O meu segundo ciclo de quimioterapia vermelha

Fiz o meu segundo ciclo de Quimioterapia vermelha ontem.

Graças a Deus correu tudo bem e ainda passei melhor que no meu  primeiro ciclo!

Estava apreensiva porque o meu oncologista havia me falado que cada ciclo é uma reação diferente e ainda existe a história do efeito cumulativo da quimioterapia.

Enfim, devo confessar que estava com um cagaço.

ciclo de quimioterapia

Encontrei um conhecido lá também fazendo quimio. Ficamos perplexos quando nós demos de cara!

No começo ele meio que demorou a me reconhecer. Ficou com uma expressão de: -“Te conheço de algum lugar…”

Perfeitamente aceitável. Afinal, eu estava careca e de boné. Minha mãe até comentou antes deu sair: “-não vai colocar um lencinho?” (Mais uma lição, quando a gente não escuta a mãe só se ferra…rs).

Mas eu estava com pressa e todo mundo na clínica sabia o que eu ia fazer lá, né? (esqueci de tirar foto minha, na próxima eu tiro)

Mas voltando ao meu conhecido, sabe aquela pessoa mais improvável de você encontrar em um lugar?

Ele também regula com a minha idade, não fuma, pratica esportes, super saudável.

Enfim: de fato, ninguém está imune ao câncer!

A única coisa chatinha que aconteceu é que a enfermeira não acertou o meu acesso de primeira e me picou duas vezes sem sucesso.

E é claro vou ficar com o braço roxo. E isso realmente tira o meu humor.

Afinal, ser picada não é a melhor experiência do mundo, e tenho que economizar o meu braço, ainda tenho outras  14 sessões de quimioterapia pela frente (agora faltam somente 2 ciclos de quimioterapia vermelha he!he!he!) .

Como fiz esvaziamento axilar,  só tenho um braço disponível para todo o tratamento.

Mas eu estava de tão bem, e o pessoal da clínica é tão carinhoso e atencioso que não liguei.

Então, ela chamou outro enfermeiro: Anderson (the best) que acertou de primeira!

ciclo de quimioterapia

Ficamos conversando durante o tratamento, eu, meu “cunha” (que foi promovido à motorista, segurança e enfermeiro), o meu conhecido e a esposa.

E se não fosse, eu e o conhecido estarmos recebendo medicação intravenosa, poderia jurar que estávamos em um barzinho.

Desse vez o tratamento foi mais lento, mas menos sofrido.

Lento porque a droga vermelha (dorrobixina) correu junto com o soro e queimou menos, acho que a branca (ciclofosfamida) também correu com soro. Não reparei porque o papo estava animado.

Ficamos conversando durante Mas dessa vez, tomei mais que um saquinho de soro junto com todo o pacote, e da primeira vez não cheguei a tomar a metade de um saquinho de soro.

E em segundo lugar, porque já sabia o que iria acontecer, não haveria surpresas, talvez um efeito colateral diferente.

Mas todo o processo eu já sabia como era. Estava mais segura e autoconfiante, apesar de ansiosa.

E me preparei melhor  para a batalha:
De manhã, tomei um café da manhã gostoso e nutritivo, fui para a academia, dei uma caminhada na praia para conversar com Deus, fiz Fisioterapia, voltei para casa e almocei leve.

Depois eu e meu cunhado, fomos rumo à clínica.

E um fato muito importante: mesmo sabendo que eu tomaria um remédio para enjoo na clinica, o tal pré-quimioterapia, já tomei o remédio de enjoo antes de ir para a clínica depois da quimio.

Me agarrei em minha fé, no carinho e dedicação dos familiares e amigos e fui!

E acho que essa fórmula está dando certo!

Quero agradecer de coração todo o carinho, os abraços, orações, palavras de conforto e motivação, sejam presenciais ou virtuais, que tenho recebido e dizer que faz toda a diferença e que me fortalece o meu espírito para vencer essa batalha.

Agora, foco na próxima quimioterapia. Que venha a terceira quimioterapia vermelha! vamos que vamos!!!!

Como tenho pesquisado muito na internet sobre o assunto (em sites confiáveis ) e tenho por objetivo de neste blog, além de desopilar o meu fígado, dividir a experiência e aprendizado que tenho adquirido durante a minha batalha rumo à cura.

Deixo um link do site oncoguia que explica tudo sobre os efeitos colaterais da quimioterapia vermelha.

15 Comentários


  1. Oi Nívea,
    Durante no meu tratamento não fiz suplementação, pois pode interferir no resultado da quimioterapia. Só utilizei probióticos recomendado pela nutricionista que me atendeu, pois tive muita constipação.
    Obrigada pelo carinho!
    Paty


  2. Boa noite, Patrícia!
    Descobri você numa breve pesquisa na internet e gostei muito do seu conteúdo.
    Ha 3 meses fui diagnosticada com CA oculto, estr-/progest. receptor, luminal B. ( soube hj sobre isso)
    Bom, hj tecebi meu 11 tratamento de Taxol, falta 1 e depois 4 vermelhas (A/C). Confesso q estou c um pouco de medo. Ja tive 3 apoios de nutricionista, apesar de que sempre me cuidei muito, sportes, alimentação, mas o estresse e para fechar meu BRCA 2 saiu positivo. Agora estou a espera de uma
    Medica holística para me ajudar a receber as vermelhas.
    Gostaria de saber se vc tomou algum suplemento de ajuda durante os seus tratamentos.
    Eu tomo omega 3 (a médica não concorda) , vitamina D, e probióticos. Eu li sobre 2 medicamentos que achei interessante a Coenzima 10 para proteger o coração e um outro para o figado.
    Também gostaria de saber o espaçamento entre as quimios vermelhas e se vc fez uso de adesivos de glóbulos brancos.
    Hj ela me disse q se eu fizer as vermelhas de 3 em 3 semanas o organismo recupera solo.
    Se eu optar fazer de 2 em 2 semanas vou precisar de receber glóbulos brancos.
    Estou muito ansiosa para a te ouvir. Eu hj busquei opinião do meu mastologista no Brasil, aguardando.
    Por favor, conte sobre suplementos durante a quimio vermelha, e ou, branca e como foi exatamente o tratamento c a vermelha, tempo, intervalo, análises clínicas, alimentação.
    Eu estou fazendo Plant Based e antes fiz 2 meses de alcalina e ha 15 anos era quase vegana, 2 x de carne por mês, era e sou ha 20 anos, 0 açúcar, 0 álcool, O glúten free, O lacteo…e não fiquei livre dessa tormenta q é o diagnóstico…bola pra frente, sou como vc. Porém não leio q mulheres fazem de 3 em 3 semanas , e sim de 2 em 2 . E sera que todas essas usam o adesivo para repor glóbulos brancos?
    Agradeço imensamente se vc puder me responder.
    Parabenizo vc pelo seu trabalho, blog, dedicação e resiliência, e determinação…que exemplo!
    Deus te conserve sempre assim, esclarecendo, e servindo ao outro com carinho e amor.
    Um abraço, Nivea


  3. Ola Path
    Meu nome é Cristiana tenho 39 anos ,menos de quatro meses uma mudança radical na minh a vida,hoje começo a fazer quatro das vermelhas,estou um pouco assustada depois quatro das brancas para depois fazer cirurgia. Tenho medo das reaçoes.


  4. Oi ..fiz a quadrantectomia e agora iniciaremos os 4 ciclos da vermelha de 15 em 15 dias e depois faremos as 12 sessoes semanais da branca,apos isso a radio e pra finaluzar a hormonioterapia..nfim,estou no inicio de td e com muita fe ..o seu blog e muito exclarecedor.Ficaremos bem minha cara!


  5. Ola!! Voce comentou sobre remedio para dor de cabeca, qual era?
    Quanto a quimio branca, ela e muito agressiva?
    Comente suas outras sessoes!
    Obrigada !!
    Deus abencoe!


  6. Boa noite! Estou com câncer de mama, ja em tratamento, na Segunda quimio vermelha, nossa passo muito mal, fortes enjoos,


  7. também tive uma séria homrragia no primeiro ciclo de quimioterapia e precisei tomar remédio. Acho que acontece com muitas mulheres, a quimio mexe com nossos hormonios. mas o importante é que passou! E assim como passou pra mim, vai passar pra você também! fica firme! beijão!


  8. Ola paty ! Estou na indo pra terceira quimio vermelha depois das quatro vermelhas as 12 brancas por semana! Depois radio e remedio mais e isso ai força na peruca e vamos seguindo que tudo ja deu certo!!! Minha menstruacao atrasou e tambem tive hemorragia pensei que estava morrendo mais passou estou aguardando a consulta com minha onco pra conversar com ela bjs meu nome


  9. Oi querida! Também tive câncer de mama e fiz quimio e rádio,passei muito mal em todas as quimio foram 29 :foi horrível,mas graças a Deus Estou aqui tomo o tamoxifeno 10 anos um tratamento bem forte,e fiz retirada das 2 mamas , estou bem beijos


  10. Ótima as suas dicas .Precisava mesmo disso. Estou num terceiro câncer (tireóide,ovário e agora de mama.Já venci dois vencerei o terceiro ,com a divina luz de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *