A princípio, a quimioterapia e o sol não combinam.
Porém, o verão está aí com força total. E como boa carioca que sou, me informei muito bem com o meu Oncologista sobre como e quando poderia me expor ao sol, durante o meu tratamento.
Afinal, será que é possível pegar sol e curtir o verão mesmo quando estamos fazendo quimioterapia?
Fui diagnosticada em 2014. E em 2015, O verão que passei em tratamento , já havia me adaptado à minha condição de carequinha.
Porém, não queria ficar amarela de jeito nenhum!
Achava que ficar sem pegar sol ia me deixar com aspecto de doente. Então, decidi saber como poderia curtir o meu verão… Coisas de carioca!
Se você também acredita que quimioterapia e sol não combinam, mas adora o verão. Você vai adorar ler esse artigo!
😀
Mas Atenção: Alguns tipos de quimioterapia mancham a pele. E todo cuidado é pouco!
Meu oncologista liberou uma prainha ou piscina, com moderação, e nos horários que todo mundo sabe o sol está mais brando.
Ou seja, das 10 às 16 horas, fiquei terminantemente proibida de pegar sol.
E Obviamente, sempre que fui à praia, não descuidei do filtro solar no rosto com fator de proteção alto, além de chapéu ou boné para proteger a careca.
Quimioterapia e o sol – Dicas para quem está em tratamento
Minha primeira dica são os chapéus e bonés da UV LINE, que já possuem fator de proteção.
Assim você não precisa se preocupar em passar filtro na careca. Você fica protegida e estilosa.
Atualmente, todos os meus bonés e chapéus têm fator de proteção.
Outra coisa muito importante para quem está em tratamento quimioterápico é não descuidar da Hidratação, especialmente no verão.
Aliás, esse foi um excelente hábito que eu adquiri e recomendo!
ATENÇÃO: No caso de pacientes que estejam fazendo Radioterapia, o sol está terminantemente proibido, especialmente na área tratada.
Pois normalmente, a área radiada fica irritada. E a recomendação médica, é que não se exponha ao sol até seis meses depois do tratamento!!!!
Ou corre-se o risco de adquirir manchas indesejadas. Afff!!!!!
Quem fez esvaziamento axilar, também deve evitar se expor ao sol em dias de muito calor, para que o braço não inche.
A boa notícia é que, com os devidos cuidados, podemos e devemos aproveitar o verão seja na praia ou na piscina!
Respostas de 15
Aqui no blog tem várias dicas de alimentação para aumentar a imunidade. pegue essas receitas: https://dascoisasquetenhoaprendido.com.br/2018/08/03/sucos-funcionais-para-quem-esta-fazendo-quimioterapia/
Tenho carcinoma infiltra te/SOE/ductal infiltrante. Fiz minha parte quimioterapia em 20/12/2018, a próxima seria em 10/01/2019, não pude fazer, minha imunidade está baixa.O que comer e beber de suco de frutas para melhorar a imunidade?
querida, recomendo que você continue fazendo uma alimentação o mais saudável possível. Pois você terminou a quimioterapia, emas seu organismo ainda precisa de um tempo para se recuperar do pancadão que é essa fase do tratamento… Curta sua praia, tome uma água de coco, coma frutas… Tem muita coisa gostosa e saudável que podemos comer
: )
Oi Patrícia, fiz minha última quimioterapia e estou querendo ir a praia curtir um pouco, minha dúvida é sobre a alimentação depois da recuperação posso comer camarão, açaí essas coisas?
Desde já agradeço.
pode pegar sol sim, tomando os cuidados normais que qualquer pessoa deve ter! Vida que segue!
se eu já terminei meu tratamento posso sair no sol normal ou tenho que me cuidar pro resto da vida.me tire essa duvida
Não recomendo… mas se oriente com o médico dela.
Não recomendo…
Minha mãe está fazendo radioterapia ela está louca pra ver o mar ela não tem costume de usar biquíni e maio e sempre uma blusa com manga , ela pode entrar na água? ?? Ou do pode ficar de baixo do guarda sol comendo camarão? ??
Oi Zelia, fico muito feliz em saber que tenho te ajudado com meu trabalho. As inscrições para a próxima turma do meu Programa Câncer com Leveza serão abertas em breve. Me envia um WhatsApp que te passo informações mais detalhadas. Vai ser uma alegria ter você como aluna e te ajudar mais de perto! Beijão!
Olá Patricia me chamo zelia sou de maceio AL em março 2017 fui diagnosticada com linfoma não hodinkg infiltrante de grandes celulas B fiz 3 ciclos de quimioterapia vermelha mas 3 combinação de vários medicamentos que chamam de chop e faltam mas 5 ciclos de cads e você me ajudou muito com seus videos. Tirei muita duvida muito esclarecedor continue assim pois ajuda a muitas gente que esta passando por esse momento dificil gostaria de saber como faço para participar do grupo e do curso
Oi Sônia,
Obrigada! Muita saúde pra você também!!!!
Precisando estou por aqui…rsrsrs
Beijão
Da sua nova amiga de destino ; D
Olá Patrícia,
Bem legal seu blog, parabéns!
Sou enfermeira e em Maio de 2015 tb fui diagnosticada com Câncer de mama, porém como vc, optei por viver e tirar dessa experiência somente coisas boas. Por isso, muito por acaso retornava de uma consulta e bateu uma vontade de curtir uma praia com a família, dai peguei meu celular e encontrei seu blog… veio bem a calhar kkkk. Adorei as dicas, obrigada e tudo de bom pra vc. Vitória na guerra irmã . Bjss
Oi Eleni, fico feliz que você tenha gostado e eu esteja te ajudando de alguma forma com o blog! A UV Line aqui no Rio de Janeiro pode ser encontrada nos melhores shopping centers.
Também te desejo muita luz e paz na sua jornada rumo a cura! Um beijão!
Oi Patrícia. recebi tbm. diagnóstico exatamente como o seu “carcinoma ductal invasivo” de mama, em 7 de maio de 2015. fiz cirurgia em 23 de setembro de 2015, sou professora e estou afastada do trabalho. Adorei seu blog, sou fanática por praia, assim como você e gostaria de saber onde encontrar esses bones ou chapéus da UV LINE.
Ainda não comecei meu tratamento, passarei novamente com mastologista e oncologista dias 16 e 17 de novembro p.f
Muita paz e luz pra ti, para mim e para todas pessoas que se encontram com esse temível diagnóstico.
Que Deus nos abençoe e nos proteja, fortalecendo-nos cada dia mais. Beijos carinhosos, Eleni