Estadiamento no Câncer de Mama- Você sabe o que significa?

Nesse Post, falarei  especificamente do estadiamento no Câncer de Mama. Mas essa informação é muito importante para todos os tipos de câncer.

Diante de um diagnóstico de câncer, recebemos várias classificações. E ficamos meio perdidas diante de tantas informações. Como o tipo de tumor e o estadiamento da doença, por exemplo.

Para saber se um tumor está avançado ou não, há uma classificação dos tumores, criado pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), denominada estadiamento.

Eu por exemplo, apesar de ter sentido o tumor quando ele tinha apenas 1 cm .

Apesar de  ter procurado uma mastologista, não tive o diagnóstico correto de imediato. Pois a médica não fez biópsia, confiando apenas nos resultados da mamografia e ultrassonografia.

Você pode ler mais sobre esse assunto no POST: Você sabe o que significa BI_RADS?

Conclusão: Quando fui diagnosticada há quase um ano depois, o câncer da minha mama, estava no estágio 3. Mas o que isso significa?

Para classificar os estágios de um câncer, é necessário fazer uma avaliação da dimensão do tumor, da extensão aos linfonodos e a presença ou não de metástases para outras partes do corpo.

Após a avaliação destes três fatores, os casos são classificados em estágios que variam de I a IV graus crescentes de gravidade da doença. Lembrando que estamos falando de câncer de mama.

Estadiamento no Câncer de Mama:

 

Estágio 0 –

É o chamado carcinoma in situ que não se infiltrou pelos dutos ou lóbulos, sendo um câncer não invasivo.

O estágio zero significa que as células do câncer estão presentes ao longo da estrutura de um lóbulo ou um ducto. Mas não se espalharam para o tecido gorduroso vizinho.  Isto é, as células cancerosas que ainda não invadiram os tecidos circundantes.

 

estadiamento-no-câncer-de-mama

Estágio I:

O tumor invasivo é pequeno (menos de 2cm de diâmetro) e não se espalhou pelos linfonodos. Isto é, o tumor que permaneceu no local no qual se originou sem disseminação para os linfonodos ou locais distantes.

estadiamento-no-câncer-de-mama
Estágio II:

Algumas vezes, os linfonodos podem estar envolvidos.

Estágio II A:

Qualquer das condições: O tumor tem menos que 2 centímetros e infiltrou linfonodos axilares; ou o tumor tem entre 2 e 5 centímetros, mas não atinge linfonodos axilares.

Estágio II B:

Qualquer das condições: Não há evidência de tumor na mama, mas existe câncer nos linfonodos axilares.

O tumor tem de 2 a 5 centímetros e atinge linfonodos axilares.  Ou o tumor é maior que 5 centímetros, mas não atinge linfonodos axilares.Estágio III: É o câncer de mama localmente avançado, em que o tumor pode ser maior que 5cm de diâmetro e pode ou não ter se espalhado para os linfonodos ou outros tecidos próximos à mama. (o que eu tive: o tumor tinha 4 cm palpáveis e 8 cm de extensão. E dois linfonodos comprometidos)

estadiamento-no-câncer-de-mama

Estágio III A: 

O tumor é menor que 5 centímetros e se espalhou pelos linfonodos axilares que estão aderidos uns aos outros ou a outras estruturas vizinhas.

 Ou, o tumor é maior que 5 centímetros, atinge linfonodos axilares os quais podem ou não estar aderidos uns aos outros ou a outras estruturas vizinhas.

Estágio III B:

O tumor infiltra a parede torácica ou causa inchaço ou ulceração da mama. Ou, é diagnosticado como câncer de mama inflamatório. Pode ou não ter se espalhado para os linfonodos axilares, mas não atinge outros órgãos do corpo.

Estágio III C:

Tumor com qualquer tamanho que não se espalhou para partes distantes, mas que atinge linfonodos acima e abaixo da clavícula ou para linfonodos dentro da mama ou abaixo do braço.

estadiamento-no-câncer-de-mama

Estágio IV:

É o câncer metastático. O tumor de qualquer tamanho espalhou-se para outros locais do corpo como – ossos, pulmões, fígado, rins, intestinos, cérebro.

RECOMENDADO:

Após o diagnóstico de câncer, você sabe as perguntas certas que deve fazer para o seu Oncologista ?

 

Você pode ter acesso GRATUITAMENTE  a uma compilação de questões essenciais apresentadas por mim,  pelos médicos, outros pacientes e seus entes queridos.

O guia inclui uma lista de perguntas para impressão.

Não deixe o medo, incerteza e a impotência influenciar o seu processo de tomada de decisão.

Aqui está o Guia Completo… Para a sua vida e saúde!

Basta clicar na foto e cadastrar o e-mail para onde você deseja que o Livro Digital seja enviado.

8 Comentários


  1. Fui diagnosticada com CA em Junho deste ano, estou em processo quimioterápico e minha cirurgia estavam Março de 2018.


  2. Já terminei o tratamento fiz mastectomia com esvaziamento das axilas eu tinha seis linfonodo maligno com mestartase..


  3. Tenho cancer de mama linfomas, ja fiz as 4seções vermelho. 11brancas.. Minhas unhas do pe estão caindo, qdo fiz a quimioterapia vermelha nak senti nada nenhum efeito colateral, apenas queda de cabelo.. Mas essa branca ta me matando de dorez nas pernas e pes.. Graças a Deus so falta uma proximo passo retirada da mama.. Depois radio terapia.. Boa noite

Página 1 de 2 Próximo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *