Corte de cabelo após quimioterapia: eles voltam a crescer? Como não enlouquecer neste período…

Uma das grandes questões durante a realização do tratamento quimioterápico, principalmente em mulheres, é a queda de cabelo e quando o tratamento termina, o corte de cabelo após quimioterapia

Normalmente, a carequice é algo que acaba acometendo pacientes oncológicos durante o tratamento contra a doença, mas não é uma regra, dependendo muito dos medicamentos que estão sendo utilizados e também da intensidade desse tratamento. 

Sabe-se que o conceito de beleza feminina tem uma relação muito direta com os cabelos e, por conta do tratamento para a doença, a questão da autoestima pode ser afetada. 

Mas depois que você vencer o desafio de perder os seus cabelos e finalizar seu tratamento, eles voltam a crescer e tudo que você precisará se preocupar é  em como lidar com esses rebeldes que crescem feito mato e com o primeiro corte de cabelo após quimioterapia.

Corte de cabelo após quimioterapia
Corte de cabelo após quimioterapia: eles voltam a crescer? Como não enlouquecer neste período de transição. | Foto: Blog.

No período em que os cabelos voltam a surgir, você pode se deparar com algumas situações um pouco cômicas e que podem acabar causando nervosismo, mas não é o momento de enlouquecer. 

Eles estão crescendo e com o tempo voltarão ao que eram antes, mas por algum tempo, você precisará lidar com o crescimento do seu cabelo das formas mais rebeldes que você pode imaginar. 

Portanto, domar os novos cabelos pode ser uma tarefa bastante complexa e, por isso, separei algumas dicas para te auxiliar nesse momento.   

cabelo após quimioterapia
Saiba qual corte de cabelo optar após a quimioterapia. | Foto: Blog.

Como cortar o cabelo após a quimioterapia?

Após a quimioterapia, o seu cabelo ainda estará fragilizado e em crescimento, portanto é legal deixar que eles cresçam durante algum tempo para, depois, pensar em realizar cortes e outros procedimentos nele. 

Apesar da rebeldia no crescimento dos novos fios de cabelos, durante um período, você terá que se acostumar com o novo formato de seu cabelo até que ele comece a retomar o tamanho e a resistência que ele possuía antes. 

Se você tinha os cabelos longos, talvez o processo demore um pouco mais que os demais, mas, enquanto isso, você vai testando novos visuais e quem sabe acaba adotando uma mudança significativa em relação ao tamanho e cortes do seu cabelo. 

Nesse momento, é hora de deixar os fios se rebelarem e ver os seus fios sem a ação de químicos e totalmente naturais, o que é um desafio para grande parte das mulheres que se vêem numa necessidade constante de estarem dentro de um padrão de beleza e,  muitas vezes, acabam comprometendo a sua saúde capilar e até mesmo sua própria saúde. 

corte de cabelo
Corte de cabelo. | Foto: Blog.

Quanto tempo o cabelo volta ao normal depois da quimioterapia?

O tempo de crescimento pode variar de acordo com os medicamentos que foram utilizados no tratamento. 

Além disso, é importante lembrar que não são todos os tratamentos quimioterápicos que resultam na queda de cabelo, isso vai depender muito da intensidade do tratamento e principalmente dos medicamentos que serão utilizados para combater o tumor. 

cabelo antes e depois da quimioterapia
Foto: Blog.

O crescimento dos cabelos costuma ocorrer no período entre 3 a 6 meses, mas pode variar em cada caso. 

cabelos curtos
Foto: Blog.

Como cuidar do cabelo após a quimioterapia?

Depois de muito tempo precisando utilizar produtos para crianças e bebês, chegou a hora  de finalmente voltar a normalidade. 

É muito importante que você dê um intervalo mínimo de 3 meses após a quimioterapia para realizar qualquer mudança significativa nos cabelos. Então, nada de química e procedimentos estéticos muito abrasivos durante esse período, ok?! 

Afinal, ele ainda não estará nas condições ideais para receber danos no couro cabeludo e, por isso, além de prejudicar a saúde capilar, talvez você não consiga nem mesmo atingir o objetivo final com aquele procedimento, pelo fato de seu cabelo ainda estar bastante frágil e a química só acentuaria isso ainda mais. 

Confira algumas dicas de cuidado para os cabelos para não enlouquecer no período pós quimioterapia.

1. Aceita que dói menos

Não adianta lutar contra. 

Provavelmente, eles irão nascer com uma textura diferente, podendo mudar de cor. Também tem muita gente que reclama dos fios brancos. 

Não tem jeito, a quimioterapia tem como objetivo matar as células cancerosas e acaba afetando todas as outras células de crescimento rápido, como os folículos pilosos, que são os responsáveis pelos nossos cabelos. 

Quando não existe a morte dessas células de crescimento rápido, costuma haver, ao menos, a oxidação delas, o que justifica o aparecimento dos cabelos brancos, já que a oxidação das células provoca o envelhecimento e, por isso, os cabelos brancos aparecem. 

No meu caso, nasceram bastante fios branquinhos nas laterais. Eles também nasceram fininhos e foscos, mas a maioria escureceu depois. Além disso, a textura normalizou. 

Depois que cortei ficou ótimo!

2. Use e abuse dos produtos para cabelos curtos após quimioterapia

Depois de tanto tempo usando shampoo e condicionador de criança, finalmente voltei a usar os produtos corretos para o meu estilo de cabelo. 

E para domar a cabeleira, nada melhor que uma cera ou pomada modeladora. 

Nos dias em que eles estiverem muito rebeldes, um gel também é muito bem vindo. Se os seus cabelos forem cacheados, você pode optar por um mousse ou ativador de cachos.

Eu optei por marcas veganas, livres de metais pesados e parabenos.

3. Acessórios são muito bem-vindos

E para nós que vivemos “bad hair day” todo santo dia, as presilhas, arcos, tiaras e lenços podem salvar a nossa vida! 

Sendo assim, preparei uns looks para você se inspirar!

cabelos curtos após quimioterapia
Acessórios: tiaras, lenços e presilhas. | Foto: Blog.
cabelos curto
Look 1. | Foto: Blog.
cabelo após quimioterapia
Look 2. | Foto: Blog.

4. A saga da franja

Gente, assim que meus cabelos voltaram, fiquei louca para ter uma franjinha, mas  ela demorou para acontecer, enquanto isso, fui curtindo o meu Joãozinho e todas as fases do meu cabelo. 

Se tem uma coisa que aprendi com o câncer é viver o momento presente. Então, não acho que valha a pena ficar se martirizando, porque o seu cabelo não nasceu como você esperava, ou não está crescendo na velocidade que você gostaria.

5. Crie seu estilo! Ouse!

Lembre-se que há pouco tempo atrás, você estava totalmente careca. Então, hoje o que vier é lucro! Aliás, ficar reclamando, não vai mudar nada. 

Também não queria ficar adiando a minha felicidade! Já reparou que a gente faz isso o tempo todo? Por que eu tinha que ficar me martirizando com um cabelo que eu não estava gostando, esperando por “não sei mais quanto tempo” até que ele crescesse e tomasse jeito?

Fui curtindo e me divertindo em cada fase dos meus cabelos. E isso me ajudou a esperar com mais leveza.

Comparar o cabelo antes e depois da quimioterapia pode ser um exercício bastante cruel, principalmente nos casos onde a expectativa é muito alta para que volte ao que era anteriormente. Nesses casos, o melhor a fazer é ousar, criar, descobrir-se e se libertar. 

Realmente, é necessário um bocado de paciência para esperar os cabelos crescerem até realizar o corte de cabelo após quimioterapia ideal. Mas pode ser divertido até lá! E você pode descobrir um novo estilo que te agrade! 

E sabe qual é a melhor notícia de todas? Isso também vai passar…  

Dá uma olhada nos meus cabelos atualmente.

Corte de cabelo após quimioterapia
Foto atual do meu cabelo. | Foto: Blog.

2 Comentários


  1. Chorei …vc tá linda! Deus te abençoe. Que nunca mais tenha cancer na sua vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *