Você sabe o que é Outubro Rosa? Entenda a sua importância

Todo mundo já ouviu falar sobre o Outubro Rosa, isso é fato! Mas será que todo mundo sabe do que se trata? Será que já foram além das simples frases sobre Outubro Rosa e sabem o que o Outubro Rosa significa?

 

Outubro rosa
Outubro Rosa: conscientização sobre o câncer de mama. | Foto: Blog.

É uma data bastante significativa em prol de uma pauta e uma luta muito importante para milhares de pessoas ao redor de todo o mundo. O Outubro Rosa movimenta várias empresas e artistas em prol da causa todos os anos, por ser uma bandeira relevante de se hastear.

Se você ainda não sabe bem o que é o Outubro Rosa e demais curiosidades sobre a data, não se preocupe, nesse texto vou te explicar direitinho várias coisas sobre o Outubro Rosa e o porquê de ser tão importante falarmos cada vez mais sobre essa campanha fundamental! Vamos lá? Acompanhe até o final!

O que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é uma campanha anual, realizada em diversos países ao redor do mundo, criada com a intenção de estimular e alertar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. “Rosa” porque é uma doença que atinge majoritariamente as mulheres. 

A data relembra as mulheres sobre o processo fundamental de realizar o exame de mama periodicamente a fim de diagnosticar sintomas de forma antecipada, fazendo com que o tratamento possa acontecer logo no começo do câncer, quando se tem melhores resultados no tratamento e, consequentemente aumentando as chances de cura.

Desde de 2014. quando fui diagnosticada, sempre levantei a bandeira sobre a prevenção do câncer de mama, que deve acontecer durante todo o ano com a adoção de hábitos saudáveis. Fico feliz em perceber que a mentalidade das pessoas tem mudado nesse sentido

Como o Outubro Rosa surgiu?

O Outubro Rosa surgiu em 1990, na “Corrida pela cura”, um evento realizado em Nova Iorque para arrecadar fundos para uma pesquisa realizada pela Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento passou a acontecer anualmente, e tomou uma proporção gigantesca, que acabou resultando num mês de conscientização sobre a causa por todo o território dos Estados Unidos. Depois disso, o mês passou a se popularizar no resto do mundo, tornando-se o que é hoje, o famoso Outubro Rosa.

No Brasil, a ação se popularizou em 2002, quando, em São Paulo, o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista recebeu uma iluminação cor de rosa para simbolizar a importância da prevenção ao câncer de mama.

Qual a importância do Outubro Rosa?

A campanha joga luz sobre a importância de mulheres realizarem o exame de mama. O exame de mama é o ponto de partida para diagnosticar o câncer de mama. Quando realizado periodicamente, o exame pode detectar o câncer com mais rapidez.

E, você deve saber, um câncer diagnosticado em seu estágio inicial tem muito mais chances de cura e tratamento. Especialmente quando falamos do câncer de mama, que acomete milhares de mulheres ao redor do mundo, mas que possui tratamentos excelentes e bastante eficazes.

Por isso, é de extrema importância conscientizar cada vez mais pessoas sobre o quanto a realização dos exames periódicos é fundamental para as mulheres. Afinal, Os resultados das mulheres que percebem o câncer cedo são muito mais efetivos.

Outubro rosa
A Campanha Outubro Rosa é um alerta para mulheres e homens sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. | Foto: Blog.

Câncer de mama

O câncer de mama é um dos mais comuns ao redor do mundo. É um tipo de tumor maligno, que ataca os tecidos mamários. Acontece, sobretudo, quando uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causam uma multiplicação das células anormais que geram um tumor . Algumas  mulheres conseguem identificar a aparição desses tumores a olho nu. Podem tocá-los e sentir a diferença nos seios. É neste momento que a maioria delas suspeita de algo anormal no organismo e se encaminham para alguma unidade de saúde para entender o que está acontecendo.

Esse foi o meu caso:descobri um carocinho no meu seio quando estava tomando banho. Daí em diante, acho que você já conhece a minha história,né? O câncer de mama é dos com maiores porcentagens de cura registradas. Principalmente, porque a maioria dos diagnósticos acontecem de forma precoce e podem, assim, serem tratados com a urgência que a doença exige.

Além da cirurgia de remoção do tumor, o tratamento pode ser complementado com técnicas de radioterapia e quimioterapia.

Importância da mamografia

O exame de mama, a mamografia, é essencial para as mulheres. Em especial, as mulheres com mais de 40 anos, devem realizar a mamografia ao menos uma vez por ano.

O diagnóstico precoce permite que os médicos oncologistas tenham mais chances de realizar tratamentos menos agressivos para a remoção do tumor. Segundo o Instituto Oncoguia, o diagnóstico precoce aumenta em quase 100% as chances de cura. São resultados muito significativos que vêm, sobretudo, a partir do que é diagnosticado na mamografia. Por isso ela é tão fundamental!

A mamografia pode ser realizada em vários laboratórios privados e também no Sistema Único de Saúde, o SUS, de forma gratuita.

Como se prevenir do câncer de mama?

Apesar de não se ter estudos de motivos concretos que acabam por despertar o câncer de mama em várias mulheres, o estilo de vida saudável é a maior recomendação para a prevenção.

Cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos previnem seu corpo de várias doenças, não só o câncer. Assim como a realização de exames de rotina periodicamente que possam detectar alguma anormalidade no organismo e tratá-las rapidamente, caso existam. Fique atenta, pois o Outubro é Rosa, mas o câncer não!

  

Gostou dessas dicas sobre o Outubro Rosa, que separei? Aqui, no meu blog, tenho outros conteúdos parecidos com esse e muitos outros para que você possa conhecer outras experiências sobre como enfrentar o câncer com leveza.

O exame de mama, a mamografia, é fundamental de realização para todas as mulheres. Não tenha medo, se consulte e realize a mamografia todos os anos. Não vacile e corra para marcar seu exame! Não perca tempo!

O momento do diagnóstico é difícil, mas podemos enfrentar essa fase com força e esperança. No blog, conto um pouco de tudo que aprendi sobre como enfrentar este momento pelo qual muitas pessoas temem passar. 

Você pode acompanhar os conteúdos e dividir suas experiências comigo. Vamos juntas enfrentar e superar o câncer com máximo de leveza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *