10 Sintomas iniciais do Câncer frequentemente negligenciados

Os Sintomas iniciais do Câncer são mais comuns do que você pensa e frequentemente negligenciados.

Nesse Artigo, você vai saber o que os sintomas querem te dizer sem precisar entrar em paranoia.

Se o rastreamento de alguns tumores por meio de exames preventivos ainda geram polêmica.

Existe uma estratégia, mais simples e mais barata e muito recomendada que ajuda a detectar a doença mais cedo: Prestar atenção no que o seu corpo está falando para você.

Existem pistas que o nosso organismo oferece… Muitas vezes elas são ignoradas por medo ou comodismo.

Um levantamento realizado pelo Cancer Research UK, fundação inglesa que patrocina pesquisas na área, listou 10 sintomas do câncer ignorados com frequência, que eu irei compartilhar com você.

Para chegar a eles, cerca de 1700 pessoas com mais de 50 anos reponderam a questionários sobre os incômodos que eles haviam sentido nos três meses anteriores ao diagnóstico.

Metade dos participantes declarou ter experimentado algum sintoma relacionado ao desenvolvimento do tumor e 45% das pessoas afirmaram que nem chegaram a consultar o médico para saber o que estava acontecendo.

Como você verá esses sintomas são bem triviais e, na maioria dos casos, sugerem problemas fáceis de lidar, como gripe ou diarreia.

Então a pergunta que não quer calar é:

Quando se inquietar de verdade sem precisar virar uma hipocondríaca?

10 Sintomas iniciais do Câncer frequentemente negligenciados

A resposta está na intensidade e no tempo de duração desses sinais.

confira os Sintomas iniciais do Câncer menos conhecidos

1.Caroços

Vários tipos de câncer. Esses inchaços ocorrem no sistema linfático: Rede de vasos e gânglios essenciais para a imunidade.

Os linfonodos são os nossos soldadinhos e funcionam como um esponja, uma especie de filtro. Uma célula cancerosa pode sair de seu lugar de origem e acabar presa ali.

2. Dificuldades para engolir

10 Sintomas iniciais do Câncer frequentemente negligenciados

Câncer de garganta ou de esôfago. Lesões malignas nesses orgãos dificultam a deglutinação. Essa obstrução parcial causa um desconforto ao engolir a comida.

3.Tosse e rouquidão

Câncer na garganta ou nos pulmões. Tosse, rouquidão, dificuldade para respirar são sinais de encrenca nas vias respiratórias. Se o tumor aflige algum setor nos caminhos por onde o ar passa, como os pulmões, o reflexo pode ser uma tosse chata e persistente.

Já o câncer de garganta é capaz de acometer algum nervo que irradia as cordas vocais,prejudicando a fala.

Embora esses sintomas estejam ligados a alergias e resfriados, é bom examinar mais a fundo o que está acontecendo se eles teimarem por várias semanas.

4.Perda de peso sem motivos

Vários tipos de câncer.  Tumores conseguem sequestrar parte do combustível que abasteceria as células saudáveis. Eles usam a energia do organismo para se desenvolver.

Também é comum a perda de apetite que faz o peso cair.

5.Mudança na rotina intestinal

10 Sintomas iniciais do Câncer frequentemente negligenciados

Câncer colorretal. Ok, é naturaal r mais vezes ao banheiro ou ter prisão de ventre quando você experimenta novos pratos durante uma viagem, tem quebras de hábitos muito brusca ou passa por uma situação estressante.

Mas se não há nada que justifique o desajuste, é prudente ficar atento.

Dependendo da sua localização, os tumores de intestino grosso aumentam as frequências das idas ao banheiro e propiciam quadros de diarreia intensa… A famosa gaganeira!

Caso o Câncer se situe na parte final do intestino, perto do reto, o formato do coco de midifica: Ele se torna mais fino e quebradiço.

A Colonoscopia, um exame que vasculha as paredes do órgão é a melhor maneira de verificar se existe câncer ou não na região.

6. Alteração no hábito de urinar

Câncer de próstata ou de bexiga. Esse sinal é mais comum nos homens. O crescimento da próstata provoca um estreitamento do canal da uretra, por onde passa a urina . Aí o sujeito vai ao banheiro toda hora e sente irritação quando faz xixi.

O jato de urina fica fraco e há uma sensação não conseguir esvaziar a bexiga.

7.Modificação na aparência das verrugas

10 Sintomas iniciais do Câncer frequentemente negligenciados

Câncer de pele. Manchas, pintas e verrugas devem ser acompanhadas de perto. Principalmente aquelas com saliências, bordas irregulares e cores variadas.

Também vale ter cuidado com aquelas que coçam e sangram. É preciso consultar o dermatologista se notar essas marcas estranhas.

8. Sangramento sem razão

Tumores ginecológicos, colorretal e de medula.  Com exceção da menstruação, a perda de sangue não pode ser considerada normal. A formação de úlceras (feridas) na parede dos órgãos com câncer leva a sangramentos.

A doença também pode afetar a coagulação. Daí. o sangue pode ficar fluido demais e escorrer com facilidade.

9. Ferida que não cicatriza

Vários tipos de Câncer .  O primeiro sinal de Câncer na boca ou na garganta é um machucado que não fecha.

Porém, não basta checar só essas bandas do corpo. Qualquer ferimento na pele que não melhora com remédios, curativos merece cuidados. Isso acontece porque os tumores podem interferir na coagulação do sangue e desestabilizar o processo de cicatrização.

10. Dor inexplicável

10 Sintomas iniciais do Câncer frequentemente negligenciados

Vários tipos de Câncer. Ramificações do sistema nervoso que gerencia as sensações dolorosas, podem ser afetadas por uma massa tumoral.

Ela aperta os nervos e causa desconforto constante e uma dor contínua que não passa com analgésicos.

Tal sintoma varia de acordo com a posição em que a doença avança. As únicas formas de solucionar a dor é retirar o tumor ou diminuir sua extensão.

Infelizmente, essa é uma doença traiçoeira e silenciosa. E esses sintomas iniciais do Câncer são muito negligenciados.

Por isso, a prevenção é o melhor remédio!



É com muita alegria no que anuncio que estão abertas  as inscrições para a Mentoria:

 Minha Alimentação Anticâncer 
DETOX TERAPÊUTICO

Esse é o meu acompanhamento de perto por 1 ano para te ajudar a transformar a sua saúde através da alimentação. 

CLIQUE em AQUI para conhecer mais detalhes e garantir a sua participação

⬇️⬇️⬇️

12 Comentários


  1. Oi Paty, sigo Vc desde que descobri o câncer em 2017. Diz uma quandrantectomia com esvaziamento axilar , 16 ciclos de quimioterapia, 4 Vermelha e 12 branca e 30 sessões de rádio. Faço uso do Aromasin como inibidor hormonal, desde julho. Enfrentei todas as fases anteriores com lucidez e leveza… Mas hj , me sinto fragilizada , insegura… Tenho muitas dores , indisposição e outros efeitos da medicação. Gostaria que Vc fizesse um post sobre o pós tratamento.. Como nos sentimos e o que é normal sentir. Abraços.


  2. Obrigado querida,
    sou com leveza depois q achei vc, Deus te abençoe sempre. Tenho esperança e sigo um dia de cada vez com foco na cura
    Meu desespero acabou ,vou na razão cuidando de mim aos 62 CA MAMA ….suas dicas, médicos e fé garantem meu sucesso


  3. Amei toda a reportagem, realmente vc fez um blog bem claro e explicando tudo muito bem. Hj terminei minha quimioterapia, agora vou fazer todos os exames para entrar nadioterapia e tomar os comprimidos. Desde a minha cirurgia já se passaram 7 meses, não foi fácil mais está dando tudo certo, só tenho a agradecer. Parabéns, amei a reportagem


  4. Obrigada querida por toda orientaçao!


  5. Muito bom seus esclarecimentos estou grata aprendendo bastante. Obrigada Janete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *