Minha Mastectomia Radical com reconstrução da mama

Fiz uma Mastectomia Radical com reconstrução imediata , assim que fui diagnosticada com Câncer de mama infiltrante grau 3.

 
mastectomia como funciona o que é exemplo foto
Como funciona a mastectomia? Saiba aqui. | Foto: Freepik.
 

Como fui diagnosticada na Alemanha e o Câncer que tive estava localmente avançado (4cm palpáveis e 7 cm de tumoração),  decidi fazer a minha cirurgia lá. E na Europa, esse procedimento é muito comum.

As pessoas, especialmente as que não tem muita intimidade comigo ,ficam cheias de dedos pra me perguntar sobre a cirurgia, e ás vezes percebo uns olhares pro meus seios. Especialmente quando conto que tive Câncer de Mama. Acho que tentam adivinhar em qual mama fiz a mastectomia, ou se reconstruí, ou estou usando um sutien com espuma…

Alemão faz cara de parede, mas brasileiro é muito ruim pra disfarçar (he!he!). Dependendo do meu estado de espírito, acho até engraçado.

Sim, minha amiga, a mastectomia radical é um capítulo da minha história, que gostaria de compartilhar com vocês, não apenas como uma experiência pessoal, mas como um exemplo de superação e transformação. Prepare-se para rir, se emocionar e se surpreender, porque essa é uma jornada repleta de altos e baixos, mas também de muita esperança e força interior.

Então, fica comigo, porque nesse Artigo, eu vou te explicar tim, tim, por tim, tim, tim como foi a minha Mastectomia. Além disso, você também vai ficar sabendo os tipos de Mastectomia e quando elas são recomendadas.

O que é a mastectomia?

Afinal, o que é esse procedimento que tantas mulheres corajosas enfrentam? Vamos mergulhar nesse universo e descobrir juntos!

A mastectomia é uma cirurgia que envolve a remoção parcial ou total da mama. Pode ser realizada por diferentes motivos, como tratamento do câncer de mama ou prevenção em casos de alto risco. É uma decisão que requer muita coragem e determinação, uma verdadeira demonstração de força interior.

Mas, aqui no blog Das Coisas que Tenho Aprendido, não encaro a mastectomia como um fim e sim como um novo começo. É um capítulo em nossas vidas que nos leva a repensar nossa relação com o corpo, a autoestima e o empoderamento feminino.

A mastectomia não define quem somos. Ela é apenas um passo em uma jornada de superação. É como se ganhássemos asas para voar em direção a uma nova versão de nós mesmas, com uma perspectiva renovada sobre a vida.

É importante ressaltar que a mastectomia não define a nossa feminilidade. Somos mulheres incríveis, cheias de amor, coragem e talentos únicos. A beleza está em nossas histórias, em nossas cicatrizes que contam uma trajetória de coragem e resiliência.

Além disso, a mastectomia não é uma batalha contra o câncer. Não somos guerreiras em uma luta. Somos mulheres que enfrentam desafios, que buscam a cura e a saúde com toda a nossa determinação. 

Vamos quebrar essas metáforas bélicas e abraçar uma narrativa de acolhimento e respeito.

Então, minha amiga, se você está considerando a mastectomia ou se já passou por esse processo, lembre-se de que essa é uma jornada de coragem, de aceitação e de amor próprio. Não se deixe abalar pelas aparências, pois a verdadeira beleza reside na força e no brilho que vem de dentro.

A mastectomia é um passo em direção à nossa liberdade, à nossa cura!

Vamos celebrar cada vitória, cada momento de superação e lembrar que somos muito mais do que nossos corpos físicos. Somos seres humanos incríveis, cheios de amor e potencial, prontos para enfrentar qualquer desafio que a vida nos apresentar.

Então, vamos juntas nessa jornada de conhecimento e empoderamento. Que cada passo que damos em direção à compreensão da mastectomia nos fortaleça e nos inspire a sermos a melhor versão de nós mesmos. 

Afinal, a verdadeira beleza reside na coragem de sermos autênticas, únicas e imparáveis.

 

Mastectomia preventiva ou profilática

Como o próprio nome diz, essa cirurgia têm o objetivo de prevenir a doença. Esse procedimento ficou conhecido depois que a Angelina Jolie realizou.

Mas para realizá-lo você precisa ter tido câncer e/ou outras mulheres da sua família. Com isso você tem o risco aumentado e a cirurgia, apesar de não garantir que quem realiza nunca vai ter câncer, diminui os riscos.

A mastectomia profilatica é recomendada em mulheres que fizeram o teste genético BRCA 1 e 2 com resultado positivo.

Mastectomia curativa

Nesse caso, a pessoa já foi diagnosticada com câncer de mama. E como eu costumo dizer, a casa já caiu.

Algumas pessoas fazem a cirurgia antes de iniciar a quimioterapia e/ou radioterapia.

Outras pessoas fazem quimioterapia primeiro e a cirurgia e rádio depois.  Cada caso é um caso e tudo vai depender do tipo de câncer e do estadiamento da doença.

Portanto, confie no protocolo de tratamento que o seu oncologista está propondo para você.

Tipos de Mastectomia

 Radical

Desenho de uma Mastectomia total

 

Consiste na retirada das glândulas mamárias e linfadenectomia axilar completa  ( o famoso esvaziamento axilar) .

Esse procedimento é o mais realizado na maioria dos pacientes de câncer de Mama grau 1, 2 e 3.

 

Radical Simples

Nesse caso não é feito o esvaziamento axilar e os linfonodos dessa região são preservados.

Esse procedimento é indicado quando  o câncer é in sito. Ou seja, é detectado muito no início.

Ou em casos de Pacientes idosas com risco cirúrgico elevado, mas sem alterações nos linfonodos.

E ainda nos casos de mastectomias profiláticas.

 

Quadrantectomia

É um tipo de Mastectomia na qual se remove apenas um quarto da mama.

Nessa cirurgia, se retira o tumor e uma parte do tecido sadio que envolve o tumor.

É realizada em mulheres diagnosticadas no estágio 1 e 2. Ou seja, quando a doença está no comecinho.

Em alguns casos, como o meu, o médico opta por fazer a reconstrução da mama imediata.

Porque infelizmente na maioria dos casos, os médico fazem a mastectomia e deixam para fazer a reconstrução somente após o termino do tratamento.

Mas o impacto psicológico que a falta da mama causa na maioria das pacientes tem feito com que cada vez mais os médicos recomendem a reconstrução imediata.

Reconstrução mamária com grande dorsal

desenho de reconstrução mamária com grande dorsal

 

Esta operação consiste em trazer pele, gordura e músculo (Músculo Grande Dorsal) das costas para reconstruir a mama.

 

Reconstrução mamária com retalho de abdômen

Reconstrução mamária com retalho de abdômen

Essa cirurgia é feita com o retalho músculo cutâneo transverso do reto abdominal (TRAM). A reconstrução da mama ainda pode ser feita com expansor ou prótese de silicone.

 

A reconstrução da mama ainda pode ser feita com expansor ou prótese de silicone.

expansor

Na reconstrução imediata com expansor temporário,  é colocado  uma espécie de bolsa parcialmente preenchida com soro atrás do músculo peitoral maior e da pele.

Este expansor é como se fosse uma prótese vazia. O seu cirurgião irá preenchê-lo com soro a cada 21 dias no consultório até que ele atinja a forma e o volume ideais.

Após isto (ou após o término do seu tratamento oncológico), deve-se realizar uma nova cirurgia para troca do expansor pela prótese definitiva.

 

Minha Mastectomia com Reconstrução Imediata

 Fui diagnosticada com câncer na mama direita.

Fiz uma mastectomia radical conservadora de pele e mamilo, com esvaziamento axilar e reconstrução da mama simultaneamente.

Trocando em miúdos, retiraram todo o ” recheio” da minha mama,  preservaram a cobertura (pele e mamilo) e colocaram uma prótese de silicone pra preencher o espaço vazio.

Mas essa questão da preservação do mamilo e da pele, depende muito de onde o tumor está localizado.

Aparentemente, ficou tudo normal, graças a Deus,  tenho uma cicatriz bem discreta. Tudo foi feito pela aréola, parece que eu coloquei silicone no seio, só isso.
mastectomia com reconstrução-
Fiquei assim!  ( isso é montagem, hein gente!) kkkkkkkk 

Quanto ao esvaziamento axilar, foram retirados 11 linfonodos da minha axila.  Não sei exatamente como o médico fez isso, mas não tenho nenhuma cicatriz na axila.

Numa explicação bem simplista, os Linfonodos são os gânglios linfáticos, responsáveis por “filtrar e drenar” o sangue e estão agrupados em várias partes do nosso corpo.

Sabe aquela íngua que dá quando a gente é criança e se machuca?

São os nossos linfonodos inguinais (da virilha), responsáveis pela defesa do organismo que estão trabalhando!

Esses carinhas espalhados estrategicamente em grupos por todo o corpo, funcionam como soldados e se multiplicam (aumentam de tamanho) quando algum processo infeccioso, começa a acontecer, produzindo os anticorpos necessários para restabelecer a ordem no organismo.

Os linfonodos axilares, são os responsáveis pela defesa do braço e mama.E tem também o linfonodo sentinela que é o primeiro a receber células malignas vindas de um tumor.

Ele forma a primeira barreira defensiva do organismo contra o espalhamento do câncer (metástase).

Só depois dele, os outros linfonodos do grupo são atingidos.

Pode acontecer que os linfonodos não deem conta da sua missão de proteger o organismo, algumas células malignas podem escapar e se alojar em órgãos à distância.

Mastectomia com reconstrução imediata

 

Infelizmente, o meu sentinela já estava infectado e também mais 2 outros linfonodos.

Por isso, foram retirados todos os outros da minha axila e fiz todo o tratamento Adjuvante : quimioterapia, radioterapia e estou na hormonoterapia.

Mas passou! E se você ainda estiver no meio da sua jornada, fique firme!
Como tudo na vida, vai passar pra você também!

 
Nesse vídeo que fiz para o meu canal, eu falo um pouquinho mais sobre a Mastectomia com reconstrução imediata.

 
E também já falei sobre os cuidados pós cirúrgicos de uma Mastectomia Radical
 

 


As inscrições para o meu Programa Câncer com Leveza estão abertas!

Essa é a minha Mentoria em grupo para ajudar outras pessoas a superarem o diagnóstico com mais clareza e autoconfiança.❤️

Eu vou segurar a sua mão na sua jornada de cura física e emocional.

Clique abaixo para ter o meu acompanhamento de perto por 1 ano.

⬇️⬇️⬇️

 

 
 
 

Navegue pelo post

Ultimos artigos