O câncer, especialmente o de mama, mexe muito com a Autoestima das mulheres. Isso porque, ele nocauteia a nossa feminilidade. Destrói nossa auto imagem junto com os seios e cabelos.
Sem contar, os quilinhos a mais que ganhamos por conta dos corticoides existentes na quimioterapia. E é muito comum (e aceitável) que a nossa autoestima vá parar lá no dedão do pé …
Mas não acho que por estarmos em tratamento contra um câncer, devemos nos abater e nos abandonarmos, esquecendo da nossa aparência.
É importante deixar claro que autoestima não é só você se sentir bonita.
É um sentimento de amor próprio.
Tem a ver com se gostar e, especialmente, se achar merecedora de coisas boas.
De saúde, uma vida extraordinária, relacionamentos profundos.
Enfim, uma vida que valha à pena viver!
É óbvio que a aparência é o que menos importa nesse momento, em que estamos lutando pela nossa vida.
Nossa prioridade, e tudo o que desejamos é ficarmos saudáveis de novo.
Porém, nossa aparência, reflete o que vai dentro. Quem não se ama, não se cuida.
E para mim, cuidar da minha aparência foi fundamental para eu conseguir manter a minha auto-estima elevada e conseguir me manter positiva, mesmo durante a quimioterapia.
Claro que existe aqueles dias de tristeza, e eles devem ser respeitados.
Eu mesma, assim que comecei a perder os meus cabelos, fiquei muito mal.
E tentei adiar ao máximo os tufos caindo, porque morria de medo de ficar careca. Não conseguia me imaginar nessa condição.
Pensava que ficaria trancafiada em casa e só sairia na rua novamente quando acabasse o meu tratamento e eles voltassem a crescer. (ver Post a arte de ser careca)
No entanto, quando o inevitável aconteceu e eu fiquei careca…
Não achei que fiquei tão mal quanto o meu medo imaginava. Me olhei no espelho, e sinceramente me achei uma carequinha simpática.
E depois que assumi a minha carequice.
Passei a usar brincos grandes e batom colorido para combinar. Não queria de jeito nenhum ficar com cara de doente.
Meu lema era: careca sim, mas cara de doente jamais!
Não sei porquê, mas as pessoas imaginam que vão nos encontrar no fundo do poço…
Arrasadas, magérrimas ou enormes de gordas e inchadas, com umas olheiras horrorosas, a pele seca e as unhas detonadas. Mas eu sempre fiz questão de contrariar.
E já que não tinha cabelo, caprichava na maquiagem! Ia para a quimio mega produzida.
E até hoje, ainda uso o meu talento de maquiadora profissional para me produzir e me sentir bonita.
Vou para a radioterapia maquiada e as enfermeiras sempre me elogiam. Isso faz um bem danado pra nossa auto-estima!
Então, o auto-cuidado é um excelente caminho pra recuperarmos a nossa auto-estima nesse período de tantas transformações físicas…
Câncer x Autoestima
DICAS DE BELEZA PARA QUEM ESTÁ EM TRATAMENTO:
Mesmo no final da segunda etapa da quimio, quando perdi pela segunda vez os cabelos, além dos cílios e sobrancelhas, e fiquei com cara de lagartixa, consegui ficar satisfeita com a minha aparência com o auxílio da maquiagem e bons cosméticos.
Além disso, cuidei muito da minha alimentação e bebi muuuuuita água. Esses dois itens também são fundamentais, para que eu tivesse a pele corada, com aspecto saudável e sem grandes ressecamentos.
Ainda estou em tratamento. E atualmente, estou fazendo radioterapia.
E os cuidados atuais que incluem alimentação e hidratação (bebo 5 litros de água por dia), estou hidratando muito a “peitchola” irradiada, 3 x ao dia com BIAFINE.
Essa pomada foi recomendada por uma amiga, mas só comecei a usar depois que minha médica aprovou. E graças a Deus, por enquanto está tudo correndo bem.
O seio irradiado atualmente, está apenas mais bronzeado que o outro. Nada que uma boa praia, quando eu for liberada, não resolva. Mas atualmente, é bom falar:
Nada de sol!!!!! Quando a minha médica (radiologista) me examinou e viu a minha marquinha de biquíni foi categórica: sol agora, só por cima do meu cadáver!
Então, já que não posso pegar sol, estou aproveitando para usar um ácido no rosto para clarear as manchinhas deixadas pela quimio. E deixar a pele do rosto mais bonita.
No corpo, eu também capricho no hidratante, usando um mais umectante para peles muito secas.
Desde que fiz a mastectomia com esvaziamento axilar, minhas axila operada ficava assada com desodorante comum.
Então, descobri um desodorante maravilhoso sem álcool e chumbo da FOREVER ( dá para comprar pela internet).
Minhas unhas ficaram meio sequeladas depois da quimio. Várias unhas da mão tiveram descolamento, ficaram estriadas. E o dedão do pé ficou roxo. Então, usei um produtinho milagroso, que eu já conhecia e é recomendado para unhas fracas e com micose, VIT UNHA (vende pela internet).
Mas atualmente, estou há três meses sem quimioterapia. E minhas unhas já normalizaram.
Inclusive, estão mais bonitas e fortes que antes deu ser diagnosticada. Acho que devido à alimentação, pois até esqueço de aplicar o produto milagroso diariamente.
Agora, sem sombra de dúvidas, o recurso que mais me ajudou a manter a minha estima em alta foi a maquiagem. E certamente, ser maquiadora profissional, me deu essa tranquilidade.
Eu acordava e já ia me maquiar. Até a minha mãe, quando me via sem maquiagem, comentava: – minha filha, você dormiu bem? Está tão abatida hoje! E eu respondia: – está tudo bem mãe. Só não me maquiei ainda… Rsrsrsrs
Agora, segue as minhas dicas de produtos que eu usei para sambar na cara desse câncer e de quem mais pensou que eu fosse fica feiosa e cabisbaixa durante o tratamento:
Respostas de 12
Verdade…para a mulher, a queda do cabelo e o inchaço podem abalar mto a autoestima. A luta mental é diária! Concordo que a make é uma ótima alternativa, mesmo se vamos ficar em casa! Até mesmo o momento de elaborar a maquiagem já ajuda mto a trazer alegria, prazer. Outra estratégia que encontrei pra me sentir mais bonita é usar turbantes, aqueles com pontas longas. Faço as combinações de acordo com a roupa que estou ou com o batom e assim vou me reinventando e enfrentando esse período.
oi querida,
Desejo uma excelente recuperação!
Fico feliz em saber que meu trabalho está te ajudando.
Fica bem!
Paty
Fiz minha mastectomia dia 14/05 ainda estou usando o dreno,mas graças a Deus estou reagindo bem,vou fazer fisioterapia assim que os médicos permitirem gosto MT de ler suas postagens vc ajuda MT a cada uma de nós que como vc tbm passou o passa por esta situação.
fico feliz em saber! beijão!
Adoro você e suas dicas tem me ajudado de montão.
Obrigada
Amei!
Parabéns pela vitória! beijão!
Eu tive cançer de mama tbem fiquei carequinha mas encarei numa boa não foi fácil mas consegui hoje faz dois anos
Oi querida,
Fica firme! Vai dar tudo certo! Qualquer coisa estou por aqui…
Estou em tratamento de um Câncer de colo e amanhã será a minha primeira quimio, Ler ser post me deu muita força, obrigada…
Oi valeria ,
Fico muito feliz em ajudá-la de alguma forma 😉
Vamos que vamos !
Obrigadao pelo suas experiências de vida….esta min ajudando muito mesmo.beijus