Queda de cabelo durante o tratamento de câncer: entenda mais sobre o assunto e saiba como lidar

Queda de cabelo câncer Autoestima em pacientes, tratamento de câncer
Como a queda de cabelo pelo câncer pode influenciar na autoestima dos pacientes. | Foto: Freepik.

Hoje, vou falar para vocês sobre a queda de cabelo pelo câncer, que durante o tratamento do câncer é normal que ocorra. E assim como você, eu também passei por isso e sei que para muitos é motivo de preocupação.

Por isso, iremos tratar da melhor forma possível, para que a autoestima em pacientes não sejam abaladas por conta do tratamento de câncer.

O que faz o tratamento de câncer influenciar na queda de cabelo? 

Muitos acham que o que faz ter queda de cabelo é a doença, porém isso não é verdade, o que realmente influencia é o tratamento. Sim, a queda de cabelo é um efeito colateral comum para quem faz tratamento de câncer, eu mesma já passei por isso.

Isso ocorre porque esses tratamentos são projetados para matar as células cancerosas em rápida multiplicação, mas também podem afetar as células saudáveis do corpo que se multiplicam rapidamente, incluindo as células do folículo piloso, que fabricam nossos cabelos Ah, vale lembrar que não é apenas os cabelos que caem, mas podem causar a queda de pelos em outras partes do corpo também.

Sim, perdemos os pelos do corpo, incluindo a púbis, sobrancelhas e cílios. A boa noticia é que quando acaba o tratamento perdemos a cara de lagartixa e voltamos à nossa aparência normal.

Vale mencionar que nem todo mundo vai sofrer com isso, porque o padrão de queda vai depender de vários fatores e, uma delas é o tipo de droga que você está utilizando no seu tratamento, quanto tempo você faz uso dele, entre outros.

A queda de cabelo é evitável? 

Em alguns casos, a queda de cabelo pode ser evitada ou minimizada, mas isso depende do tipo de tratamento.

No caso da queda de cabelo induzida por tratamento de câncer, existem algumas estratégias que você pode minimizar o efeito, como o uso de dispositivos de resfriamento do couro cabeludo durante a quimioterapia, eles reduzem o fluxo do sangue para o couro e assim ajudam a proteger os folículos capilares.

Mas saiba que nem todo mundo que está passando por essa situação, irá perder o seu cabelo, como eu falei, vai depender do tipo de tratamento que você está fazendo no momento.

 

Dicas para lidar com a queda de cabelo 

O que eu tenho para falar para você é que, esses efeitos colaterais são bem comuns na nossa rotina de tratamento, porém a quantidade de cabelo que irá cair vai depender de cada organismo.

E isso, muitas vezes deixa o nosso lado emocional bastante abalado, inclusive se você for mulher, onde os cabelos sempre são o charme, a nossa autoestima acaba ficando muitas vezes perdida no meio do caminho. 

Mas isso vai passar e os fios dos seus cabelos irão crescer assim que você finalizar o seu tratamento.

Porém, para que você consiga lidar com essa queda de uma forma mais tranquila e sem muitos problemas é seguindo algumas dicas que vou passar para você:

 

  • Tenha uma alimentação equilibrada, mais saudável e evite passar por estresse;
  • Corte o seu cabelo em um tamanho mais curto do que você já possui, isso vai ajudar a se adaptar melhor com a queda;
  • Use um shampoo neutro ( eu usava shampoo de bebê) e evite tomar banho quente;
  • Tenha um dia de beleza, isso poderá ajudar a sua autoestima ficar mais elevada por conta da queda de cabelo.

 

Lembre-se que você se sentir bem, é uma forma de ajudar no seu tratamento. 

 

Evitar água quente ao lavar a cabeça 

Se você está sofrendo com a queda de cabelo por causa do tratamento de câncer, é importante saber que deve evitar a água quente na hora do banho, principalmente para lavar o seu cabelo.

Isso ocorre porque a água quente pode danificar ainda mais o cabelo que já está frágil e enfraquecido por conta do tratamento. 

Ao invés disso, use água  fria, porém se você acha que a água fria é desconfortável, tente gradualmente diminuir a temperatura da água até que você possa tolerar a temperatura mais baixa. Eu sei que a água quente é mais relaxante, mas que tal tentar essa mudança?

 

Uso de acessórios 

O uso de acessórios pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das pacientes com câncer, durante e após o tratamento. Vou te indicar alguns acessórios que são úteis nesse momento:

 

  • Lenços e perucas: com a perda de cabelo, muitas mulheres acabam com autoestima lá embaixo, então usar lenços e perucas pode ajudar a melhorar a autoestima e o bem-estar emocional, além de ficarem lindas. Mas claro, isso vai da opção de cada uma, eu mesma tive a “Ana Beatriz”, sim minha peruca tinha nome, porém optei por não usá-la, esquentava bastante, mas como eu falei, vai de cada pessoa e se usar peruca for uma opção para você, permita-se.
  • Protetor solar: a pele dos pacientes com câncer pode ficar mais sensível aos raio UV, por isso, é importante que você utilize o protetor solar, principalmente na sua careca, lembre-se de protegê-la, assim como o restante do corpo;

 

Uso de filtro solar 

O filtro solar é um dos produtos que mais precisamos ficar atentas, isso independente se temos câncer ou não, porém como estamos falando sobre esse tema, é fundamental que você sempre utilize o protetor solar, principalmente na sua careca, proteger dos raios UV é importante. 

Por conta de alguns tratamentos nossa pele pode ficar mais sensível ao sol, o que aumenta os riscos de queimaduras solares e danos à pele. Além disso, a exposição ao sol pode piorar a aparência de manchas e cicatrizes que ocorrem durante o tratamento.

Para evitar esse tipo de problema, use sempre filtro solar com fator de no mínimo 30, aplicando generosamente em todas as áreas que irão ficar expostas ao sol. Incluindo rosto, pescoço, braços e mãos, caso você deixe sua careca à mostra, não esqueça de passar nela também.

Caso você tenha dúvidas ou preocupações específicas sobre o uso do filtro solar durante o tratamento, consulte o seu médico, para que ele possa te ajudar a escolher o filtro solar mais seguro e eficaz para você.

 

Em que momento o cabelo volta a crescer? 

Como falamos mais acima, sabemos que não é o câncer o fator principal para a queda do cabelo, mas sim o tratamento. Então dessa forma, o momento que o seu cabelo irá crescer é justamente no fim do seu tratamento.

Ah, não fique assustada caso você perceba que está nascendo com falhas, isso é muito normal, e aos poucos isso vai mudando.

Em geral, é importante você saber que o crescimento do cabelo pode ser um processo gradual e que levará algum tempo para ele voltar ao seu comprimento normal e textura.

 

A importância de fortalecer a autoestima em pacientes 

Fortalecer autoestima para nós é extremamente importante para que possamos ter uma qualidade de vida e sucesso no tratamento. O diagnóstico e o tratamento por si só, causam uma variedade de mudanças tanto físicas, quanto emocionais.

A autoestima é a percepção que a pessoa tem sobre si mesma, sua autoconfiança e sua autovalorização. Quando a gente recebe um diagnóstico como esse, sentimos medo, tristeza, ansiedade, raiva e outras emoções que acabam afetando nossa autoestima.

E elevar o que está baixo pode ajudar a nós pacientes a enfrentarmos o tratamento com mais otimismo e disposição, o que contribui para uma melhor resposta ao nosso tratamento.

Fora a perda de cabelo que passamos, a perda ou ganho de peso e a fadiga também podem afetar a nossa autoestima.

Existem algumas estratégias que ajudam a manter nossa autoestima mais elevada durante esse processo:

 

  • Receber apoio emocional de amigos e familiares;
  • Procurar atividades que possam ser realizadas durante o tratamento, como uma boa leitura, meditação ou ioga, por exemplo;
  • Caso você tenha permissão do seu médico, faça atividades físicas leves;
  • Manter a rotina de cuidados pessoais, como a higiene, alimentação saudável e sono adequado;
  • Busque por ajuda de terapeutas. psicólogos ou psiquiatras, isso ajudará bastante em relação a ansiedade.

 

Como falamos no texto, a queda de cabelo pelo câncer pode ser evitável, e assim você poderá lidar da melhor forma possível, assim como foi comigo. Então fique tranquila, isso vai passar.

 

Caso você esteja passando por tudo isso, que tal acompanhar outros conteúdos aqui no site? Estou aqui para te ajudar com orientações, motivações e clareza. Assim como você, também já passei por tudo isso, é justamente por isso que estou aqui para te ajudar.

Acesse o site e fique por dentro de tudo.

 

Se desejar saber sobre como meus acompanhamentos e participar das minhas mentorias em grupo ou acompanhamentos individuais, terei imenso prazer em te auxiliar como terapeuta integrativa.

Acesse AQUI e preencha essa aplicação que em breve entraremos em contato com você.  



É com muita alegria no que anuncio que estão abertas  as inscrições para a Mentoria:

 Minha Alimentação Anticâncer 
DETOX TERAPÊUTICO

Esse é o meu acompanhamento de perto por 1 ano para te ajudar a transformar a sua saúde através da alimentação. 

CLIQUE em AQUI para conhecer mais detalhes e garantir a sua participação

⬇️⬇️⬇️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *