Tamoxifeno e Hormonoterapia: Suas principais dúvidas respondidas

Após concluir o processo de quimioterapia e estar em meio à radioterapia, iniciei o uso do Tamoxifeno, um medicamento amplamente utilizado na hormonioterapia. Ao longo de cinco anos, segui rigorosamente o tratamento até sua conclusão em 2020. UHUUUUUU! Desde então, tenho recebido muitos e-mails e mensagens de mulheres em busca de informações sobre os possíveis efeitos colaterais desse medicamento. Portanto, convido você a me acompanhar até o final deste artigo, onde compartilharei de forma franca e transparente a verdade sobre o Tamoxifeno na Hormonioterapia.

Com base nas perguntas mais frequentes que tenho recebido sobre esse assunto, irei fornecer respostas esclarecedoras. É importante destacar que a hormonIoterapia com Tamoxifeno é uma estratégia terapêutica utilizada em casos de câncer de mama receptor hormonal positivo, com a intenção de reduzir o risco de repetição da doença.

O Que é o Tamoxifeno e como funciona na hormonIoterapia?

Em primeiro lugar, quero deixar claro que nem todo mundo que foi diagnosticada com câncer de mama toma o Citrato de Tamoxifeno. Isso depende muito do tipo de câncer. 

Sim, o câncer de mama possui alguns subtipos. Se você ainda não sabe a classificação do seu tumor, você pode começar a entender um pouco melhor sobre o assunto, lendo este  Post : Conheça os 4 tipos de câncer de mama mais comuns.

No caso da hormonioterapia com Tamoxifeno, os médicos precisam saber qual o subtipo molecular do tumor, através da análise Imuno-histoquímica (feita em laboratório). Este exame verifica se o tumor tem algumas proteínas (HER2, Ki-67, p53). E se é receptor de alguns hormônios (estrógeno e progesterona).

Quando os tumores são positivos para o estrógeno e progesterona, depois dos tratamentos, homens e mulheres têm que fazer a hormonIoterapia tomando um comprimido oral diário durante 5 ou 10 anos, conforme orientação médica.

O corpo humano é feito de trilhões de células. E todas elas trabalham juntas para manter a vida do corpo. Entretanto, elas precisam se comunicar para que tudo isso ocorra da melhor forma possível. Isso é feito através de substâncias naturais chamadas de hormônios.

Muitos cânceres surgem em locais que são estimulados normalmente por estes hormônios, como a mama e a próstata. Mas as células do câncer usam estes hormônios para estimular o seu crescimento e avanço. Ou seja, alguns tipos de cânceres de mama se alimentam de hormônios.

Nesse caso, a hormonioterapia é um tratamento que utiliza remédios para bloquear a ação desses hormônios. E evitar que eles estimulem as células do câncer a crescer. Esse tratamento pode ser ministrado em comprimidos ou através de injeções debaixo da pele.

E qual a função da Hormonioterapia?

Alguns tipos de tumores têm seu crescimento estimulado por determinados hormônios produzidos em nosso organismo. A hormonioterapia realiza um bloqueio hormonal.

No caso do  câncer de mama, o bloqueio de estrógeno e progesterona gera uma série de reações adversas que consistem na falta destes hormônios, gerando sintomas de menopausa.

Quais os efeitos colaterais e cuidados ao usar o Tamoxifeno e a hormonioterapia?

O principal cuidado é seguir estritamente as orientações do médico. Ele conhece os efeitos bons e ruins esperados para aquele tratamento. O oncologista também pode alertar o paciente sobre possíveis efeitos colaterais e o que fazer caso os tenha.

De maneira geral, é importante que o paciente use a dosagem certa prescrita pelo médico e mantenha a regularidade do uso. Doses em horários errados podem mudar a quantidade do remédio que deveria estar no organismo e afetar o seu adequado efeito ou até mesmo gerar mais efeitos colaterais.

Uma certa vez eu fiz uma viagem e esqueci de levar o remédio, fiquei apenas 4 dias sem tomar. Quando reiniciei o uso, os efeitos colaterais vieram com tudo.

Efeitos colaterais

O objetivo da hormonioterapia é eliminar o efeito de determinado hormônio no organismo. Com isso, podem surgir sintomas adversos pela falta desses hormônios. Os efeitos colaterais mais comuns são os fogachos (ondas de calor no corpo). Sim, meninas, os calores continuam!

Ressecamento vaginal, perda do desejo sexual, alterações dos níveis das gorduras do sangue, o temido ganho de peso e maior risco de entupimento das veias das pernas (trombose). Se você ler a bula, vai ver que tem muitos mais efeitos.

Quem deve fazer esse tipo de tratamento?

A hormonioterapia é uma abordagem amplamente utilizada no tratamento de câncer de mama e próstata. É uma estratégia que visa bloquear os efeitos dos hormônios masculinos, como a testosterona, nos homens, e dos hormônios femininos, como o estrogênio, nas mulheres.

Em muitos protocolos de tratamento, a hormonioterapia é combinada com a cirurgia e/ou radioterapia, visando potencializar os resultados para o paciente. Essa abordagem é especialmente indicada em casos em que o benefício da hormonioterapia complementa os efeitos dos outros tratamentos.

É importante ressaltar que o tipo de hormonioterapia e o momento de sua utilização serão determinados por diversos fatores, como características do tumor, idade do paciente e risco de efeitos colaterais. A decisão sobre o uso da hormonioterapia é tomada de forma individualizada, levando em consideração a avaliação clínica e oncológica do paciente pelo médico especialista.

Também é fundamental destacar que o acompanhamento médico especializado é indispensável para o correto uso da Tamoxifeno na hormonioterapia e para minimizar possíveis efeitos colaterais, garantindo assim a eficácia e segurança do tratamento.

Para que é indicado o Tamoxifeno?

Em primeiro lugar, quero deixar claro que nem todo mundo que foi diagnosticada com câncer de mama toma o  citrato de tamoxifeno.

Isso depende muito do tipo de câncer…

Sim, o câncer de mama  possui alguns subtipos.

Se você ainda não sabe a classificação do seu tumor, você pode começar a entender um pouco melhor sobre o assunto, lendo este  Post : Conheça os 4 tipos de câncer de mama mais comuns.

No caso da hormonoterapia, os médicos precisam saber qual o subtipo molecular do tumor, através da análise Imuno-histoquimica (feita em laboratório).

Este exame verifica se o tumor tem algumas proteínas (HER2, Ki-67, p53). 

E se é receptor a alguns hormônios (estrógeno e progesterona).

Quando os tumores são positivos para o estrógeno e progesterona, depois dos tratamentos, homens e mulheres, têm que fazer hormonoterapia.

Tomando um comprimido oral diário durante 5 ou 10 anos, conforme orientação médica.

 cancerdemama-hormonioterapia-tamoxifeno-efeitos-colaterais

A retirada dos ovários priva o organismo feminino da ação dos hormônios sexuais (estrógeno e progesterona).

Essa cirurgia, quando indicada para mulheres na pré-menopausa portadoras de câncer de mama disseminado, induz remissão em 30% a 40% dos casos.

Por mecanismo semelhante, a retirada dos testículos (produtores de testosterona) induz remissão em pelo menos 80% dos portadores de câncer de próstata disseminado.

  • Doses suprafisiológicas de hormônios

Enquanto pequenas doses de hormônio podem estimular o crescimento de determinados tumores, doses muito elevadas (suprafisiológicas) podem exercer o efeito oposto.

É o caso do câncer de mama, doença que pode ser agravada pela administração de doses baixas de estrógenos ou progesterona.

Mas que pode entrar em remissão quando tratada com doses altas dos mesmos hormônios.

  • Inibidores de enzimas necessários para a produção de hormônios

Através da inibição de algumas enzimas, é possível privar a síntese de hormônios.

E assim bloquear as células malignas desses fatores de crescimento.

Como exemplo, podemos citar os inibidores da aromatase :

Drogas empregadas no tratamento do câncer de mama que inativam a aromatase.

A aromatase é a enzima fundamental para a formação de estrógenos na menopausa.

Os inibidores do aromatase incluem o anastrozole (Armidex), o letrozole (Femara) e o exemastane (Aromasin).

Entre os mais sugeridos pelos médicos para o tratamento oncológico estão o Zoladex e o Aromasin.

Então, vamos saber mais sobre esses medicamentos…

Zoladex

O Zoladex é indicado para o tratamento de alguns tipos de câncer, como por exemplo, de mama e de próstata.

Também pode ser utilizado no caso de outras doenças relacionadas com disfunções hormonais.

Como a endometriose e leiomioma uterino, que é um tumor benigno no útero.

Ele também pode ser indicado para tratar a infertilidade.

Ou aumentar as chances de sucesso de uma reprodução assistida.

Segundo especialistas que atuam na área da Oncologia, o uso do Zoladex após o tratamento de câncer de mama, junto com o tamoxifeno, por exemplo, reduz o risco de retorno do tumor.

Em comparação com os pacientes que só usam o agente hormonal, como o tamoxifeno.

Mas o assunto ainda é bastante discutível entre os médicos.

Devemos considerar os riscos e benefícios do uso do medicamento.

Neste caso, a minha sugestão é você conversar sempre com seu médico, para identificar a melhor opção de tratamento, né?

Aromasin

Já o Aromasin é indicado para o tratamento adjuvante em mulheres pós-menopausadas com câncer de mama inicial com receptor de estrogênio positivo.

Ou desconhecido, tendo como objetivo a redução do risco de recorrência (distante e loco-regional)

E a redução do risco de desenvolvimento de câncer na mama contralateral, após o tratamento com tamoxifeno durante 2 ou 3 anos.

O tempo total do tratamento deve ser de 5 anos (sendo 2-3 anos com tamoxifeno e 3-2 anos de Aromasin , de modo sequencial).

O medicamento também é indicado para o tratamento de primeira linha do câncer de mama avançado com receptor hormonal positivo em mulheres com pós-menopausa natural ou induzida.

Também para o tratamento de segunda linha do câncer de mama avançado com receptor hormonal positivo em mulheres com pós-menopausa natural ou induzida.

Especialmente em pacientes cuja doença progrediu após terapia antiestrogênica.

E indicado para o tratamento de terceira linha do câncer de mama avançado em mulheres com pós-menopausa natural ou induzida, cuja doença progrediu após múltiplos tratamentos hormonais.

  • Antagonistas dos hormônios (anti-hormônios)

Geralmente, são drogas que se ligam aos receptores existentes nas células malignas, impedindo que o hormônio se aproxime deles.

O exemplo clássico é o tamoxifeno.

Essa droga bloqueia os receptores de estrógeno existentes nas células do câncer de mama.

E também os antiandrogênios periféricos usados no câncer de próstata.

  • Combinação de hormônios

Os resultados obtidos através da combinação de hormônios com diferentes mecanismos de ação não são tão favoráveis quanto aqueles proporcionados pelas associações de quimioterápicos no câncer de mama.

Mas em alguns tipos, como no câncer de próstata, a combinação pode oferecer resultados melhores.

Quando e para quem a Hormonoterapia é indicada?

A hormonoterapia é principalmente usada no tratamento do câncer de mama e da próstata. Nestes cânceres, o tratamento pretende bloquear os efeitos dos hormônios masculinos (como a testosterona) no homem e os hormônios femininos (como o estrogênio) na mulher.

Em muitos protocolos de tratamento, a hormonoterapia completa o benefício proveniente da cirurgia e/ou radioterapia, alcançando melhores resultados para o paciente.

Assim como na quimioterapia, o tipo de hormonoterapia e o momento do seu uso dependerá de diversos fatores relacionados ao tumor, idade do paciente e risco de efeitos colaterais.

Quais são os cuidados necessários durante o tratamento?

O principal cuidado é seguir estritamente as orientações do médico.

Ele conhece os efeitos bons e ruins esperados para aquele tratamento.

O oncologista também pode alertar o paciente sobre possíveis efeitos colaterais e o que fazer caso os tenha.

De maneira geral, é importante que o paciente use a dosagem certa prescrita pelo médico e mantenha a regularidade do uso.

Doses em horários errados podem mudar a quantidade do remédio que deveria estar no organismo e afetar o seu adequado efeito ou até mesmo gerar mais efeitos colaterais.

Mês passado eu viajei e esqueci de levar o remédio, fiquei apenas 4 dias sem tomar.

Quando reiniciei os efeitos colaterais vieram com tudo.

 cancerdemama-hormonioterapia-tamoxifeno-efeitos-colaterais

 Quais são os efeitos colaterais do Tamoxifeno?

O  objetivo da hormonoterapia é eliminar o efeito de determinado hormônio no organismo.

Com isso, podem surgir sintomas adversos pela falta desses hormônios.

Os efeitos colaterais mais comuns são os fogachos (ondas de calor no corpo)…

Sim, meninas, os calores continuam!

Ressecamento vaginal, perda do desejo sexual, alterações dos níveis das gorduras do sangue, o temido ganho de peso e maior risco de entupimento das veias das pernas (trombose).

Se você ler a bula, vai ver que tem muitos mais efeitos.

Mas sinceramente, uma coisas que eu aprendi nessa história toda é parar de ler bula de remédio!

Então, vou compartilhar com vocês o que  eu senti, ok!

Eu até preferi fazer um vídeo no meu canal sobre esse assunto:

Senti  muito apetite assim que comecei a tomar o Tamoxifeno, mas segurei a minha onda. Os calores, não tem jeito, sinto até hoje.

A qualidade do meu sono também piorou.

Assim que que comecei a tomar tinha muita insônia e cansaço e percebi que tem uma barriguinha saliente querendo aparecer…

Tamoxifeno engorda?

Conforme, falei no começo do artigo, vou falar a verdade:

Sim, tamoxifeno engorda!

Mas calma gente, que tem solução pra tudo nessa vida!

Como a verdade deve estar acima de tudo, tenho que te confessar que senti  muito apetite assim que comecei a tomar o Tamoxifeno, mas segurei a minha onda.

A qualidade do meu sono também piorou.

Assim que que comecei a tomar tinha muita insônia e cansaço e percebi que também uma barriguinha saliente tipo de girino insistindo em aparecer… Afff!!!!

Mas com uma Alimentação balanceada eu consegui manter o meu peso durante todo o tratamento.

Aqui no Blog tem várias dicas de Alimentação, ok?

Como amenizar os efeitos colaterais do Tamoxifeno e da hormonoterapia?

Após o início do tratamento o médico perceberá como o paciente o tolerou e saberá usar medicações, se necessário, para amenizar os efeitos colaterais.

Como não gosto de tomar remédio, venho driblando os efeitos colaterais da maneira mais natural possível:

  • Para insônia,  tomo chá e faço  meditação. E não tenho mais esse problema.
  • Realizar uma atividade física, pelo menos três vezes por semana também ajuda bastante!

Ah! E apesar dessas medicações alterarem a libido, isso não significa que está contraindicado manter a prática sexual durante o tratamento.

Pelo contrário, manter a vida sexual ativa auxilia na autoestima e ajuda a superar os desafios do tratamento.

E infelizmente, eu percebi que o meu metabolismo também deu uma desacelerada.

Não é pra menos, estou em uma menopausa química!

Por essas e outras que os médicos insistem tanto em exercícios físicos e uma dieta balanceada.E eu assino em baixo!

Além disso, com o tempo, o corpo vai acostumando.

Eu juro pra você que até mesmo as ondas de calor não acontecem com a mesma frequência de quando comecei a tomar.

Quais as vantagens da hormonoterapia?

Estatisticamente, cerca de dois terços dos cânceres de mama apresentam receptores de estrógeno.

Os demais são negativos.

O tratamento hormonal provoca remissões em 40% a 75% dos tumores com receptores positivos.

Isso quer dizer que a possibilidade de uma recidiva da doença cai drasticamente!

Isso vale todo o sacrifício, né gente?

Ah! E tem mais uma grande vantagem dessa história toda.

A gente não menstrua mais!

Quem toma tamoxifeno pode engravidar?

Poder pode, mas NÃO DEVE!

Apesar de estarmos em uma menopausa química, existe SIM a possibilidade de engravidarmos.

Porém, nesse período a mulher NÃO DEVE engravidar de JEITO NENHUM, pois esse medicamento  gera o risco de má formação do feto.

E se eu esquecer de tomar o Tamoxifeno?

Essa é um a pergunta que me fazem demais…

Decidi responder ela em vídeo.

Qual o preço do tamoxifeno?

Uma caixa com 30 comprimidos que dá pra usar por um mês custa em torno de 180 reais. E só é vendido com receita médica.

Porém, os planos de saúde e o SUS são OBRIGADOS a fornecer o remédio.

Caso o seu tenha negado, você pode entrar com uma liminar na justiça.

Nunca gostei de tomar remédio, menos ainda da ideia de estar na menopausa tão nova.

Mas acho que o motivo maior pelo qual tenho torcido o nariz para o tamoxifeno é maior.

Toda noite, sempre que tomei um comprimido, me lembrei de que eu tive um câncer.

No entanto, o tamoxifeno foi a minha pílula vermelha do filme Matrix.

A pílula da realidade.

Aquela que não me deixava esquecer que tive um câncer…

O quanto lutei para estar viva…

E que ainda assim, não viverei para sempre…

 cancerdemama-hormonioterapia-tamoxifeno-efeitos-colaterais

Depois que você toma a pílula vermelha, você não consegue mais ignorar a sua finitude.  E quão frágil a vida é !

Você não consegue mais viver no piloto automático, como a grande maioria, ignorando que está aqui de passagem…

E você se dá conta de que  a viagem  é muito curta para ser sem graça!

Você começa a enxergar o que realmente é essencial na vida.  Suas escolhas se tornam mais conscientes.

Não há tempo a perder com besteiras.

A sua visão da vida muda tanto, que você começa a viver em um mundo paralelo.

E você começa a se sentir privilegiada por conhecer e viver essa nova realidade.

Sim, todos precisamos dessa pílula diária!

Concordo que fazer essa reflexão e, especialmente, reconstruir a vida depois que esse Tsunami passa pelas nossas vidas, não  é uma tarefa fácil…

Muito pelo contrário, é bem complicado. Mas sabia que você não precisa fazer isso sozinha?

Para entender um pouco mais como posso te ajudar a se livrar dessas dificuldades, clique aqui e preencha essa Aplicação para fazer uma sessão Experimental Gratuita comigo .

Nesse bate papo, eu irei te conhecer melhor e  você terá todas as informações que precisa caso faça um Acompanhamento individual ou em grupo comigo .

Tenho certeza que posso te ajudar!

Infelizmente, muitos não terão a mesma oportunidade de enxergar essa realidade paralela…

Ou se algum dia tiverem, talvez, já seja tarde demais para reconstruírem suas novas vidas.

Fontes:
hcancerbarretos.com.br
Oncomedica.com.br
Oncoguia.org.br

https://www.tuasaude.com/zoladex

https://www.pfizer.com.br



É com muita alegria no que anuncio que estão abertas  as inscrições para a Mentoria:

 Minha Alimentação Anticâncer 
DETOX TERAPÊUTICO

Esse é o meu acompanhamento de perto por 1 ano para te ajudar a transformar a sua saúde através da alimentação. 

CLIQUE em AQUI para conhecer mais detalhes e garantir a sua participação

⬇️⬇️⬇️

195 Comentários


  1. Tive CA mama ductal invasivo, fiz a quadrantectomia, iniciei o tamoxifeno e fazendo sessões de radioterapia ( 19 sessões).

    Ha 40 dias usando o tamoxifeno, estou percebendo dores estomacais e dores pélvicas …


  2. O e meu irmão tamoxifeno gêmeo há 8 anos!Realmente o calorão passa com o tempo. Como você bem disse tomo todo dia com gratidão. Durante os primeiros 5 anos pegava na farmácia do Hospital das clínicas aqui em BH, a partir de 2016 passei a compra lo . Hoje minha médica me disse que o SUS está liberando por dez anos e me deu as receitas para pegar lona farmácia do hospital. Faltam só 2 anos para terminar o tratamento. Mas mesmo que tivesse que usar todo o meu salário para compra lo eu compraria sorrindo pista quero mais é viver. Eu comprei no início deSteve mês por 34 reais na Drogaria Araújo, já encontrei na Pacheco, na Droga Raia na verdade sempre pesquiso e acabo encontrando. Digo sempre Deus permitiu que eu tivesse câncer, mas colocou diversos anjos no meu caminho ?


  3. Já tomei tamoxifeno agora tomo anastrozol, quero dizer parei de tomar, muitas dores câimbras insônia irritação.
    Quais os sintomas da ausência dessa droga?
    Tomei 3 anos já chega.
    Agora tenho artrose o anastrozolpotencializa as dores.
    Se o câncer voltar trato o câncer.


  4. Faz 3 anos que tomo tamoxifeno e minhas unhas da mão estão todas onduladas e rachada no meio já fui na dermatologista uso medicamento na unha e não melhora, o efeito é por causa do tamoxifeno.


  5. Tomei Anadtrazol durante, mais ou menos , uns 10 meses e sentia uma dor nas pernas insuportável . Não consegui me adaptar e o meu médico trocou pelo o Femara, tendo usado quase 1 ano, e não melhorei as dores, que a cadá dia me deixavam com tantas dores querei quase não conseguia andar. O médico então mudou para a medicação Citrato de Tamoxemo e Graças à Deus não senti nada. Melhorei consideravelmente a minha qualidade de vida. Tomei durante 11 anos, e há seis meses meu médico suspendeu essas medicação . Não senti e nem sinto absolutamente nada. Pra mim foi maravilhoso. Não sinto nada.
    ?????
    Beijos à todas é uma Feliz Páscoa!!!!


  6. Me chamo Crystiane, sou portadora de tumor desmoide, um sarcoma de partes moles, já passei por nove cirurgias, não tenho mais nenhum musculo na minha parede abdominal; recentemente após 6 sessões de quimioterapia ( sem resultado) comecei o protocolo com tamoxifeno, 120 mg /dia


  7. Eu tomo o Tamoxifeno desde Julho de 2018, no início eu sentia dor abdominal e falta de sono, depois passou, sinto os calores, perdi totalmente o desejo sexual, mesmo assim eu tomo o remédio, levo até a cartela na minha bolsa, tomo sempre na mesma hora, o meu câncer foi devido que eu não entrava na menopausa ( hormonal) , operei e fiz o esvaziamento axilar, mais graças a Deus que eu estou bem. Não sinto nada.


  8. obrigada por compartilhar a sua experiência conosco!
    Eu tomo o tamoxifeno desde 2015. Mas conforme você mesmo disse, isso é uma decisão individual.
    Somos donas do nosso corpo e da nossa vida!
    Na minha opinião um estilo de vida saudável, especialmente uma alimentação regrada, prática de atividades físicas, gerenciamento do stress é tão ou até mais importante que qualquer medicação.


  9. Oi meninas eu tive CA de mama com 27 anos, fiz quimioterapia e radioterapia, fiz a cirurgia porém n foi necessário o esvaziamento axilar. Tomei o tamoxifeno apenas dois anos, parei por conta pois além de engordar e ter um cansaço horroroso eu percebi Junto com o Dr q este não estava fazendo efeito sozinho, precisei tomar injeção lectrum juntamente com o tamoxifeno (menti pra o Dr q continuava a tomar o tamoxifeno). Os exames nunca deixei de fazer de seis em seis meses, às vezes até antes. Passou um ano e meio tomando a injeção ela indizia a menopausa e eu decidi parar tudo pra ter minha filha. Fui de encontro com o q os médicos diziam sim pois eu e meu marido queríamos muito. Em um mês de tentativas engravidei. Minha filla é linda e saudável e após ganhar ela fui e fiz todos os exames e continuo sem nada, gracas a Deus.
    Pode ser sorte, eu sei,mas eu cansei de medicação. Hoje em dia tudo é a base de remédio, eu tenho fé, Sr sinto q não devo, não faço. O tratamento durante quimio e rádio fiz bem certinho, alimentação,muita água e repouso.
    Tô aqui hj bem,minha filha vai fazer um ano. não penso no câncer pq ele não tem nada a ver com minha alegria de viver, eu sou luz e. Nada vai me escurecer. Mas olhem só meu cá estava em estágio inicial por isso parei o tamoxifeno, às vezes a médicacao é necessária os cinco ou dez anos como eles já estão falando hj. Isso é uma decisão sua e de sua família e de ninguém. Mais.
    Deus ilumine vcss
    O Dr qdo soube quis fazer aquela lavagem cerebral colocando minha filha em pauta, mas não rolou. Propus fazer histerectomia então, mas achou desnecessário, então decidi seguir em frente só acompanhando com exames.


  10. Li a matéria e discordo totalmente , tomo tamoxofeno, e nunca tive nenhum tipo ou efeito colateral, se vc que está lendo essa matéria começou usar esse medicamento recentemente, provavelmente fez como eu , procurou em todas as fontes e todas as informações sobre efeitos ruins dessa droga, eu fiz isso e chorei muito , li a bula e chorei mais ainda. Hoje posso dizer pra quem esta iniciando , sou saudável , não engordei, não perdi a libido , meu cabelo está mais bonito do que era , enfim, única coisa que mudou é o medo, porque agora convivo com essa sombra , e faço acompanhamento semestral… minha amiga , encare e não olhe pra matérias negativistas , vc vai vencer , nós vamos vencer ! Abraços


  11. Eu uso tamoxifeno a 1 ano , faltam ainda mais 4 , e seis meses depois comecei a ter ardencias na vagina e ardência para urinar como se tivesse com infecção urinária , e até agora minha mastologista não me receitou algo que faça isso parar ,só me receita pomadas que não fazem efeito nenhum incomoda muito não sei mais o que fazer!


  12. Eu também passei por essa experiência e optei por não tomar o “Tamoxinferno”. Pior que ter um câncer é viver tomando esse remédio. Tomei 2 meses e não quis mais. Tenho aproveitado a vida e se daqui a 5 anos algo acontecer recomeçarei tudo outra vez. Agora depois de quase morta me sinto mais viva do que quem não passou pelo ” quase morreu”. Admiro as mulheres que conseguiram tomar essa droga que cura e que para mim é uma droga que quase tornou minha vida numa ” droga de vida! Beijos.


  13. Eu percebi que logo que comecei a tomar, tive umas entradas bem acentuadas. Como tenho casos de calvívie feminina na família reclamei com meu oncologista que me prescreveu pantogard ( uma espécie de vitamina). Depois disso, meus cabelos normalizaram. Converse com seu médico se você pode tomar.


  14. Boa noite!
    Estou fazendo uso do Tamoxinferno, à dois meses. Meu Deus!!!
    Estou perdendo muito cabelo, embora eu não tenha encontrado nada a respeito lendo a bula e os médicos dizerem que o remédio nao causa queda de cabelo, penso que só pode estar acontecendo isso por conta da medicação.
    O que você acha?


  15. Percebi que há dois meses os “calorões” diminuíram. E isso coincidiu com a mudança nos meus hábitos alimentares. Desde que comecei a seguir a dieta alcalina os sintomas diminuíram muito.


  16. Adorei seu comentário, tomei o tamoxifeno parei pq cresceu no fígado(tenho na mama, fígado e ossos), depois tomei o anastrazol parei tb pq tinha muitas dores nas articulações e agora tomo a injeção..E tb tô tomando da hormonioterapia injeção na barriga. Tomo tb o trastuzumabe. Engordei 12 kilos desde que comecei o tratamento a 1 ano e 8 meses.


  17. Olá, minha história é a seguinte há três meses descobri essa doença, em fase inicial.. nódulo muito pequeno, já fiz quadrante toma e graças a Deus não vou precisar fazer quimioterapia. Passei pelo oncologista e ele já me indicou a hormonioterapia, ainda não comecei, por isso estou pesquisando sobre esse remédio. Estou me sentindo muito bem, li todos os comentários; claro que estou preocupada com todos os efeitos colaterais que ele pode causar, mas não tem outro jeito. É com muita fé, cuidando dos bons hábitos para passar por isso dá melhor maneira. Rezar muito pra que tudo dê certo. Grande beijo!!!!


  18. Gente, além do artigo eu tava lendo todos os comentários, mas parei na página 7 de 35 rs!!!
    Como você diz… cada caso é um caso!
    Adorei a reflexão sobre a pílula Matrix. 🙂
    Eu tomo tamox há pouco mais de um mês. No começo tive alguns episódios de calores e meu humor oscilou pra caramba, como se eu estivesse de TPM contínua! Também tenho alguns sintomas que podem estar misturados com consequências da quimio e toda a jornada, como problemas cognitivos, insônia e ansiedade moderada, que vou equilibrando com meditação, exercício físico e doses diárias de felicidade. 🙂
    Ao contrário de quase todas aqui, eu ainda não engordei; ao contrário, fiquei até meio preocupada, porque cheguei a perder quase 8 quilos desde o diagnóstico. Vamos ver como progride a coisa…
    E, sobre a libido, achei muito interessante o que uma pessoa comentou aqui — que depois de virar vegana a libido aumentou até mais do que antes do câncer.
    Eu sinto uma alteração de libido que tem muito que ver com todo o processo do câncer, mas sempre busquei me manter ativa do começo ao fim! Hoje em dia tenho às vezes a impressão de que minha libido até aumentou um pouquinho, talvez também devido a um processo de autoconhecimento.
    Feliz tratamento a todas!!!


  19. Olá boa noite! A minha sogra parou de tomar o anastrozol por conta própria. Estou preocupada, ela é cabeça dura. Descobri esse final de semana. Mexendo nas coisas dela, encontrei a caixa de comprimidos. Só tinha tomado 3. E ela estava viajando. Ou seja não levou o remédio.


  20. Olá boa noite mim chamo Lenilda eu também estou tomando esse abençoado tamoxifeno e mim sinto muito mau com meu estômago eu tenho refluxo e gastrite e acho que piorei quando comecei a tomar e sem falar com esse calor que vem derepente com uns pinicão no corpo parece que é um monte de bicho mordendo o meu corpo acho que vou falar com o meu médico oncologista pra ver o que ele pode fazer por mim estou muito agoniada com meu estômago,alguém de vcs senti algo parecido com o que sinto ?


  21. Segura a boca Ana Paula porque com o Tamoxifeno, nosso metabolismo desacelera e fica fácil ganhar peso e muito difícil perder cada grama. Atividades físicas ajudam a manter o peso. Beijão!


  22. Oi querida, fico feliz em saber que meu trabalho tem te ajudado. Depois me conta o que achou do livro
    : ))))

    Quanto ao tamoxifeno, tomo há 3 anos comecei tomando pela manhã, mas sentia muitos calores. Então, troquei para noite, mas tive insônia…rsrsrs
    Hoje tomo à tarde. Mas cada caso é um caso. Vai experimentando para ver em qual horário você se dá melhor. Beijão!


  23. Oi Patrícia vc me ajudou muito quando descobri que estava com câncer de mama, comecei a me informar sobre câncer de mama e te encontrei, já comprei teu livro. Estou tomando o tamoxifeno, muita dor nas pernas. Gostaria de saber qual o melhor horário para tomar o remédio, meu horário e 12;30, mas fico irritada, e outros efeitos que sei que tenho que conviver


  24. Boa noite! Esclarecedor sua matéria! Parabéns por ela e pela vitória! Saúde! Tomo tamoxifeno há 5 anos…causa todos esses efeitos…espessa endometrio…tive pólipo ou mima …vou operar. Engorda, da fogachos e cai metade do cabelo. Mas tudo pela vida ate descobrirem algo menos invasivo contra câncer. Pelo menos é muito melhor que fazer quimioterapia. .nem.compara! Deus abençoe todas pacientes guerreiras. Abraços


  25. Boa tarde. Deus abençoe você por ter nos esclarecido sobre as contra indicações do tamoxifeno. Eu vou para o 4 mês. Tinha ondas e calor no início agora não tenho mais. Mas ….ando com uma fome de leoa ahhh que horrível isso. Ia engordei e minha barriguinha está cada vez maior. Vou logo mais entrar na academia. Não é fácil guerreiras essa doença é uma sombra. Por isso hoje quero viver intensamente cada dia….Deus abençoe a todas nós. Beijos


  26. Bom dia, Patrícia. Obrigada por todos os esclarecimentos. ??????☘


  27. Posso fazer radioterapia tomando o tamoxifeno?Pq a médica disse que deveria tomar.. mas como n quis participar de um estudo onde só poderia tomar depois da rádio… e eu não queria ficar todo esse tempo sem tomar nada .. Eles me disseram que mesmo assim eu só iria tomar depois da rádio pois n pode tomar esse remédio fazendo rádio…gostaria de saber alguém que já fez e tomou o remédio


  28. obrigada por compartilhar sua história com a gente! É isso aí! se esse é preço que precisamos pagar pra diminuirmos o risco do câncer voltar, vamos partir pra cima e tomar as medicações com gratidão! E você está certíssima em praticar atividades físicas e cuidar da alimentação! Beijão!


  29. Amei a matéria. Eu usei Novaldex por uns 50 dias , logo que descobri a doença, tive vários efeitos colaterais, ondas de calor, falta de ar, falta de apetite, candidíase , até que tive uma TEP ( embulia pulmonar) . Deus me Salvou! Em seguida comecei a tomar Arimidex. Mas graças a Deus
    Embora na bula tem vários efeitos colaterais , eu engordei uns 2 kilos, mas procuro manter este peso me controlando na alimentação. Fazendo academia, moderando nos doces. Tomando muita água ( mesmo que eu não gosto).
    As vezes sinto uma pontada aqui outra ali pelo corpo.
    Mas meus exames tem mostrado que tudo está bem. Inclusive não tenho riscos de trombose à não ser pelo efeito do remédio. Então como usava xarelto 20 mg por dia (anticoagulante) por causa da TEP . Hoje após 8 meses , passei a tomar xarelto 10mg por dia. Pelo risco que o Arimidex causa em relação a trombose continuarei com o xarelto enquanto tomar o Arimidex (tamoxifeno).
    Posso dizer que este tratamento não tem me causado nenhum transtorno fora do normal . Se ele combate o tipo de câncer que eu tive. Vou tomar até que esteja tudo 100% bem. E a minha dica se tiver falta de ar, cansaço, alguma dor nas articulações, principalmente ao respirar. Avise urgente seu médico. Pois foi este os sintomas que eu tive quando eu tive a TEP e eu achei que tudo fosse normal. E por conta disso quase mirri.
    Estejam sempre em alerta!
    Deus abençõe à todas que estão nesta luta como eu!.


  30. Eu senti diferença nos meus cabelos assim que comecei a tomar, meu oncologista me receitou pantogard. Converse com o seu. Bjs!


  31. Não engordei nenhuma grama, mas os cabelos estão caindo


  32. que maravilhaaaaaaaaa!!!!!!
    Quanto à questão de ganho de peso, sugiro que você pratique atividades físicas (se ainda não faz) e cuide muito da alimentação. Eu tomo tamoxifeno há 3 anos e com atividades físicas aerobicas e dieta alcalina estou mantendo o meu peso normalmente.


  33. Boa noite!
    Tive câncer de mama em 2010. Fazem 8 anos que faço uso do Tamoxifeno. Meu protocolo inicial era de 5 anos, porém meu onco avaliou ser mais seguro no meu caso fazer o uso por 10 anos. Quando completei 5 anos de tratamento a Unimed suspendeu a concessão do Tamoxifeno. Costumo pagar em média 60 a 70 reais na caixa e não necessito de receita em BH. Quanto aos efeitos colaterais, sofri muuuito com os fogachos, mas atualmente diminuíram. O que mais me incomoda é o ganho de peso, 15 k em 8 anos e não consigo emagrecer. Meus cabelos diminuíram pela metade e as unhas enfraqueceram. Tenho 50 anos, meu casamento de 24 anos acabou durante meu tratamento quimioterápico devido a uma traição do meu marido. Foi barra, mas depois de alguns anos sozinha, hoje estou namorando e a libido vai bem…rs
    Querem saber? Minha vida começou de verdade depois do câncer! Que alegria…que bênção é estar viva…curada!
    Beijos meninas!


  34. Oi Patrícia fico muito feliz por vc nos ajudar um pouco sobre o câncer.Fui diagnosticada com câncer a três anos fiz químico e agora faço o uso do tamoxifeno, depois de todo o processo de tratamento comecei a engordar e até agora ganhei dez quilos não sei o que fazer para perder peso.Será que vc poderia me ajudar????


  35. querida, somente o seu oncologista pode te orientar a parar de tomar o tamoxifeno. Ele que tem acesso ao seu histórico de paciente e seu caso clínico. Converse com ele sobre o seu desejo. Beijão!


  36. Olá, tenho 65 anos, tive cancicoma ductal incitu da mama esquerda, atendendo a um pedido meu foi feita mastectomia porém ficou constatado posteriormente que ao colher material para biópsia o “mal” foi excluido isto constatado porque depois da cirurgia feita pesquisa do material colhido não tinha mais nenhuma evidência de câncer!!! O oncologista me recomendou TAMOXFENO fazer uso durante 5 anos e já estou fazendo uso a 9 meses! Bom a minha pergunta é a segunte: posso parar de usar o medicamento? Não me sinto nada bem com ele! Sinto tontura as vezes, taquicardia, sensação de desmaio e o fogacho.
    Ficarei muito grata se receber uma resposta em breve. Dévio salientar que sou uma ética.
    Muito grata


  37. Tive um câncer a 2anos e tomo tamoxifeno não tenho nem uma reação tudo tranquilo até ontem ao tomar um antidepressivo e descobrir que ele ativa câncer que tiver dormindo foi o que me aconteceu fiquei muito triste quero saber mas sobre tamoxifeno pós sei que vou volta a tomar obrigada


  38. Bom dia
    Comecei a tomar a 2 meses já estava na menopausa a 5 anos,o calor soh aumentou tem hora que parece que estou dentro de um forno,minhas pernas doi engordei minha labirintiti vem mais com frequência,sexo nem pensar mas faço exercícios caminhadas e tenho fé que tudo vai passar afinal tive um câncer de mama e vou lutar para não ter este bicho papão na minha vida,obrigada por cpmprtilhar!!!


  39. Eu sentia no começo uma cólica tipo menstrual. Mas hoje tomo há 2 anos e não sinto nada. O ideal é você se orientar com seu oncologista mesmo.


  40. Estou tomando tamoxifeno há 20 dias e tenho sentido muita cólica. Não menstruo há 20.anos. Alguém tb sente dia 4 volto ao médico. Me oriente pfv


  41. Olá!! Adorei essa matéria, Foi realmente muito esclarecedora apesar de já saber dos efeitos colaterais que o tamoxifrno provoca. Estou tomando ele desde janeiro de 2016, confesso q sofro com seus efeitos mas dou graças a Deus por estar viva depois desse tsunami que passou na minha vida, sei q é difícil mas nós mulheres somos fortes e vamos vencer essa Batalha, aliás…ja vencemos!!!


  42. Eu ando sentindo tontura etem quase dois meses que tomo tomaxifemo e sinto cansaço


  43. Boa noite! Comecei com tamoxifeno em abril de 2015. De repente surgiu im polipo que foi retirado pra biópsia. Graças a Deus não era maligno. Isso em maio de 2017. Agora esse mês endométrio expressado. O ginecologista sugeriu mais uma biópsia e que eu fale com a oncologista pra trocar o tamoxifeno. Será que é certo? Entrei na menopausa forçada devido ao tamoxifeno
    .. Pode me tirar essa dúvida? Beijos


  44. Tomo tamoxifeno a 5 anos tenho todos esses sintomas já tive pancreatite operei a vesícula más muito me em cômoda o ressecamento vaginal os ginecologista não me dão solicitação continuo com insônia troco horários de sono para completar também uma gastrite horrível não sei o q fazer


  45. Já tive ameaças de trombose, isso não pode ser legal, ainda vou começar com o tamoxifeno, tenho q observar as reações e avisar meu Oncologista


  46. No começo pode acontecer isso sim… Comigo pelo menos aconteceu, mas depois o corpo acostuma com a medicação e os efeitos colaterais somem ou amenizam. Bjs!


  47. Tem quinze dias tomando tomaxifemo sinto cansada corpo pesado


  48. Tomei tamoxifeno há 15 anos atrás e me deu osteatose hepática com esteatohepatite.médica trocou por anastrool q me deu osteoporose grave.o câncer voltou e a medica voltou para o tamoxifeno.aff ter q tomar ne.vamo q vamo.mas é preferível q ataque o fígado do q os ossos frágeis.faze o que ne.Abraços


  49. Oi boa noite, tomo Tamoxifeno a 8 anos e ainda continuo sentindo os efeitos colaterais, dores nas pernas, cansaço, fadiga, meus tornozelos inchados, a onda de calor diminuiu mas não passou e agora estou com gordura no fígado, mas falta pouco dois anos para terminar o meu tratamento Mas eu creio que já Venci esse câncer com fé em Jesus!!!


  50. oi querida, as ondas de calor é efeito colateral do medicamento. Mas essa falta de ar e coração disparando está parecendo síndrome do pânico. Digo isso porque já tive. Converse com seu oncologista para que ele possa te diagnosticar. Beijão!


  51. Olá eu tomo tamoxifeno a 1 ano.mas agora to sentindo falta de ar e uma onda de calor e frio .meu coração depara fico com pânico parece que co dismaia


  52. Faz seis meses que estou sob o tratamento com tamoxifeno e venho percebendo peso nas pernas, calorão, etc, tudo que você esclareceu. Obrigada pela sua matéria, pois nas inseguranças do tratamento, encontrar alguém que passou pela mesma situação e que partilha do mesmoprocesso de recuperação nos conforta. Obrigada.


  53. Faço tratamentode câncer de mama e tomo anastrozol e estou tomando chá de ibisco pra emagrecer isso pode interferir no tratamento?


  54. Você precisa se orientar com o seu oncologista. Sugiro que você troque o horário que está tomando o remédio. Eu também tomava à noite e por orientação do meu medico troquei para a tarde e melhorou bastante a minha insônia. Outra coisa que você pode fazer é tomar antes de dormir suco de maracujá (da fruta) com alface. Comigo funcionou!


  55. Comecei a tomar o tamoxifeno estou, sinto dores nas costas e insónias, isto é quando acordo não consigo dormir mais, posso tomar comprimidos para dormir com o tamoxifeno?


  56. pode acontecer sim… Eu tive esses efeitos colaterais e o que me ajudou muito foi fazer atividade física. Hoje só sinto os calores, mas muito suave.


  57. Eu comecei a tomar citrato de tamoxifeno no dia 06/12/17 e estou sentindo muito calor,cansaso e dores nos ossos.Quero saber se é assim mesmo ou passa?


  58. Amei a matéria , parabéns você é uma guerreira ?


  59. Comecei a tomar tamoxifeno no início do mês outubro rosa 2017 ..foi uma surpresa não esperava ter câncer de mama! Sintomas são os mesmos ,mas sejam fortes nada que não podemos suportar ! Obrigada um abraço á todas as guerreiras ! ?❤


  60. Estou tomando tamoxifeno a seis meses e o efeito que me pegou mesmo foram os fogachos, afff tem horas que penso que vou desmaiar.As pessoas falam que é exagero mas não é não.. mas nada e pior que a quimioterapia….sou grata a Deus pela vida!!


  61. Tomo tamoxifeno a 10 meses. Os calores estão passando. Tenho secura vaginal e falta de libido. Engordei 4 kl desde i início do tratamento . Barruguinha…culotes…semore fui magra…tô achando isso horrível. Já tenho 49 anos, mas tenho medo de envelhecimento.Tomo de manhã…nem sempre no mesmo horario..vou falar com minha oncologista e trocar o horario…quem sabe diminui as reações..Uma coisa Paty.Tomo o remedio de estomago vazio ou nao. Vc teve alguma orientação.?


  62. Olá Meu nome é Andréia. Tomo tamoxifeno já quase 3anos. Tenho muita dor nas juntas.


  63. Quem determina a retirada do útero é o seu oncologista. E normalmente eles recomendam a cirurgia somente se o risco de uma recidiva for alto, como por exemplo mulheres com alteração nos genes BRCA1 e BRCA 2.


  64. Solange Agostinho . comecei a tomar esse remedio tamof ha 15 dias . sinto calores . muita fome o corpo fica mol . sem accao as articulacao mais e para meu bem . deus esta no comado ele nao vai largar a nossa nao . tenho uma duvida muitas pessoas falam na retirada do uter quero sabem quando podemos fazer isso . depois de quanto tempo da cirlugia da mama . ainda nao pois essa quistao ao medico. Bjs para todas e forca.


  65. Gostei das informações, também uso o tamoxifeno


  66. Olá, gostei muito dos esclarecimentos, estou tomando o tamoxifeno a +/- 2 meses a única reação que sinto (coceira na pele).
    Meu oftalmologista orientou que antes de iniciar o tamoxifeno, fizesse uma retinografia para avaliar e acompanhar a retina.
    Obrigada e parabéns pelo trabalho.


  67. Meu nome é Rozineia Marinho, moro nos USA, em Novembro de 2016 descobrir o câncer de Mama. Já fiz a quimio, a cirurgia é estou quase terminando a radioterapia. Há 3 meses comecei a tomar o Anastrozole estou tendo dores nas juntas e o calor aumentou. Tenho 54 anos e já tinha feito a menopausa com 50 anos. Estou tendo ressecamento vacinal perda de vontade sexual e aumento de peso. Tento ter alto estima. Mas as vezes não é fácil. Gostei dos seus comentarios.poderia falar mto mais, más resumindo é isso aí. Abraco.


  68. Tomo anastrozol a 4anos e faltam 6 anos pra me livrar dele. Me sinto sempre cansada, tenho dores horríveis na articulações e enrigecimento muscular, e engordei horrores. Dói joelho, ombro, agora começou a doer o dedo.


  69. Tirei um tumor maligno no seio…foi retirado o quadrante.tomo tamoxifeno a 1 ano e 2 meses.Tenho 60 anos e é isto tudo mesmo que a colega fala neste vídeo…os efeitos colaterais.Agora comecei a engordar.Mas vou continuar a tomar por mais 4 anos.Gracas a Deus existe este remédio que apesar de tantos efeitos colaterais nos mantém viva.Fiz exames de revisão agora e nenhum nódulo encontrado…mas continuo às idas aos médicos…tudo pelo SUS.Obrigada Deus por tudo.


  70. Eu tomo tamoxifeno há 4 anos.
    Não sinto mais nenhum efeito colateral, faço exercícios físicos todos os dias e não engordei nenhuma grama.
    Vou fazer o tratamento por mais 6 anos para totalizar 10 anos


  71. Oi Solange,
    Só um advogado mesmo pode te orientar se você tem direito ao auxílio doença ou não. Não deixe de procurar seus direitos!


  72. Comecei a tomar o Tamoxifexo a 2 meses e ja estou sentido tudo isso que vc falou ,o que mais estar me encomodando são as dores que estou sentido nos tornozelos chego ficar sem andar…e meu médico diz que é normal.Não estou conseguindo trabalhar devida as dores e muitas das amigas que fiz durante o tratamento que devo procurar um advogado e recorrer ao auxilio doença o que vc poderia me informar sobre isso,aguardo resposta no meu imail:solsilva74@hotmail.com. Bjos


  73. Oi boa tarde!!!! Comecei a tomar o tamoxifeno em janeiro de 2017. Reações que sinto é ondas de calor e enjôo.


  74. Adorei as suas palavras e sobre a pílula vermelha do Matrix RS RS RS, vi esse filme há muito tempo e não me lembro da pílula vermelha. Mas como você colocou, já tive uma idéia. Vou ver o filme de novo pra relembrar. Mas é isso….Começamos a ver a vida por um novo viés, não damos mais importância a coisas bobas e valorizamos coisas menores como a rotina é o dia a dia. Os efeitos que sinto é a barriguinha que por mais que faça dieta e exercícios físicos está mais difícil de perder. Mas temos que tomar pensando que é pra nossa cura e que os sintomas agente vai driblando e tirando de letra. Boa sorte a você e que Deus abençoe a todas as mulheres e todos os seres humanos que passaram e estão passando por tratamentos para a cura.


  75. Gostei muito das suas dicas. Tomo Tamoxifeno há quase 3 anos. O calor já diminuiu bastante, o peso nem tanto! Rs
    Mas sou muito grata por ter a chance de continuar vivendo e fazendo da minha vida e dos outros um pouco melhor!!!


  76. Parabéns pela reportagem. Esclarecedora! Estamos juntas na luta!!! Abraços!


  77. Oi meu nome e carmen tomo tamox a 6 meses sinto tudo isso a minha dúvida e que sinto um mal estar como se eu fosse apagar meu coração acelera sinto un gelo no corpo que parece que a minha alma vai sair do corpo e comeco a suar depois passa dura mais ou menos uns2 minutos sera que e reação do tamox


  78. I think this is one of the so much vital information for me.
    And i am glad studying your article. But wanna statement on few common things,
    The web site style is wonderful, the articles is really great : D.
    Excellent process, cheers


  79. Tive câncer de mama, fiz quimioterapia. Cirurgia e depois a radio.
    Tomo Tomoxifemo a cinco anos,estou curada graças a Deus.
    Realmente esses efeitos eu sinto até hoje.
    Insonia ondas de calor, dores nas pernas cansaço.
    Estou acabando agora de tomar a medicacão.Aliviada será. Que meu organismo vai voltar o normal.


  80. Olá! Terminei o taxol semana passada. Estava recebendo o herceptin junto com o taxol. Hoje recebi a infusão do herceptin sozinho pela primeira vez, e continuará a cada 21dias até completar um ano. Mas acredito que será tranquilo, assim como foi todo o processo da quimioterapia, quase não tive efeitos, continuo trabalhando. Estou super bem e feliz! Hoje meu oncologista comentou que vou iniciar a tomar o tamoxifeno após a cirurgia. Fiquei meio chateada pq achava que não precisaria. Pelo imunohistoquimico tenho apenas 5% para o receptor hormonal. Mas segundo meu médico não importa se é 5 ou 95% rsrs. A chateação já passou. E amei o seu texto, vou seguir sua dica… “a pílula vermelha” será meu lembrete. Continuarei acreditando que sou mais forte que o câncer, mas tenho que fazer tudo o que é necessário pra me manter saudável, e, isso inclui cuidados com alimentação, atividade física, herceptin. Tamoxifeno, e tudo o mais que meus médicos indicarem, mas principalmente respeitar meus limites, dizer não quando necessário… Enfim…. Amar o próximo mas me amar antes de qualquer coisa. Esse sempre foi meu problema rsrs querer agradar tanto que não respeitava meus limites… Mudanças são necessárias!! Muito obrigada Paty!!


  81. Melhor resposta. Que li até agora. . Amei. Vou começar a tomar o meu e vou orar pra que não seja assim como tão falando. Bjsss


  82. Lindo seu depoimento! Nada de baixo astral…..essa história de dizer que a indústria farmacêutica não quer lhe ver curada! Coisa mais idiota em alguns depoimentos , isso não existe gente!


  83. Amém acredito pois faço isso todo santo dia tomo tamoxifeno em jejum e peco pra Deus abençoar essa químico oral e seus efeitos colaterais e a água que bebo.e Deus tem ouvido minhas preces. Tenho me sentindo bem,desde que fiz mastectomia radical a dois anos.


  84. Tbm tenho dias q não quero sair da cama… desânimo total


  85. Terminei a químio a 1 mês e comecei a tomar o tamoxifeno ontem, os meus cabelos ainda não cresceram, a medicação inibirá o crescimento dos cabelos? Bjs


  86. Shirley pelo amor de Deus me explica como fica fácil engravidar tomando o tamoxifeno? Obrigada


  87. Eu uso tamoxifeno há 3 meses e estou sentindo enjoo e tontura. Será que são efeitos do remédio? Obrigada meninas e que Deus nos fortaleça sempre.


  88. Que bom Roselaine, tbm tomo o tamoxifeno a três anos, sinto alguns efeitos (ondas de calor, desaceleração do metabolismo”não engordei muito porque tento manter uma dieta, mas mesmo com dieta não consigo emagrecer”, menstruo normalmente, sinto dores nas articulações e inchaço as vezes, mas é tranquilo não me apego a essas reações. Também quero engravidar, mas minha médica ainda não liberou, se vc engravidar quero saber. Desejo felicidades…


  89. Oi sou Maria e tomo tamoxifeno a sete anos e graças a deus até agora não senti mal


  90. Roselaine
    Estou feliz com seu depoimento. Me encorajou muito. Pois logo vou começar o tratamento de hormônios e fiquei muito triste de saber quantos efeitos negativos no corpo da pessoa. Eu também fiz mastectomia radical da mama direita com um nódulo do tamanho de um caroço de abacate e mais vinte e seis nódulos na regiao da axila. O meu medo é um só sempre vivi de dieta pois nunca fui magrinha, embora não tenha caso nenhum de obesidade na minha família. Sempre luto com a balança. Todo mundo diz que engordou tomando o remédio de hormônio e você diz que não engordou.
    Você já é magra por natureza ou faz dieta? O que você come que não te engordou durante o tratamento. Me dê uma dica. Ainda estou fazendo rádio e terminando as químios branca. Meu nome é Júlia e tenho 53 anos e moro em Campinas SP.


  91. Tomo esse remédio à um ano. E nunca sentir nada,sabe pq ? Os meus compridos são consagrados antes de tomar. Oro e peço a Deus p nunca sentir nem um desses sintomas


  92. Patrícia, gostei muito dos seus esclarecimentos. Em 2010 tive ca de mama e tomei Anastrozol por 5 anos e há 1 ano e 2 meses tomo Tamoxifeno. Os efeitos do Tamoxifeno têm me preocupado bastante, e por isso pesquisei sobre o mesmo e me deparei com você. Estou com espessamento no endométrio, pernas inchadas e cheias de varizes e muita dor, falta de ar, uma fome que nunca tive, muito cansaço, sono e etc… Na próxima consulta vou conversar com meu oncologista sobre a possibilidade de parar com Tamoxifeno pois me preocupa ter uma trombose. O que vc acha?
    Obrigada, bjs.


  93. Oi gostei muito do seu relato.bom tomo tamoxifeno 2 e 8 meses ,tenho os calores muito tomo remédio pra dormir estou com problemas ósseo (osteopenia) e a médica está querendo mudar para anastrozol pois já entrei na menopausa mas estou com medo .não sei se devo mudar .ter mais problema nós ósseos


  94. Tenho 62 anos estou tomei letroxol durante 1 e 8 meses e agora estou no tamoxifeno , estou com uma labirintite que não consigo curar nem tomado os remédios medicados, caminho, alimentação saudável de segunda a sexta , sabado e domingo posso comer tudo eu me permito a isso, tenho varias doenças o cancer veio pra completar o meu curiculo , tomo por dia alem do tamoxifeno 11 comprimidos
    , se fosse só o cancer tirava de letra, mas há estou me acostumando, adorei suas informações. Obrigada por vc existir, só sabe o que se sente é quem vive o problema o resto é balela,
    .


  95. MAS É PREVISTO QUE O TAMOXIFENO CAUSE OUTRAS ENFERMIDADES….TEM SORTE QUEM ATRAVESSA ISSO TUDO E SAIA ILESA ,A BULA DIZ TUDO


  96. Tomo tamoxifeno há 2 anos e minha menstruaçao vem normalmente, todo mês.


  97. Também tenho… E olha que estou na primeira cartela… ?


  98. Converse com seu médico, talvez ele encontre outra solução, outro medicamento. De qualquer forma, atividades físicas podem te ajudar bastante!Beijão!


  99. Bem…eu tomo Aromazin…fazem 8 meses e já estou com 2 vértebras da coluna com Osteoporose….tenho muitas dores nos ossos…tenho uma sudorese altíssima e muitas dores musculares…já tenho 66anos e ainda não me sinto confortável…..as vezes, penso em parar de tomar a medicação e deixa rolar….


  100. Tenho vários cistos emum dele sapareceu um nódulo e fiz uma çirurgia só que o médico disse que não era o câncer porém vou ter que tomar durante 5 anos estou com muito medo pois ele combate ad células ruim e prejudica as boas também vou retornar ao médico para que me explique melhor estou com muito receio tenho 45 anos


  101. Oi! guerreiras pois é o que somos todas as que passarão ou estão passando está faze da vida, pois passa, antes de tudo confiar em Deus, nunca desista.
    Tomo o tamoxifeno a três anos, eu perdi peso junto com o apetite e dores nas pernas.
    Mas vou tomar até o médico mandar, vou fazer a minha parte.
    Bjs a todas………


  102. Tomo anastrosol e sinto calor tbm mas é controlável… Dor nos punhos mas tô me sentindo bem… Bjusssss Paty


  103. Oi Luciene,
    procura aqui no blog o Artigo: Você sabia que homem também tem câncer de mama.
    O Leandro conta a história dele e hoje ele é pai. Então, não é impossível! Converse com o médico que está acompanhando seu marido.
    Beijo!


  104. Olá meu esposo teve câncer mama passou por 2 cirurgia esvaziamento axila fez Quimioterapia agora Rádio já iniciou Tamoxifeno vai toma 10 anos ele tem 46 anos penso em ter outro filho mas c esses relatos acho difícil pois deve causar um estrago hormonal no homem pior ainda


  105. Obrigada! Mas ela fala que é o músculo mesmo. Vou comunicar na próxima consulta. Muito obrigada!


  106. Oi! Minha mãe começou a tomar o Tamoxifeno há 8 dias, faz 2 dias que ela se queixa de dor nas costas. Uma amiga dela falou que dá umas dores nas costas mesmo. Estou com certo cuidado que seja outra coisa, é efeito dá medicação? Alguém mais sente essa dor? É de incômodo. Me ajudem!! Estou com medo de ser outros problemas causados por ele.


  107. Olá,
    Iniciei com o tamoxifeno hoje. Agradeço a todas pelos relatos e por partilharem suas próprias histórias, percepções e experiências. Os médicos não trazem muitas informações de uma forma geral sobre os efeitos do medicamento, que em parte é bom. Comecei a ler a bula e parei. Estarei em consulta com nutricionista esta semana e percebi o quanto tenho que ser disciplinada com os exercícios. Força gente. Obrigada meninas.


  108. Ola
    Gostei de partilhar tantos depoimentos..Tomo tamoxifeno faz 3 meses. Estou engordando. Sinto muita dor nas articulaçoes e os caloroes. Tem dias mais vezes outros menos. Mas o pior e a noite porque acordo a cada onda de calor.
    Sao tantos os rfeitos colaterais que as vezes me pergunto se realmente nao seria melhor buscar outras alternativas.


  109. caminhadas ajudam bastante. Quanto ao álcool, não afeta o efeito do remédio. Mas ainda assim é bom beber bebidas alcoólicas com moderação, pois estudos comprovam que o álcool aumenta o risco de reincidência da doença.


  110. Bom dia pelo que vi aqui não é só eu que tenho dores horríveis nas pernas e pés , gente e terrível já vou pra 4 anos tomando e a sensação de fraqueza é constante e dor nas pernas , mas o pior é que não sei se ingerir bebida alcoólica afeta em alguma coisa o remédio .


  111. Tomo tamoxifeno a 1 ano, minha menstruação parou de vir, gostaria de saber se após os 5 anos de tratamento a menstruação volta descer.


  112. Gostei muito do artigo, tomo o medicamento há 4 meses e sinto alguns dos sintomas, principalmente as ondas de calor, mas isso não é nada perto do que a doença poderia fazer.
    Que Deus abençoe a todas. Abraço.


  113. Descobri um tumor na mama esquerda em agosto de 2016,fiz a cirurgia e termino a radioterapia amanhã,logo em seguida começo a tomar o tamoxifeno,estou um pouco ansiosa afinal é tudo novo.
    Mas estou numa boa,tenho fé que tudo isso é só um momento,logo passa.


  114. E mais um monte de coisas… mas isso não é garantia! E esse medicamento é o mais eficaz na prevenção de um possível retorno da doença. Entre câncer e catarata, eu fico com a segunda opção!


  115. Eu mestruo normalmente, tomo o tamoxifeno a quase 3 anos, e uso o DIU para prevenir uma gravidez, no final de 2017 minha onco vai me liberar para engravidar e depois de tudo voltarei a tomar a medicação novamente, meus médicos falam que não tem nenhum problema estar mestrando, e sim que é sinal de que meu corpo está voltando ao normal! Adorei o artigo Paty, parabéns pelo seu trabalho, ajuda muito todas nós! Bj


  116. Minha médica falou que o tamoxifeno pode causar catarata!


  117. Tomei tamoxefemo mais dé ano, e mudaram para o anastrozol, vou tomar por 10 anos, sentia .muita onde de calor, mas agora deu uma melhorada, estou bem ,faço atividades, e consegui voltar o meu peso, normal ,e com fé em Deus vou continuar bem até o fim.


  118. Olá, Boa noite, gostei do vídeo e dos depoimentos, já tinha um bronquite no pulmão direito e fiz 20 rádio, e queimou o pulmão esquerdo onde retirei um nódulo bem no mamilo, e tomo o Arimidex , como faço tratamento dos pulmões, qdo tenho crise afeta os dois, e ai fico sem fazer exercícios, e ai vem as dores nas pernas, estou a 4meses sem praticar exercícios , mas as vezes penso será mês.o efeito do remédio, dessa vez tá doendo demais. Bjs. Há tomo Arimidex a 3 anos e meio.


  119. Bom dia<

    Adorei as explicações, faço tratamento a dois anos , tomo tamoxifeno tb, meu médico me disse que fica ainda mais facil engravidar, tomando tamoxifeno, e eu nunca parei de menstruar, sinto dores nas pernas, fraqueza muscular e nos dias em que estou ovulando, sinto dores fortes e inchaço no ventre. Quando vou a consulta e relato os sintomas, eles nem investigam, ja falam logo de cara que é culpa do remédio. fico a mercê dos sintomas….


  120. Tomarei tamoxifeno por 10 anos,quando sinto calores e suo de pingar,quando a libido não me permite ser o que era antes,quando a circulação deixa minhas pernas pesadas e doloridas,quando malho cinco dias na semana e vejo todas emagrecerem e eu engordando,bate um certo desânimo,mas rapidamente agradeço a DEUS,por existir essa medicação.Vamos em frente meninas,vivendo nesse universo paralelo,não perdendo tempo com coisas pequenas e valorizando nossa vida a cada dia!


  121. Tomarei o Tamoxifeno por 10 anos,quando sinto calores e suo de pingar,quando a libido me impede de tudo que eu era antes,quando sinto dores nas pernas , quando saio esgotada da academia,malhando todos os dias,vendo todas emagrecerem e eu continuo engordando.Bate um certo desânimo,mas rapidamente agradeço a Deus por existir essa medicação! Vamos em frente meninas vivendo nesse universo paralelo,sem perder tempo com coisas pequenas e valorizando cada dia da nossa vida!


  122. Oi.
    Tomo tamoxofeno a 01 ano e o único efeito colateral foi engordar. Faço academia 4 X semana, cuido na alimentacao qdo posso e não emagreço. Pensei em tomar aquele medicamento: slimcaps, mas tenho medo de alguma outra reação.
    Vou levando assim, estou viva.


  123. Gostei muito das explicações e também dos relatos de cada uma de vocês. Fui diagnosticada com um câncer intraductal na mama direita. Já fiz a cirurgia é já comecei a fazer a radioterapia. Já fiz 4 de um total de 25. . Vou ter que tomar Tamoxifeno por 5 anos e estou positiva, meditando e vou retorar pra academia. Obrigada e muita força pra vocês.


  124. Gostei muito do texto. Principalmente aquela parte onde cita a pílula vermelha do Matrix. Sim, todos os dias eu me lembro que tive câncer e continuo em tratamento. Todo mês vou à clínica onde fiz quimioterapia, buscar minhas pílulas.
    E também tenho a sensação de viver num universo paralelo.
    Como é bom ler e partilhar experiência com quem nos entende.
    Muita paz e harmonia para você.


  125. Parece que estamos falando de remédios diferentes. .. Mais não. .. Estamos falando do tamoxifeno…..
    Meu nome é roselaine tive câncer de mama a quase três anos. Fiz quimioterapia. MastectoMia radical da mama direita . Radioterapia. Recontratação mamária e por 10 anos terei que tomar o tamoxifeno. ….
    Ao contrário dos relatos …. de jeito nenhum ganho peso…. Nem se eu quisesse e eu quero muito mais não ganho… menstruo normalmente tenho uma vida sexual bem ativa e sem lubrificantes. …. Já tomei por dois anos o tamoxifeno e agora com autorização médica vou parar com o medicamento e tentar engravidar. Depois volto a tomar…..
    E ao contrário de lembrar que teve câncer todos os dias ….. Eu nem me lembro. … Isso já não se faz mais parte da minha vida …. Isso saiu do meu corpo da minha mente da minha vida. … hj eu sou livre dessa doença graças a Deus…… Fui liberta…..
    Quando o médico me perguntou se realmente eu estava disposta a engravidar eu respondi….. Estou curada doutor do corpo e da alma… confia em Deus vai dar tudo certo. …
    Que Deus abençoe todas ….. e tudo que tenho feito está na direção de Deus e sobre as orientações médicas. … bjus meninas.


  126. Eu faço uso a 4 meses e no início foi forte os sintomas mas fui para academia e caminhar com enjoos , cansaços , e a cada dia. Sinto menos é mais disposta para tudo , alimentação saudável e exercícios ! Não ficar focada nem nos sintomas , nem no que passou , foi ! Tive. A mama infeccionada pelas rádios mas tudo passa , Ame a Deus , faça o bem e viva a vida ! Um abraço a todas ! Nosso pensar é fundamental , vida nova ! Antes nem pensava que poderia. Fazer tantas coisas , lutei contra meu próprio corpo e reações dele fazendo exercícios. Perseverando e em uns dias já sumiram fraquezas , dotes e enjoos .


  127. Comessei a tomar o tamoxifeno a três meses sinto um calorão infernal dores nas juntas muito cansaço dores nas articulações estômago estudado um horror mas o médico fala que que e normal vou ter que tomar durante cinco anos


  128. oi querida, a visão pode ser afetada com a quimioterapia. Não sei se o tamoxifeno interfere na visão. Quanto ao cansaço, é assim mesmo, mas caminhar diariamente ajuda bastante!


  129. Oii.
    Tomo tamoxefeno a 4 meses, no primeiro mês ja parei de menstruar no decorrer dos meses sentir tive oscilação de temperatura mais o frio é ainda mais forte, tenho cólicas com frequência e me sinto muito cansada, fadigada eu não era assim antes tb engordei mas estou levando espero ter forças pra suportar esse desafio . tenhouma dúvida estou sentindo minha visão diferente isso tem haver com o.tamoxifeno?
    Que Deus ajude cada uma de nós pois sem o apoio dele não somos nada. …


  130. Li tudo, e gostei porque tenho uma ideia do que pode ou não acontecer comigo. Gostaria de saber sobre alimentação que posso adotar para amenizar os efeitos. E o que mais posso fazer para amenizar os efeitos!


  131. Oi! Tomo o tamoxifeno há seis anos. Durante este período minha menstruação me visitou por quatro vezes. Meu Oncologista disse que isto pode acontecer, porém, solicita acompanhamento do endométrio a cada seis meses, através da ultrassonografia. No mais, não vejo problemas com o uso do medicamento, exceto a sensação de inchaço que incomoda muito.


  132. Tomo tamoxifeno há nove meses e também tenho todas essas reações de oscilações de temperatura. Alteração no humor, engordei cinco quilos… sinceramente às vezes sinto vontade de parar de tomar.


  133. Tomo tamoxifeno ha dois anos e menstruo normalmente.as vezes acordo toda suada.engordei sete qlos e luto p petde los. Pior de tudo e a queda de cabelo me deixa pra baixo. O rsto e suportavel.


  134. Tomo tamoxifeno há dois anos e meio, não sinto os calores, pelo contrário, muito frio…, mas o que me incomoda mesmo são as fortes e constantes cólicas!!


  135. Rosangela eu me tornei vegana ha um ano e meio ( tomo tamoxifeno ha 8 meses), e essa mudança na alimentaçao aumentou minha libido extremamente, ate mais de antes do câncer. Mas nao se culpe pelas puladas de cerca, a vezes a culpa nao e da sua libido


  136. Bom dia tomei o tamoxifeno por 5 anos , os efeitos colaterais foram o mesmo do seu muitas ondas de calores , insônia.
    Ganho de peso não tive e minha menstruação sempre veio normal não parou.
    Ele não foi eficaz para mim estou com metástases ósseas e alterações no ovário.
    Tive que tirar os ovários e tunas para começar outra medicação só pode tomar depois da menopausa.


  137. Tomo Tamoxifeno há 5 meses e ainda tenho menstruação normal, até um pouco mais do que tinha antes. É normal?


  138. Procura no YouTube cura do câncer com Alair Ribeiro…


  139. Kkkkkkk a vdd é q!!quem faz uso desta droga tamoxifeno se não morrer d câncer morre envenenado…é lógico q engorda..os medicamentos são ácidos… acidez danifica as células e todo nosso metabolismo e assim vai d mal a pior…vcs acham MSM q indústria farmacêutica vai dar um tiro no próprio pé..fazendo remédio q cura Qquer tipo de enfermidade kkkkkkk


  140. Tomo o Tamox ha um ano. O unico sintoma é enjoo, náusea.
    meu útero estâ aumentado e devo passar por cirurgia p retirar todo aparelho reprodutor. Tenho 70 anos nao preciso mesmo dele. Obrigada pelas postagens. Aqui vc tem uma fã. Abraços!


  141. Adorei sua publicação é tudo q sinto e mais um pouco já tomo o tamoxifeno à 2 anos e meio, o pessoal daqui de casa acha q o q sinto é tudo frescura por mais q eu mostre artigos como esse, tem dias q não sinto vontade nem de levantar da cama e já tomo ansiolíticos, mas ta bom o pior já passou graças a Deus, adotei te conhecer franca e direta bjsss


  142. Adorei as informações. Tomo tamoxifeno há 8 meses e sinto calores também. Estou menstruada pela primeira vez e conforme meu oncologista não preciso me preocupar. Fiquei grilada.


  143. Oi,gostei de saber sobre tamoxifeno , estou tomando a um ano, sinto calorão as pernas doem, mas não me deixo afetar por estes sintomas dá e logo passa.


  144. Uso tamoxifeno ha oito anos,o pior dos efeitos colaterais é a perda de libido Pois venho sendo traida pelo meu marido .O demais já mim acostumei


  145. Adorei a matéria estou tomando o tamoxifeno a 14 dias tenho calorão E muita mas muita dor nas pernas demais obg.por esclarecer algumas dúvidas DEUS ABENÇOE. ….


  146. Eu tomo tamoxifeno ja a um ano e sinto muita dor nas pernas e nas costa e eu sou gordinha e nao posso engorda vivo fazendo dieta agora estou assim não emagreço e nem engordei mais estou com o mesmo peso e tenho medo de engorda pq sinto muito falta de ar e cansaço mais os calores são demais horrível tem dias q penso q estou pegando fogo fico toda quente e tem dias q sinto frio tive um câncer de mama a dois anos atraz e as fraquezas são muitas mais os médicos dizem q e normal mais tenho fe em Deus q todo vai passar Boa tarde


  147. Boa tarde querida.
    Muito bom se eaclarecismento eu ja conhecia os efeitos colaterais do tamoxifeno pq eu tomo ele e sinto tdo isso ainda onda calor dores nas pernas e muitoa mas mas e muitos bom tirar as duvidas das pessoas as vezes as pessoas nao tem habito de ler receira e divulgado dessa maneira fica melhor.
    Parabens pelos seus esclarecimento.


  148. Olá meu uso do Tamoxifeno foi curto. Depois de seis meses ele já tinha me causado osteatose hepática. Troquei pelo Anastrozol. Quanto aos sintomas confesso que quase não tive. Não sei se por já estar na menopausa. Nem ressecamento vaginal, nem calores. O Anastrozol pego mensalmente na Oncomed, da Unimed. Mas o Tamoxifeno eu comprava e em Recife nunca precisei de receita.
    Adorei suas dicas pois serão úteis pra muita gente. Meu celular me alerta tds os dias às 16 horas.


  149. Gostei dessas resposta pois tomei Tamoxifeno 2anos e meio agora comecei o Anastrazol queria mais informações sobre os pros e contras se puder me anudar fico agrasecida bjuuuuu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *