Os top 10 comentários mais idiotas que os pacientes de câncer são obrigados a escutar

Pacientes de câncer, além de enfrentar a doença,  ainda têm que encarar o preconceito que infelizmente existe.

Assim que fui diagnosticada, percebi logo o quanto o câncer ainda é um tabu para muitos.

Assim, como muitos outros pacientes de câncer, ouvi bastante comentários idiotas enquanto me tratava.

 As pessoas não sabem muito o que falar, como falar ou mesmo se devem falar.

Além da luta contra a doença, os pacientes de câncer têm  que aprender a se blindar emocionalmente de certos comentários maldosos e cheios de preconceitos.

 Mas, tenho certeza que a maioria das  pessoas que cometeu esse deslize comigo, não fez por mal.

Ao contrário, estavam tentando me ajudar.

Porém, era claro que elas não  tinham nenhuma experiência com o câncer, queriam me consolar ou animar e não sabiam o que falar…

Hoje, depois que tudo passou acho até engraçado.

Mas confesso que na época tive que respirar fundo algumas vezes para não dar uma resposta malcriada para alguns comentários totalmente sem noção.

pacientes de câncer

Listei os top 10  comentários mais idiotas que não  deveria nunca ser feito para  pacientes de câncer :

1) Você vai tirar de letra…

Agora a medicina está avançada. Isso é como cuidar de uma unha encravada!

Esse foi o top 1 comentário idiota mais idiota que recebi. Não acreditei quando li essa mensagem vinda de uma amiga de academia que certamente não tem a menor noção do que é encarar um câncer e muito provavelmente também não sabe o que é uma unha encravada. O fato é que ninguém tira um câncer de letra! 

2) Cabelo cresce…

Paciente de câncer tirando a peruca

Cabelo é o de menos… Vai passar rapidinho! 
Tive que respirar fundo várias vezes pra não responder: ah, é? Então por que não se solidariza  comigo e raspa o seu cabelo também? 
E vamos combinar que um ano de tratamento não é rapidinho , né gente? 

3) O que você fez pra merecer isso? 

Gente, Deus não é um velho barbudo que ferra a vida de quem não faz por merecer, nunca tive dúvidas disso.

Ao contrário, consegui enxergar o amor de meu Deus e o Seu cuidado pela minha vida em cada etapa do meu tratamento, desde o diagnóstico e as cirurgias que fiz.

Mas esses comentários  cheios de preconceito atrapalham muitos pacientes de câncer a se conectarem com Deus! 

Porque eles pensam que estão sendo de alguma forma castigados por algo que fizeram, se sentem injustiçados e se rebelam quando acreditam nesse tipo de questionamento idiota! 

4) Que bom que você está ficando bem…

Tenho uma vizinha que lutou tanto mas não aguentou e morreu…
Tem que ser muito sem noção pra fazer um comentário desses pra pacientes de câncer. Mas pasmem! Escutei essas histórias  com alguma frequência!
Tudo o que não queremos escutar nesse momento é que alguém morreu de câncer!

5) Deus dá as piores batalhas aos seus melhores guerreiros!

 

No fim das contas, sempre que escutava essa frase clichê mal feita respondia sorrindo: Caraca! Então ele deve ter me confundido com a mulher-maravilha ! 
Comentário idiota, merece uma resposta mais idiota ainda… Hehehe!

6) Como você pegou isso? 

Pelo amor de Deus, câncer não é gripe! Não é uma doença contagiosa. É uma doença degenerativa e ponto.

7) Você está ótima ! Nem parece que está doente ! 

Preciso ficar com cara de quem está morrendo porque sou paciente de câncer? 

8) Câncer é magoa acumulada. Você precisa perdoar. 

No começo, até considerei essa questão.  Revi algumas pendências emocionais e resolvi cada uma delas. E isso me fez muito bem. 

Mas depois de um tempo em tratamento, eu já tinha pedido perdão até pro meu cachorro, e continuei recebendo esse conselho!

Percebi que eles vinham de pessoas bem intencionadas, mas que também não tinham a menor noção do que é um câncer!  

E o que é pior, esse comentário gera culpa no paciente! Só uma questão: Uma criança com câncer precisa pedir perdão pra quem?

9) Tenha fé, fique positiva que você vai se curar…

Nunca tive problemas com esse tipo de comentário porque sempre tive fé que me curaria e sempre fui uma pessoa muito positiva. 

Mas uma vez, conversando com uma amiga do peito que não conseguiu encarar a doença com o mesmo otimismo, percebi o quanto esse comentário ( bem intencionado) pode se tornar uma tortura psicológica para alguns pacientes.

Pois nele está implícito que se você não tiver fé não ficará curado! E isso não é verdade!

Na minha jornada, conheci pessoas com uma fé inabalável que não se curaram e outras que não estavam tão firmes na fé e hoje estão curadas.

Não existe uma fórmula exata,  não existe explicação, senão que existe uma Inteligência Maior que rege a vida e a morte : “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor.”

10) Fiquei sabendo do seu problema…

Esses comentários normalmente vinham sempre de pessoas que ficavam cheias de dedos para falar sobre a doença. Ainda existem pessoas que não falam a palavra câncer. 

E isso ainda acontece até hoje… Advinha a minha resposta:  
Problema? Que problema ? Não tenho  nenhum problema! Tive um câncer.

Depois de um ano ouvindo tanta besteira, desenvolvi uma técnica infalível para responder esses comentários sem me estressar, sem ofender, fazendo a pessoa se tocar do qual idiota é o seu comentário.

Assista ao vídeo e divirta-se!

E você ? Qual o comentário mais idiota que  escutou enquanto estava em tratamento ?



É com muita alegria no que anuncio que estão abertas  as inscrições para a Mentoria:

 Minha Alimentação Anticâncer 
DETOX TERAPÊUTICO

Esse é o meu acompanhamento de perto por 1 ano para te ajudar a transformar a sua saúde através da alimentação. 

CLIQUE em AQUI para conhecer mais detalhes e garantir a sua participação

⬇️⬇️⬇️

119 Comentários


  1. Nossa tenho uma amiga que não tem noção só manda no meu ZAP vídeo sobre a doença já pedi ela pra não mandar chega na minha casa já sempre falando viu quem morreu com está doença nossa e muito desagradável não tem noção


  2. Escutei tudo isso.
    Estou me preparando para falar com médica próxima quarta. Fui diagnosticada com adenocarcinoma endometrioide, baixo grau. Fiz biopsia endometrio pelo SUS.
    Estou na correria para fazer alguns exames e fazer a cirurgia indicada.(histeroctomia)
    Agradeço muito todo material que mandas por email, etc
    Você é um anjo enviado por Deus para nos ajudar.
    Muito Obrigada!
    Beijo no coração..


  3. Uma amiga minha disse você tinha um cabelo tão lindo. Como se eu tivesse cortado por escolha minha. Fiquei tão triste me lembro do meu cabelão


  4. O que tenho ouvido ultimamente que tem me irritado é, como você engordou, nossa tá muito gorda!


  5. A de número 7 ouço até hoje.E muito chato.


  6. Ouvi do rädiologista que eu era um caso de sucesso! por ter reagido tão bem ao protocolo!!
    Sucesso, poupem me!!


  7. kkkkkkkk
    Não é grosseria não! A gente tem que aprender a se blindar emocionalmente e se for o caso até mesmo se afastar de pessoas sem noção!


  8. Escutei tudo isso q vc mencionou Paty , até da família , aí um dia mandei um recado .

    Não quero mais saber quem morreu , me.poupem e nem de quem está doente hehehehe grossa né ? Mas funcionou ?
    Outro comentário ridículo é esse : Qdo não é para morrer , não morre ……tipo assim ?


  9. Depois que vc diagnosticada tenho que escutar que preciso ficar positiva,que apesar de ter câncer estou bem na fita ,que vou ficar com seios bonitos e outras coisas ,mais realmente não era o que queria . Não tive tempo de chorar ou outra coisa pq as pessoas me cobram o tempo todos que tenho que está bem por mim e por elas então penso não posso ficar triste e nem chorar isto é ruim pra mim pq carrego o câncer e ainda tenho que deixar as pessoas felizes e eu???


  10. Eu falei somente para familiares e amigos e todos graças a Deus me colocam bem para cima e nem ligo se por acaso alguem souber e me lançar uma destas listadas acima. Sei que as intençoes sāo boas, mas nem sempre a pessoa pensa no que esta falando, são frases ja montadas e bom senso, nem todos possuem rsrsrs. Eu ando de mascara medica nos lugares de muito movimento, mercado, shopping etc. Eu e minha filha chamamos a mascara de “Moisés” rsrsrs as pessoas abrem caminho para eu passar, acho o maximo, me divirto. Não problematizo nada, este éum monento que estou passando e luto para ficar curada, mas sem perder o bom humor.


  11. Também ouvi muitos desses que você citou, mas pra mim o pior foi ter ouvido “É minha filha, infelizmente essa doença não tem o quê fazer, ela mata mesmo!” Infelizmente, ouvi isso dentro da minha casa, uma velha amiga da minha mãe que foi me fazer uma visita, antes não fosse! Mas, Deus é mais e me deu bastante sabedoria para lidar com esses comentários! Beijo Pathy ??


  12. A minha pior foi essa, “nossa como vc está bem, minha irmã não durou 3 anos “,falei “nossa 3 anos da tempo de muita coisa ainda, pensei que morria amanhã. (Falei mesmo )


  13. Eu já ouvi ” E ai está bem? Pelo menos ta viva né! ? ”
    Nossa esse comentário me dxou muito xatiada.


  14. Olá meninas…post antigo mas espero que ainda possamos nos comunicar.Sou oncologista e passei junto de uma pessoa querida que teve câncer.Estes comentários são bem inoportunos mas se relacionam ao desconhecimento e ao medo que as pessoas têm da doença.Acredito que a maior blindagem é o conhecimento do que é,como ocorre,o curso individual de cada doença .Alem de saberem a fragilidade que está doença e o tratamento causam e piora com o tabu inerente da sociedade.Gostaria de saber o que vcs acham sobre as informações transmitidas pelo médico.Ha incômodo,como receberam estímulo ou falta deste do seu oncologista?Acho que seria bastante interessante podermos saber sobre esta relação delicada e íntima.Beijo a todos e podemos trocar experiências,dúvidas…Eliana


  15. Oi desculpa mas confesso que não sei o que dizer,nesses momentos perdi 3 amigas a muito tempo,e agora tenho um tio e mais 4 amigas,estou tão triste de ver eles sofrendo,oro clamo a Deus pela cura e força pra eles,mas gostaria de aprender o que falar pra ajudar,pois pelo contrário eu tenho medo de cometer estes comentários, ai me afasto fico acompanhando mas sofrendo muito junto com a família, sem que eles saibam ,me ajude pois a família toda sofre e amigos tbm.


  16. Tive câncer de tireóide, o que ouvi foi? Ah fica tranquila que de todos os cânceres esse é o melhor…? E há algum tipo de câncer melhor??


  17. Eu escutei uma quando descobri! Foi: como vc não viu isso antes sua Loka??? Vontade de resposta: Ah sei lá, queria deixar ele crescer e engordar um pouco 🙂 saco


  18. Uma pessoa me disse que isso foi um pecado cometido no passado kkkkkk. Claro que nao fui grosseira mas se isso for dito a alguem sem muita estrutura ou sem convicçao de seus atos e fe acaba abalando a pessoa kkkk mas to bem graças a Deus e dessas dez ja ouvir todas e ainda aqela “eh tao nova tadinha” kkkkkkk


  19. Meu marido foi diagnosticado recentemente. Fez a cirurgia há cerca de um mês, ainda não sabe o tratamento ao qual será submetido. Eu vivo dias de pura angústia, o medo me consome. Já me disseram que “isso é falta de fé, quem tem fé não tem medo”. Fiquei me sentindo a mais ateia das criaturas. ?. Um amigo dele falou no whats “assim que você sarar (sem a “patroa” saber) vamos (e mandou um monte de emojis de cerveja). Como se a prioridade na vida do meu marido fosse tomar cerveja. Como as pessoas são sem noção total!


  20. Desse jeito, exatamente isso!
    Outro comentário que ouvia sempre, “nossa como ela é linda, e tá com isso” quer dizer que se eu fosse feia podia adoecer!? Kkk
    Outro que me deixa nervosa e quando perguntam o que fiz com o meu cabelo, pq agora graças a Deus ele já tá crescendo, mas tá estilo Joãozinho ainda, e as pessoas chegam até fakar ” o que vc fez com o seu cabelo!?”. Isso me deixa muito nervosa, nessas circunstâncias acho melhor calar, se não sabe o que dizer.


  21. Eu odiava ouvir a frase “vai passar”. É óbvio que vai, só que essa frase sempre me irritou muito pq a vontade de responder era: ” vc fala isso pq não é vc q tá passando”…..Amei as suas idiotices que vc ouviu….ri muito das suas respostas…. é assim mesmo….bjs cris


  22. Dias desses, ouvi a pior de todas????…. que eu estou em conflito com maus espíritos… que estou com dor psicológica… que eu deveria ser mais forte… há três anos, uma dor me levou para o pronto socorro…. onde do nada, fui diagnosticada com um Câncer raríssimo e de graul 4. Quarto meses depois, apareceu no pulmão, fiz cirurgia de pulmão e em seguida a quimioterapia… todos os médicos não cansam de dizerem que sou um milagre para a medicina! Com o acúmulo de tudo isso, além de uma série de outras consequências, ouvir de pessoas fanáticas que estou numa batalha contra os espíritos malignos…. e dores psicóloga! É de morrer de piedade dessas pessoas tão alienadas pela ortodoxia religiosa! Mas não tenho dúvidas que somos capazes de nos tornarmos muitíssimos melhores como pessoa humana!


  23. Descobri um carcinoma lobular invasivo na mama esquerda em Agosto de 2017. Na verdade o que mata são os comentários idiotas sobre o câncer, e sem contar o jeito q chegam abraços prolongados com afagos, muitas das vezes fui grossa e saia de fininho. Outros perguntavam fiquei sabendo q vc operou, vai precisar de quimioterapia? Da vermelha, se sim ja fazia aquela cara tipo é “ta ruim hein” rsrs
    Eles antecipam o diagnóstico, se vai precisar de radioterapia TB. Já disse de forma irônica eu não queria está com esse nódulo e VC já me antecipando tudo assim? Q isso hein? Vamos com calma.
    Hoje meu Oncologista liberou vou continuar com tamoxifeno por cinco anos.


  24. Quando o cabelo começou a crescer após a quimio, passei por uma situação que fiquei com dó da pessoa que fez o infeliz comentário à minha filha de 9 anos em um supermercado: ” Por que você deixou sua mãe fazer uma desgraça dessa no cabelo? O cabelo dela deveria ser igual ao seu…”


  25. Oi querida, não adianta se chatear porque você vai continuar ouvindo…rsrsrsrs.
    Leve com humor que o fardo fica mais leve de carregar. Beijão!


  26. Já ouvi todos esses comentários sem exceção, fico muito chateada, sou uma pessoa positiva, mas algumas pessoas só atrapalham.Acham que eu já estou bem, pois não fico chorando, me lamentando. A frase que mais ouço: “Nem parece que tá doente”…tudo porque eu dou risadas , gargalhadas. Não sabem que eu tenho um momento só meu. Só meu.


  27. Olá. Tudo bem?
    Percebi que sim e sempre. Parabéns.
    Tive a sorte de encontrar sua página. Muito muito bom.
    Me identifiquei em tudo que li. E o mais importante para meu marido que leu e entendeu que o que reclamo é esperado.
    Um beijo


  28. Eu sempre fiz desporto ao ar livre durante o tratamento e diziam: “ela se tivesse cancro não andava na rua”… ou então ” tem cancro e anda ai de calções”


  29. Parabéns pelo ótimo texto!
    São muitos sentimentos que rondam.E as pessoas às vezes com a melhor das intenções nos atingem.
    Estava com.mru grupo de amigos num barzinho e generosamente pedi uma pizza cortada à francesa.So uma pesdoa aceitou um pedaço.
    O estigma vem disfarçado e como vc disse com chavões: em w ser forte, tem q se amar ( este p mim é o pior dos chavões).Sou psicóloga e Psicanalista e nunca entendi estas frases feitas.
    Enfim, parabéns pelo seu ótimo e profundo texto.


  30. Ah é muito complicado tudo isso, ouço comentários completamente sem noção e outros muito maldosos, no dia da minha cirurgia tinha uma senhora na cama ao lado e me dizendo sobre a amiga que não tinha sobrevivido, da pra acreditar, disse que eles pediam a Deus pra que a amiga morresse de tanto sofrimento, ali sim tive vontade de mandar aquela criatura ir pastar aff,mas de resto consigo lidar bem com as situações.


  31. Eu tenho apoio de minha família

    Literalmente. Graças a DEUS SENHOR


  32. Realmente é muito difícil dizer alguma coisa mas eu sempre digo ao meu sobrinho que no início não aceitava o tratamentos que o meu amor ia curar ele ,ele vem melhorando e aceitando cada dia mas acho que o amor cura e não segue nenhum tipo de religião diferente da fé.


  33. – Ué você não gosta de você ?!
    – Vc fica tão linda careca….
    – Vc já pensou com quem vai ficar seu filho (essa foi a pior!)
    – Vc não tem fé…
    – Deus não dá uma cruz maior do que podemos carregar.
    – Você precisa se perdoar…


  34. Verdade!!!!! Uma funcionária minha que tinha sido contratada quando iniciei o tratamento e já estava careca, ao ver fotos minhas de antes do tratamento, exclamou: Nossa! Como você é bonita!!!! Também achei graça porque vi que ela não falou por mal.


  35. Nossa!! Você tem (teve) câncer?! Mas não fez quimioterapia, não perdeu cabelo … Opa! Então um comedocarcinoma hormonio dependente não tem importância se não fiz quimio … ah! Você só fez radioterapia … santa paciência!!! CA de mama diagnosticado é CA de mama!!!


  36. Foi triste e engraçado, o comentário foi de minha empregada, ela disse que ainda bem que eu já tinha aproveitado muito a vida, se morresse, tinha sido feliz! Primeiro fiquei chocada, depois acabei achando graça da ingenuidade do comentário dela, pq estava comparando minha vida com a dela. Mas quem quer morrer com 55 anos?


  37. Nossa eu quando cheguei na 6 e última ,já não estava aguentando mais. Já entrava na sala vomitando antes mesmo de toma lá na veia. Se a 6 não fosse a última com certeza só Deus me daria força pq eu já não tinha mais. Amiga peça força a Deus com certeza ele irá te fortalecer


  38. Olá, Patrícia!
    Li com muita atenção o seu post. No entanto, acho que seria bastante valioso se vc pudesse publicar algo semelhante, porém com outra perspectiva. Exemplo: “Os 10 comentários mais inteligentes que os pacientes de câncer deveriam escutar”.
    Ansiosa pela tua resposta.


  39. Oi, fiz tratamento (QT) para linfoma não hodgkin a dois anos atrás. Graças a Deus fui curada, hoje faço só acompanhamento.
    Tenho dúvidas e todas as vezes que vou ao médico esqueço de perguntar.
    É que detesto depilar pernas e gosto demais de usar vestido, shortinhos, macaquinho, etc…
    Será que posso descolorir pêlos?


  40. A minha experiência não foi só comentários.
    Estava num shoping e encontrei um amigo.
    Ele perguntou como eu estava, mas ficou olhando fixamente para os meus seios, como se procurasse algo.Me senti péssima!


  41. sou professora a pergunta mais idiota que ouvi foi acho que vc passou algum nervoso muito grande por isso o motivo de estar com câncer vc tem que ser mais calma.

    a outra vc esta comendo alimentos embutidos pare , dai eu respondo por que vou ter câncer com ele já estou , sei que devemos cuidar da alimentação porém não passo vontade quando quero comer algo não fico pensando na doença pois com ela já estou.


  42. Poxa vida!
    Eu mandava ela embora!
    Que coisa…..


  43. Eu acho fundamental, porque é quando percebemos que não somo nenhum ET. Muitos viveram e sentiram o que nós sentimos. Beijão!


  44. Olha já ouvi todos esses comentários mas realmente oque falta para as pessoas é conhecimento. Eu mesmo sempre tentei ajudar da minha maneira nunca me aprofundei muito sobre o assunto. Hoje eu entendo como é importante estar em contato com pessoas que estão ou ja terminaram o tratamento.


  45. BOA NOITE ACHEI TUDO MARAVILHOSO E FIQUEI MUITO FELIZ E MUITO EMOCIONADA AO LER CADA MATERIA DE VARIOS ASSUNTOS DIFERENTES ,TIRANDO NOSSAS DUVIDAS E COLOCANDO NOS A PAR D E MUITAS COISAS QUE AINDA NAO SABIAMOS E ISSO AJUDOU MUITO .MAS MUITO MESMO ! DEUS A ABENÇOE GRANDEMENTE POR TAMANHO AMOR DE QUERER AJUDAR HA OUTRAS PESSOAS QUE PASSARAM E QUE AINDA ESTAO PASSANDO POR ISSO ! AMAR E AJUDAR O PROXIMO FAZ COM QUE ALGO DENTRO DE NOS FLORESÇA,RENASÇA E SENTIMO -NOS VIVAS E FELIZES ,ALEM DA PAZ .VOCE E LINDA POR DENTRO E POR FORA ,O SEU OCRAÇÃO E LINDO! MUTO OBRIGADA ! FIZ CIRURGIA DE RETIRADA DE UTERO ,OVARIOS E TROMPAS E FIZ QUIMIOTERAPIA DURANTE UNS SETE MESES MAIS OU MENOS .


  46. Oi Patrícia,

    estou começando a acompanhar seu blog agora, estou tratando um linfoma de hodgkin. Com relação aos comentários mais sem noção que recebi, um foi bastante peculiar, ao informar para minha equipe o trabalho que iria me afastar por um tempo para me tratar uma das pessoas que trabalham comigo no final do dia me abraçou, desejou que eu fosse forte e que no pior seria bom pra perder uns quilinhos, ficar mais bonita. kkkk


  47. Boa noite! Nossa estou revivendo um pouco da descriminalização e do preconceito em que vivi,pois ouvi todas frases citadas acima.
    Como também a princípio muitos os quais tinha por eles enorme carinho,disseram que era mentira minha que eu estava fazendo drama, que câncer não dói … Enfim fiquei tão mal com td isso… Achava d+ também pessoas colocarem nas redes sociais estou com VC, mas na realidade nunca me deram um telefonema e alguns quando me viam vigiam que não me viam…


  48. No dia do casamento da minha filha, estava careca, inchada, com minhas unhas quebrando, mesmo assim estava lá firme e forte. Toda arrumada e muito feliz…Até que lá pelas tantas o imbecil do meu sogro bêbado como um gamba, comentou com alguns amigos meus que estava na festa ” vou puxar a peruca dela”
    Isso me deixou tão magoada, que simplesmente cortei relação com o sujeito até hoje
    Não sinto a menor falta de gente assim na minha vida
    Ah hoje já estou totalmente curada, com meus cabelos crescidos e já se passaram 2 anos do fato
    Boa sorte a todas e com certeza isso vai passar…
    Bjs


  49. Pensamento positivo, fé , crer em Deus, o sêr humano, alguns ñ sabem o que falar , é melhor ficar quieto e respeitar


  50. Comentário de estranhos Vá lá mas de familiar é bem doloroso. Quando fui diagnosticada com câncer de útero grau lll, fui na casa de um irmão que eu achava que se importava comigo e contei do diagnóstico. O comentário foi :isso não importância não faz a operação e pronto. Saí de lá super decepcionada com a acolhida de meu desespero.


  51. Querida,
    apenas seja sincera. Diga que não sabe o que dizer, mas que elas podem contar com você sempre. E o mais importante: Esteja presente. É disso que precisamos quando estamos em tratamento. Fique firme!


  52. Olá guerreiras , já ouvi quase todos esses, tenho 34 anos descobri o câncer de mamã em outubro do ano passado e vou neste mês para cirurgia bilateral se Deus quiser, ?passei por 4 sessões da Vermelha e ha um mês atrás terminei 12 sessões da branca…ufaaa que jornada….kkkk até aqui Deus tem me sustentando ?.Agora o pior comentário para mim foi da tia do meu esposo dizendo que estava passando um trabalho com a nora dela, que a chateação era pior que uma doença ( querendo fazer a comparação do que eu e ela estávamos vivendo) Ela não tem noção do que é enfrentar o câncer ?Bjos à todas e Deus é Maravilhoso Sempre?


  53. Vdd. Temos duas irmãs e nossa mãe em tratamento. Como é dolorido vc ter q segurar um choro sufocante e segurar a mão de sua mãezinha e confortá-la. Eu q sempre fui fraca emocionalmente de uma hora pra outra tive q ser forte qdo o mundo desabava. É dificil, mto dificil. Até hj não sei oq dizer ao certo pra elas. Abraços e bençãos de Deus!!!


  54. Uma senhora chegou para mim, no supermercado,e perguntou se eu usava meu cabelo assim, pq eu gostava ou se estava doente?! Como assim?! Sem noção total!!!!


  55. Eu escutei muitos comentários. Um deles. Cancer nao tem cura. Voce nem parece que esta com cancer. E outros


  56. Oiii a gente ouve cada uma ouvi duas coisas que me fizeram chorar.
    esse seu câncer ta parecendo gripe logo passa e a outra foi tem certeza que é câncer ta parecendo aids.
    no momento é mt digicil.to na 3 quimio vermelha mas ja consigo rir de alguns comentarios pq me blindei a esse tipo de gente.


  57. Nossa vc é uma guerreira !!! Vc é forte vai sair desta kkkkk


  58. Meu Deus! Meu Senhor! Fica com todos nós que estamos na luta contrair-se mal que é o câncer, nos ilumina e guarda contra qualquer palavra errônea dirigida a nós. Na maioria das vezes as pessoas falam asneirascpensando que estão ajudando. Ouvi muita abobrinha também, mas procurei sempre entender acinzentai de cada uma . ?


  59. kkkkkkkkk Desculpa, mas depois que passa, essas besteiras que a gente escuta são muito engraçadas! As pessoas não têm a menor noção do que dizem!


  60. A pior que ouvi foi de minha empregada! Disse ela quando soube do câncer na minha mama: ainda bem que vc jã viveu muito, se morrer, já aproveitou a vida!
    Tinha 56 anos. Hoje morro de rir, mas na êpoca fiquei mal com isto. É muita ignorância!!!’n


  61. Pois quando uma amiga me diz o item 7, fico feliz, pois ODEIO esse câncer de mama, que foi um atraso de vida para mim. Para evitar comentários idiotas, só saio quando necessário usando peruca MUITO convincente, que para mim é um meio de inclusão. Mas quem tiver coragem, não ligar e se sentir bem com sua carequice, saia assim, mas esteja preparada para os olhares de pena e recriminação. Aceite: nossa sociedade é PRECONCEITUOSA.


  62. Nossa!! Como você deixou isso acontecer? Mas vc heim???
    Esse foi o comentário que mais me irritou!
    Teve tbm: bola para frente que atrás vem gente…e a pessoa mudou de assunto.
    E este: haaaa, este teu câncer parece diabetes, pq vc tem há um tempao e vai levando… O detalhe é que já fiz 3 cirurgias rsrsrs


  63. A pior coisa que eu ouvi foi uma pessoa da familia que chegou em mim e disse: Nossa to com uma dó de vc , vc vai sofrer tanto!!!!Eu fiquei tão passada que fui obrigada responder, não querida Deus vai me dar força o suficiente pra vencer essa batalha.


  64. Oi meu amor tudo isto, escutei também te falo com toda sinceridade. q não mim afetaram hoje já mais irei falar para nninguem as coisas que escutei passei por toda essa experiência a única serteza, que samos fortes e guerreiras , e temos um grande Deusssss que nós, ama beijos guerreira.


  65. As mesmas coisas que falam para mim.
    Iguais ,desse mesmo jeitinho
    Falam: uma amiga minha não resistiu, essa doença é nojenta, ela se espalha rápido.
    Nossa ,,fico olhando pensando será que essa pessoa é minha amiga mesmo.
    Mas isso não me afeta. Deus fará o q ele quiser na minha vida ,estou tranquila.


  66. Em novembro/2011 tive câncer de útero… só descobri pq sentia fortes dores( tipo pro nenê nascer) contrações horríveis… papanicolau normais diria até que perfeitos kkk os exames normais ( ultrassom,papa,sangue,toomografia pélvica) e as dores aumentando… ele só foi descoberto através de uma suspeita numa ressonância aí que fiz a colposcopia c biópsia… câncer invasivo estágio 3 fiz a cirurgia histerectomia radical( retirara útero,ovarios,trompas,1/3 de vagina e os. Linfonodos sentinelas) confirmado fiz radioterapia braquiterapia e a quimioterapia branca kkk minha alta dos 5 anos seria no ano que vem 2017 mas para minha surpresa nuuma mamografia de rotina Bi rads 4… lá vou eu novamente… biópsia aguardar resultados… cirurgia… e tratamento afff pq que tem essa rotina tão dolorida? Tão cansativa? Pq já não vamos para os assuntos diretos? Acho que é isso que me abalou… mas passei por um passo com certeza por esse também!


  67. Oi Ane,
    É difícil pra todos nós! Quando alguém está com câncer, toda a família adoece junto. O importante, é você ser sincera e abrir o seu coração como você fez aqui, vale até falar que é difícil pra você também e que você não sabe o que dizer. Tudo o que queremos nessa hora é sabermos que temos com quem contar. Beijão!


  68. Ola, querida!

    Entendo muito bem sua colocação. No entanto, acredito que de todas as inúmeras frases citadas aqui e tantas outras que não descrevestes, não foram no propósito de magoar, ofender.
    Eu sou FAMILIAR de dois pacientes com câncer e muitas vezes eu não sei o que lhes falar.
    É muito difícil ser O FAMILIAR também. Ser a pessoa que leva às consultas e aos exames. Ser quem compra e administra os remédios e cuida da alimentação. Ser quem, de alguma forma, zela pela saúde emocional e psicológica do paciente. Ser quem ouve as lamentações de um paciente amedrontado pelo câncer. Quem vê seu ente querido chorando de dor. Quem escuta os soluços de um choro rompante. É muito difícil lidar com quem, por vergonha, já não aceita sair de casa. Sim, eles precisam e existe o apoio de um profissional para administrarem tudo isso. Sim, esse mesmo apoio é estendido a nós, familiares. Mas, da mesma forma que em algum momento isso de nada vale pra vocês pacientes, para nós familiares também. E, com tudo isso, ainda temos que saber o que dizer, como dizer.
    Confesso, eu ainda não sei.


  69. Fico muito feliz em saber que estou te ajudando! Eu também, quando estava prestes a acabar os meus ciclos tive vontade de jogar tudo pro alto… Mas acredite em mim, vai passar! Fica firme! E quando acabar, comemore muuuuuito! Beijão!


  70. Oi Andreia,
    Fico muito feliz em saber que você já está conseguindo rir dessa situação. Isso é um excelente começo! Espero que tenha corrido tudo “bem” na sua quimio. A primeira QT a gente nunca esquece…rsrsrs E a Ultima também, diga-se de passagem!
    Espero de coração que o meu blog possa te ajudar a vencer esse desafio com leveza e que você consiga usar o câncer como uma oportunidade de crescimento pessoal. Acredite, é possível!
    Um beijão da sua amiga de destino! Paty


  71. Patricia já dei boas risadas com o seu blog, que alias foi indicação da minha filha na tentativa de me deixar menos encucada. Tenho 43 anos e amanha 12/02 começo minha quimio e não tem coisa mais pentelha do que os outros acharem que voce está sendo neurótica em querer tomar cuidado com a sua imunidade, sua pele, sua comida … Voce que tem ou teve o cancer é o fresco sabe? E estas frases sem noção são as piores… mas a mãe do funeral superou todas! Moro em Copacabana e outro dia resolvi colocar um lenço na cabeça e ir andar no calçadão em pleno feriado de carnaval, quis sentir o quanto ET eu pareceria qdo a quimio me deixasse careca, bizarro… uma cidade onde as pessoas andam peladas e diga-se de passagem o carnaval 2016 foi o mais nojento com direto a sexo oral entre homosexuais em Ipanema, ter gente me olhando por causa de um simples lenço a ponto de passar por mim e fazer o sinal da cruz é uma inversão de valores sem precedentes. Sentei para tomar agua de coco e chamei mais atenção do que o casal que se engolia logo a frente, uma mulher passou por mim e voltou querendo me entregar um santinho dizendo: “A paz do senhor” enquanto eu segurava o coco na mão, gente… eu só estava com o lenço na cabeça, nem comecei o tratamento, e se o lenço fosse minha alegoria de carnaval? que falta de noção das pessoas!!! bem… estou adorando seu blog e aos poucos saindo da fase de raiva por passar por isso, para a fase aceitação e aprendizado. obrigada pela gostosa leitura :*


  72. a gente ouve tudo isso e muito mais, mas como você diz, na maioria das vezes a pessoa não faz por mal, nem se dá conta, ela quer te confortar. Estou no segundo ciclo da vermelha, já fiz 12 ciclos do taxol (esse tirei de letra….), está difícil, os efeitos me deixam muito mal. Já tive vontade de desistir….meu marido diz, só faltam 2, já vai passar….parece que não passa. Gostei de ler tudo aqui, isso tem me ajudado, …


  73. Essa história de culpa e magoa acumulada e tão tolo. Cachorro tem câncer gente. Pra quem ele pede perdão?


  74. Hola me ah pasado que usaba peluca y después como mi pelo crecio cortito pero para mi era una super cabellara .
    La.gente me mirabs como si fuera un extaterrestre comi si fuera lamunicaben el mundo con pelo corto, sin importar por todo lo que los pacientes con cancer tenemos que pasar encima de todo lidiar con miradas se pasan!!! u yo pensaba hay personas que se hacen cualquier cosa en la cabeza y no las miran.
    Si usas peluca por que usas peluca si usas pelo corto por q ue usas pelo corto, si te pelas por que te pelas.


  75. você não precisa dizer nada… Seja sincera e diga até mesmo que não sabe o que dizer, diga que ela pode contar com você , dê um abraço e esteja presente na vida dessa pessoa. Isso é tudo o que um paciente de câncer precisa e deseja ; )


  76. Faltou aquele dentre tantos outros: “Coitada, tão nova”. Com esse vc fica pensando: “Meu Deus tô morrendo”. Hehehehe. Bjo!


  77. Eu ñ sei oque devo dizer a uma pessoa q está com cancer
    A não ser coloca-la em minhas oraçoes. Pedir a Deus q cuide dela.


  78. Eu quando comuniquei a familia, a mimha mãe chorou muito. E logo foi fazer um plano funetal.


  79. Oi amiga, eu ouvi muitos comentários, como esses que vc citou. Mas o que mais me chateava era o preconceito das pessoas, de não deixarem eu segurar ou tocar em crianças. Uma vez eu estava na fila de açougue, e a mulher que estava na minha frente, segurava uma criança, que me olhava e ria pra mim, eu acariciei a mão da criança e ela rapidamente me olhou com a cara feia e saiu da fila. Me senti muito mal aquele dia. Sem contar que no ônibus ninguém sentava ao meu lado. Até hoje escuro, as pessoas falar pra mim : nossa como vc tá bem! Pena que essa doença volta sempre. Quando vc pensa que está curada, ela volta e te mata,com fulano e cicrano, foi assim. segravem noção ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *