Benefícios da Melancia para a saúde

A melancia é uma fruta saborosa e refrescante do nosso país e uma das delícias do verão!

Além disso, pode ser muito benéfica para nossa saúde, pois contém vitaminas B1, B2, A e C, além de cálcio e fósforo, que garantem betacaroteno, licopeno e glutationa, que são antioxidantes e protegem o organismo contra o envelhecimento precoce, a oxidação das células e contra o câncer.

Além disso, a melancia também contém quantidades moderadas de potássio, um mineral essencial para o bom funcionamento de todas as células do corpo, órgãos e tecidos. Outro fitoquímico importante presente na melancia é chamado citrulina que é convertida em arginina, um aminoácido importante na entrega de nutrientes para o músculo.

melancia-alimentos-anticancer-dascoisasquetenhoaprendido-3

O gosto adocicado da melancia vem da frutose, açúcar natural fonte de carboidrato que funciona no organismo como um estoque de energia, ajudando no ótimo funcionamento do cérebro, nervos, medula óssea e nos glóbulos vermelhos. Também é importante na hidratação corporal, já que é composta por aproximadamente 93% de água.

Além dos benefícios da melancia, as sementes da fruta também não devem ser desprezadas, pois apresentam propriedades nutricionais que fazem bem para a saúde. Elas são ricas em zinco, mineral que ajuda a aumentar a imunidade do organismo e em ácidos graxos, que contribuem para o bom funcionamento do metabolismo regulando os hormônios.

Comer melancia é uma ótima forma de conseguir estas vitaminas de uma forma natural.

Veja abaixo os benefícios da melancia para a saúde

→ Previne o aparecimento do câncer

O câncer é muitas vezes causado por processos oxidativos recorrentes, que lesam o DNA e provocam alterações celulares. A melancia possui uma substância chamada licopeno, cuja pigmentação atribui a ela sua coloração avermelhada.

O licopeno mostrou-se ser eficaz em conter os câncer de cólon, mama, próstata e de pulmão. Eles ajudam na manutenção adequada da força, fluidez e espessura na membrana celular, que por sua vez, combate qualquer doença prejudicial de entrar no corpo.

→ Fortalece o pulmão

A fruta fornece boas doses de vitamina A. Segundo a Sociedade Americana Torácica, o nutriente participa dos processos regenerativos dos alvéolos, pequenas estruturas do pulmão que atuam no intercâmbio de gases. A vitamina ainda ajuda a combater processos inflamatórios. Consuma uma fatia média da fruta para suprir a quantidade diária de vitamina A recomendada.

→ Aumenta a libido

Segundo pesquisa da universidade A&M (EUA), a parte branca da fruta é rica em citrulina. Esse aminoácido é convertido em arginina por enzimas, que atua na formação do óxido nítrico. Essa terceira substância relaxa os vasos sanguíneos e estimula a vascularização do corpo inteiro, incluindo os órgãos sexuais.

→ Combate a anemia

A melancia é fonte de ferro, mineral que ajuda os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio para todas as células do corpo. A anemia ocorre quando a falta de ferro prejudica a concentração de glóbulos vermelhos. A fruta é uma boa opção de fornecimento do mineral para vegetarianos e para atletas, que tendem a perder glóbulos vermelhos com mais rapidez.

→ Não provoca inchaço

A Melancia é Rica em sais de re-hidratação, electrólitos, como sódio, magnésio e potássio, que podem manter o nível correto da água no organismo. Para os mesmos atletas razão e muitos anormais de saúde consumir Sucos de Melancia para manter-se fresco e hidratado.

Por esse motivo, ela ajuda a eliminar água em excesso e ainda regula o pH do sangue por tabela. Outro benefício é que 90% da composição da melancia é água, que estimula os rins a trabalharem melhor e dribla a retenção de líquidos.

melancia-alimentos-anticancer-dascoisasquetenhoaprendido-2

→ Fornece energia

Isso porque a melancia é rica em vitamina do complexo B, principalmente a B5. Também conhecida como ácido pantotênico, ela ajuda o corpo a extrair energia dos carboidratos, das gorduras e das proteínas. Em outras palavras, ela atua na conversão desses nutrientes em combustível para que as atividades do nosso organismo sejam realizadas com perfeição.

→ Melancia Ajuda na Retenção do Nível da Água

A Melancia é uma excelente fonte de água. O Consumo de melancia ajuda na hidratação do corpo que reduz as tonturas.Além disso, A Melancia é Rica em sais de re-hidratação, electrólitos, como sódio, magnésio e potássio, que podem manter o nível correto da água no organismo. Para os mesmos atletas razão e muitos anormais de saúde consumir Sucos de Melancia para manter-se fresco e hidratado.

→ Previne Problemas Renais

A Melancia é uma rica fonte de potássio, que é útil para corpo desintoxicar as toxinas a partir do rim. Ele libera ácido úrico e reduz a formação de cálculos renais no rim tornando eficiente. Além disso o alto teor de água na Melancia ajuda no bom funcionamento dos rins.

→ Reduz Pressão Arterial

A Melancia é Fonte de magnésio e potássio que são benéficos na redução da pressão sanguínea do corpo. A Formação de praga nas artérias são impedidas e os carotenóides ajudar na prevenção de endurecimento das paredes das artérias.

→ Benefícios para Coração

A Melancia não contém gordura. É uma boa fonte de Vitamina C, beta-caroteno e licopeno. todos estes compostos ajudam na prevenção de problemas cardíacos relacionados. Eles ajudam na diminuição do colesterol mau (LDL) e impedir a acumulação de colesterol nos vasos sanguíneos.

→ Benefícios para Pele

A Melancia protege contra os radicais livres e, portanto, atua como um protetor solar e protege dos raios solares nocivos. A presença de vitamina C e antioxidantes, ajuda na prevenção do envelhecimento e várias questões relacionadas com a pele.


RECOMENDADO:

Mais de 100 receitas de Sucos Alcalinizantes para Fortalecer seu Sistema Imunológico, Desintoxicar seu Organismo, ter mais Energia e Saúde reunidas em um LIVRO DIGITAL.

2 Comentários


  1. sim. Eu tive flebite ( inflamação das veias que recebiam a quimioterapia) e o braço doía muito. Converse com seu médico sobre essa possibilidade.
    Durante os ciclos, peça para os enfermeiros colocarem o soro para correr com o taxol. isso ameniza a dor.


  2. Eu percebi durante quimio q meu braço onde tomo a quimio doe mas q outras parte do corpo ate sinto dor na mama q nao operei meu mastologista examinou a mama esta tudo bem porque sera q o braço da quimio doe mas vc sentiu isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *