10 Efeitos Colaterais da Quimioterapia Vermelha impossíveis de ignorar

Listei os 10 Piores Efeitos Colaterais da Quimioterapia Vermelha.

Meu protocolo de tratamento é quimioterapia adjuvante. Em outras palavras, os ciclos de quimioterapia são complementares à mastectomia que já fiz. O meu “pacotinho”foi no total : 16 ciclos de quimioterapia.

Sendo 4 ciclos de quimioterapia vermelha, a cada 21 dias, e 12 ciclos de quimioterapia branca, a cada 7 dias.

Fiquei muito ansiosa na minha primeira quimioterapia por conta dos temidos efeitos colaterais.

Mas sobrevivi, e voltei pra te contar a verdade que ninguém te contou sobre os efeitos colaterais da quimioterapia vermelha…

Isso porque além dos tecidos tumorais, a quimioterapia ataca células do tecido mucoso, glóbulos brancos (leucócitos) do sangue.

E os cabelos, que também crescem de forma acelerada, se comparados a outros tecidos, por isso, são os mais afetados no tratamento da quimioterapia vermelha .

Fiz a quimioterapia na própria clínica onde sou assistida pelo meu oncologista. O tratamento durava em torno de duas horas.

As drogas eram aplicadas via intravenosa. Não usei cateter.

E quanto ao que mais me assustava, os efeitos colaterais, sentia os mais comuns, mas graças a Deus bem brando e só nos dois primeiros dias.

Depois, o que permaneceu foi uma fadiga e dor nas pernas, que parecia que eu tinha corrido uma maratona. Mas esses sintomas sumiram automaticamente quando praticava  exercícios físicos. Super recomendo!

 
Efeitos Colaterais da Quimioterapia Vermelha

A verdade nua e crua sobre os efeitos colaterais da quimioterapia vermelha:

1.NÁUSEA

Mesmo com um remédio pré-quimioterapia para eu não enjoar, assim que a droga vermelha começou a correr na minha veia pensei que fosse vomitar.

Mas só tive a sensação e depois fiquei dois dias mareada. Sabe aquela sensação que temos quando estamos em alto mar? Eu, que gosto de mergulhar, controlo esse mal estar com “dramin” e dessa vez não foi diferente.

Gengibre também é excelente para enjoo! Adotei na minha alimentação durante o tratamento e como é um excelente alimento Anticâncer, uso nos meus sucos e chás até hoje.

2. CONSTIPAÇÃO

Sempre tive o intestino preguiçoso. Então não foi nenhuma surpresa. Depois dos ciclos ficava dias sem evacuar. Era desespero total!

Então, caprichei ainda mais nas ingestão de fibras e a a minha nutricionista receitou um probiótico para ajudar.

3.ENXAQUECA

No primeiro ciclo, não preguei os olhos à noite toda, com uma dor de cabeça infernal.

Meu médico não havia me prevenido sobre esse efeito colateral. Então, não sabia se podia tomar remédio.

Mas depois que ele me receitou um remédio, esse efeito ficou bem tranquilo de administrar.

Agora a minha dica master para evitar enxaqueca é beber bastante água. Hidratação é fundamental para reduzir a toxicidade da quimioterapia!

4. ALTERAÇÃO DA SALIVA

Ficava com a boca muito seca e a sensação de que não tinha saliva. A língua também ficou lisa e esbranquiçada. Isso porque a imunidade cai. O meu médico receitou um remédio para “sapinho”.

A boa notícia é que nesse período eu aproveitei para finalmente beber mais água e consegui bater a minha meta de três litros por dia que mantenho até hoje!

5.INCHAÇO

Efeitos Colaterais da Quimioterapia Vermelha

Esse foi o efeito colateral que mais me incomodou. Estava recém operada. Há um pouco mais de um mês, havia feito mastectomia com reconstrução de mama e esvaziamento axilar.

E durante os ciclos, o meu seio operado e braços inchavam muito.

Além disso, tudo o que eu comia causava um estufamento, por mais que comesse pouco e comidinha leve, tinha a sensação de estar comendo um boi.

6. QUEDA DE CABELOS

Meu coro cabeludo começou a doer em torno de três semanas depois da quimio. Isso porque o folículo piloso inflama com a quimio. Fiquei uns três dias assim, até o vento incomodava. Depois parou de doer, e os cabelos começaram a cometer suicídio…rs

Já tinha cortado curto pra não estranhar tanto.

Enfim, a quimioterapia de fato não é fácil . Cada pessoa, cada organismo reage de um jeito. Mas temos que encarar e com foco, força e fé encontramos solução para tudo. Só não podemos deixar a peteca cair! Força na peruca!

7. FADIGA

Efeitos Colaterais da Quimioterapia Vermelha

Na primeira semana principalmente, começava o dia bem, mas quando dava umas cinco horas da tarde, me batia um cansaço e uma dor nas pernas que parecia que eu tinha corrido uma maratona. Tinha que deitar e dormia muito.

Esse efeito colateral se chama fadiga oncológica e já falei sobre esse assunto em outro Artigo:  Você já ouviu falar em Fadiga Oncológica?

8.HEMORRAGIA

O meu oncologista já tinha me alertado que a quimio iria desregular a menstruação. Poderia ficar meses sem menstruar e menstruar meses seguidos e até entrar na menopausa.

Minha menstruação veio na data certa. Mas numa quantidade absurda e com coágulos. Liguei pro meu médico que me receitou um remedinho e com um único comprimido, ela regularizou.

Na verdade parou e nunca mais voltou! O tratamento nos impõe a uma menopausa química.

9. INSÔNIA

Efeitos Colaterais da Quimioterapia Vermelha

Não sei se porque dormia à tarde, o meu sono ficou descontrolado. E a insônia era inevitável .

Passava noites e noites em claro. Decidi respeitar o meu corpo e não lutava contra a falta de sono. Aproveitava a madrugada  para ler e escrever.

10.ALTERAÇÃO DOS NERVOS

Efeitos Colaterais da Quimioterapia Vermelha

Especialmente na primeira semana tinha muita dificuldade de me concentrar, parecia que tinha déficit de atenção, esquecia tudo…

E algumas vezes acordava triste e melancólica sem nenhuma razão aparente. Outras vezes tinha vontade de brigar até com a minha sombra. Nem mesmo eu me aguentava. Eu, que sou uma pessoa calma, cheguei a discutir duas vezes no trânsito!

Me sentia meio bipolar. Custei a entender que esse era um efeito colateral da quimioterapia.  Já que esse tratamento  mexe  muito com os nossos hormônios.

Portanto, nesse período, precisamos ser um pouco mais compreensivas conosco e com algumas atitudes descompensadas que tomarmos. Faz parte!

Enfim, fazer quimioterapia não é o melhor programa do mundo. Mas, podemos e devemos amenizar os Efeitos Colaterais da Quimioterapia Vermelha.

Por mais que a gente fique ansiosa e sofra com os efeitos colaterais, lembre-se que é temporário e  fazer quimioterapia comprovadamente cura. Então, vale o esforço!

Eu publiquei um vídeo no meu canal sobre os efeitos colaterais  mais comuns da quimioterapia e o que você pode fazer para minimizá-los.

Deixe suas dúvidas sobre a Quimioterapia nos comentários que eu responderei com prazer.


Clique ABAIXO ⤵ e Receba de Presente o Livro digital:

“ 50 perguntas para o seu Oncologista”

Após o diagnóstico de câncer, você sabe as perguntas certas que deve fazer para o seu Oncologista? Não deixe o medo, incerteza e a impotência influenciar o seu processo de tomada de decisão.

 

.

63 Comentários


  1. Oi minha mae já fez a primeira das quatros quimioterapia vermelha ela tem 69 anos tirou um carcinoma e fez esvaziamento de axila tirou o quadrante ela sente muita queimação na garganta náusea e ta com muita tosse e dor de cabeça é normal


  2. Boa tarde ? fiz minha primeiro quimioterapia ontem , gostei muito do seu comentário ,graças a Deus ele está no controle de nossas vidas , o que mais está me incomorando é muito desconforto abdominal , é como vc disse eu como um pinto e parece que comi um boi inteiro ,horivel a sensação ,estou com a barriga e o rosto bastante inchados ,me hidratando bastante é fundamental ,e espera terminio do tratamento.obgda pelas dicas gostei gostei muito ??????


  3. Paty
    Suas informações tem sido uma grande aliada no tratamento que estou fazendo.
    Fiz 3 cirurgias . A última foi em agosto, uma mastectomia da mama direita.
    Comecei a quimioterapia dia 1/11 e hj começou a cair meu cabelo.
    Tenho acompanhado todo processo, lendo seus posts. Cada dúvida é esclarecida como se eu perguntasse pra minha onco.
    Um grande abraço.
    Gratidão é o sentimento que define.
    Denise Bouman


  4. Oi….bom dia
    Meu irmao de 44 anos ta com cancer no linfoma
    Começou hoje a quimio
    15 min
    Depois vc me explica


  5. Olá Paty!
    A três dias fiz o meu primeiro ciclo de quimioterapia “vermelha”. Até agora nenhum efeito colateral. Suas dicas tem me ajudado muito!
    Tenho mais três ciclos e depois 12 ciclos da “branca”.
    Bjos! Que Deus a proteja sempre.


  6. Olá querida estou passando por esse processo no começo terrível mesmo …. Mais depois vamos nos abituando
    Estou na 3 aplicação vermelha são 6
    Depois disto a cirurgia e em seguida a hormonoterapia “branca por 1 ano
    Quase todos os efeitos relatados eu passo também
    Mais vamos lá né força e coragem vamos vencer
    Um abraço


  7. desejo muita sabedoria a você e que sua amiga não desista da vida dela!
    Parabéns pela sua solidariedade!
    Beijo no seu coração!
    Paty


  8. Olá a mh amiga que estou cuidando faço o impossível para deixar ela bem .Mais felizmente ela parou e não quer fazer o tratamento está sendo difícil para todos nós que estamos do lado dela . . As vezes falo cm ela será que seus filhos merece isso ver sua mãe desistindo de tudo. Falo pra ela se fosse algum de seus filhos cm câncer vc desistiria dele ? . Espero que nas mhs oração Deus ajuda a ela não desistir dessa luta .estou cm vc Andreza sempre.. vamos juntas vencer..eu sempre falo pra ela será que algum dia eu vou ter uma amiga que largou sua família pra cuidar de outra pessoa . Eu tenho que agradecer meu marido e meu filho q compreendeu que Deus coloca pessoas em nossas vidas pra juntos a gente lutar e lutar .


  9. Oi querida, mão vou te pedir pra você ficar calma porque nesse primeiro momento é impossível! A ansiedade toma conta da gente! Mas procure ver o tratamento como um aliado na sua cura. Essas dicas certamente irão te ajudar! Beijão!


  10. Olá, adorei as dicas. Vou começar a minha quimioterapia daqui há 6 dias e estou muito nervosa.
    Tudo ainda é muito novo, descobri um câncer de mama há 1 semana e ainda estou me adaptando com esse fato novo, mas vai dar tudo certo. Ainda tenho a cirurgia e depois a radioterapia, um longo caminho a percorrer.
    Obrigada.


  11. Oi, fui diagnosticada em 3 de março, câncer de mama, nenhum histórico na família, 35 anos, me cuido tanto, às vezes ainda me esqueço. A quimioterapia ainda não começou, cabelo na cintura, minha filha tem 7 anos; me preocupo em como tudo isso vá impacta la, amei as dicas!


  12. Estou amando a pagina tirando duvidas me autoidentificando
    To na terceira vermelha
    E isso ai mulherada
    Forcaaa


  13. Fica firme querida!
    Não consigo adicionar ninguém na minha lista de transmissão. Pois, como já tem mais de 4000 pessoas o Whatsapp considera SPAM. Voc~e precisa me adicionar primeiro e me enviar uma mensagem caso queira participar (021 98175-0265). Beijão!


  14. Boa noite minha flor sua historia parece muito com a minha tenho 45 anos e fiz uma mastectomia radical na mama direita e esvaciamento da axicilas
    foi tudo muito rapito essa semana vou colocar um cateter pra começar quimios, a medica disse que teria
    Q que vou fazer 8 de 21 em 21 dias 4 vermelhas e 4 brancas total de tempo 6 meses to meio apreenciva mais tenho muita fé em Deus que vai dar tudo certo obg vc me ajudou muito que Deus te Abençoe sempre!! Sim meu nome é Mércia Patricio meu wats 083/987309888 bjos!!


  15. Minha filha vai começar a QUIMIOTERAPIA li todas as suas dicas e juntas vamos comprar seu livro.


  16. Olá, gostaria de saber sobre cólicas, sinto fortes dores como qd ia menstruar. É normal? Já sai da quimioterapia vermelha, tô na branca. Obg.


  17. So queria saber se posso ou não sair a noite , tenho medo por causa do sereno , não sei se posso ou não , então depois das 19hs nem saiu mais de casa


  18. MINHA ESPOSA, FEZ ESSE TRATAMENTO, AGORA ELA ESTÁ SENTINDO MUITAS DORES NOS JOELHOS, E NA COLUNA CERVICAL, ELA ACHA QUE É DA QUIMIO VERMELHA E DA RÁDIO TERAPIA. A CIRURGIA FOI NA MAMA ESQUERDA, NÃO PRECISOU RETIRAR A MAMA, SÓ FEZ O QUADRANTE. FOI FEITA NO HOSPITAL AC. CAMARGO. SERÁ QUE TODAS ESSAS DORES NO JOELHO, NAS JUNTAS, É CERVICAL É DESSE TRAMENTO?


  19. Oi eu vou fazer um exame para verificar qual vai ser o tipo de quimioterapia que vou ter que tomar um exame chamado muga aí vou começar a quimioterapia depois do dia 07/11 estou com medo e muito anciosa.


  20. Olá, sou Angelica Krause. Sou reincidente. Fui curada de um carcinoma no colo uterino, mas sairam linfonodos na região inguinal. As vezes bate uma incerteza mas to muito firme! Voce é um grande exemplo e motivo pra acreditar. Abraço!!!!!


  21. é normal sim… esse também foi o meu protocolo de tratamento. Se chama adjuvante e o objetivo é diminuir as chances de uma recidiva o metástase


  22. Olá amiga linda!
    minha irmã Celma fez cirurgia da mama há quase três meses e o médico fez um quadrante, so retirou o câncer , era pequeno, menos de três cm. Dia 04/07 fez a primeiro quimio. O oncologista falou que ela vai fazer 16 quimio e também a rádio. Fiquei preocupada, porque ele falou que a cirurgia dela tinha sido curativa, porque fazer tanta quimio. Isso é normal. Um xeru minha linda!


  23. Não aconteceu comigo. Mas tem pessoas que têm cistite.Infelizmente isso é muito comum. O ideal é ela se orientar com o oncologista.


  24. Oi gostaria de saber se a sobrancelha e cilios caem durante a quimioterapia?


  25. Olá…minha irmã está em tratamento com a quimeo vermelha, sente todos os efeitos, enjôo, dor de cabeça, cansaço etc.mas me deixou preocupada está semana…disse que quando vai fazer xixi sai uma gosma junto sente sua genital inchada e sensível… é Normal também??


  26. Tou com medo minha mãe vai fazer quimioterapia pela quinta vez tá muito debilitada.


  27. Olá! Fiz minha primeira Quimio vermelha há dez dias, e fiquei seis de cama.Fiquei desesperada só em pensar nas três restantes.Agora estou melhor.Sempre que me sinto hesitante, busco confiança revendo tudo o que você postou!Obrigada!!Abraços!


  28. Olá Maria José,
    Essa questão de ser mais forte ou não é muito relativa. Eu me senti pior nas brancas. As vermelhas foram mais tranquilos. mas cada caso é um caso! Beijão!


  29. Olá! Estou fazendo minha décima primeira quimio, branca.Senti todas as reações descritas acima, acrescentando as ondas de calor fortes e constantes, durante todo o dia e a noite!A qualidade de vida, fica péssima. Ainda vou fazer 4 vermelhas e me apavora muito saber que as reações são mais fortes!Mas não podemos desanimar. Vai passar e tudo ficará bem!!


  30. Terminei minha quimio em Dezembro de 2016 e até hj me sinto mto cansada, isso é normal?


  31. Estou compartilhando td. Que vc posta. Isso td sobre as reações quimioterapia muito me interressa .vou começar minha primeira sessão de 4 no dia 5 /05 .depois 12sessões da branca me sinto meio perdida .te agradeço de coração vc é uma Alto ajuda pra quem nunca passou nem tem ideia como é .Que Deus te Abençoe


  32. Oi Paty fiz 12 ciclo de quimio branca,agora comecei a vermelha fiz a primeira ,vou ter que fazer 4 .na branca nao tive muita reacao agora na vermelha sinto muita dores nas pernas,perdi meu paladar nao sinto gosto do que como,estou arrasada nao consigo comer quase nada ?.


  33. Oi Priscila,
    Não tive esse efeito colateral não. Mas te recomendo beber muita água mesmo (tipo 5 litros por dia) para reduzir a toxidade da quimio. E iogurte é bom para ajudar a curar aftas. Beijão e melhoras!


  34. Oi minha querida parabéns pela linda iniciativa, vou fazer a minha terceira quimioterapia de oito, sendo quatro vermelha e quatro branca, sofro muito com náuseas apesar de usar praticamente tudo que você também usou de alimentos saudáveis.
    Minha dúvida e pedido de ajuda é. .. você teve feridas na boca?
    Nossa tô sofrendo muito já usei de tudo mas nada sara, você tem alguma dica para mim?
    Desde já muito obrigada.
    Bjos


  35. Oi gostei muito de sua força, fiz minha primeira quimio vermelha dia 21, tirei de letra só tive muito sono e dor de cabeça, tenho ainda mais 3 vermelhas e 12 brancas, como vc disse foco, força e fé, gostaria de continuar conversando com você.


  36. Nooosssaaa…Parece q fui eu quem escreveu este post…passei por tudo isso é mais alguns…rsrs..


  37. Fiz 18 quimio vermelha,sarcoma,e horrivel,entrei na menopausal precose e engravideiii,hoje ele ta cpm oito anos ,lindo,olhos azuiz,perfeto e eu tp muito bm!


  38. obrigado pelas dicas comecei a fazer a minha primeira quimioterapia e tive vomito e dor no couro cabeludo, e meu cabelo começou a cair na terceira pra quarta semana mas estou tirando de letra.
    Como vc disse foco força e fé.
    Mas gostaria de continuar conversando com vc obrigado.


  39. Olá Lili,
    Não me adaptei à peruca, no começo usei lenços e depois assumi minha careca… Conto toda a minha história no blog. Procure os posts: A arte de ser careca.
    Fica firme que vai passar! Beijão, Paty


  40. Olá! Estou começando minha quimio ,tirei muitas dúvidas com vc ! Quando esse pesadelo terminar tb vou querer ajudar outras pessoas ! Minha pergunta é : vc usou peruca ? Lenço? E cílios e sobrancelhas ??? Bjss e obrigada !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *