Tamoxifeno e Hormonoterapia: Suas principais dúvidas respondidas

Após concluir o processo de quimioterapia e estar em meio à radioterapia, iniciei o uso do Tamoxifeno, um medicamento amplamente utilizado na hormonioterapia. Ao longo de cinco anos, segui rigorosamente o tratamento até sua conclusão em 2020. UHUUUUUU! Desde então, tenho recebido muitos e-mails e mensagens de mulheres em busca de informações sobre os possíveis efeitos colaterais desse medicamento. Portanto, convido você a me acompanhar até o final deste artigo, onde compartilharei de forma franca e transparente a verdade sobre o Tamoxifeno na Hormonioterapia.

Com base nas perguntas mais frequentes que tenho recebido sobre esse assunto, irei fornecer respostas esclarecedoras. É importante destacar que a hormonIoterapia com Tamoxifeno é uma estratégia terapêutica utilizada em casos de câncer de mama receptor hormonal positivo, com a intenção de reduzir o risco de repetição da doença.

O Que é o Tamoxifeno e como funciona na hormonIoterapia?

Em primeiro lugar, quero deixar claro que nem todo mundo que foi diagnosticada com câncer de mama toma o Citrato de Tamoxifeno. Isso depende muito do tipo de câncer. 

Sim, o câncer de mama possui alguns subtipos. Se você ainda não sabe a classificação do seu tumor, você pode começar a entender um pouco melhor sobre o assunto, lendo este  Post : Conheça os 4 tipos de câncer de mama mais comuns.

No caso da hormonioterapia com Tamoxifeno, os médicos precisam saber qual o subtipo molecular do tumor, através da análise Imuno-histoquímica (feita em laboratório). Este exame verifica se o tumor tem algumas proteínas (HER2, Ki-67, p53). E se é receptor de alguns hormônios (estrógeno e progesterona).

Quando os tumores são positivos para o estrógeno e progesterona, depois dos tratamentos, homens e mulheres têm que fazer a hormonIoterapia tomando um comprimido oral diário durante 5 ou 10 anos, conforme orientação médica.

O corpo humano é feito de trilhões de células. E todas elas trabalham juntas para manter a vida do corpo. Entretanto, elas precisam se comunicar para que tudo isso ocorra da melhor forma possível. Isso é feito através de substâncias naturais chamadas de hormônios.

Muitos cânceres surgem em locais que são estimulados normalmente por estes hormônios, como a mama e a próstata. Mas as células do câncer usam estes hormônios para estimular o seu crescimento e avanço. Ou seja, alguns tipos de cânceres de mama se alimentam de hormônios.

Nesse caso, a hormonioterapia é um tratamento que utiliza remédios para bloquear a ação desses hormônios. E evitar que eles estimulem as células do câncer a crescer. Esse tratamento pode ser ministrado em comprimidos ou através de injeções debaixo da pele.

E qual a função da Hormonioterapia?

Alguns tipos de tumores têm seu crescimento estimulado por determinados hormônios produzidos em nosso organismo. A hormonioterapia realiza um bloqueio hormonal.

No caso do  câncer de mama, o bloqueio de estrógeno e progesterona gera uma série de reações adversas que consistem na falta destes hormônios, gerando sintomas de menopausa.

Quais os efeitos colaterais e cuidados ao usar o Tamoxifeno e a hormonioterapia?

O principal cuidado é seguir estritamente as orientações do médico. Ele conhece os efeitos bons e ruins esperados para aquele tratamento. O oncologista também pode alertar o paciente sobre possíveis efeitos colaterais e o que fazer caso os tenha.

De maneira geral, é importante que o paciente use a dosagem certa prescrita pelo médico e mantenha a regularidade do uso. Doses em horários errados podem mudar a quantidade do remédio que deveria estar no organismo e afetar o seu adequado efeito ou até mesmo gerar mais efeitos colaterais.

Uma certa vez eu fiz uma viagem e esqueci de levar o remédio, fiquei apenas 4 dias sem tomar. Quando reiniciei o uso, os efeitos colaterais vieram com tudo.

Efeitos colaterais

O objetivo da hormonioterapia é eliminar o efeito de determinado hormônio no organismo. Com isso, podem surgir sintomas adversos pela falta desses hormônios. Os efeitos colaterais mais comuns são os fogachos (ondas de calor no corpo). Sim, meninas, os calores continuam!

Ressecamento vaginal, perda do desejo sexual, alterações dos níveis das gorduras do sangue, o temido ganho de peso e maior risco de entupimento das veias das pernas (trombose). Se você ler a bula, vai ver que tem muitos mais efeitos.

Quem deve fazer esse tipo de tratamento?

A hormonioterapia é uma abordagem amplamente utilizada no tratamento de câncer de mama e próstata. É uma estratégia que visa bloquear os efeitos dos hormônios masculinos, como a testosterona, nos homens, e dos hormônios femininos, como o estrogênio, nas mulheres.

Em muitos protocolos de tratamento, a hormonioterapia é combinada com a cirurgia e/ou radioterapia, visando potencializar os resultados para o paciente. Essa abordagem é especialmente indicada em casos em que o benefício da hormonioterapia complementa os efeitos dos outros tratamentos.

É importante ressaltar que o tipo de hormonioterapia e o momento de sua utilização serão determinados por diversos fatores, como características do tumor, idade do paciente e risco de efeitos colaterais. A decisão sobre o uso da hormonioterapia é tomada de forma individualizada, levando em consideração a avaliação clínica e oncológica do paciente pelo médico especialista.

Também é fundamental destacar que o acompanhamento médico especializado é indispensável para o correto uso da Tamoxifeno na hormonioterapia e para minimizar possíveis efeitos colaterais, garantindo assim a eficácia e segurança do tratamento.

Para que é indicado o Tamoxifeno?

Em primeiro lugar, quero deixar claro que nem todo mundo que foi diagnosticada com câncer de mama toma o  citrato de tamoxifeno.

Isso depende muito do tipo de câncer…

Sim, o câncer de mama  possui alguns subtipos.

Se você ainda não sabe a classificação do seu tumor, você pode começar a entender um pouco melhor sobre o assunto, lendo este  Post : Conheça os 4 tipos de câncer de mama mais comuns.

No caso da hormonoterapia, os médicos precisam saber qual o subtipo molecular do tumor, através da análise Imuno-histoquimica (feita em laboratório).

Este exame verifica se o tumor tem algumas proteínas (HER2, Ki-67, p53). 

E se é receptor a alguns hormônios (estrógeno e progesterona).

Quando os tumores são positivos para o estrógeno e progesterona, depois dos tratamentos, homens e mulheres, têm que fazer hormonoterapia.

Tomando um comprimido oral diário durante 5 ou 10 anos, conforme orientação médica.

 cancerdemama-hormonioterapia-tamoxifeno-efeitos-colaterais

A retirada dos ovários priva o organismo feminino da ação dos hormônios sexuais (estrógeno e progesterona).

Essa cirurgia, quando indicada para mulheres na pré-menopausa portadoras de câncer de mama disseminado, induz remissão em 30% a 40% dos casos.

Por mecanismo semelhante, a retirada dos testículos (produtores de testosterona) induz remissão em pelo menos 80% dos portadores de câncer de próstata disseminado.

  • Doses suprafisiológicas de hormônios

Enquanto pequenas doses de hormônio podem estimular o crescimento de determinados tumores, doses muito elevadas (suprafisiológicas) podem exercer o efeito oposto.

É o caso do câncer de mama, doença que pode ser agravada pela administração de doses baixas de estrógenos ou progesterona.

Mas que pode entrar em remissão quando tratada com doses altas dos mesmos hormônios.

  • Inibidores de enzimas necessários para a produção de hormônios

Através da inibição de algumas enzimas, é possível privar a síntese de hormônios.

E assim bloquear as células malignas desses fatores de crescimento.

Como exemplo, podemos citar os inibidores da aromatase :

Drogas empregadas no tratamento do câncer de mama que inativam a aromatase.

A aromatase é a enzima fundamental para a formação de estrógenos na menopausa.

Os inibidores do aromatase incluem o anastrozole (Armidex), o letrozole (Femara) e o exemastane (Aromasin).

Entre os mais sugeridos pelos médicos para o tratamento oncológico estão o Zoladex e o Aromasin.

Então, vamos saber mais sobre esses medicamentos…

Zoladex

O Zoladex é indicado para o tratamento de alguns tipos de câncer, como por exemplo, de mama e de próstata.

Também pode ser utilizado no caso de outras doenças relacionadas com disfunções hormonais.

Como a endometriose e leiomioma uterino, que é um tumor benigno no útero.

Ele também pode ser indicado para tratar a infertilidade.

Ou aumentar as chances de sucesso de uma reprodução assistida.

Segundo especialistas que atuam na área da Oncologia, o uso do Zoladex após o tratamento de câncer de mama, junto com o tamoxifeno, por exemplo, reduz o risco de retorno do tumor.

Em comparação com os pacientes que só usam o agente hormonal, como o tamoxifeno.

Mas o assunto ainda é bastante discutível entre os médicos.

Devemos considerar os riscos e benefícios do uso do medicamento.

Neste caso, a minha sugestão é você conversar sempre com seu médico, para identificar a melhor opção de tratamento, né?

Aromasin

Já o Aromasin é indicado para o tratamento adjuvante em mulheres pós-menopausadas com câncer de mama inicial com receptor de estrogênio positivo.

Ou desconhecido, tendo como objetivo a redução do risco de recorrência (distante e loco-regional)

E a redução do risco de desenvolvimento de câncer na mama contralateral, após o tratamento com tamoxifeno durante 2 ou 3 anos.

O tempo total do tratamento deve ser de 5 anos (sendo 2-3 anos com tamoxifeno e 3-2 anos de Aromasin , de modo sequencial).

O medicamento também é indicado para o tratamento de primeira linha do câncer de mama avançado com receptor hormonal positivo em mulheres com pós-menopausa natural ou induzida.

Também para o tratamento de segunda linha do câncer de mama avançado com receptor hormonal positivo em mulheres com pós-menopausa natural ou induzida.

Especialmente em pacientes cuja doença progrediu após terapia antiestrogênica.

E indicado para o tratamento de terceira linha do câncer de mama avançado em mulheres com pós-menopausa natural ou induzida, cuja doença progrediu após múltiplos tratamentos hormonais.

  • Antagonistas dos hormônios (anti-hormônios)

Geralmente, são drogas que se ligam aos receptores existentes nas células malignas, impedindo que o hormônio se aproxime deles.

O exemplo clássico é o tamoxifeno.

Essa droga bloqueia os receptores de estrógeno existentes nas células do câncer de mama.

E também os antiandrogênios periféricos usados no câncer de próstata.

  • Combinação de hormônios

Os resultados obtidos através da combinação de hormônios com diferentes mecanismos de ação não são tão favoráveis quanto aqueles proporcionados pelas associações de quimioterápicos no câncer de mama.

Mas em alguns tipos, como no câncer de próstata, a combinação pode oferecer resultados melhores.

Quando e para quem a Hormonoterapia é indicada?

A hormonoterapia é principalmente usada no tratamento do câncer de mama e da próstata. Nestes cânceres, o tratamento pretende bloquear os efeitos dos hormônios masculinos (como a testosterona) no homem e os hormônios femininos (como o estrogênio) na mulher.

Em muitos protocolos de tratamento, a hormonoterapia completa o benefício proveniente da cirurgia e/ou radioterapia, alcançando melhores resultados para o paciente.

Assim como na quimioterapia, o tipo de hormonoterapia e o momento do seu uso dependerá de diversos fatores relacionados ao tumor, idade do paciente e risco de efeitos colaterais.

Quais são os cuidados necessários durante o tratamento?

O principal cuidado é seguir estritamente as orientações do médico.

Ele conhece os efeitos bons e ruins esperados para aquele tratamento.

O oncologista também pode alertar o paciente sobre possíveis efeitos colaterais e o que fazer caso os tenha.

De maneira geral, é importante que o paciente use a dosagem certa prescrita pelo médico e mantenha a regularidade do uso.

Doses em horários errados podem mudar a quantidade do remédio que deveria estar no organismo e afetar o seu adequado efeito ou até mesmo gerar mais efeitos colaterais.

Mês passado eu viajei e esqueci de levar o remédio, fiquei apenas 4 dias sem tomar.

Quando reiniciei os efeitos colaterais vieram com tudo.

 cancerdemama-hormonioterapia-tamoxifeno-efeitos-colaterais

 Quais são os efeitos colaterais do Tamoxifeno?

O  objetivo da hormonoterapia é eliminar o efeito de determinado hormônio no organismo.

Com isso, podem surgir sintomas adversos pela falta desses hormônios.

Os efeitos colaterais mais comuns são os fogachos (ondas de calor no corpo)…

Sim, meninas, os calores continuam!

Ressecamento vaginal, perda do desejo sexual, alterações dos níveis das gorduras do sangue, o temido ganho de peso e maior risco de entupimento das veias das pernas (trombose).

Se você ler a bula, vai ver que tem muitos mais efeitos.

Mas sinceramente, uma coisas que eu aprendi nessa história toda é parar de ler bula de remédio!

Então, vou compartilhar com vocês o que  eu senti, ok!

Eu até preferi fazer um vídeo no meu canal sobre esse assunto:

Senti  muito apetite assim que comecei a tomar o Tamoxifeno, mas segurei a minha onda. Os calores, não tem jeito, sinto até hoje.

A qualidade do meu sono também piorou.

Assim que que comecei a tomar tinha muita insônia e cansaço e percebi que tem uma barriguinha saliente querendo aparecer…

Tamoxifeno engorda?

Conforme, falei no começo do artigo, vou falar a verdade:

Sim, tamoxifeno engorda!

Mas calma gente, que tem solução pra tudo nessa vida!

Como a verdade deve estar acima de tudo, tenho que te confessar que senti  muito apetite assim que comecei a tomar o Tamoxifeno, mas segurei a minha onda.

A qualidade do meu sono também piorou.

Assim que que comecei a tomar tinha muita insônia e cansaço e percebi que também uma barriguinha saliente tipo de girino insistindo em aparecer… Afff!!!!

Mas com uma Alimentação balanceada eu consegui manter o meu peso durante todo o tratamento.

Aqui no Blog tem várias dicas de Alimentação, ok?

Como amenizar os efeitos colaterais do Tamoxifeno e da hormonoterapia?

Após o início do tratamento o médico perceberá como o paciente o tolerou e saberá usar medicações, se necessário, para amenizar os efeitos colaterais.

Como não gosto de tomar remédio, venho driblando os efeitos colaterais da maneira mais natural possível:

  • Para insônia,  tomo chá e faço  meditação. E não tenho mais esse problema.
  • Realizar uma atividade física, pelo menos três vezes por semana também ajuda bastante!

Ah! E apesar dessas medicações alterarem a libido, isso não significa que está contraindicado manter a prática sexual durante o tratamento.

Pelo contrário, manter a vida sexual ativa auxilia na autoestima e ajuda a superar os desafios do tratamento.

E infelizmente, eu percebi que o meu metabolismo também deu uma desacelerada.

Não é pra menos, estou em uma menopausa química!

Por essas e outras que os médicos insistem tanto em exercícios físicos e uma dieta balanceada.E eu assino em baixo!

Além disso, com o tempo, o corpo vai acostumando.

Eu juro pra você que até mesmo as ondas de calor não acontecem com a mesma frequência de quando comecei a tomar.

Quais as vantagens da hormonoterapia?

Estatisticamente, cerca de dois terços dos cânceres de mama apresentam receptores de estrógeno.

Os demais são negativos.

O tratamento hormonal provoca remissões em 40% a 75% dos tumores com receptores positivos.

Isso quer dizer que a possibilidade de uma recidiva da doença cai drasticamente!

Isso vale todo o sacrifício, né gente?

Ah! E tem mais uma grande vantagem dessa história toda.

A gente não menstrua mais!

Quem toma tamoxifeno pode engravidar?

Poder pode, mas NÃO DEVE!

Apesar de estarmos em uma menopausa química, existe SIM a possibilidade de engravidarmos.

Porém, nesse período a mulher NÃO DEVE engravidar de JEITO NENHUM, pois esse medicamento  gera o risco de má formação do feto.

E se eu esquecer de tomar o Tamoxifeno?

Essa é um a pergunta que me fazem demais…

Decidi responder ela em vídeo.

Qual o preço do tamoxifeno?

Uma caixa com 30 comprimidos que dá pra usar por um mês custa em torno de 180 reais. E só é vendido com receita médica.

Porém, os planos de saúde e o SUS são OBRIGADOS a fornecer o remédio.

Caso o seu tenha negado, você pode entrar com uma liminar na justiça.

Nunca gostei de tomar remédio, menos ainda da ideia de estar na menopausa tão nova.

Mas acho que o motivo maior pelo qual tenho torcido o nariz para o tamoxifeno é maior.

Toda noite, sempre que tomei um comprimido, me lembrei de que eu tive um câncer.

No entanto, o tamoxifeno foi a minha pílula vermelha do filme Matrix.

A pílula da realidade.

Aquela que não me deixava esquecer que tive um câncer…

O quanto lutei para estar viva…

E que ainda assim, não viverei para sempre…

 cancerdemama-hormonioterapia-tamoxifeno-efeitos-colaterais

Depois que você toma a pílula vermelha, você não consegue mais ignorar a sua finitude.  E quão frágil a vida é !

Você não consegue mais viver no piloto automático, como a grande maioria, ignorando que está aqui de passagem…

E você se dá conta de que  a viagem  é muito curta para ser sem graça!

Você começa a enxergar o que realmente é essencial na vida.  Suas escolhas se tornam mais conscientes.

Não há tempo a perder com besteiras.

A sua visão da vida muda tanto, que você começa a viver em um mundo paralelo.

E você começa a se sentir privilegiada por conhecer e viver essa nova realidade.

Sim, todos precisamos dessa pílula diária!

Concordo que fazer essa reflexão e, especialmente, reconstruir a vida depois que esse Tsunami passa pelas nossas vidas, não  é uma tarefa fácil…

Muito pelo contrário, é bem complicado. Mas sabia que você não precisa fazer isso sozinha?

Para entender um pouco mais como posso te ajudar a se livrar dessas dificuldades, clique aqui e preencha essa Aplicação para fazer uma sessão Experimental Gratuita comigo .

Nesse bate papo, eu irei te conhecer melhor e  você terá todas as informações que precisa caso faça um Acompanhamento individual ou em grupo comigo .

Tenho certeza que posso te ajudar!

Infelizmente, muitos não terão a mesma oportunidade de enxergar essa realidade paralela…

Ou se algum dia tiverem, talvez, já seja tarde demais para reconstruírem suas novas vidas.

Fontes:
hcancerbarretos.com.br
Oncomedica.com.br
Oncoguia.org.br

https://www.tuasaude.com/zoladex

https://www.pfizer.com.br



As inscrições para o meu Programa Câncer com Leveza estão abertas!

Essa é a minha Mentoria em grupo para ajudar outras pessoas a superarem o diagnóstico com mais clareza e autoconfiança.❤️

Eu vou segurar a sua mão na sua jornada de cura física e emocional.

Clique abaixo para ter o meu acompanhamento de perto por 1 ano.

⬇️⬇️⬇️

 

Navegue pelo post

Ultimos artigos