10 atitudes valiosas para te ajudar a elevar a sua autoestima durante o tratamento de Câncer

A autoestima durante o tratamento de Câncer é um assunto muito recorrente.

Será que elevar a autoestima dos pacientes oncológicos é mesmo tão importante? 

Nesse momento, não devemos focar simplesmente no nosso tratamento e cura?

cancer -curso de automaquiagem-coaching de autoestima- autoestima durante o tratamento de câncer

Pois é justamente  aí que a nossa autoestima entra.

Acontece que elevar a autoestima faz com que qualquer  pessoa faça escolhas positivas para si mesma.  E, eu nem preciso dizer o quanto essa atitude pode influenciar o resultado do tratamento, não é mesmo ?

Em primeiro lugar, quero deixar claro que autoestima não é só se sentir feia ou bonita, gostar da sua aparência ou não. Você não aumenta a sua autoestima só com uma visita ao salão de beleza ou comprando uma roupa nova…

Embora, a gente adore essas “coisinhas de menina”, na verdade, o buraco é muito mais embaixo!

O que é autoestima, afinal ?

É acreditar no  seu próprio valor, enxergar-se como alguém especial e sentir-se merecedora de amor,  sucesso,  saúde, alegria e de tudo de bom que a vida possa nos oferecer.

Entendeu agora por que o buraco é mais embaixo ?

Bem, se nutrir esse sentimento por nós mesmas quando a vida vai bem não é tão simples… Imagina o grau de dificuldade para reconstruirmos a autoestima durante o tratamento de Câncer !

Digo RECONSTRUIR, porque é exatamente isso que precisamos fazer!

Já que o câncer destrói, entre outras coisas, a nossa autoimagem, autoconfiança e, consequentemente, autoestima.

O câncer, especialmente de mama,  mexe profundamente na nossa feminidade: Ele arranca nossos cabelos, nos deixa cicatrizes , ganhamos peso e/ou ficamos inchadas com os corticoides. Em pouco tempo, já não gostamos do que vemos no espelho.

E como se não bastasse o massacre na nossa autoimagem, o câncer  também atinge em cheio na nossa autoconfiança.

Por conta do tratamento, nós  somos obrigadas a parar de trabalhar e já não nos sentimos tão uteis e produtivas. E pra completar o pacote, muitos amigos  e familiares se afastam…

Então, a nossa autoconfiança, ou seja,  a forma como nos enxergamos e nos relacionamos com as pessoas e com o mundo também fica abalada…

Enfim, não estamos falando apenas de um sentimento que temos por nós mesmas. Mais que isso, estamos falando de pensamentos e comportamentos que temos relacionados a nós mesmas, Ok?

Por isso,  é muito comum e perfeitamente compreensível que a nossa autoestima e autoconfiança vá parar no dedão do pé enquanto temos que encarar um tratamento de  câncer. já que, TUDO colabora para que isso aconteça!

Mas por outro lado, é possível você conseguir transformar esse período de tantos “prejuízos”  em “lucro” : Já pensou na possibilidade de transformar todas as suas perdas em ganhos?

E sair dessa história toda com o seu amor próprio nas alturas, se amando cada dia mais ?

E se você se surpreender ao descobrir uma mulher  maravilhosa escondida  aí dentro de você e  ainda de quebra se apaixonar por ela ?

Eu sei, eu sei, nesse momento pode ser que os seus sapatos estejam muito apertados. E você não consiga pensar em nada além do desejo de que essa “festa” acabe logo e você volte correndo  para casa – para sua vidinha de antes do câncer …

cancer -curso de automaquiagem-coaching de autoestima -autoestima durante o tratamento de câncer

Mas, e se eu te disser que o seu tratamento vai durar o tempo que tem que  durar e até o término dele,  você tem duas escolhas:

  • Sofrer  ainda mais com seus sapatos apertados, valorizando todas as suas perdas e dores,  contando cada minuto pra tudo acabar logo. 
  • Aproveitar esse momento difícil e sofrido para aprender,  se conhecer melhor e iniciar um romance com a pessoa mais incrível que você já conheceu : VOCÊ !

Parece loucura,eu sei, mas não é impossível . E mais que isso, posso te garantir que vale à pena!

Eu não fui a única mulher que terminou o tratamento mais amadurecida e com a autoestima fortalecida. E nem serei a ultima!

Esse é o meu convite pra você, use essa doença para levar o seu amor próprio  para outro nível. Acredite: É possível!

E para te incentivar nessa jornada , quero compartilhar com você algumas atitudes que me ajudaram muito a reconstruir a minha autoestima durante o tratamento de Câncer.

Está gostando desse artigo?


Inscreva o seu email e receba em primeira mão conteúdos e atualizações do meu blog.

 

DO CÂNCER PARA A VIDA:

10 atitudes para você elevar a sua autoestima durante o tratamento de câncer 

(Também tá valendo mesmo que você nunca tenha sido diagnosticada ;D)

1) Busque o autoconhecimento

cancer -curso de automaquiagem-coaching de autoestima-autoestima durante o tratamento de câncer

Assim que fui diagnosticada , um imenso sentimento de fracasso tomou conta do meu coração . Foi inevitável pensar no que eu havia construído, no que eu tinha feito com a minha vida até então, se aquele fosse o fim da linha pra mim.

Percebi que eu havia feito muito pouco do que gostaria. Estava vivendo no piloto automático, seguindo a boiada! E me prometi que se a Vida me desse uma segunda chance, dessa vez, eu iria fazer ela valer á pena!

Acredite em mim, ao menos uma vez na vida todo mundo vai se questionar a respeito do que tem feito com a  sua própria vida.

No entanto, algumas pessoas não têm tempo de reconstruir ou mudar… se assim como eu, você está tendo essa chance,  não a desperdice!

 

 2) Diga a si mesmo quem você é – com honestidade 

cancer -curso de automaquiagem-coaching de autoestima-autoestima durante o tratamento de câncer

Essa é só para os fortes! Chupa essa manga: 

Você pode passar pelo seu câncer ou por qualquer outro obstáculo que a Vida te imponha ,  sentindo-se uma vítima e, por conta disso, sem precisar assumir responsabilidades e sem precisar se questionar… É menos doloroso.

Pois, olhar pra si mesmo (com honestidade) pode ser tão assustador quanto encarar um câncer!

Na verdade, antes de buscar o autoconhecimento, me sentia perdida… Não sabia nem mesmo quem eu era de verdade. O que me fazia feliz…  

A maioria das minhas realizações pessoais e profissionais foram pautadas nos outros: No mercado de trabalho, nas convenções, no que os outros esperavam que eu fosse ou fizesse… Eu já nem conseguia escutar a minha própria Voz Interior sufocada!

Fez parte da minha jornada  me redescobrir, entender e identificar o que me faz feliz , o que me deixa realizada.

E a gente só consegue responder essas questões quando se conhece a fundo. E assim, fica mais fácil eliminar  da  nossa vida  tudo o que gera sentimentos de impotência, tristeza, ansiedade e/ou menos valia.

Por isso, a autoestima está relacionada ao quanto você conhece sobre você mesma.  Somente assim, é  possível fazermos boas escolhas que estejam de fato alinhadas com a nossa essência.

 

3) Não abra mão do auto-cuidado

autoestima durante o tratamento de câncer

 

Sim, porque não?  Se você é uma pessoa vaidosa e sempre gostou de se cuidar , porque parar justo agora?

Ok ,eu concordo que o tratamento é puxado. Tem dias que não dá vontade de levantar da cama. Nesses dias, respeite as limitações do seu corpo. Mas isso não acontece todo dia… E porque então se largar?

Como Maquiadora Profissional,  usei a maquiagem como a minha grande aliada durante todo o meu tratamento.  Saber me maquiar me ajudou a vencer o meu maior medo depois do câncer: Não me reconhecer quando me olhasse no espelho.

Depois de maquiada, eu gostava do que eu via no espelho e se não fosse pela careca, eu poderia até esquecer que estava em tratamento!

 Se você não gosta de maquiagem, faça as unhas, se dê um massagem de presente. Mas cuide de você . Você merece esse carinho!

Se você precisa de ajuda com Make, leia outros POSTS  com várias dicas de maquiagem :

5 Dicas de maquiagem para você não ficar com cara de doente durante a quimioterapia

Os 5 piores erros que você comete ao se maquiar

 

4) Aprenda se reinventar

cancer-mama-quimioterapia-careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido (9) cancer-mama-quimioterapia-careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido (7) cancer-mama-quimioterapia-careca-semcabelo-dascoisasquetenhoaprendido (11)

Desde que soube que ficaria careca, fiz 3 cortes de cabelo diferente… Sabe aquele cabelo curtinho que a gente acha uma graça mas não tem coragem de cortar? 

E advinha? Descobri que eu fico bem de cabelo curto. Aliás, descobri que fico bem  até sem cabelos! He!He!

Não me adaptei com perucas,morria de calor, mas tenho “amigas de destino” que se  adaptaram super bem  e até criaram visuais divertidos.

Eu adorava combinar meus lenços com a maquiagem. E criava altas produções.

E no meio do tratamento, quando já tinha resgatado a minha autoconfiança, assumi a minha careca!

Enfim, nunca mudei tanto de visual em tão pouco tempo e , sinceramente, curti todos eles!

Porque passar a vida inteira com um único visual ? Experimente o máximo de versões de você mesma que conseguir , e se divirta com isso !

De peruca, lenço, sem nada, com os cabelos curtinhos, se recrie…Você vai se surpreender com as novas versões que irão aparecer!

Se você ficou curiosa para ver os diversos visuais que assumi  desde que fui diagnosticada em 2014, leia o POST: 2014: O meu ano do camaleão

 

6) Pare de se comparar

cancer -curso de automaquiagem-coaching de autoestima-autoestima durante o tratamento de câncer

Quando a gente vai parar com  essa mania de se comparar o tempo inteiro? A gente se compara a outras mulheres … A gente se compara até a nós mesmas: “Antes do diagnostico meu corpo era assim, meu cabelo assado…”

Essa atitude não nos leva a lugar nenhum, pelo contrário. Só nos coloca pra baixo, porque a gente sempre acha a grama do vizinho mais verdinha! Lógico! Estamos constantemente  comparando os nossos bastidores com o palco da outra pessoa! 

E enquanto a gente foca no outro, deixa de reconhecer o nosso valor. Então, toda a vez que você cair nessa tentação, faça um favor pra você, diga para si mesma: “Eu sou boa o suficiente! Eu me gosto exatamente do jeito que sou ! “

 

7) Aprenda a dizer não

cancer -curso de automaquiagem-coaching de autoestima-autoestima durante o tratamento de câncer

Se não está com vontade, diga não. Simples assim…

Você não precisa agradar a todo mundo pra ser amada…  Lembre-se : Toda vez que você está dizendo NÃO pra alguém, você está dizendo SIM pra você mesma!

Livre-se de tudo que não te faz bem. Hábitos, coisas e pessoas também.

Diga não a tudo o que é tóxico e te deixa pra baixo, relacionamentos principalmente.

Em um primeiro momento pode parecer egoísmo, mas fazer valer a sua vontade e parar de querer agradar os outros em troca de amor, vai fortalecer o seu amor próprio.

 

8) Aceite a realidade 

cancer -curso de automaquiagem-coaching de autoestima-autoestima durante o tratamento de câncer

É o famoso “aceita que dói menos” …

“Como teria sido” ou “como seria se” são pensamentos constantes no imaginário de quem opta por divagar em vez de fazer o próprio mundo dar certo (e assumir a responsabilidade por erros e acertos).

A pessoa que tem baixa autoestima não aceita cair. Diferente de quem pensa: eu caí e eu tenho condições de levantar. 

Seja qual for a circunstância que você está vivendo, você está no momento certo, no lugar certo . acredite!

Tudo o que te acontece , contribui para o seu crescimento (se você permitir)!

  

9) Agradeça os momentos felizes 

cancer -curso de automaquiagem-coaching de autoestima-autoestima durante o tratamento de câncer

Saber ser grato por oportunidades e pela ajuda de outras pessoas é uma característica de quem tem segurança emocional.

Esse é o momento de acolhermos as nossas fragilidades, aceitarmos nossas limitações e ajuda!

Lembre-se que você não é um fazer humano, nem um ter humano e sim um ser humano.

Portanto, aproveite a oportunidade que a vida está te dando para você se perceber quem você verdadeiramente é.

Lembre-se que  é nessa hora , quando já não temos tanta  utilidade, que podemos receber o amor verdadeiro das pessoas que de fato se importam conosco. 

Permitir-se ser cuidado, amado e sentir-se especial  também é um excelente combustível para o nosso amor próprio.

 

9) cultive o hábito de se tratar bem

efeito-colateral-careca-semcabelo-quimioterapia-beleza-maquiagem-autoestima durante o tratamento de câncer

Pare de  se criticar , de se julgar, de se  culpar , de se chamar de idiota, de remoer erros do passado. Você é humana e também tem o direito de errar!

Crie o hábito de dizer a si mesma coisas compassivas como: “Eu desejo  me sentir melhor”; “Esta dor vai passar”; “Vou ser amada novamente”; “Eu sou boa no que faço”; “Eu mereço  ser feliz”;” Eu vou me curar “…

 

10)Liberte-se da necessidade de aprovação externa

cancerdemama-quimioterapia-semcabelo-careca-autoestima durante o tratamento de câncer

Quando você conseguir sair na rua sem se importar com os olhares, sem permitir que o julgamento de pessoas que você nem mesmo conhece  interfira no seu estado de espírito, você se sentirá  verdadeiramente Livre!

Você perceberá que não precisa da aprovação de ninguém pra se sentir bonita, amada e feliz!

Esse sentimento é libertador e empoderador! Talvez seja o maior ganho que você terá nesse processo de fortalecimento da sua autoestima …

É quando você descobre que sua beleza não está no seu cabelo!

Que a sua felicidade não está na busca do corpo ou rosto perfeitos!

Você não precisa tentar se encaixar em nenhum padrão de beleza pra se sentir bonita!  

Você irá desenvolver um senso crítico a respeito dos modismos e padrões impostos pelas empresas de cosméticos e moda.

Você vai parar de se sentir inadequada e não vai mais querer fazer parte de nenhum Padrão, porque você  finalmente descobrirá na prática que: A sua beleza está em ser quem você é, com todas as suas imperfeições –  Você é Única!

Eu sei o quanto a nossa Autoestima fica abalada durante e mesmo depois do tratamento. Por isso, eu trabalho esse aspecto com as minhas alunas no meu curso on Line: “Estou com Câncer e agora?”

As alunas desse Programa recebem de presente um curso completo de Auto-maquiagem e aulas extras e exercícios de Reflexão mais aprofundados sobre tudo o que escrevi nesse Artigo.

 

Mas eu também quero te ajudar a elevar a sua Autoestima. E para isso irei te presentear com o meu Mini-curso de Maquiagem.

CLIQUE AQUI e cadastre seu e-mail para receber 6 vídeo-aulas de presente!

 

5 Comentários


  1. Amei! Como mãe, TD é muito importante pra mim.
    Obrigada!!!


  2. belissimo texto! Vale para todas nós, independente de diagnóstico. É daqueles textos que deveríamos ler diariamente até incorporá-lo. Ah ! Se eu o tivesse lido aos meus 20 anos! Mostrarei às minhas filhas. Parabéns!


  3. Amei, trabalho num Polo de Mama, e participo na revelação do diagnóstico, tento passar muita coisa que acabei de ler, parabéns e sucesso em toda sua caminhada. Fiz um grupo que tenho vontade de ativar junto às clientes ” Clube de Mamas da Zona Oeste “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *