Como vencer o câncer: mudanças de hábitos para uma nova forma de ver a vida

Receber a notícia de que você está com uma doença como o câncer nunca é fácil. As palavras que saem da boca do médico nos atingem como socos na nossa boca do estômago e doem. Ainda assim, mesmo os piores diagnósticos podem ter cura, nesse artigo quero compartilhar com você algumas reflexões e orientações sobre como vencer o câncer com pequenas ações em sua rotina. Claro que todo mundo precisa de um tempo para parar, pensar e assimilar melhor tudo que está acontecendo, mas esse tempo não deveria ser muito longo. 

Para vencer o câncer é necessário tomar uma série de atitudes e mudanças de hábitos que, consequentemente, farão você ver a vida de uma forma totalmente diferente. Vencendo o câncer aos poucos, você perceberá que não só os seus hábitos, mas você também irá mudar…

Por tudo isso, eu acredito que o câncer é um convite à mudanças, e esta fase mudará sua vida. E se você fizer o seu dever de casa, mudará para melhor, tá?

Pensando nisso, separei algumas orientações de mudanças de hábito para que você possa vencer o câncer também e de quebra conseguir enxergar a vida como um todo de uma forma diferente, para que você também possa dizer: Eu venci o câncer!

como vencer o câncer
“Eu venci o câncer de mama!”. É possível lidar com o câncer de uma forma mais leve. | Foto: Freepik.

Qual é a importância do emocional no combate ao câncer?

Muitas vezes, na correria do dia a dia, me encontrei extremamente dispersa das coisas que realmente deveria importar na minha vida. Eu tinha uma insatisfação, uma sensação de vazio, mas ia empurrando minha vida com a barriga.

Ao receber o diagnóstico do câncer percebi que nada mais deveria importar além de mim e, para conseguir lidar com a árdua jornada que estava por vir, eu precisava preparar o meu corpo e minha mente. O tratamento do câncer já é algo que nos deixa extremamente abalados, mas como aguentar tudo isso se o emocional não está em dia? 

Por isso, muitos dos hábitos que te passarei para vencer o câncer servem não apenas para fortalecer o corpo, mas também a mente e o seu emocional. Agora deixa eu te falar sobre o que é, na minha concepção, vencer o câncer.

Eu tomo muito cuidado ao dizer que venci o câncer, porque as pessoas, de maneira geral, têm uma noção muito equivocada sobre o que é vencer o câncer.

Acho injusto quando dizem que uma pessoa que se curou é vencedora. E quem tem um câncer metastático, por exemplo, é um perdedor?

Quem lutou bravamente sem perder a esperança e alegria de viver, e ainda assim, morre é um perdedor? Na minha opinião, ninguém nunca perde a batalha para um câncer simplesmente por falecer.

Primeiro, porque esse é o nosso fim: Todos vamos morrer um dia. Se a causa vai ser velhice, doença ou bala perdida… Isso é apenas COMO iremos morrer.

O fato é que todos os dias, recebo diversos pedidos de ajuda de pessoas que se curaram, mas infelizmente continuam reféns do câncer.

Essas pessoas, mesmo depois de terem terminado o tratamento, têm um medo fora do normal, que a doença volte. É como se seus corpos tivessem sido transformados em uma casa mal assombrada.

Quando elas pegam um resfriado ou sentem uma dor, por exemplo, já pensam logo que é metástase.

A cada novo exame de rotina, ficam sem dormir e quase morrem de tanta ansiedade.

Elas não se sentem em paz consigo próprias, não estão à vontade com suas vidas, porque acreditam que o câncer está à espreita para alcançá-las, na próxima esquina.

Na minha concepção, essas pessoas, embora tenham se curado fisicamente, ainda não venceram o câncer. Por isso, vencer o câncer exige mais que a cura física.

E, portanto, vencer ou perder a batalha contra o câncer não está relacionado ao fato de você sobreviver ou não, mas em COMO você quer viver a sua vida daqui pra frente.

O que você irá fazer com o que te aconteceu? Que pessoa você decide se tornar diante do seu desafio? Dito isso, vamos aos hábitos que irão te ajudar a vencer o câncer!

6 hábitos que ajudam a vencer o câncer

Existem alguns hábitos que pessoalmente me ajudaram a passar pelo tratamento com qualidade de vida e vencer o câncer de mama. Esses hábitos são comprovados por médicos oncologistas, pesquisas e cientistas das áreas, assim, eles podem fazer muito bem para você também.

Mude a sua vibe

O câncer ainda é uma doença que nos traz muito medo. Com ele, costuma vir um estigma de morte, que não é verdade. Câncer é uma doença agressiva e que mata, mas não é necessariamente uma sentença de morte, ok? Ainda assim, receber o diagnóstico nos faz perceber uma coisa: a vida é muito curta! Deixar de fazer o que gostamos, de estar rodeados de pessoas que amamos e de passar momentos realmente significativos é algo que muitas vezes fazemos por falta de tempo ou por outros motivos. 

Então, viver no piloto automático, com ou sem câncer, é extremamente prejudicial tanto para o corpo quanto para a mente. Dessa forma, a primeira orientação que tenho para você é: faça de todos os momentos de sua vida bons momentos. 

Lembre-se: É só uma fase ruim, não é uma vida ruim.

Livre-se dos vícios

Práticas como beber e fumar são prejudiciais até para quem não tem diagnóstico de câncer, imagina para quem tem.  Para vencer o câncer, é muito importante levar uma vida longe dos vícios. Claro que isso pode ser algo difícil, muitas vezes nem é possível acabar com um vício de anos de um dia para o outro. 

Ainda assim, é preciso muita força de vontade para superar esses vícios e conseguir manter seu corpo (e de quebra sua mente) mais saudável. Também é importante garantir um bom tempo de sono, de pelo menos 8 horas por dia.

Beba bastante água

Grande parte do nosso corpo é composto por água. Esse é um elemento que está presente em todos os processos realizados dentro de nosso organismo, ou seja, sem água nosso corpo não funciona. Quando estamos com câncer, o nosso corpo precisa trabalhar muito mais. Por isso, é preciso que a gente dê muito mais combustível para ele do que daria normalmente, e esse combustível é a água. 

Um hábito muito importante para vencer o câncer é permanecer com a garrafinha de água do lado, ela precisa ser a sua melhor amiga. A quantidade de água que deve ser ingerida muda de corpo para corpo, entretanto, é legal beber pelo menos 2 a 3 litros  por dia. 

Afinal, você elimina a toxicidade da quimioterapia e outros medicamentos pela urina.

Pratique exercício físico

Eu sei que os tratamentos do câncer diminuem a vitalidade do nosso corpo. Querer ficar na cama o dia inteiro é totalmente normal. Entretanto, se você optar por esse caminho, o seu organismo não se fortalecerá e não estará preparado para enfrentar essa jornada. 

Por isso, é importante ter a força que eu sei que você tem e se levantar para fazer uma prática que te agrade e que prepare o seu corpo, o fortaleza e deixe ele com um bom metabolismo para lidar com todas as suas funções. É crucial e indispensável consultar o seu médico antes de fazer qualquer prática de exercício físico, para que ele possa avaliar se você tem condição ou não. 

Mantenha seu peso ideal

Estar acima ou abaixo do peso é muito prejudicial para qualquer corpo. Para quem tem câncer, isso é ainda mais problemático, pois sobrecarrega ainda mais o nosso organismo. Por isso, é necessário manter o seu peso ideal por meio dos exercícios físicos e da boa alimentação, infelizmente o sobrepeso é um fator de risco para o câncer. E estudos apontam que mulheres que ganharam peso durante o tratamento têm um risco aumentado de ter uma recidiva. 

Alimentação Anticâncer 

Agora, mais do nunca, é preciso pensar na sua alimentação e ingerir apenas alimentos que contribuem e estimulam a saúde de seu corpo. Industrializados, por exemplo, são itens que precisam ser deixados de lado.

Aqui no meu Blog, tem vários artigos sobre Alimentação Anticâncer.

Agora que você tem uma ideia dos hábitos que podem te ajudar a vencer o câncer e que o emocional forte é um quesito muito importante na sua jornada de cura, muito provavelmente você está pensando: “Como que eu fortaleço o meu psicológico e o mantenho pensando positivo em meio a tudo o que está acontecendo?”. Você pode ter a resposta para esse questionamento no artigo que escrevi aqui no blog sobre: como se manter positiva no tratamento de câncer.

Ou se desejar a minha ajuda profissional através dos meus acompanhamentos individuais e em grupo, você pode me escrever aqui:

2 Comentários


  1. Boa tarde! Que artigo bom eu acabei de ler! Me sinto feliz de saber que posso passar por esse momento com mais sabedoria,com mais tranquilidade.Entendi que, se eu fizer meu tratamento com responsabilidade nos cuidados com a alimentação,meu resultado será muito bom!. Graças a Deus estou na segunda quimioterapia,e como já estava acompanhando a Patrícia, estou super bem,sem efeitos colaterais.Obrigada! Que Deus abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *