecer os ossos.
Pois Alface é rica em Vitamina K, que auxilia na produção de osteocalcina, que é uma proteína necessária para o tecido ósseo.
Além disso, A Alface Também é rica em cálcio e fósforo, que desempenham um papel importante no aumento da densidade e força dos ossos. A osteoporose pode ser reduzida pelo seu consumo.
► Para a Pele
A Alface contém antioxidantes, como beta-caroteno e vitamina C.
Eles ajudam a manter a pele radiante e macia. Os antioxidantes protegem a pele dos radicais livres e prevenir as rugas, sinais precoces de envelhecimento e pigmentação.
A Vitamina C também ajuda na formação de colágeno, o que faz a pele parecer mais jovem. O potássio presente também melhora a circulação sanguínea proporcionando um brilho da Pele.
Os tipos de alface
Existem seis tipos de alface, veja agora quais são e as suas principais diferenças:
Alface crespa – ela é rica em fibras, ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, além disso apresenta pequenos teores de minerais, como o cálcio e o fósforo.
Alface roxa – ela possui mais antocianina que as alfaces comuns, além de um maior teor de antioxidantes, substâncias que ajudam no combate ao envelhecimento.
Alface lisa – essa é a mais consumida, possui as folhas soltas, macias e um sabor suave.
Alface mimosa – essa possui as folhas com a borda muito entrecortada, parecendo com os dedos de uma mão. É um dos tipos de alface mais delicada.
Alface romana – essa possui folhas verde-escuras, longas e crespas que formam uma cabeça de folhas soltas. É muito utilizada em saladas, como a salada Ceasar e em lanches.
Alface americana – esta possui a cabeça compacta. O seu valor nutritivo é menor do que o de outros tipos de alfaces e folhas, é muito usada em lanches.
Algumas pessoas falam isso. Mas a minha nutricionista só me proibiu de comer salada crua na rua (que muitas vezes é mal higienizada e a nossa imunidade está baixa). Mas em casa, eu comia à vontade, tendo o cuidado de higienizar bem os alimentos.
Nesse livro digital gratuito eu compartilho as principais dicas que a minha nutricionista me deu durante a quimioterapia. Acho que pode te ajudar!
ola patricia, o livro que voce fala que foi seu aliado, compra-se em qual livraria ou apenas pela internet.?
e o seu livro ele é só digital,ou tem em livrarias?
obrigada
Deixe um comentário
Categorias
Newsletter
Se inscreva para receber novidades!
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Respostas de 4
Algumas pessoas falam isso. Mas a minha nutricionista só me proibiu de comer salada crua na rua (que muitas vezes é mal higienizada e a nossa imunidade está baixa). Mas em casa, eu comia à vontade, tendo o cuidado de higienizar bem os alimentos.
Nesse livro digital gratuito eu compartilho as principais dicas que a minha nutricionista me deu durante a quimioterapia. Acho que pode te ajudar!
http://edzz.la/GQJPY?a=964573&utm_source=isca-NUTRI-BLOG-Post-ALFACE
Olá Patricia ouvi dizer que quem está em tratamento não pode comer alface é verdade??? Falam que não pode verduras cruas.
Oi Simone,
O livro (Anticâncer) pode ser comprado em livrarias ou pela internet.
nesse artigo eu falo sobre ele:https://dascoisasquetenhoaprendido.com.br/2014/08/28/totalmente-in-love-livro-anticancer/
ola patricia, o livro que voce fala que foi seu aliado, compra-se em qual livraria ou apenas pela internet.?
e o seu livro ele é só digital,ou tem em livrarias?
obrigada