Conheça algumas receitas de sucos funcionais para quem faz quimioterapia

 Hoje irei compartilhar 3 Receitas de Sucos Funcionais para quem está fazendo Quimioterapia.

Sim, Hoje é dia de Receita!  

Eu sei que passar pela quimioterapia pode ser uma jornada complexa e desafiadora, mas acredito que pequenos prazeres e escolhas inteligentes podem fazer toda a diferença. Então, se você está procurando maneiras deliciosas de se cuidar durante esse período, prepare-se para conhecer alguns sucos que vão fazer você se sentir  revitalizado e cheio de sabor!

Está curioso(a) para descobrir essas incríveis receitas de sucos funcionais? Prepare-se para se surpreender com o poder dos ingredientes naturais, que trazem consigo não apenas um festival de sabores, mas também uma dose extra de nutrientes e vitalidade.

Então, coloque seu avental culinário, pegue seu liquidificador e junte-se a mim, porque vou compartilhar segredos  que vão fazer você se apaixonar pelos sucos funcionais e aproveitar cada gotinha de saúde e felicidade. Descubra como os sucos funcionais podem ser seus grandes aliados nessa jornada de bem-estar! 

Sucos funcionais quimioterapia
 Além de hidratar o organismo, os sucos de frutas naturais também contribuem com a saúde por conterem vitaminas, fibras e minerais essenciais ao nosso corpo. | Foto: Freepik.

Se você já terminou o tratamento ou nunca teve Câncer e me acompanha apenas porque deseja se informar sobre Alimentação Saudável, fica comigo, porque esse Artigo também é pra você!

Pois, mesmo já tendo finalizado o meu tratamento em 2015,  faço esses sucos até hoje.

Eles fazem parte (literalmente) da minha Alimentação Anticâncer.

E portanto, essas receitas que você vai ter acesso, fazem parte do meu livro: SUCOS FUNCIONAIS da Coleção “Minha Dieta Anticâncer”.

Talvez você já tenha se perguntado:

Mas Paty, os sucos não tiram as fibras dos alimentos? Será que essa opção é saudável mesmo?

Uma pesquisa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre o consumo de frutas e hortaliças mostrou que apenas 18,2% dos brasileiros ingerem a quantidade de frutas recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 400 gramas por dia.

Infelizmente, o hábito de consumir frutas é pequeno por aqui, mesmo o Brasil sendo o terceiro maior produtor de frutas do mundo.

Se você não gosta de comer frutas, é provável que tenha dificuldade em cumprir esta recomendação.

Qual a importância da alimentação no processo quimioterápico? 

Quando se trata do combate ao câncer, o tratamento por quimioterapia desempenha um papel fundamental. Mas você sabia que a alimentação também pode ser uma poderosa aliada nessa batalha? Sim, é verdade! O que colocamos em nosso prato pode fazer toda a diferença no processo quimioterápico.

Durante esse desafio, a nutrição desempenha um papel crucial na manutenção do bem-estar, na melhoria da qualidade de vida e na otimização dos resultados do tratamento. Afinal, a quimioterapia não apenas combate às células cancerígenas, mas também afeta as células saudáveis do nosso organismo. E é aí que a alimentação entra em cena, oferecendo os nutrientes necessários para fortalecer nosso corpo e ajudar na recuperação.

Uma alimentação adequada durante a quimioterapia pode trazer uma série de benefícios, como a redução dos efeitos colaterais, o fortalecimento do sistema imunológico e o aumento dos níveis de energia. Além disso, uma dieta balanceada e nutritiva contribui para a manutenção do peso corporal, evita a desnutrição e favorece a cicatrização de feridas, tão importantes nesse processo.

Aqui vai um segredo: cada pessoa é única, com necessidades e preferências diferentes. Portanto, não existe uma fórmula mágica para todos. É essencial consultar um nutricionista especializado em oncologia para desenvolver um plano alimentar personalizado, levando em consideração suas particularidades, restrições alimentares e possíveis interações com medicamentos.

Mas calma, isso não significa que você terá que abrir mão de todo o prazer e sabor da comida! Na verdade, é possível criar refeições deliciosas e nutritivas, adaptadas ao seu paladar e necessidades. A variedade é a chave para obter os nutrientes essenciais, então explore diferentes alimentos, sabores e texturas. Frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis podem se tornar seus melhores amigos nessa jornada.

Sucos frescos tornou-se uma alternativa conveniente para alguns, permitindo que você rapidamente beba os requisitos diários necessários.

Embora , você esteja perdendo certos elementos nutricionais quando não consumir frutas inteiras, fazer seu próprio suco faz com que obter as porções recomendadas de frutas e vegetais  seja mais fácil e conveniente.

Como você pode misturar uma variedade de frutas juntas, você pode criar novas combinações de sabores, que oferecem variedade.

Você também pode combinar frutas e vegetais juntos, ajudando-o ainda a atender as porções diárias recomendadas desses dois grupos de alimentos, que totalizam entre cinco e nove por dia.

Um dos benefícios para o sumo é que o suco de frutas doce pode mascarar o sabor dos vegetais crus, ajudando quem não é muito fã de verduras e vegetais a consumi-los mais.

Cá entre nós, comer  1 pepino grande, uma tigela de espinafre, 1 maçãs e 2 cenouras médias de uma única vez pode ser tarefa quase impossível.

Mas, graças ao suco, tudo isso pode caber em um copo que pode ser engolido em menos de 10 segundos.

Portanto, um copo duplo de suco tende a compensar nos quesitos tempo e a alimentação.

Outra vantagem de consumir sucos é que surpreendentemente, você absorve todos os nutrientes .

Enquanto cozinhar, fritar e ferver os ingredientes, muitas vezes, levam à destruição da maioria dos antioxidantes vitais e dos aminoácidos.

Fazer sucos de frutas e vegetais ajuda a prevenir esta perda e fortalece a ingestão dietética de todos os nutrientes necessários.

Ao consumir sucos, você  acaba comendo muitos vegetais que você nunca pensaria ser capaz de ingerir .

Com os sucos você consegue!

Basta misturar todos os ingredientes  com ajuda do liquidificador ou centrífuga.

Entenda o que você deve priorizar na sua alimentação 

alimentos saudaveis cancer sucos naturais
Saiba como tornar a alimentação sua aliada | Foto: freepik

Quando se trata de fazer quimioterapia, a alimentação pode se tornar uma aliada poderosa. Mas o que exatamente você deve priorizar na sua dieta para obter os melhores resultados? Bem, estou aqui para esclarecer isso e ajudá-lo a fazer escolhas alimentares inteligentes, mantendo seu corpo nutrido e fortalecido durante esse processo desafiador.

O primeiro item da lista é o consumo de alimentos ricos em nutrientes. Afinal, seu corpo precisa de um suprimento constante de vitaminas, minerais e antioxidantes para combater os efeitos colaterais e fortalecer o sistema imunológico. Invista em uma ampla variedade de frutas e vegetais coloridos, como espinafre, brócolis, cenoura, frutas cítricas e bagas. Eles são verdadeiros super-heróis nutricionais, repletos de fitoquímicos e antioxidantes que podem impulsionar sua saúde e bem-estar.

A proteína também é um componente crucial na sua alimentação. Ela auxilia na recuperação dos tecidos danificados e na produção de células saudáveis. Opte por fontes magras de proteína, como peixe, frango, ovos e leguminosas. Se você segue uma dieta vegetariana ou vegana, pode encontrar proteínas em alimentos como tempeh, quinoa, lentilhas e feijão.

Fibras, meu caro(a) leitor(a), são essenciais. Elas ajudam no funcionamento do sistema digestivo, na regulação do açúcar no sangue e na manutenção de um peso saudável. Priorize alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, aveia, sementes, nozes e legumes. Eles não só fornecem uma sensação de saciedade, como também oferecem uma série de benefícios para a saúde do seu intestino.

Outro ponto importante é manter-se hidratado(a). A água desempenha um papel crucial no processo de desintoxicação do organismo, além de ajudar na prevenção da fadiga e no bom funcionamento dos órgãos. Portanto, beba água regularmente e inclua bebidas hidratantes, como chás de ervas, água de coco e sucos, para manter seu corpo em equilíbrio.

De acordo com a American Cancer Society, o suco ainda nutre seu corpo com todas as vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes disponíveis em toda a fruta e vegetais.

E o suco pode tornar esses nutrientes mais facilmente disponíveis para o seu corpo para absorção.

Não é a toa que Tratamentos alternativos para pacientes de Câncer, como a Terapia de Gerson , estão fundamentadas no poder curativo dos sucos.

Além disso, quando a gente está fazendo quimioterapia, perde o paladar, fica com gosto ruim na boca, o estômago fica baleado e muitas vezes perdemos o apetite.

Por isso, os sucos são excelentes alternativas de alimentação saudável para quem está fazendo quimioterapia

DICAS DE PREPARO DO SEU SUCO FUNCIONA

Desde a compra dos alimentos até o momento de encher seu copo, saiba o que fazer para deixar a bebida mais saudável.

É  na hora de preparar a bebida que muitos nutrientes são perdidos.

E são simples hábitos que vão ajudar você a deixar seu suco com todos os benefícios dentro do copo.

Sempre prefira a versão orgânica e alimentos higienizados.

E no caso de frutas e verduras não orgânicos, tire a casca antes de consumir.

Juicer ou Liquidificador? O que é melhor?

Essa é uma das maiores dúvidas que recebo quando as pessoas querem começar a fazer Sucos funcionais em casa.

Saber se você deve usar juicer ou liquidificador também pode ser sua dúvida.

Afinal de contas juicer ( ou centrífuga de sucos)  ainda não é um eletrodoméstico comum aqui no Brasil, mas liquidificador quase todo mundo tem em casa.

No que diz respeito à maquinaria necessária, seu liquidificador habitual consegue fazer à mágica muito bem.

No entanto, se você está  firme sobre suas ambições de se alimentar com saúde e seguir uma dieta alcalina e quer extrair o melhor dos alimentos ,seria benéfico adquirir também uma centrífuga que prense os alimentos.

Mas essa não é uma regra, ok?

 Você pode começar  já com o seu liquidificador!

Tanto que o modo de preparo da maioria das receitas que eu compartilho no meu livro, orienta como modo de preparo o uso de liquidificador.

Já que praticamente todo mundo tem esse eletrodoméstico em casa.

Antes de falar das juicers e dos liquidificadores, eu vou te explicar um pouco como funcionam as fibras dos vegetais no nosso corpo.

Isso é importante porque é a diferença básica para entender os benefícios de se fazer um suco usando juicer ou liquidificador.

Você, assim como eu, deve ter aprendido que uma das coisas boas que os vegetais trazem para nossa alimentação são as fibras, certo?

Se as fibras são boas, por que poderia ser bom usar uma juicer na preparação dos sucos, já que as fibras são completamente removidas?

Juicer é bom ou é ruim afinal?

Basicamente, quando comemos vegetais (frutas, legumes, folhas, castanhas, sementes e grãos integrais), as fibras são a parte desses alimentos que não conseguimos digerir.

Ou seja, elas passam pelo nosso sistema digestivo e saem sem serem absorvidas pelo organismo.

As fibras presentes em frutas, legumes e folhas podem ser de dois tipos: fibras insolúveis ou fibras solúveis.

As fibras insolúveis têm várias propriedades benéficas ao organismo, como, por exemplo:

-Adicionam volume às fezes;

-Ajudam a manter o funcionamento dos intestinos;

-Reduzem a velocidade de absorção dos nutrientes;

-Mantêm você com a sensação de saciedade por mais tempo;

-Aceleram a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo.

Já as fibras solúveis trabalham de forma um pouco diferente. Elas trazem os seguintes benefícios ao nosso corpo:

-Absorvem muita água e, por causa disso, formam um substrato para composição de prebióticos que favorecem a multiplicação de bactérias, e isso contribui para a saúde do sistema digestivo;

-Regulam o controle de conversão de açúcar no sangue (absorção de nutrientes);

-Também contribuem para a sensação de saciedade;

-Podem reduzir o colesterol no sangue;

-Reduzem a velocidade com que os alimentos passam pelo sistema digestivo.

E o que o liquidificador e a centrífuga tem a ver com isso?

Quando utilizamos liquidificador, tanto fibras solúveis quanto fibras insolúveis permanecem no suco, todas misturadas.

Usando a juicer ( centrífuga) , grande parte das fibras insolúveis é retirada (uma parte bem pequena permanece) e ficamos basicamente com as fibras solúveis no suco.

Se você quer fazer um Detox de Sucos, por exemplo, corretamente, é importante que você reconheça a necessidade de evitar o consumo das fibras insolúveis no período do Detox.

Isso porque o que queremos quando fazemos um período de Detox é alimentar o nosso corpo na maior velocidade possível.

Ou seja, usar sucos com fibras solúveis e sem fibras insolúveis faz com que o seu corpo seja nutrido em uma velocidade incrível logo após a ingestão de cada suco.

Isso facilita todos os processos neurobioquímicos que ocorrem dentro do seu corpo, inclusive os responsáveis pela sua desintoxicação.

Mas nada impede que você faça um suco Detox usando um liquidificador.

Apenas, você deverá coar os sucos e usando uma juicer você vai preparar seus sucos sem precisar coar.

Em resumo:

Quando você remove as fibras insolúveis, e fica apenas com a parte fluida dos vegetais, você facilita a assimilação e absorção de vitaminas, minerais e outros fito-nutrientes importantes para o seu sistema digestivo.

Como a fibra insolúvel retarda a absorção de muitos micronutrientes, usar apenas a parte líquida dos sucos vai basicamente entregar muito mais rápido todos os nutriente que suas células precisam.

O corpo gasta pouca energia para absorver os nutrientes quando as fibras insolúveis são removidas. E isso faz com que o processo de desintoxicação do organismo (assim como todos os outros processos realizados pelo seu corpo a cada segundo) funcionem melhor.

Mesmo assim, eu preciso te mostrar as diferenças práticas entre esses dois eletrodomésticos, porque, mesmo sabendo que os dois podem ser utilizados na elaboração dos seus Sucos, há sim vantagens e desvantagens entre os dois.

Se você tem uma juicer, e já usou ela para processar alguns alimentos, com certeza já percebeu que ela extrai todo o sumo dos vegetais.

De um lado ela despeja numa jarra esse sumo, que é o seu suco, e do outro ela despeja toda a polpa, praticamente seca (essa polpa está cheia das fibras insolúveis).

Para quem usar o liquidificador, seu suco será uma mistura das fibras solúveis e insolúveis na mesma jarra.

Lembra que vimos lá em cima sobre a importância das fibras insolúveis no nosso corpo?

Quando você  usa o liquidificador e prefere não coar o suco, acaba consumindo as fibras insolúveis também.  Então, fica a seu critério se você deseja ingerir seu suco com mais fibras ou não.

Agora, preste atenção! Eu já disse isso e vou repetir para que fique bem claro para você:

Não importa se você tem juicer ou liquidificador, você pode começar a fazer seus sucos com qualquer um dos dois.

O importante mesmo é que,  incluindo sucos no seu dia a dia, você vai ter em sua alimentação uma grande quantidade de frutas, legumes e folhas.

Isso representa a energia viva da natureza, sendo abundantemente jogada para dentro do seu corpo.

Conheça 3 Receitas de Sucos Funcionais para quem está fazendo Quimioterapia

( e para todos que desejam adotar uma alimentação Anticâncer)

Essa é a primeira Receita do Meu Livro de Sucos Funcionais.

Escolhi essa receita porque acho fundamental que a gente ajude o nosso corpo a se desintoxicar. Especialmente quem está fazendo quimioterapia, que é um tratamento bastante agressivo.

Se tomado pela manhã em jejum, o suco colabora com o efeito detox e dá mais energia para atividades físicas.

Nesse período, em  jejum, os nutrientes também são melhor absorvidos.

Para potencializar o efeito detox elimine o consumo de processados, como embutidos, enlatados, farinha branca e açúcar que acidificam o organismo.

1.SUCO FUNCIONAL DETOX

INGREDIENTES:

  • 2 folhas de couve
  • 2 folhas de hortelã fresca
  • ½ pera
  • 1 copo (200ml) de água de coco
  • 1 colher (sobremesa) de linhaça
  • 1 rodela de gengibre

MODO DE PREPARO:

Bata os ingredientes no liquidificador. Beba sem coar.

BENEFÍCIOS PARA SAÚDE:

Sementes como a linhaça trabalham contra o intestino preso tão comum a quem faz quimioterapia.

Seu alto teor de fibras insolúveis permite diminuir a constipação intestinal, por aumentar o bolo fecal e promover a motilidade intestinal.

Além disso a hortelã e gengibre são excelentes para minimizar os enjoos e náuseas que sentimos durante o tratamento.

2.SUCO DE VEGETAIS PARA IMUNIDADE

Aqui no Blog, já dividi o meu TOP suco para imunidade que apelidei de “Levanta Defunto”. E você pode pegar a receita AQUI.

Mas se você quiser dar uma variada, essa receita é sensacional!

INGREDIENTES:

  • 2 tomates grandes
  • 2 caules de aipo
  • 2 cenouras médias
  • Um punhado de folhas de agrião
  • Um dente de alho (opcional)

MODO DE PREPARO:

  1. Centrifugue todos os alimentos.
  2. Sirva à temperatura ambiente ou adicione um pouco de gelo em um dia quente.

Este suco tem apenas algumas calorias, mas muitos benefícios para a saúde

BENEFÍCIOS PARA SAÚDE:

Os tomates contêm uma grande quantidade de licopenos, que são poderosos antioxidantes na luta contra os radicais livres e também contra o Câncer.

O agrião tem múltiplas vantagens de proteger sua visão para reduzir o colesterol e ajudar na limpeza do sangue. No geral, esse suco purifica e fortalece o corpo, tornando-o mais resistente aos resfriados e à gripe.

3.SUCO PARA ALIVIAR A ANSIEDADE

Outro efeito colateral muito recorrente a quem faz quimioterapia é a insônia.

Parte por conta do tratamento, parte por causa do nosso emocional que fica abalado.

Se você é natureba como eu e não gosta de tomar remédio, esse suco é tiro e queda!

INGREDIENTES:

  • Polpa de ½ maracujá
  • 2 fatias de abacaxi sem casca
  • 1 folha grande de alface

MODO DE PREPARO:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Adoce a gosto.  Beba em seguida.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE:

O  maracujá é um dos ingredientes mais famosos pela propriedade calmante. Esse benefício se concentra nas folhas da fruta. Aproveite-as para preparar um chá que combate insônia e nervosismo.

Mas atenção: Pessoas com pressão baixa não devem consumir essa parte da planta.

A fruta também oferece vitamina C, que age como antioxidante e, por isso,protege o organismo dos efeitos do stress.

O alface também é um excelente calmante natural.

Bem, esses são os 3 sucos funcionais que eu escolhi para compartilhar com você que está fazendo quimioterapia ou simplesmente deseja adotar uma alimentação mais saudável.

Eles fazem parte do meu livro de Sucos Funcionais da Coleção Minha Alimentação Anticâncer, onde eu compartilho mais de 100 receitas de Sucos Funcionais e seus benefícios para a nossa saúde.

Mas de qualquer forma desejo que essas informações te incentivem a adotar mais frutas e vegetais na sua dieta.

Vou até compartilhar com você  um vídeo que até bem recentemente eu guardava à 7 chaves porque você vai ver que não estou na minha melhor forma física. Hehehe!

Mas como eu realmente acredito que os alimentos têm o poder de prevenir e curar e a alimentação foi ( e ainda é) um pilar fundamental da recuperação e manutenção da minha saúde.

E sou a prova viva do quanto ter adotado uma alimentação Anticâncer fez diferença no meu tratamento…

Eu abri mão da vaidade e decidi divulgar esse vídeo que a minha irmã gravou de mim fazendo meu suco LD durante o meu tratamento.  Divirta-se!

Se você experimentar uma das receitas volta aqui e me conta o que achou. Combinado?

21 Comentários


  1. aqui no blog tem vários artigos sobre a minha alimentação anticâncer que é valida para qualquer tipo e estadiamento da doença.


  2. Tive câncer de ovário com metástase no peritonio, o que posso comer é o que devo evitar?


  3. Boa tarde. Estou adorando as aulas


  4. Paty boa noite muito obrigada pelo email eu acabei meu tratamento 2020 gosto muito dos sumos e a comida os doces e salgados contigo tenho aprendido muito e digo uma coisa se eu te encontrase antes talves hoje ainda teria minha mãe viva ela morreu the cancer da mama sinto um orgulho muito grande em ter você na minha vida um beijão bem forte para ti e sua familia


  5. Bom dia, Paty!!
    Ontem infelizmente não consegui comprar as 420 receitas + presentes e consulta exclusiva da mentoria. Mas tenho interesse. Ainda é possível a compra??
    Obrigada pelos conteúdos publicados.
    Beijos!!


  6. Posso fazer suco com couve, pepino, maçã, cenoura, beterraba e laranja? Quais as quantidades?


  7. Adoro teus sucos tomo todos, mas o meu preferido é o levanta defunto famoso LD vc impar Deus abençoe sua vida 😘❤️


  8. Qual das 3 receitas é melhor??
    Meu filho precisa pra aumentar a imunidade dele


  9. Obrigada Paty pelas informações muito valiosas vamos botar em prática e viver melhor cuidando melhor do nosso bem msis precioso:A vida.


  10. Bom dia !
    Meu esposo Jose Carlos precisa mto…quero ajuda-lo. Obrigada!


  11. Muito bom estou na terceira da vermelha e vou fazer os sucos. Para amenizar os sintomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *