Por que os cabelos caem com a quimioterapia?

Tenho lido muito sobre o assunto. E volta e meia me perguntam: por que os cabelos caem com a quimioterapia?

Ou mesmo tentam me consolar dizendo que tem tipos de quimio que o cabelo não cai.

É verdade, mas, não no meu caso.

Então, respondendo as perguntas mais comuns:

Os cabelos caem com a quimioterapia porque o objetivo desse tratamento é matar todas as células de crescimento rápido, como as do câncer que estão em nosso organismo.

O problema é que a quimioterapia, mata não só as células malignas, mas também as células boas, como por exemplo as unhas e o folículo piloso, responsável pelo crescimento dos cabelos.

Nem todos os tipos de quimioterapia fazem o cabelo cair.

No entanto alguns tipos de câncer, como o câncer de mama, linfoma e leucemia têm como efeito colateral a queda do cabelo.

Neste caso, a quimio causa uma inflamação no folículo piloso e a partir daí os cabelos começam a cair.

No meu caso, fiz a primeira quimio (vermelha) e em torno de três semanas, conforme o meu oncologista explicou, comecei a sentir dor no meu couro cabeludo. Até o vento incomodava, e uns três dias depois os cabelos começaram a se jogar.

No começo fiquei triste e tensa. Mas depois de duas semanas de cabelos suicidas, da angustia de me imaginar careca (até insônia tive).

Decidi seguir o conselho de um amigão e de outras carecas solidárias e abreviar o meu sofrimento encarando de frente o que seria inevitável. Afinal, já tinha encarado coisa muito pior: O diagnostico da doença.

O que posso dizer às amigas que como eu ainda têm dificuldade de se desapegar do cabelo?

Primeiro: nem doeu… Rs.

E segundo: O nosso medo torna as coisas piores do que na verdade são.

 
Por que os cabelos caem com a quimioterapia
Por que os cabelos caem com a quimioterapia
corte kiwi
Por que os cabelos caem com a quimioterapia

Quero agradecer a toda a minha equipe, especialmente a minha atual hair stylist Gorete Nunes… Rs

(já que todas as outras amarelaram), por me apoiarem e transformarem um momento triste em algo leve.

Fizemos até um curta-metragem  pra vocês se divertirem…rsrsrs

Saber me maquiar foi fundamental para que eu superasse a vergonha por estar careca.
Aliás, foi com a ajuda da maquiagem que eu consegui me gostar e ter autoconfiança para sair na rua sem me importar com os olhares de pena.
Se você quer dar um UP no seu visual . mas não entende nada de maquiagem…
Se você, está se sentindo péssima com sua aparência e sente que desde o diagnóstico a sua Autoestima foi parar lá no dedão do pé, eu posso te ajudar!

CLIQUE AQUI e saiba como.

.
.

16 Comentários


  1. Descobri um câncer de mama em janeiro desse ano e desde abril estou fazendo quimio, terminando as brancas e depois tem as vermelhas e por último a cirurgia! Seus vídeos e postagens tem me ajudado muito a superar e entender o que está acontecendo! Estou tentando levar uma vida quase normal, trabalhando, sou professora, faço caminhadas e procuro me alimentar de maneira correta, estou com os cabelos bem ralinhos e graças a Deus ganhei uma peruca idêntica aos meus cabelos e é assim que saio na rua, não consegui me adaptar aos lenços! Fé em Deus que vou vencer!!


  2. Eu tive câncer no calcanhar tive q fazer a amputação da perna esquerda abaixo do joelho. Vou precisar fazer quimioterápia p prevenir que nao volte. Tudo muito assustador.


  3. Patrícia, boa tarde!

    Tenho te seguido aqui no face, lendo suas matérias que me são muito úteis e me ajudam muito também.
    Descobri o câncer na mama esquerda no final de março deste ano e em julho operei, fiz a mastectomia total desta mama e o esvaziamento da axila.
    Parte do meu braço está ainda muito dormente isso é normal? Essa é a minha dúvida, estou fazendo fisioterapia para soltar o ombro, pois já sofria de capsulite adesivo no ombro.

    Bjinhos

    Um forte abraço e muito obrigada por suas contribuições

    Edilza Feliciano


  4. Oi descobri o câncer de mama a 2 meses não fiz a cirurgia ainda comecei pela quimio fiz a 1a duas semanas meu cabelo tá caindo mas bem pouco mas é como vc disse isso não é nada o importante é a cura Deus no comando


  5. A queda de cabelo afeta no inicio,mas depois,para mim tornou se irrelevante,diante dos problemas que encaramos ao longo do tratamento.Um beijo Pat ?Ti adoro .Seus ensinamentos são uma dádivas!


  6. Boa tarde, descobrir o câncer de mama a três meses, já fiz a cirurgia e ainda não comecei o tratamento, realmente tudo isso é novo para mim.mas com a ajuda de Deus e da família vou vencer abraços.


  7. Tenho seis meses de tratamentos, pedir os cabelos na terceira semana, como ja estou acostumada ter cabelos curtos , não estranhei muito, pois só ligada mais as unhas , grandes e pintadas,até disse para minha medica Dr.Deise”posso perder os cabelos mais as unhas não deixarei de fazer”,ela deu risada me avisou para que a manicure não tira o famoso”bife”, mas como sou manicure não tiver neum problema com isso, e também graças a Jeová Deus meu tratamemento não me afetou em nada, continuo com minha vida normal ( a única coisa que me deixou sentida foi a perda do emprego), mais confio em Jeová Deus que todas as mulheres que tem câncer com bom tratamento e uma boa equipe pessoal , e a junta médica teremos a cura definitivo(meu tratamento e no Instituto do câncer Dr.Arnaldo).
    Bjs.


  8. Olá descobri que estou com câncer de mama e realmente td que vc posta tem me ajudado bastante mas comecei fazer a quimioterapia feia 3 desse mês e meu cabelo ainda não caiu diz meu médico que eles vão cair, pra mim td e novo e assustador, mas sei que o cabelo cresce mas não é fácil


  9. Também passei por isso , mas o que importa é que estamos vivas, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *