5 Boas Razões para Você acreditar que a Vida após o Câncer fica melhor

Você acredita que a sua Vida após o Câncer pode ficar muito melhor do que antes?

vida-apos-o-cancer

Desde o meu diagnóstico, eu me fiz algumas promessas, e uma delas foi que:

Se eu tivesse uma Segunda Chance, eu sairia do piloto automático e  faria a minha Vida valer à pena de verdade.  Eu viveria os meus dias com a intensidade que eles merecem. E faria, com a minha vida, algo que realmente me orgulhasse.

O câncer me gerou a coragem e desejo de recomeçar. E o que antes parecia assustador, como por exemplo, reavaliar a minha vida, relacionamentos,  profissão,  estilo de vida  e  tirar da minha frente tudo o que me fazia mal e não me acrescentava, passou a  não me causar mais medo .

Pelo contrário,  a possibilidade de recomeçar deixou de ser algo que me paralisasse e passei a encarar  todos os meus recomeços como bençãos!

Confesso que  no começo, mudar dá medo. E pode ser  tão assustador quanto ter que encarar um câncer. Mas por outro lado, posso te garantir que também é muito recompensador.

Infelizmente o Câncer ainda carrega uma série de preconceitos e tabus. Já abordei  esse assunto no Artigo: “Sobrevivente de Câncer é o escambau ! “

E recebo centenas de pedidos de ajuda, diariamente de pessoas recém diagnosticadas sentindo-se perdidas  e  desesperadas, o que é muito natural.

Porém, surpreendentemente, também recebo muitos pedidos de ajuda de pessoas que terminaram o tratamento e, justamente, depois de terem vencido todas as etapas do tratamento, sentem-se perdidas e até mesmo derrotadas pela doença.

Pessoas que se sentem diferentes e inferiores porque tiveram um câncer, acreditam que terão uma vida limitada para sempre, sentem-se marcadas pela doença,  não encontram o seu lugar no mundo e continuam perdidas… E para piorar, têm muito Medo da doença voltar.

Segundo estudos, 20% das pessoas que se curam do Câncer, desenvolvem algum problema psicológico:Depressão, Medo, Síndrome do Pânico, etc.

Se você foi diagnosticada recentemente ou já até terminou o seu tratamento, mas ainda se sente perdida e acredita que sua vida nunca mais vai ser boa novamente, Leia esse artigo até ao final, porque eu quero compartilhar 5 Boas Razões para Você acreditar que a Vida após o Câncer fica melhor.

Eu sou a prova viva disso!

Por mais que as coisas estejam difíceis pra você hoje. Não há nada que justifique você ficar imersa no seu Sofrimento e Dor pelo resto da sua vida!

O Câncer vai ter o significado que você der pra ele AGORA.

Se você acreditar que o diagnóstico foi uma grande injustiça que aconteceu na sua vida. Assim será! E você se sentirá uma eterna vítima.

Mas a doença também pode ser o seu Despertar! Foi assim para mim…

Pense em um presente embrulhado em um papel muito feio!

A maioria das pessoas acaba olhando para o embrulho feio e rejeitam o que está dentro. Mas se você aceitar  o presente e abrir o embrulho, pode se surpreender com o que tem dentro!

vida-apos-o-cancer

Hoje, eu estou vivendo cada dia da minha vida com muito mais propósito e alegria, me sinto muito realizada no que faço e tenho mil planos pela frente!

5 Boas Razões para você acreditar que a vida  após o Câncer fica melhor

RAZÃO #1 . Você descobre que não vai durar pra sempre

vida-apos-o-cancer

Diante do Diagnóstico, ao confrontarmos a morte, nos damos conta do quanto a vida é frágil e nós somos transitórios.

Junto com essa constatação, vem uma vontade danada de viver, de aproveitar cada minuto, de fazer tudo o que temos vontade e adiávamos por comodismo, Medo ou qualquer outro motivo.

Nós ganhamos um senso de urgência para tudo o que fazemos. E com isso, paramos de  adiar a nossa Felicidade.

A  gente entende que a vida não nos oferece garantias,somente possibilidades. E isso nos dá pressa em ser feliz!

A gente não quer mais ser feliz quando isso ou quando aquilo acontecer: “Quando eu me casar, emagrecer, comprar a minha casa, quando meus filhos crescerem … Eu serei feliz!”

Não! Finalmente, a gente compreende a importância de sermos felizes HOJE.  No nosso Aqui e Agora! E a gente entende que ser feliz é uma escolha que fazemos todos os dias das nossas vidas!

 

RAZÃO # 2. Você aprende a priorizar o que realmente importa

vida-apos-o-cancer

É impressionante como o Câncer pode trazer essa clareza do que de fato é prioritário na sua vida.

Diante do diagnóstico, as primeiras perguntas que me fiz, ao avaliar a minha vida, foram:

– Se eu morresse hoje, será que vivi tudo o que gostaria ? Realizei todos os meus projetos e sonhos? Falei pras pessoas que eu amo, o quanto elas são importantes pra mim? Fiz diferença na vida de alguém? 

É inevitável, todo mundo que recebe a notícia que tem Câncer, pensa que vai morrer, e diante da possibilidade iminente de morte, parece que o que realmente é importante fica mais nítido.

O Câncer retira da nossa frente tudo o que é supérfluo e fica muito mais fácil enxergarmos o que é essencial para a nossa felicidade.

O que você pensou assim que foi diagnosticada, certamente é o que tem importância pra você.  As pessoas que você se lembrou, são as que de fato importam. É nisso que você deve focar, daqui pra frente, para fazer de fato a sua valer à pena!

#FicaAdica

Sempre questiono com minhas alunas quais são os seus porquês… Por que você deseja se curar? Por que você deseja viver?

Certamente, sua resposta tem a ver com o que você pensou quando recebeu o diagnóstico.

 

RAZÃO #3. Você passa a dar valor a quem você é, invés de focar no que você tem

vida-apos-o-cancer

Você já se deu conta que diante do diagnóstico, você não pensou que deveria ter trabalhado mais? Trocado de carro, casa?

Comprado mais roupas, sapatos ou qualquer outro bem material ou distrações que usamos na tentativa de preenchermos o nosso vazio existencial?

Eu aposto a minha “Segunda Vida” que você, provavelmente, se questionou pela maneira como você gastou a sua vida antes do câncer. Mas não pensou absolutamente nada sobre seus bens materiais, status, etc.

Pelo contrário, é quase uma certeza que você tenha se ressentido  pela maneira como viveu a sua vida, como gastou o seu tempo. Você pode até ter se arrependido por ter passado pouco tempo com as pessoas que te importam,  como seus filhos, amigos e família.

É assim mesmo… Diante de um Câncer, tudo o que temos e construímos materialmente perde valor.

Afinal, se esse for de fato o fim da linha pra nós, como não somos Faraós, não iremos levar nada material para os nossos túmulos.

Por isso, começamos a enxergar a vida e as pessoas sob um novo prisma: Vale quem  realmente somos. O que temos fica em segundo plano. Isso nos dá uma excelente oportunidade de reconstruirmos nossas vidas alinhadas aos nossos Reais Valores.

 

RAZÃO #4. Você vai descobrir que é muito mais forte que imagina

vida-apos-o-câncer

Depois que você superar, quem sabe o seu Maior desafio de vida, você vai sentir um orgulho imenso de você! Você será capaz de olhar pra trás, pra tudo o que você viveu e superou e vai se surpreender com o quanto você cresceu!

Você não só sobreviveu ao Tsunami que passou pela sua vida, mas cresceu tanto como pessoa, que conseguiu transformá-lo em gotinha de orvalho.

E de agora em diante, sempre que você se ver diante de um desafio, você irá se lembrar do quanto foi forte. Afinal, o que não te mata, te fortalece!

RAZÃO #5.Você vai querer que a sua vida valha à pena

Vida após o Câncer

O  recado mais importante que o câncer nos trás é que a nossa Vida pode ser mais que comer, dormir e pagar contas. 

Depois de passar pelo seu processo de cura, ( e tomara que você se proponha a curar as suas feridas emocionais também), você vai ter sede de vida.

Como uma borboleta recém saída do casulo, você vai ter coragem de se tornar a sua melhor versão. Você vai sentir cada vez mais o desejo e motivação para alçar vôos ainda mais altos em direção da vida que você nasceu pra viver!

Diante de um problema, você não vai mais  se estressar por pouca coisa. Você também não vai mais aceitar uma vida mais ou menos, relacionamentos mais ou menos.

Você não quer mais a vida de lagarta…

E viver em novidade de vida não te assusta mais. Pelo contrário, você se sentirá grato com a sua Segunda Chance, com a sua oportunidade de recomeçar…

Se mesmo com tudo o que escrevi, ainda está difícil você acreditar que sua vida vai ser boa novamente.

Se você também deseja dar uma virada na sua vida, mas não sabe por onde começar, eu tenho uma ótima notícia pra você!

Assista esse vídeo e descubra como posso te ajudar.

38 Comentários


  1. Parabéns, adorei o seu texto.
    Eu também tive câncer de mama em 2016. Fiz a mastectomia, e decidi desde o primeiro momento que eu era maior do que a doença, aliás nunca me senti com ela. Portanto lutei , tive os meus momentos de choro embaixo do chuveiro porque ninguém é de ferro, mas também pintei a cara e fui pra luta. Hoje estou aqui curada graças a Deus, pronta para a vida e os novos desafios. Continue escrevendo, é muito importante essa troca de experiências. Beijo grande!


  2. Fico muito feliz em saber que gostou. Faz muita diferença pra mim, saber que consegui trazer uma visão mais positiva pro seu futuro. Beijão!


  3. Lindo trabalho Pat!Ter alguém para compartilhar experiências é fundamental nesse momento tão crucial de nossas vidas!Parabéns!!!


  4. Oi amiga fui diagnosticada com câncer de mama fiz a mastectomia radical e agora estou com metástase óssea é muita dor estou tão sensível ,mais adorei as cinco razões espero receber mais artigos como este bjos


  5. Bom dia! Realmente após câncer a vida muda, mas as vezes ainda me pego voltando ao velho “eu”. Com o diagnostico, comecei perceber o que sempre esteve diante dos meus olhos e por amar mais ao o outro não conseguia enxergar ou não “queria”. Hoje ainda me pego cuidando mais do outro
    , me doando e ai vem o filme de tudo que passei recentemente. Hoje tenho certo cuidado em não usar a palavra “amigo(a)”. Não que eu queira ser coitadinha mas, a partir do câncer percebi quem realmente merecia minha admiração e respeito e, não são aqueles com quem vivi anos da minha vida, mas sim pessoas que pouco me conheciam. Doeu muito. Mas tudo na vida nos traz aprendizado. aprendi na dúvida da existência que haverá sempre aqueles que se aproximarão em função do que beneficio que poderá tirar de vc e da sua sinceridade. Mas também, há aquele que se aproximara por que verdadeiramente são seres dignos e sinceros, são pessoas que sabem o verdadeiro sentido do amor ao “próximo”.

Página 1 de 8 Próximo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *