Os dez alimentos que causam câncer e você não sabe

A alimentação desempenha um papel crucial na prevenção e tratamento do câncer. Saber quais alimentos evitar pode ser fundamental para manter uma vida saudável e reduzir os riscos dessa doença tão temida. Você sabia que existem alimentos que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer? É isso mesmo! Neste artigo, vou compartilhar com você os dez alimentos que causam câncer e que você talvez não saiba. Vem comigo para entender como os alimentos e o câncer estão relacionados e como fazer escolhas mais conscientes para uma vida mais saudável.

Siga em frente com a leitura e descubra como a relação entre alimentação e câncer é um assunto relevante e importante para a sua saúde. Confira as dicas e informações que vou te contar para se proteger contra os alimentos que podem aumentar o risco de câncer, de acordo com estudos científicos e especialistas na área de saúde. Vamos começar!

 

Conheça os alimentos que podem causar câncer

Já falei aqui no Blog sobre os 5 Hábitos Saudáveis que garantem uma vida longe do Câncer e de outras doenças. E a alimentação certamente é um dos pilares fundamentais que sustentam a nossa saúde.

Tudo o que colocamos na nossa boca, faz diferença e pode se transformar em remédio ou veneno! Esse artigo é uma tentativa desesperada de conscientizar sobre o quanto você pode estar se envenenando a cada mordida.

Portanto, sem enrolação, essa é a lista com os dez alimentos que mais causam Câncer e, infelizmente, estão em nossa mesa diariamente.

Bebidas alcoólicas

Não se espante ao saber que o álcool é cancerígeno.  Foi feito um estudo com 200 mil mulheres por quase 14 anos e metade tomavam bebidas alcoólicas todo dia e a outra metade, não. Houve um aumento de 30% nas taxas de câncer de mama entre as que ingeriram álcool em comparação àquelas que não beberam nada.

Um dado, que talvez você não saiba, é que o consumo de álcool é a segunda principal causa de câncer, ficando atrás apenas do cigarro.

É claro que uma dose moderada por dia até pode ser saudável, para quem não está em tratamento, (tipo uma taça de vinho por dia), mas consumir em excesso causa insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e até mesmo morte súbita.

Os principais tipos de câncer entre os dependentes de álcool estão na boca, esôfago, fígado, cólon, reto e, entre as mulheres, tumores na mama. Portanto, atente-se ao consumo de bebidas alcoólicas, já que o câncer não é o único fim para quem faz uso dessas drogas liberadas.

Ele é considerado um carcinógeno do grupo 1, o que significa dizer que a evidência de associação entre o álcool e o cancro é muito alta.

Carne processada

Ela, assim como as bebidas alcoólicas, também é um carcinógeno do grupo 1, que já inclui tabaco, amianto e fumaça de diesel – para os quais já há “evidência suficiente” de ligação com o câncer. O relatório foi feito pela IARC (Agência Internacional de Pesquisa do Câncer), órgão ligado à OMS.

Um estudo de meta-análise — que avaliou diversos outros estudos – estima que cada porção diária de 50 gramas de carne processada aumenta o risco de câncer colorretal em 18%. Esse tipo de câncer é, hoje, o segundo mais diagnosticado em mulheres e o terceiro em homens, e está matando 694 mil pessoas por ano (segundo dados de 2012 da OMS, os mais recentes).

A carne processada é toda aquela que sofre um processo de salgamento, curagem, fermentação, defumação e outros procedimentos, os quais têm como objetivo  realçar o sabor. Por esse motivo, entram na lista: as salsichas, o chouriço, o bacon, presunto e os embutidos no geral. 

os dez alimentos que causam câncer
Presunto fatiado. | Foto: Freepik.

Refrescos e alimentos açucarados

Os refrescos e todas as bebidas que possuem bastante açúcar adicionado estão na lista de bebidas que podem causar câncer. Isso porque a alta presença de açúcar refinado pode causar obesidade, fator de risco para o aparecimento de câncer. 

A maior parte dos alimentos industrializados contém açúcar, devendo ser consumidos de forma moderada ou em nenhuma hipótese. Refrigerantes, biscoitos, chocolate e balas de mascar são exemplos disso.

Quantas vezes você já ouviu falar que o refrigerante é cancerígeno e você achou que era apenas um boato para que você parasse de beber? Pois saiba que não é bem assim.

Apesar de viciante, essa bebida é causadora de câncer, sim. Além disso, quem a consome todos os dias também tem um risco maior de um acidente vascular cerebral.

Tudo porque eles são cheios de açúcar e as ditas “calorias vazias”, aquelas que fazem você engordar apenas, não tendo nenhum tipo de vitamina.

Além do mais, refrigerantes acidificam todo o organismo. E, para piorar, contém ácido fosfórico, que interfere com a capacidade do organismo em absorver cálcio e pode levar à osteoporose, cáries e fraqueza dos ossos em geral.

O ácido fosfórico também interage com a acidez do estômago, diminuindo a absorção de nutrientes.

Você sabia que uma lata de refrigerante contém o equivalente a 10 colheres de açúcar? Essa quantidade absurda vai causar um aumento incrível da glicose no sangue, com os subsequentes picos de insulina. Isso é um verdadeiro banquete para as células cancerígenas.

Além de que aumenta a capacidade do corpo em armazenar gordura e, no longo prazo, pode levar ao diabetes e outros problemas de coração.

Sem falar que os picos de insulina causados pelo açúcar do refrigerante ainda têm o efeito de sabotar seus mecanismos de saciedade, ou seja, você vai sentir mais fome, mais vezes ao dia.

Apenas retirar as bebidas açucaradas da sua dieta é capaz de reduzir em inacreditáveis 40% a ingestão de açúcar.

Pesquisadores da Harvard descobriram que ingerir uma bebida açucarada por dia aumenta 20% o risco de um homem ter um infarto durante um período de 22 anos.

Tá bom pra você?

alimentos cancerígenos
Refrigerantes. | Foto: Freepik.

Farinha branca

A refinação da farinha faz com que ela perca todos os seus valores nutricionais. Além disso, por conta das questões comerciais, esta ainda é submetida a um processo para torná-la mais branca, o que acaba aumentando a ação de produtos considerados cancerígenos.

O câncer se alimenta principalmente do açúcar na corrente sanguínea. Consumindo alimentos ricos em farinha branca, você estará acelerando não só a possibilidade de ter diabetes, mas também estará aumentando o nível de açúcar e insulina.

E para completar,  também irá alimentar as células cancerígenas, aumentando a probabilidade de se ter a doença. Portanto, substitua os alimentos que levam farinha branca como pães e bolos por farinhas mais saudáveis.

No Livro “Barriga de trigo” (que eu super recomendo), o autor William Davis, um cardiologista especializado em medicina preventiva, mostra, através de inúmeros estudos, que parar de comer trigo – mesmo o integral – pode ajudar a perder peso, reduzir gordura localizada e eliminar vários problemas de saúde, como:

  • Alívio da síndrome metabólica e do diabetes do tipo 2;
  • Cura dos transtornos intestinais, como a colite ulcerativa e a doença celíaca;
  • Melhora acentuada das taxas de colesterol total e LDL;
  • Recuperação da densidade óssea e reversão da osteopenia;
  • Redução de alguns sintomas da artrite reumatóide (inflamação e dor).

Alimentos diet e light

O que é um alimento diet? É aquele produto que contém aspartame, um produto químico usado para adoçar artificialmente um alimento, já que eles são livres de açúcar.

Existem inúmeros estudos que mostram o aspartame como um grande vilão, provocando enfermidades como câncer, defeitos congênitos e problemas cardíacos.

Essa dieta normalmente é aplicada àquelas pessoas que não podem ingerir açúcar, como os diabéticos, por exemplo. Além disso, esses produtos diet podem causar uma dependência semelhante à cocaína.

Portanto, prefira produtos naturais, de preferência sem qualquer tipo de adoçante, frutas e legumes para uma alimentação saudável.

Muitas pessoas acreditam que, consumindo alimentos “light”, vão ter uma dieta mais equilibrada e saudável. A triste realidade é que esses alimentos somente têm menos açúcar e gordura que os convencionais, e por isso ajudam a perder peso.

Mas, eles contêm algumas substâncias que poderiam estar relacionadas a um maior risco de câncer, como é o caso dos edulcorantes artificiais.

A solução? Manter uma dieta saudável rica em frutas, verduras e cereais. Comer como nossos avôs e bisavôs.

Pipoca de micro-ondas

Elas são deliciosas, práticas e muito fáceis de serem feitas. Mas as pipocas de micro-ondas são muito perigosas para a saúde.

Tudo começa pelo próprio saco do alimento, que são revestidos com uma substância química chamada ácido perfluorooctanóico (PFOA), um composto também encontrado em objetos revestidos com Teflon.

O PFOA aumenta significativamente o risco de tumor no rim, na bexiga, no fígado, pâncreas e testículos. Além disso, o alimento traz vários conservantes, como o propilgalato, que causa câncer no estômago e erupções na pele.

Se você também gosta de pipoca e adora consumi-las enquanto assiste a um filme, opte por prepará-las de forma caseira, com milho orgânico e óleo de coco. Esta é uma opção saudável e muito fácil.

Pão tostado

Você gosta daquele pão tostadinho feito na torradeira toda manhã? Ele é realmente uma delícia, mas pode ser altamente perigoso para a sua saúde.

Tudo porque, quando o alimento é elevado às altas temperaturas para ficar crocante, se forma um composto chamado acrilamida. A acrilamida é responsável pelo aparecimento de tumores em seres humanos.

Um relatório científico publicado pela Agência de Normas Alimentares do Reino Unido (FSA), chamou a atenção para esses riscos. A acrilamida faz parte da lista de produtos provavelmente carcinogênicos para humanos estabelecida pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (Iarc) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esta é a mesma categoria em que a carne vermelha passou a ser enquadrada recentemente. Os efeitos nocivos da substância foram verificados em testes com animais e em laboratório. Segundo a FSA, o efeito nos humanos depende da quantidade do produto ingerida.

E não só os pães são vilões, mas também as batatas fritas, os biscoitos, as bolachas e tudo aquilo que fica crocante, assim como todos os tipos de frituras.

Por causa de tudo isso, controle a alimentação e policie-se com relação a essas comidas. Principalmente entre as crianças que gostam de coisas desse tipo.

Batatas chips

Quem não gosta de um saquinho ou latinha de batatas chips? Elas estão ali a qualquer momento para satisfazer as nossas vontades, saciar a nossa fome e são, inegavelmente, deliciosas.

Porém, cada embalagem esconde um perigo real para a nossa saúde: Uma ação cancerígena bem alta, além de grande ganho de peso.

Além de formarem acrilamida, elas trazem aromas artificiais, conservantes, corantes e muitas outras substâncias químicas em grande quantidade.

Churrasco

Nesse caso, o vilão principal nem é a carne, mas a forma como ela é preparada. Na fumaça do carvão há dois componentes cancerígenos: o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático.

Ambos estão presentes na fumaça e impregnam o alimento que é preparado na churrasqueira. Eles também possuem fatores mutagênicos que levam ao aparecimento de tumores.

Somente agora, eu entendo porque na Europa as churrasqueiras são elétricas! A primeira vez que vi, achei sem graça. Mas elas são muito mais saudáveis.

Enlatados

Vários estudos identificaram que os alimentos enlatados poderiam ser cancerígenos devido a um componente chamado Bisfenol-A (BPA) que está presente nas latas.

Não existe uma opinião unânime no momento de confirmar a quantidade de Bisfenol nos alimentos enlatados. Nem se ele está ou não sendo transferido para os alimentos contidos dentro das latas.

O que fazer então? Reduzir o consumo de alimentos enlatados e buscar no mercado aqueles que estabelecem especificamente que são livres de BPA.

Comer menos da caixa e da lata e comer mais verduras e legumes. Apoiar os agricultores locais e optar por comprar sempre alimentos orgânicos.

Afinal, ainda temos que lidar com os alimentos transgênicos que são alterados geneticamente.

E durante o processo de cultivo são submetidos a herbicidas e pesticidas que podem afetar a qualidade do produto sem que o consumidor se dê conta. Estes componentes químicos que entram em contato com os alimentos estão relacionados ao câncer e a outras doenças.

Infelizmente, nosso planeta está cada dia mais doente e nós estamos adoecendo junto com ele!

A alimentação desempenha um papel muito importante na saúde de todas as pessoas. Existem alimentos saudáveis que oferecem importantes benefícios à saúde e que atuam como protetores do corpo diante de diferentes doenças.

Portanto, de forma geral, os dez alimentos que causam câncer são:

  1. Refrigerante;
  2. Biscoitos e salgadinhos;
  3. Enlatados;
  4. Leite e derivados;
  5. Salsicha;
  6. Bacon;
  7. Carne processada  ou churrasco;
  8. Bebida alcoólica;
  9. Farinha branca;
  10. Presunto.

Entenda como os alimentos podem ser prejudiciais à sua saúde

Diante desses dados alarmantes, é fundamental compreender a relação entre a alimentação e o câncer. Afinal, a escolha dos alimentos pode ser um fator determinante na prevenção e no combate a essa doença tão devastadora.

Para começar, é importante evitar alimentos que são considerados cancerígenos. Dentre os principais vilões estão as carnes processadas, como salsichas, linguiças e bacon, que são ricas em conservantes e substâncias químicas prejudiciais à saúde. Além disso, alimentos ricos em açúcar e gorduras trans, presentes em alimentos industrializados, também devem ser evitados, pois podem contribuir para o desenvolvimento de tumores.

Outro grupo de alimentos que merece atenção especial é o das bebidas alcoólicas. O consumo excessivo de álcool está associado a diversos tipos de câncer, como o de boca, garganta, esôfago, fígado e mama. Portanto, é importante consumir bebidas alcoólicas com moderação, ou até mesmo evitar seu consumo, para reduzir o risco de desenvolvimento do câncer.

Por outro lado, uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e grãos integrais pode ser uma grande aliada na prevenção e combate ao câncer. Esses alimentos são fontes de antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras, que possuem propriedades anticancerígenas e auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico.

Dentre as frutas e verduras, destacam-se o tomate, a cenoura, o brócolis, o espinafre, o alho e a cebola, que são ricos em compostos bioativos que têm ação antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, o consumo de frutas cítricas, como laranja, limão e acerola, também é recomendado, pois são fontes de vitamina C, que auxilia na proteção contra o câncer de boca, garganta e esôfago.

Os grãos integrais, como arroz integral, quinoa, aveia e trigo integral, são ricos em fibras, que contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo e reduzem o risco de câncer de cólon e reto.

Por fim, mais um grupo de alimentos que merece destaque positivo são as oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas. Elas são ricas em gorduras boas, como ômega-3 e ômega-6, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, sendo benéficas na prevenção de diversos tipos de câncer.

É importante ressaltar que a alimentação por si só não é capaz de prevenir ou curar o câncer, mas ela pode ser um importante fator de proteção quando associada a um estilo de vida saudável, que inclua a prática de exercícios físicos, a não utilização de tabaco e a redução do consumo de álcool.

A alimentação deve ser um aliado e não um vilão. Conheça trocas saudáveis a serem feitas:

Mas, quais são os alimentos que podem ajudar nesse processo? Existem vários alimentos que podem configurar essa lista, mas aqui eu vou te mostrar alguns deles:

Veja, abaixo, os alimentos que são anticâncer. 

  1. Goiaba, tomate e melancia – tanto a melancia, quanto o tomate e a goiaba têm licopeno, isto é, serve com grande auxílio na hora de prevenir o câncer de próstata e mama. Aqui, a atenção se volta para o tomate, uma vez que ele é o que mais apresenta licopeno, que é um poderoso antioxidante;
  2. Frutas roxas e vermelhas (morango, açaí, amora, uva preta, mirtilo e outras) – elas são excelentes para prevenir o câncer de mama, de cólon, do reto, de boca, esôfago, estômago e pâncreas. Inclusive, a sua propriedade de prevenção se encontra na presença de antioxidantes flavonoides denominados por cianina;
  3. Cenoura e abóbora – as duas leguminosas atuam na prevenção de câncer de pulmão por serem extremamente ricas em betacaroteno;
  4. Brócolis, couve-flor e repolho – esses vegetais acabam ajudando na prevenção de câncer de cólon, esôfago e mama, pois contêm isotiocianato e glicosinolatos.

Outros fatores de risco de câncer

Os fatores de risco podem ser encontrados no ambiente físico, herdados ou resultado de comportamentos, hábitos ou costumes próprios de um determinado ambiente social e cultural. Sendo eles: doenças pré-existentes, hereditariedade, HIV, exposição à radiação, infecções, tabagismo e outros. 

Espero que este artigo sobre alimentos e câncer sirva como um alerta e te auxilie a fazer escolhas mais conscientes em relação à sua alimentação. Como especialista em Saúde Integrativa, eu, Patrícia Figueiredo, posso te ajudar a adotar uma alimentação livre de alimentos cancerígenos ou de alimentos que aumentam o risco de câncer.

Se você  deseja reduzir a inflamação crônica que permite o desenvolvimento de doenças,  eliminar a toxicidade acumulada no seu corpo, melhorar a sua capacidade digestiva, fortalecer o seu sistema imunológico adotando uma alimentação que te promova saúde, quero te convidar a participar da minha Mentoria de Alimentação Anticâncer: Detox Terapêutico. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

N

 

 

 

 

 

 

 

 

68 Comentários


  1. Paty tido bem? Meu nome é cheila tenho 31 anos mae de 2 filhos pequenos. Sou nova por aqui , descobri uma cancer nos tecidos moles, ja tirei atraves de cirugia e de momento nao irei fazer químico. Acompanho teus artigos e sao muito úteis . fiquei na duvida sobre dieta alcalina .Basicamente sempre.tive uma alimentação saudavel, porem sempre como pão e alguns doces . Nao.posso emagrecer e minha duvida é se realmente é um veneno comer arroz ou massas? Pois é meu cardápio semanal , uso muito batata doce também. E os paes ou lanches uso aveia, farinha de arroz, tapioca . queria tua opinião . agradeço

    Abraços


  2. Eu tive um câncer de mama em 2015 e hoje faço o controle de seis em seis meses e graças a Deus sempre bem.mas logo q fui receber o diagnóstico uma pessoa q já tinha tido câncer me falou logo esquecer manteiga refrigerante açúcar carne e tudo q é em latão tire e eu tirei e isso não me faz muita falta mas de vez em quando me dá aquela vontade mas penso não minha vida e meu filho de 7 anos precisam muito de mim pedi tanto pra nossa senhora pra eu ficar bem e agora vou fazer uma atrocidades dessa, não. Gosto muito de café mas ele é semelhante amargo e como sou paraense tomo AÇÃO com um pouquinho de farinha.faz mau? Só pobre bem tudo tenho na minha geladeira mas como muito peixe e frango caipira, tomo suco de acerola com beterraba, laranja com beterraba, abacaxi com melancia gosto muito de comidas coloridas aí se podes se comer todos os dias saladas coloridas amo de mas mas assim quando posso comer como.obrigada minha linda pelas dicas


  3. fico feliz demais em saber!
    Isso mesmo! faça a sua parte! Há muito o que podemos fazer além do tratamento tradicional para colaborarmos com o nosso processo de cura!


  4. Ótimas informações! Algumas já conhecia mas não colocava em prática, exceto o refrigerante que não consumo, estou tentando fazer as mudanças necessárias a partir do momento em que fui diagnosticada com câncer de mama! Leio todos seus posts que tem me ajudado muito! Obrigada Paty!!Deus te abençoe!!Bjos


  5. Parabéns pelas informações fornecidas! Conhecimento compartilhado!!!


  6. Obrigada por dividir com nós essas informações, são muito valiosas para nos que estamos enfrentando o tratamento contra o câncer e para outras pessoas se precaverem ttambém, o que mais me surpreendeu foi o pão tostado e a pipoca de microondas que vou cortar do cardápio


  7. Isso aí querida, mudar hábitos é difícil mesmo, mas o importante é você se comprometer com a sua saúde e dar um passo de cada vez! Beijão!


  8. Gratidão por ter me ajudado tanto nesse processo. Deus Abençoe vc imensamente!!! Maravilhosa. Vc me anima viu… Continue sempre assim!!!


  9. Parabéns Paty por esse artigo! Realmente fiquei muito surpresa com alguns alimentos e certamente irei mudar a minha alimentação a partir de hoje, é claro que isso é um caminhar mas eu quero e vou conseguir.
    Obrigada pela ajuda e alerta de sempre!


  10. Eu gostei de todas as receitad


  11. Muito bom , gosto de um pãozinho crocante, não sabia que era prejudicial , obrigada , com certeza está ajudando muito.


  12. Muito boa informações , gisteis d todas .obrigada


  13. Ainda não acertei fazer um pão caseiro.Vou ler os 7 livros enviados.Obrigada.Beijos.?


  14. Ola paty! oque mais me surpreendeu foi a farinha branca.Mais tbm ja cortei.O bom conhecimento e sempre bom ..valeu..!!Bjs


  15. Obrigada por todas as informações muito útil tenho que rever o pão tostado, e o milho de lata que amo usar e nem imaginava o mal da lata
    Valeu bjs!!!!!


  16. Artigo maravilhoso, linguagem clara, objetiva. Informações muito importantes para todos. Parabéns!


  17. Faltou um alimento altamente consumido e extremamente cancerigeno, a MARGARINA(todas as gorduras hidrogenadas)!!!
    São usadas numa enorme variedade de alimentos.
    Pra dalar a verdade, nem alimento é, até insetos e animais evitam comer porquê não reconhecem como comida.


  18. Amei td vc é maravilhosa reparte todas as suas informações com TDs . Quero seu livro paty, estou com metástase no fígado. Sei q Deus não colocou os alimentos a toa, creio no poder dos alimentos. Deus abençoe a todos nós. Eu me considero um milagre. Faço Pilates com muita disposição, graças a Deus! Bjos obrigada!


  19. infelizmente, a industria alimentícia não faz a menor questão em que a população seja mais consciente do que está detonando a sua saúde!


  20. Fiquei pasma com a maioria!!!!
    O churassco,a farinha gente usamos em tudoo!O que iremos comer!?Gente,a população tá ferada,porque tá se alimentando super mal!Quando vc tem informação e procura seguir e não ignora é muito valioso!Eu mudei radicalmente minha alimentação.Obrigado Pat?❗


  21. Gostei bastante das informações se todos se alertasse para as informações que tem na internet. A castanha é do Brasil. Obrigada ?❤


  22. É muito bom obter esses conhecimemtos porque alem de nos previnirmos podemos manter uma alimentação saudável não somente por estar acima do peso mas para evitar muitas doenças,pois não sabia no caso do câncer que a alimentação influenciava já que não tenho nenhum casao na familia.


  23. ??????????
    Show Paty!
    Amei.
    Em muitas coisas passamos batidos.
    Informação sempre é bom.
    Obrihado !


  24. Excelente!! Obrigada Paty por compartilhar!!
    Beijos??


  25. Adoro passar por aqui pra não esquecer que a alimentação é fundamental. Te amo Paty minha fadinha.


  26. Acho o que ainda nao tinha lido a respeito era do churrasco. Ja faz um ano que ando buscando na internet informaçoes sobre o cancer,lendo relatos e adorei ter encontrado o seu blog. Parabens! Dicas e Informaçoes que realmente nao conseguimos tirar de um medico.


  27. Claro que sim! Concordo com você, não é só eliminando esses alimentos que iremos nos blindar da doença. Porém, esse já é o primeiro passo rumo a uma alimentação mais saudável preventiva e até mesmo curativa.


  28. Corrigindo o nome do médico é FELIPE ADES.


  29. Infelizmente tenho que descordar com alguns alimentos listados aqui Paty, realmente a nossa alimentação precisa de mtas mudanças principalmente as industrializadas. Mas o câncer se alimenta de todo tipo de nutrientes, não só os descritos neste post. Qdo fui diagnosticada tive essa preocupação e pesquisei e ainda pesquiso, inclusive com Dr.Felipe Área, oncologista e PHD no assunto e o mesmo já me relatou exatamente o q acabei de descrever. Se não quisermos que nosso filho e netos tenham câncer no futuro, temos q mudar sua alimentação desde que eles nascerem, livrando-os dos industrializados e das irradiações.


  30. Oi Sandra,
    não sei nada sobre a farinha de arroz. As que eu mais gosto de usar são a de chia, de coco e berinjela.
    Beijão!


  31. Também fiquei passada quando descobri sobre o churrasco. Mas depois comecei a entender porque nos EUA e Europa as churrasqueiras são elétricas!


  32. Obrigada por compartilhar essas informações tão importantes, o que mais me entristeceu foi o churrasco , pois amo carne assada na brasa, mas façamos nossa parte, beijos


  33. Eu acho que tudo demais e veneno tem que come com moderação ?? eu como de tudo um pouco


  34. O que mais me impressionou , foi a farinha branca obrigado pela informação


  35. Obrigada por compartilhar informações tão importantes.
    Estou tentando mudar minha alimentação…ainda não consegui eliminar o açúcar e a farinha de trigo, apesar de já estar fazendo receitas com outras farinhas.
    Você sabe me dizer qual farinha é melhor para se usar? Outro dia li que a farinha de arroz está contaminada, será verdade?
    Uma vez li uma reportagem que dizia que a sardinha em lata era bastante saudável, até mais do que a sardinha mesmo, pois dizia que na enlatada a gente come a espinha e é onde mais está os nutrientes da sardinha. Mas tenho minhas dúvidas, por estar enlatada. Você sabe alguma coisa a respeito?
    Obrigada


  36. O câncer é um doença degenerativa multi-fatorial. ou seja, causada por vários fatore. E alimentação certamente tem um papel importante para a nossa saúde ou doença.


  37. Oi Patricia oque eu acho que hoje em dia tudo pode causar câncer,eu tive uma Irma com melanoma,meu pai com carcinoma,agora estou com a minha mãe com tumor pélvico.Ai oque dizer da alimentação?sera que foi?sabe Deus


  38. Nossa amei, fiquei realmente espantada com tudo isso…obg


  39. nossa me surpreendeu vários deles.tenho que mudar varios fa minha alimentação. obrigada


  40. o que mais me surpreendeu foram os alimentos light ou diets…muito obrigada por compartilhar informações tão preciosas!!! Beijos


  41. Fiquei surpresa com o pão tostado, obrigada Paty pelas informações.


  42. Obrigada Paty, adoro ler suas publicações…Já ouvi falar que muitos destes alimentos citados são prejudiciais, mas eu não acreditava…Nossa…Fiquei assustada.Sou paciente oncológica e tudo que vem para ajudar é bem vindo…Obrigada pela iniciativa de compartilhar artigos importantíssimos….


  43. Gratidão por compartilhar informações tão valiosas. Parabéns pelo trabalho, pela disponibilidade .
    O alimento que mais me surpreendeu foi o pão torrado.????.
    Bjão Paty
    Deus Abençoe ??


  44. Obrigada Paty! Conhecimento é sempre bom!!
    A maioria eu já cortei da minha alimentação. Falta a farinha integral


  45. Excelente artigo! Informações muito preciosas para quem está em tratamento ou quer se previnir desse mal! Realmente, alimentação é a base de tudo, e através de seu blog tenho aprendido muitas coisas importantes e que muito têm me ajudado! Um beijo e continue com esse trabalho maravilhoso! Muita saúde pra você!??


  46. O q + me suepreendeu foi o churrasco!!!


  47. Obrigado, parabéns bela iniciativa de ajudar. Dicas importantíssimas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *