Alimentos anticâncer: o guia definitivo para mudar sua saúde

Adotar uma rotina com alimentos anticâncer é fundamental para quem deseja superar ou se prevenir da doença. Pois  já foi comprovado que hábitos de vida e alimentação mais saudáveis podem combater o câncer ou, pelo menos, ajudam a diminuir a sua incidência. 

Adquirir um estilo de vida mais saudável (descanso, hábitos e rotinas de exercícios) e uma alimentação equilibrada promove uma qualidade de vida bastante superior.

Saiba quais os alimentos que são considerados anticâncer, mas tenha a consciência de que nenhum deles atua sozinho. Isto é, tais alimentos sozinhos não têm poder suficiente para evitar qualquer doença. Agora você pode adotar uma Alimentação que de fato te proporcione saúde e de maneira conjunta com outros hábitos saudáveis, viver uma vida bem mais equilibrada. E essa ação conjunta apresenta um grande potencial para evitar o surgimento e até mesmo reverter doenças graves ou crônicas.

Como já sabemos, a alimentação influencia diretamente na nossa saúde, por isso, conseguir manter uma dieta balanceada é extremamente necessário. Isso porque quando os hábitos alimentares são pouco saudáveis, as escolhas inadequadas de alimentação podem desencadear doenças hepáticas, renais, cardíacas e oncológicas. 

As células cancerígenas podem começar a se desenvolver por diversos motivos, como sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, exposição ao sol ou alimentação inadequada. E, ao evitar esses hábitos é possível diminuir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer.

alimentos anticâncer
Dieta anti cancerígena: Saiba mais sobre a alimentação para pacientes oncológicos. | Foto: Freepik.

As piores comidas quando se refere a potencial cancerígeno são: 

Carne processada

As proteínas animais, como carnes vermelhas, aves, peixes e ovos são saudáveis, desde que sejam consumidas com moderação. Quando esses alimentos estão em sua forma processada — salga, cura, fermentação, defumação, entre outros —, que são usados para conservar e realçar o sabor, elas não se tornam boas opções e podem refletir em problemas maiores.
Eles variam de ganho de peso até o câncer colorretal. E isso acontece por causa do processo de produção, já que ele pode conter nitratos, um composto cancerígeno.

Frituras

Não é novidade para ninguém que o excesso de alimentos fritos também merece ser evitado. Segundo estudos, o composto químico chamado acrilamida, o qual é formado em altas temperaturas da fritura, podem aumentar o estresse oxidativo e, principalmente, a inflamação no corpo, que se relaciona com o crescimento de células do câncer.

Refinados

Tais alimentos como: farinha, açúcar ou óleo também são bem alarmantes, já que tanto o açúcar quanto os carboidratos altamente processados ​​também podem aumentar o risco de estresse oxidativo e de inflamação no corpo, tendo risco de ocasionar câncer de ovário, mama e de endométrio.

Enlatados e instantâneos

Quando os alimentos são enlatados ou instantâneos também há o risco de aumentar o desenvolvimento do câncer. A maioria das embalagens desses produtos, inclusive, são revestidas com uma substância química chamada Bisfenol A , composto que quando dissolvido nos alimentos pode causar desequilíbrios hormonais, alterações no DNA ou câncer.

Esses são os principais destaques de “comidas” não saudáveis que podem prejudicar o seu bem precisoso: Sua saúde. É bom destacar que não são apenas essas comidas que podem te fazer mal, porém podem ser o ponta pé inicial para o câncer e outras doenças. 

Agora, vamos conhecer os alimentos que podem te livrar dessa enrascada por caracterizarem uma alimentação anticancer.

1. Goiaba, tomate e melancia

As três possuem licopeno, que pode ser muito útil para combater e prevenir o câncer de próstata e mama. Dentre essas frutas, podemos destacar o tomate, pois ele é o que mais apresenta licopeno, um poderoso antioxidante. 

2. Frutas roxas e vermelhas

Essas são ótimas para fazer a prevenção do câncer de mama, de cólon, do reto, de boca, esôfago, estômago e pâncreas. A propriedade que atua nelas se encontra na presença de antioxidantes flavonoides denominados como cianina. Exemplos dessas frutas são: açaí, amora, morango, uvas pretas, cereja, mirtilo e jabuticaba. (Lembrando que todas elas devem estar no seu estado natural). 

3. Frutas com altas quantidades de ácido ascórbico

A vitamina C, como é mais conhecida, é a responsável pela melhora da resposta imunológica e tem o poder de prevenir gripes, resfriados e diversos tipos de câncer, como o de estômago, por exemplo. Porém, é preciso ressaltar que: é sempre bom evitar ingerir a vitamina C cozida ou em preparações. 

Dê preferência ao seu consumo natural. Os exemplos mais comuns de ácido ascórbico são: laranja, limão, tangerina, abacaxi, caju, morango, goiaba, acerola, cacau e outras frutas cítricas. 

4. Cenoura e abóbora

As duas verduras têm o poder de auxiliar na prevenção de câncer de pulmão por serem extremamente ricas na substância: betacaroteno. 

5. Brócolis, couve-flor e repolho

Tais legumes são opções vegetais que oferecem a prevenção de câncer de cólon, esôfago e mama, pois possuem isotiocianato e glicosinolatos na composição. 

6. Peixes (sardinha, atum e salmão)

Esses peixes contêm ômega 3, que previne de câncer de mama, próstata e cólon, além de melhorar a memória e a concentração. Outros ótimos alimentos ricos no ácido graxo são: abacate, azeite de oliva, chia e farinha de linhaça. 

7. Cebola e alho

Os dois temperos mais usados na cozinha podem ajudar na prevenção de câncer no estômago pois contêm alicina, composto sulfurado, que atua como antibactericida, podendo influenciar na redução de LDL e aumento de HDL.

8. Casca da uva roxa

A casca da uva roxa consegue auxiliar na prevenção do câncer de ovário, útero e mama, por causa da presença dos seus polifenóis, os quais aumentam a produção da enzima que tem capacidade de atacar os compostos nocivos provenientes do estrogênio.

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