Tamoxifeno e Hormonoterapia: Suas principais dúvidas respondidas

Após concluir o processo de quimioterapia e estar em meio à radioterapia, iniciei o uso do Tamoxifeno, um medicamento amplamente utilizado na hormonioterapia. Ao longo de cinco anos, segui rigorosamente o tratamento até sua conclusão em 2020. UHUUUUUU! Desde então, tenho recebido muitos e-mails e mensagens de mulheres em busca de informações sobre os possíveis efeitos colaterais desse medicamento. Portanto, convido você a me acompanhar até o final deste artigo, onde compartilharei de forma franca e transparente a verdade sobre o Tamoxifeno na Hormonioterapia.

Com base nas perguntas mais frequentes que tenho recebido sobre esse assunto, irei fornecer respostas esclarecedoras. É importante destacar que a hormonIoterapia com Tamoxifeno é uma estratégia terapêutica utilizada em casos de câncer de mama receptor hormonal positivo, com a intenção de reduzir o risco de repetição da doença.

O Que é o Tamoxifeno e como funciona na hormonIoterapia?

Em primeiro lugar, quero deixar claro que nem todo mundo que foi diagnosticada com câncer de mama toma o Citrato de Tamoxifeno. Isso depende muito do tipo de câncer. 

Sim, o câncer de mama possui alguns subtipos. Se você ainda não sabe a classificação do seu tumor, você pode começar a entender um pouco melhor sobre o assunto, lendo este  Post : Conheça os 4 tipos de câncer de mama mais comuns.

No caso da hormonioterapia com Tamoxifeno, os médicos precisam saber qual o subtipo molecular do tumor, através da análise Imuno-histoquímica (feita em laboratório). Este exame verifica se o tumor tem algumas proteínas (HER2, Ki-67, p53). E se é receptor de alguns hormônios (estrógeno e progesterona).

Quando os tumores são positivos para o estrógeno e progesterona, depois dos tratamentos, homens e mulheres têm que fazer a hormonIoterapia tomando um comprimido oral diário durante 5 ou 10 anos, conforme orientação médica.

O corpo humano é feito de trilhões de células. E todas elas trabalham juntas para manter a vida do corpo. Entretanto, elas precisam se comunicar para que tudo isso ocorra da melhor forma possível. Isso é feito através de substâncias naturais chamadas de hormônios.

Muitos cânceres surgem em locais que são estimulados normalmente por estes hormônios, como a mama e a próstata. Mas as células do câncer usam estes hormônios para estimular o seu crescimento e avanço. Ou seja, alguns tipos de cânceres de mama se alimentam de hormônios.

Nesse caso, a hormonioterapia é um tratamento que utiliza remédios para bloquear a ação desses hormônios. E evitar que eles estimulem as células do câncer a crescer. Esse tratamento pode ser ministrado em comprimidos ou através de injeções debaixo da pele.

E qual a função da Hormonioterapia?

Alguns tipos de tumores têm seu crescimento estimulado por determinados hormônios produzidos em nosso organismo. A hormonioterapia realiza um bloqueio hormonal.

No caso do  câncer de mama, o bloqueio de estrógeno e progesterona gera uma série de reações adversas que consistem na falta destes hormônios, gerando sintomas de menopausa.

Quais os efeitos colaterais e cuidados ao usar o Tamoxifeno e a hormonioterapia?

O principal cuidado é seguir estritamente as orientações do médico. Ele conhece os efeitos bons e ruins esperados para aquele tratamento. O oncologista também pode alertar o paciente sobre possíveis efeitos colaterais e o que fazer caso os tenha.

De maneira geral, é importante que o paciente use a dosagem certa prescrita pelo médico e mantenha a regularidade do uso. Doses em horários errados podem mudar a quantidade do remédio que deveria estar no organismo e afetar o seu adequado efeito ou até mesmo gerar mais efeitos colaterais.

Uma certa vez eu fiz uma viagem e esqueci de levar o remédio, fiquei apenas 4 dias sem tomar. Quando reiniciei o uso, os efeitos colaterais vieram com tudo.

Efeitos colaterais

O objetivo da hormonioterapia é eliminar o efeito de determinado hormônio no organismo. Com isso, podem surgir sintomas adversos pela falta desses hormônios. Os efeitos colaterais mais comuns são os fogachos (ondas de calor no corpo). Sim, meninas, os calores continuam!

Ressecamento vaginal, perda do desejo sexual, alterações dos níveis das gorduras do sangue, o temido ganho de peso e maior risco de entupimento das veias das pernas (trombose). Se você ler a bula, vai ver que tem muitos mais efeitos.

Quem deve fazer esse tipo de tratamento?

A hormonioterapia é uma abordagem amplamente utilizada no tratamento de câncer de mama e próstata. É uma estratégia que visa bloquear os efeitos dos hormônios masculinos, como a testosterona, nos homens, e dos hormônios femininos, como o estrogênio, nas mulheres.

Em muitos protocolos de tratamento, a hormonioterapia é combinada com a cirurgia e/ou radioterapia, visando potencializar os resultados para o paciente. Essa abordagem é especialmente indicada em casos em que o benefício da hormonioterapia complementa os efeitos dos outros tratamentos.

É importante ressaltar que o tipo de hormonioterapia e o momento de sua utilização serão determinados por diversos fatores, como características do tumor, idade do paciente e risco de efeitos colaterais. A decisão sobre o uso da hormonioterapia é tomada de forma individualizada, levando em consideração a avaliação clínica e oncológica do paciente pelo médico especialista.

Também é fundamental destacar que o acompanhamento médico especializado é indispensável para o correto uso da Tamoxifeno na hormonioterapia e para minimizar possíveis efeitos colaterais, garantindo assim a eficácia e segurança do tratamento.

Para que é indicado o Tamoxifeno?

Em primeiro lugar, quero deixar claro que nem todo mundo que foi diagnosticada com câncer de mama toma o  citrato de tamoxifeno.

Isso depende muito do tipo de câncer…

Sim, o câncer de mama  possui alguns subtipos.

Se você ainda não sabe a classificação do seu tumor, você pode começar a entender um pouco melhor sobre o assunto, lendo este  Post : Conheça os 4 tipos de câncer de mama mais comuns.

No caso da hormonoterapia, os médicos precisam saber qual o subtipo molecular do tumor, através da análise Imuno-histoquimica (feita em laboratório).

Este exame verifica se o tumor tem algumas proteínas (HER2, Ki-67, p53). 

E se é receptor a alguns hormônios (estrógeno e progesterona).

Quando os tumores são positivos para o estrógeno e progesterona, depois dos tratamentos, homens e mulheres, têm que fazer hormonoterapia.

Tomando um comprimido oral diário durante 5 ou 10 anos, conforme orientação médica.

 cancerdemama-hormonioterapia-tamoxifeno-efeitos-colaterais

A retirada dos ovários priva o organismo feminino da ação dos hormônios sexuais (estrógeno e progesterona).

Essa cirurgia, quando indicada para mulheres na pré-menopausa portadoras de câncer de mama disseminado, induz remissão em 30% a 40% dos casos.

Por mecanismo semelhante, a retirada dos testículos (produtores de testosterona) induz remissão em pelo menos 80% dos portadores de câncer de próstata disseminado.

  • Doses suprafisiológicas de hormônios

Enquanto pequenas doses de hormônio podem estimular o crescimento de determinados tumores, doses muito elevadas (suprafisiológicas) podem exercer o efeito oposto.

É o caso do câncer de mama, doença que pode ser agravada pela administração de doses baixas de estrógenos ou progesterona.

Mas que pode entrar em remissão quando tratada com doses altas dos mesmos hormônios.

  • Inibidores de enzimas necessários para a produção de hormônios

Através da inibição de algumas enzimas, é possível privar a síntese de hormônios.

E assim bloquear as células malignas desses fatores de crescimento.

Como exemplo, podemos citar os inibidores da aromatase :

Drogas empregadas no tratamento do câncer de mama que inativam a aromatase.

A aromatase é a enzima fundamental para a formação de estrógenos na menopausa.

Os inibidores do aromatase incluem o anastrozole (Armidex), o letrozole (Femara) e o exemastane (Aromasin).

Entre os mais sugeridos pelos médicos para o tratamento oncológico estão o Zoladex e o Aromasin.

Então, vamos saber mais sobre esses medicamentos…

Zoladex

O Zoladex é indicado para o tratamento de alguns tipos de câncer, como por exemplo, de mama e de próstata.

Também pode ser utilizado no caso de outras doenças relacionadas com disfunções hormonais.

Como a endometriose e leiomioma uterino, que é um tumor benigno no útero.

Ele também pode ser indicado para tratar a infertilidade.

Ou aumentar as chances de sucesso de uma reprodução assistida.

Segundo especialistas que atuam na área da Oncologia, o uso do Zoladex após o tratamento de câncer de mama, junto com o tamoxifeno, por exemplo, reduz o risco de retorno do tumor.

Em comparação com os pacientes que só usam o agente hormonal, como o tamoxifeno.

Mas o assunto ainda é bastante discutível entre os médicos.

Devemos considerar os riscos e benefícios do uso do medicamento.

Neste caso, a minha sugestão é você conversar sempre com seu médico, para identificar a melhor opção de tratamento, né?

Aromasin

Já o Aromasin é indicado para o tratamento adjuvante em mulheres pós-menopausadas com câncer de mama inicial com receptor de estrogênio positivo.

Ou desconhecido, tendo como objetivo a redução do risco de recorrência (distante e loco-regional)

E a redução do risco de desenvolvimento de câncer na mama contralateral, após o tratamento com tamoxifeno durante 2 ou 3 anos.

O tempo total do tratamento deve ser de 5 anos (sendo 2-3 anos com tamoxifeno e 3-2 anos de Aromasin , de modo sequencial).

O medicamento também é indicado para o tratamento de primeira linha do câncer de mama avançado com receptor hormonal positivo em mulheres com pós-menopausa natural ou induzida.

Também para o tratamento de segunda linha do câncer de mama avançado com receptor hormonal positivo em mulheres com pós-menopausa natural ou induzida.

Especialmente em pacientes cuja doença progrediu após terapia antiestrogênica.

E indicado para o tratamento de terceira linha do câncer de mama avançado em mulheres com pós-menopausa natural ou induzida, cuja doença progrediu após múltiplos tratamentos hormonais.

  • Antagonistas dos hormônios (anti-hormônios)

Geralmente, são drogas que se ligam aos receptores existentes nas células malignas, impedindo que o hormônio se aproxime deles.

O exemplo clássico é o tamoxifeno.

Essa droga bloqueia os receptores de estrógeno existentes nas células do câncer de mama.

E também os antiandrogênios periféricos usados no câncer de próstata.

  • Combinação de hormônios

Os resultados obtidos através da combinação de hormônios com diferentes mecanismos de ação não são tão favoráveis quanto aqueles proporcionados pelas associações de quimioterápicos no câncer de mama.

Mas em alguns tipos, como no câncer de próstata, a combinação pode oferecer resultados melhores.

Quando e para quem a Hormonoterapia é indicada?

A hormonoterapia é principalmente usada no tratamento do câncer de mama e da próstata. Nestes cânceres, o tratamento pretende bloquear os efeitos dos hormônios masculinos (como a testosterona) no homem e os hormônios femininos (como o estrogênio) na mulher.

Em muitos protocolos de tratamento, a hormonoterapia completa o benefício proveniente da cirurgia e/ou radioterapia, alcançando melhores resultados para o paciente.

Assim como na quimioterapia, o tipo de hormonoterapia e o momento do seu uso dependerá de diversos fatores relacionados ao tumor, idade do paciente e risco de efeitos colaterais.

Quais são os cuidados necessários durante o tratamento?

O principal cuidado é seguir estritamente as orientações do médico.

Ele conhece os efeitos bons e ruins esperados para aquele tratamento.

O oncologista também pode alertar o paciente sobre possíveis efeitos colaterais e o que fazer caso os tenha.

De maneira geral, é importante que o paciente use a dosagem certa prescrita pelo médico e mantenha a regularidade do uso.

Doses em horários errados podem mudar a quantidade do remédio que deveria estar no organismo e afetar o seu adequado efeito ou até mesmo gerar mais efeitos colaterais.

Mês passado eu viajei e esqueci de levar o remédio, fiquei apenas 4 dias sem tomar.

Quando reiniciei os efeitos colaterais vieram com tudo.

 cancerdemama-hormonioterapia-tamoxifeno-efeitos-colaterais

 Quais são os efeitos colaterais do Tamoxifeno?

O  objetivo da hormonoterapia é eliminar o efeito de determinado hormônio no organismo.

Com isso, podem surgir sintomas adversos pela falta desses hormônios.

Os efeitos colaterais mais comuns são os fogachos (ondas de calor no corpo)…

Sim, meninas, os calores continuam!

Ressecamento vaginal, perda do desejo sexual, alterações dos níveis das gorduras do sangue, o temido ganho de peso e maior risco de entupimento das veias das pernas (trombose).

Se você ler a bula, vai ver que tem muitos mais efeitos.

Mas sinceramente, uma coisas que eu aprendi nessa história toda é parar de ler bula de remédio!

Então, vou compartilhar com vocês o que  eu senti, ok!

Eu até preferi fazer um vídeo no meu canal sobre esse assunto:

Senti  muito apetite assim que comecei a tomar o Tamoxifeno, mas segurei a minha onda. Os calores, não tem jeito, sinto até hoje.

A qualidade do meu sono também piorou.

Assim que que comecei a tomar tinha muita insônia e cansaço e percebi que tem uma barriguinha saliente querendo aparecer…

Tamoxifeno engorda?

Conforme, falei no começo do artigo, vou falar a verdade:

Sim, tamoxifeno engorda!

Mas calma gente, que tem solução pra tudo nessa vida!

Como a verdade deve estar acima de tudo, tenho que te confessar que senti  muito apetite assim que comecei a tomar o Tamoxifeno, mas segurei a minha onda.

A qualidade do meu sono também piorou.

Assim que que comecei a tomar tinha muita insônia e cansaço e percebi que também uma barriguinha saliente tipo de girino insistindo em aparecer… Afff!!!!

Mas com uma Alimentação balanceada eu consegui manter o meu peso durante todo o tratamento.

Aqui no Blog tem várias dicas de Alimentação, ok?

Como amenizar os efeitos colaterais do Tamoxifeno e da hormonoterapia?

Após o início do tratamento o médico perceberá como o paciente o tolerou e saberá usar medicações, se necessário, para amenizar os efeitos colaterais.

Como não gosto de tomar remédio, venho driblando os efeitos colaterais da maneira mais natural possível:

  • Para insônia,  tomo chá e faço  meditação. E não tenho mais esse problema.
  • Realizar uma atividade física, pelo menos três vezes por semana também ajuda bastante!

Ah! E apesar dessas medicações alterarem a libido, isso não significa que está contraindicado manter a prática sexual durante o tratamento.

Pelo contrário, manter a vida sexual ativa auxilia na autoestima e ajuda a superar os desafios do tratamento.

E infelizmente, eu percebi que o meu metabolismo também deu uma desacelerada.

Não é pra menos, estou em uma menopausa química!

Por essas e outras que os médicos insistem tanto em exercícios físicos e uma dieta balanceada.E eu assino em baixo!

Além disso, com o tempo, o corpo vai acostumando.

Eu juro pra você que até mesmo as ondas de calor não acontecem com a mesma frequência de quando comecei a tomar.

Quais as vantagens da hormonoterapia?

Estatisticamente, cerca de dois terços dos cânceres de mama apresentam receptores de estrógeno.

Os demais são negativos.

O tratamento hormonal provoca remissões em 40% a 75% dos tumores com receptores positivos.

Isso quer dizer que a possibilidade de uma recidiva da doença cai drasticamente!

Isso vale todo o sacrifício, né gente?

Ah! E tem mais uma grande vantagem dessa história toda.

A gente não menstrua mais!

Quem toma tamoxifeno pode engravidar?

Poder pode, mas NÃO DEVE!

Apesar de estarmos em uma menopausa química, existe SIM a possibilidade de engravidarmos.

Porém, nesse período a mulher NÃO DEVE engravidar de JEITO NENHUM, pois esse medicamento  gera o risco de má formação do feto.

E se eu esquecer de tomar o Tamoxifeno?

Essa é um a pergunta que me fazem demais…

Decidi responder ela em vídeo.

Qual o preço do tamoxifeno?

Uma caixa com 30 comprimidos que dá pra usar por um mês custa em torno de 180 reais. E só é vendido com receita médica.

Porém, os planos de saúde e o SUS são OBRIGADOS a fornecer o remédio.

Caso o seu tenha negado, você pode entrar com uma liminar na justiça.

Nunca gostei de tomar remédio, menos ainda da ideia de estar na menopausa tão nova.

Mas acho que o motivo maior pelo qual tenho torcido o nariz para o tamoxifeno é maior.

Toda noite, sempre que tomei um comprimido, me lembrei de que eu tive um câncer.

No entanto, o tamoxifeno foi a minha pílula vermelha do filme Matrix.

A pílula da realidade.

Aquela que não me deixava esquecer que tive um câncer…

O quanto lutei para estar viva…

E que ainda assim, não viverei para sempre…

 cancerdemama-hormonioterapia-tamoxifeno-efeitos-colaterais

Depois que você toma a pílula vermelha, você não consegue mais ignorar a sua finitude.  E quão frágil a vida é !

Você não consegue mais viver no piloto automático, como a grande maioria, ignorando que está aqui de passagem…

E você se dá conta de que  a viagem  é muito curta para ser sem graça!

Você começa a enxergar o que realmente é essencial na vida.  Suas escolhas se tornam mais conscientes.

Não há tempo a perder com besteiras.

A sua visão da vida muda tanto, que você começa a viver em um mundo paralelo.

E você começa a se sentir privilegiada por conhecer e viver essa nova realidade.

Sim, todos precisamos dessa pílula diária!

Concordo que fazer essa reflexão e, especialmente, reconstruir a vida depois que esse Tsunami passa pelas nossas vidas, não  é uma tarefa fácil…

Muito pelo contrário, é bem complicado. Mas sabia que você não precisa fazer isso sozinha?

Para entender um pouco mais como posso te ajudar a se livrar dessas dificuldades, clique aqui e preencha essa Aplicação para fazer uma sessão Experimental Gratuita comigo .

Nesse bate papo, eu irei te conhecer melhor e  você terá todas as informações que precisa caso faça um Acompanhamento individual ou em grupo comigo .

Tenho certeza que posso te ajudar!

Infelizmente, muitos não terão a mesma oportunidade de enxergar essa realidade paralela…

Ou se algum dia tiverem, talvez, já seja tarde demais para reconstruírem suas novas vidas.

Fontes:
hcancerbarretos.com.br
Oncomedica.com.br
Oncoguia.org.br

https://www.tuasaude.com/zoladex

https://www.pfizer.com.br



É com muita alegria no que anuncio que estão abertas  as inscrições para a Mentoria:

 Minha Alimentação Anticâncer 
DETOX TERAPÊUTICO

Esse é o meu acompanhamento de perto por 1 ano para te ajudar a transformar a sua saúde através da alimentação. 

CLIQUE em AQUI para conhecer mais detalhes e garantir a sua participação

⬇️⬇️⬇️

195 Comentários


  1. Tive CA mama ductal invasivo, fiz a quadrantectomia, iniciei o tamoxifeno e fazendo sessões de radioterapia ( 19 sessões).

    Ha 40 dias usando o tamoxifeno, estou percebendo dores estomacais e dores pélvicas …


  2. O e meu irmão tamoxifeno gêmeo há 8 anos!Realmente o calorão passa com o tempo. Como você bem disse tomo todo dia com gratidão. Durante os primeiros 5 anos pegava na farmácia do Hospital das clínicas aqui em BH, a partir de 2016 passei a compra lo . Hoje minha médica me disse que o SUS está liberando por dez anos e me deu as receitas para pegar lona farmácia do hospital. Faltam só 2 anos para terminar o tratamento. Mas mesmo que tivesse que usar todo o meu salário para compra lo eu compraria sorrindo pista quero mais é viver. Eu comprei no início deSteve mês por 34 reais na Drogaria Araújo, já encontrei na Pacheco, na Droga Raia na verdade sempre pesquiso e acabo encontrando. Digo sempre Deus permitiu que eu tivesse câncer, mas colocou diversos anjos no meu caminho ?


  3. Já tomei tamoxifeno agora tomo anastrozol, quero dizer parei de tomar, muitas dores câimbras insônia irritação.
    Quais os sintomas da ausência dessa droga?
    Tomei 3 anos já chega.
    Agora tenho artrose o anastrozolpotencializa as dores.
    Se o câncer voltar trato o câncer.


  4. Faz 3 anos que tomo tamoxifeno e minhas unhas da mão estão todas onduladas e rachada no meio já fui na dermatologista uso medicamento na unha e não melhora, o efeito é por causa do tamoxifeno.


  5. Tomei Anadtrazol durante, mais ou menos , uns 10 meses e sentia uma dor nas pernas insuportável . Não consegui me adaptar e o meu médico trocou pelo o Femara, tendo usado quase 1 ano, e não melhorei as dores, que a cadá dia me deixavam com tantas dores querei quase não conseguia andar. O médico então mudou para a medicação Citrato de Tamoxemo e Graças à Deus não senti nada. Melhorei consideravelmente a minha qualidade de vida. Tomei durante 11 anos, e há seis meses meu médico suspendeu essas medicação . Não senti e nem sinto absolutamente nada. Pra mim foi maravilhoso. Não sinto nada.
    ?????
    Beijos à todas é uma Feliz Páscoa!!!!


  6. Me chamo Crystiane, sou portadora de tumor desmoide, um sarcoma de partes moles, já passei por nove cirurgias, não tenho mais nenhum musculo na minha parede abdominal; recentemente após 6 sessões de quimioterapia ( sem resultado) comecei o protocolo com tamoxifeno, 120 mg /dia


  7. Eu tomo o Tamoxifeno desde Julho de 2018, no início eu sentia dor abdominal e falta de sono, depois passou, sinto os calores, perdi totalmente o desejo sexual, mesmo assim eu tomo o remédio, levo até a cartela na minha bolsa, tomo sempre na mesma hora, o meu câncer foi devido que eu não entrava na menopausa ( hormonal) , operei e fiz o esvaziamento axilar, mais graças a Deus que eu estou bem. Não sinto nada.


  8. obrigada por compartilhar a sua experiência conosco!
    Eu tomo o tamoxifeno desde 2015. Mas conforme você mesmo disse, isso é uma decisão individual.
    Somos donas do nosso corpo e da nossa vida!
    Na minha opinião um estilo de vida saudável, especialmente uma alimentação regrada, prática de atividades físicas, gerenciamento do stress é tão ou até mais importante que qualquer medicação.


  9. Oi meninas eu tive CA de mama com 27 anos, fiz quimioterapia e radioterapia, fiz a cirurgia porém n foi necessário o esvaziamento axilar. Tomei o tamoxifeno apenas dois anos, parei por conta pois além de engordar e ter um cansaço horroroso eu percebi Junto com o Dr q este não estava fazendo efeito sozinho, precisei tomar injeção lectrum juntamente com o tamoxifeno (menti pra o Dr q continuava a tomar o tamoxifeno). Os exames nunca deixei de fazer de seis em seis meses, às vezes até antes. Passou um ano e meio tomando a injeção ela indizia a menopausa e eu decidi parar tudo pra ter minha filha. Fui de encontro com o q os médicos diziam sim pois eu e meu marido queríamos muito. Em um mês de tentativas engravidei. Minha filla é linda e saudável e após ganhar ela fui e fiz todos os exames e continuo sem nada, gracas a Deus.
    Pode ser sorte, eu sei,mas eu cansei de medicação. Hoje em dia tudo é a base de remédio, eu tenho fé, Sr sinto q não devo, não faço. O tratamento durante quimio e rádio fiz bem certinho, alimentação,muita água e repouso.
    Tô aqui hj bem,minha filha vai fazer um ano. não penso no câncer pq ele não tem nada a ver com minha alegria de viver, eu sou luz e. Nada vai me escurecer. Mas olhem só meu cá estava em estágio inicial por isso parei o tamoxifeno, às vezes a médicacao é necessária os cinco ou dez anos como eles já estão falando hj. Isso é uma decisão sua e de sua família e de ninguém. Mais.
    Deus ilumine vcss
    O Dr qdo soube quis fazer aquela lavagem cerebral colocando minha filha em pauta, mas não rolou. Propus fazer histerectomia então, mas achou desnecessário, então decidi seguir em frente só acompanhando com exames.


  10. Li a matéria e discordo totalmente , tomo tamoxofeno, e nunca tive nenhum tipo ou efeito colateral, se vc que está lendo essa matéria começou usar esse medicamento recentemente, provavelmente fez como eu , procurou em todas as fontes e todas as informações sobre efeitos ruins dessa droga, eu fiz isso e chorei muito , li a bula e chorei mais ainda. Hoje posso dizer pra quem esta iniciando , sou saudável , não engordei, não perdi a libido , meu cabelo está mais bonito do que era , enfim, única coisa que mudou é o medo, porque agora convivo com essa sombra , e faço acompanhamento semestral… minha amiga , encare e não olhe pra matérias negativistas , vc vai vencer , nós vamos vencer ! Abraços


  11. Eu uso tamoxifeno a 1 ano , faltam ainda mais 4 , e seis meses depois comecei a ter ardencias na vagina e ardência para urinar como se tivesse com infecção urinária , e até agora minha mastologista não me receitou algo que faça isso parar ,só me receita pomadas que não fazem efeito nenhum incomoda muito não sei mais o que fazer!


  12. Eu também passei por essa experiência e optei por não tomar o “Tamoxinferno”. Pior que ter um câncer é viver tomando esse remédio. Tomei 2 meses e não quis mais. Tenho aproveitado a vida e se daqui a 5 anos algo acontecer recomeçarei tudo outra vez. Agora depois de quase morta me sinto mais viva do que quem não passou pelo ” quase morreu”. Admiro as mulheres que conseguiram tomar essa droga que cura e que para mim é uma droga que quase tornou minha vida numa ” droga de vida! Beijos.


  13. Eu percebi que logo que comecei a tomar, tive umas entradas bem acentuadas. Como tenho casos de calvívie feminina na família reclamei com meu oncologista que me prescreveu pantogard ( uma espécie de vitamina). Depois disso, meus cabelos normalizaram. Converse com seu médico se você pode tomar.


  14. Boa noite!
    Estou fazendo uso do Tamoxinferno, à dois meses. Meu Deus!!!
    Estou perdendo muito cabelo, embora eu não tenha encontrado nada a respeito lendo a bula e os médicos dizerem que o remédio nao causa queda de cabelo, penso que só pode estar acontecendo isso por conta da medicação.
    O que você acha?


  15. Percebi que há dois meses os “calorões” diminuíram. E isso coincidiu com a mudança nos meus hábitos alimentares. Desde que comecei a seguir a dieta alcalina os sintomas diminuíram muito.


  16. Adorei seu comentário, tomei o tamoxifeno parei pq cresceu no fígado(tenho na mama, fígado e ossos), depois tomei o anastrazol parei tb pq tinha muitas dores nas articulações e agora tomo a injeção..E tb tô tomando da hormonioterapia injeção na barriga. Tomo tb o trastuzumabe. Engordei 12 kilos desde que comecei o tratamento a 1 ano e 8 meses.


  17. Olá, minha história é a seguinte há três meses descobri essa doença, em fase inicial.. nódulo muito pequeno, já fiz quadrante toma e graças a Deus não vou precisar fazer quimioterapia. Passei pelo oncologista e ele já me indicou a hormonioterapia, ainda não comecei, por isso estou pesquisando sobre esse remédio. Estou me sentindo muito bem, li todos os comentários; claro que estou preocupada com todos os efeitos colaterais que ele pode causar, mas não tem outro jeito. É com muita fé, cuidando dos bons hábitos para passar por isso dá melhor maneira. Rezar muito pra que tudo dê certo. Grande beijo!!!!


  18. Gente, além do artigo eu tava lendo todos os comentários, mas parei na página 7 de 35 rs!!!
    Como você diz… cada caso é um caso!
    Adorei a reflexão sobre a pílula Matrix. 🙂
    Eu tomo tamox há pouco mais de um mês. No começo tive alguns episódios de calores e meu humor oscilou pra caramba, como se eu estivesse de TPM contínua! Também tenho alguns sintomas que podem estar misturados com consequências da quimio e toda a jornada, como problemas cognitivos, insônia e ansiedade moderada, que vou equilibrando com meditação, exercício físico e doses diárias de felicidade. 🙂
    Ao contrário de quase todas aqui, eu ainda não engordei; ao contrário, fiquei até meio preocupada, porque cheguei a perder quase 8 quilos desde o diagnóstico. Vamos ver como progride a coisa…
    E, sobre a libido, achei muito interessante o que uma pessoa comentou aqui — que depois de virar vegana a libido aumentou até mais do que antes do câncer.
    Eu sinto uma alteração de libido que tem muito que ver com todo o processo do câncer, mas sempre busquei me manter ativa do começo ao fim! Hoje em dia tenho às vezes a impressão de que minha libido até aumentou um pouquinho, talvez também devido a um processo de autoconhecimento.
    Feliz tratamento a todas!!!


  19. Olá boa noite! A minha sogra parou de tomar o anastrozol por conta própria. Estou preocupada, ela é cabeça dura. Descobri esse final de semana. Mexendo nas coisas dela, encontrei a caixa de comprimidos. Só tinha tomado 3. E ela estava viajando. Ou seja não levou o remédio.


  20. Olá boa noite mim chamo Lenilda eu também estou tomando esse abençoado tamoxifeno e mim sinto muito mau com meu estômago eu tenho refluxo e gastrite e acho que piorei quando comecei a tomar e sem falar com esse calor que vem derepente com uns pinicão no corpo parece que é um monte de bicho mordendo o meu corpo acho que vou falar com o meu médico oncologista pra ver o que ele pode fazer por mim estou muito agoniada com meu estômago,alguém de vcs senti algo parecido com o que sinto ?


  21. Segura a boca Ana Paula porque com o Tamoxifeno, nosso metabolismo desacelera e fica fácil ganhar peso e muito difícil perder cada grama. Atividades físicas ajudam a manter o peso. Beijão!


  22. Oi querida, fico feliz em saber que meu trabalho tem te ajudado. Depois me conta o que achou do livro
    : ))))

    Quanto ao tamoxifeno, tomo há 3 anos comecei tomando pela manhã, mas sentia muitos calores. Então, troquei para noite, mas tive insônia…rsrsrs
    Hoje tomo à tarde. Mas cada caso é um caso. Vai experimentando para ver em qual horário você se dá melhor. Beijão!


  23. Oi Patrícia vc me ajudou muito quando descobri que estava com câncer de mama, comecei a me informar sobre câncer de mama e te encontrei, já comprei teu livro. Estou tomando o tamoxifeno, muita dor nas pernas. Gostaria de saber qual o melhor horário para tomar o remédio, meu horário e 12;30, mas fico irritada, e outros efeitos que sei que tenho que conviver


  24. Boa noite! Esclarecedor sua matéria! Parabéns por ela e pela vitória! Saúde! Tomo tamoxifeno há 5 anos…causa todos esses efeitos…espessa endometrio…tive pólipo ou mima …vou operar. Engorda, da fogachos e cai metade do cabelo. Mas tudo pela vida ate descobrirem algo menos invasivo contra câncer. Pelo menos é muito melhor que fazer quimioterapia. .nem.compara! Deus abençoe todas pacientes guerreiras. Abraços


  25. Boa tarde. Deus abençoe você por ter nos esclarecido sobre as contra indicações do tamoxifeno. Eu vou para o 4 mês. Tinha ondas e calor no início agora não tenho mais. Mas ….ando com uma fome de leoa ahhh que horrível isso. Ia engordei e minha barriguinha está cada vez maior. Vou logo mais entrar na academia. Não é fácil guerreiras essa doença é uma sombra. Por isso hoje quero viver intensamente cada dia….Deus abençoe a todas nós. Beijos


  26. Bom dia, Patrícia. Obrigada por todos os esclarecimentos. ??????☘


  27. Posso fazer radioterapia tomando o tamoxifeno?Pq a médica disse que deveria tomar.. mas como n quis participar de um estudo onde só poderia tomar depois da rádio… e eu não queria ficar todo esse tempo sem tomar nada .. Eles me disseram que mesmo assim eu só iria tomar depois da rádio pois n pode tomar esse remédio fazendo rádio…gostaria de saber alguém que já fez e tomou o remédio


  28. obrigada por compartilhar sua história com a gente! É isso aí! se esse é preço que precisamos pagar pra diminuirmos o risco do câncer voltar, vamos partir pra cima e tomar as medicações com gratidão! E você está certíssima em praticar atividades físicas e cuidar da alimentação! Beijão!


  29. Amei a matéria. Eu usei Novaldex por uns 50 dias , logo que descobri a doença, tive vários efeitos colaterais, ondas de calor, falta de ar, falta de apetite, candidíase , até que tive uma TEP ( embulia pulmonar) . Deus me Salvou! Em seguida comecei a tomar Arimidex. Mas graças a Deus
    Embora na bula tem vários efeitos colaterais , eu engordei uns 2 kilos, mas procuro manter este peso me controlando na alimentação. Fazendo academia, moderando nos doces. Tomando muita água ( mesmo que eu não gosto).
    As vezes sinto uma pontada aqui outra ali pelo corpo.
    Mas meus exames tem mostrado que tudo está bem. Inclusive não tenho riscos de trombose à não ser pelo efeito do remédio. Então como usava xarelto 20 mg por dia (anticoagulante) por causa da TEP . Hoje após 8 meses , passei a tomar xarelto 10mg por dia. Pelo risco que o Arimidex causa em relação a trombose continuarei com o xarelto enquanto tomar o Arimidex (tamoxifeno).
    Posso dizer que este tratamento não tem me causado nenhum transtorno fora do normal . Se ele combate o tipo de câncer que eu tive. Vou tomar até que esteja tudo 100% bem. E a minha dica se tiver falta de ar, cansaço, alguma dor nas articulações, principalmente ao respirar. Avise urgente seu médico. Pois foi este os sintomas que eu tive quando eu tive a TEP e eu achei que tudo fosse normal. E por conta disso quase mirri.
    Estejam sempre em alerta!
    Deus abençõe à todas que estão nesta luta como eu!.


  30. Eu senti diferença nos meus cabelos assim que comecei a tomar, meu oncologista me receitou pantogard. Converse com o seu. Bjs!


  31. Não engordei nenhuma grama, mas os cabelos estão caindo


  32. que maravilhaaaaaaaaa!!!!!!
    Quanto à questão de ganho de peso, sugiro que você pratique atividades físicas (se ainda não faz) e cuide muito da alimentação. Eu tomo tamoxifeno há 3 anos e com atividades físicas aerobicas e dieta alcalina estou mantendo o meu peso normalmente.


  33. Boa noite!
    Tive câncer de mama em 2010. Fazem 8 anos que faço uso do Tamoxifeno. Meu protocolo inicial era de 5 anos, porém meu onco avaliou ser mais seguro no meu caso fazer o uso por 10 anos. Quando completei 5 anos de tratamento a Unimed suspendeu a concessão do Tamoxifeno. Costumo pagar em média 60 a 70 reais na caixa e não necessito de receita em BH. Quanto aos efeitos colaterais, sofri muuuito com os fogachos, mas atualmente diminuíram. O que mais me incomoda é o ganho de peso, 15 k em 8 anos e não consigo emagrecer. Meus cabelos diminuíram pela metade e as unhas enfraqueceram. Tenho 50 anos, meu casamento de 24 anos acabou durante meu tratamento quimioterápico devido a uma traição do meu marido. Foi barra, mas depois de alguns anos sozinha, hoje estou namorando e a libido vai bem…rs
    Querem saber? Minha vida começou de verdade depois do câncer! Que alegria…que bênção é estar viva…curada!
    Beijos meninas!


  34. Oi Patrícia fico muito feliz por vc nos ajudar um pouco sobre o câncer.Fui diagnosticada com câncer a três anos fiz químico e agora faço o uso do tamoxifeno, depois de todo o processo de tratamento comecei a engordar e até agora ganhei dez quilos não sei o que fazer para perder peso.Será que vc poderia me ajudar????


  35. querida, somente o seu oncologista pode te orientar a parar de tomar o tamoxifeno. Ele que tem acesso ao seu histórico de paciente e seu caso clínico. Converse com ele sobre o seu desejo. Beijão!


  36. Olá, tenho 65 anos, tive cancicoma ductal incitu da mama esquerda, atendendo a um pedido meu foi feita mastectomia porém ficou constatado posteriormente que ao colher material para biópsia o “mal” foi excluido isto constatado porque depois da cirurgia feita pesquisa do material colhido não tinha mais nenhuma evidência de câncer!!! O oncologista me recomendou TAMOXFENO fazer uso durante 5 anos e já estou fazendo uso a 9 meses! Bom a minha pergunta é a segunte: posso parar de usar o medicamento? Não me sinto nada bem com ele! Sinto tontura as vezes, taquicardia, sensação de desmaio e o fogacho.
    Ficarei muito grata se receber uma resposta em breve. Dévio salientar que sou uma ética.
    Muito grata


  37. Tive um câncer a 2anos e tomo tamoxifeno não tenho nem uma reação tudo tranquilo até ontem ao tomar um antidepressivo e descobrir que ele ativa câncer que tiver dormindo foi o que me aconteceu fiquei muito triste quero saber mas sobre tamoxifeno pós sei que vou volta a tomar obrigada


  38. Bom dia
    Comecei a tomar a 2 meses já estava na menopausa a 5 anos,o calor soh aumentou tem hora que parece que estou dentro de um forno,minhas pernas doi engordei minha labirintiti vem mais com frequência,sexo nem pensar mas faço exercícios caminhadas e tenho fé que tudo vai passar afinal tive um câncer de mama e vou lutar para não ter este bicho papão na minha vida,obrigada por cpmprtilhar!!!


  39. Eu sentia no começo uma cólica tipo menstrual. Mas hoje tomo há 2 anos e não sinto nada. O ideal é você se orientar com seu oncologista mesmo.


  40. Estou tomando tamoxifeno há 20 dias e tenho sentido muita cólica. Não menstruo há 20.anos. Alguém tb sente dia 4 volto ao médico. Me oriente pfv


  41. Olá!! Adorei essa matéria, Foi realmente muito esclarecedora apesar de já saber dos efeitos colaterais que o tamoxifrno provoca. Estou tomando ele desde janeiro de 2016, confesso q sofro com seus efeitos mas dou graças a Deus por estar viva depois desse tsunami que passou na minha vida, sei q é difícil mas nós mulheres somos fortes e vamos vencer essa Batalha, aliás…ja vencemos!!!


  42. Eu ando sentindo tontura etem quase dois meses que tomo tomaxifemo e sinto cansaço


  43. Boa noite! Comecei com tamoxifeno em abril de 2015. De repente surgiu im polipo que foi retirado pra biópsia. Graças a Deus não era maligno. Isso em maio de 2017. Agora esse mês endométrio expressado. O ginecologista sugeriu mais uma biópsia e que eu fale com a oncologista pra trocar o tamoxifeno. Será que é certo? Entrei na menopausa forçada devido ao tamoxifeno
    .. Pode me tirar essa dúvida? Beijos


  44. Tomo tamoxifeno a 5 anos tenho todos esses sintomas já tive pancreatite operei a vesícula más muito me em cômoda o ressecamento vaginal os ginecologista não me dão solicitação continuo com insônia troco horários de sono para completar também uma gastrite horrível não sei o q fazer


  45. Já tive ameaças de trombose, isso não pode ser legal, ainda vou começar com o tamoxifeno, tenho q observar as reações e avisar meu Oncologista


  46. No começo pode acontecer isso sim… Comigo pelo menos aconteceu, mas depois o corpo acostuma com a medicação e os efeitos colaterais somem ou amenizam. Bjs!


  47. Tem quinze dias tomando tomaxifemo sinto cansada corpo pesado


  48. Tomei tamoxifeno há 15 anos atrás e me deu osteatose hepática com esteatohepatite.médica trocou por anastrool q me deu osteoporose grave.o câncer voltou e a medica voltou para o tamoxifeno.aff ter q tomar ne.vamo q vamo.mas é preferível q ataque o fígado do q os ossos frágeis.faze o que ne.Abraços


  49. Oi boa noite, tomo Tamoxifeno a 8 anos e ainda continuo sentindo os efeitos colaterais, dores nas pernas, cansaço, fadiga, meus tornozelos inchados, a onda de calor diminuiu mas não passou e agora estou com gordura no fígado, mas falta pouco dois anos para terminar o meu tratamento Mas eu creio que já Venci esse câncer com fé em Jesus!!!


  50. oi querida, as ondas de calor é efeito colateral do medicamento. Mas essa falta de ar e coração disparando está parecendo síndrome do pânico. Digo isso porque já tive. Converse com seu oncologista para que ele possa te diagnosticar. Beijão!


  51. Olá eu tomo tamoxifeno a 1 ano.mas agora to sentindo falta de ar e uma onda de calor e frio .meu coração depara fico com pânico parece que co dismaia


  52. Faz seis meses que estou sob o tratamento com tamoxifeno e venho percebendo peso nas pernas, calorão, etc, tudo que você esclareceu. Obrigada pela sua matéria, pois nas inseguranças do tratamento, encontrar alguém que passou pela mesma situação e que partilha do mesmoprocesso de recuperação nos conforta. Obrigada.


  53. Faço tratamentode câncer de mama e tomo anastrozol e estou tomando chá de ibisco pra emagrecer isso pode interferir no tratamento?


  54. Você precisa se orientar com o seu oncologista. Sugiro que você troque o horário que está tomando o remédio. Eu também tomava à noite e por orientação do meu medico troquei para a tarde e melhorou bastante a minha insônia. Outra coisa que você pode fazer é tomar antes de dormir suco de maracujá (da fruta) com alface. Comigo funcionou!


  55. Comecei a tomar o tamoxifeno estou, sinto dores nas costas e insónias, isto é quando acordo não consigo dormir mais, posso tomar comprimidos para dormir com o tamoxifeno?


  56. pode acontecer sim… Eu tive esses efeitos colaterais e o que me ajudou muito foi fazer atividade física. Hoje só sinto os calores, mas muito suave.


  57. Eu comecei a tomar citrato de tamoxifeno no dia 06/12/17 e estou sentindo muito calor,cansaso e dores nos ossos.Quero saber se é assim mesmo ou passa?


  58. Amei a matéria , parabéns você é uma guerreira ?


  59. Comecei a tomar tamoxifeno no início do mês outubro rosa 2017 ..foi uma surpresa não esperava ter câncer de mama! Sintomas são os mesmos ,mas sejam fortes nada que não podemos suportar ! Obrigada um abraço á todas as guerreiras ! ?❤


  60. Estou tomando tamoxifeno a seis meses e o efeito que me pegou mesmo foram os fogachos, afff tem horas que penso que vou desmaiar.As pessoas falam que é exagero mas não é não.. mas nada e pior que a quimioterapia….sou grata a Deus pela vida!!