Você já ouviu falar em fadiga oncológica?

Fadiga oncológica…

Eu que nunca tinha ouvido falar nesse termo antes,  senti na pele esse efeito colateral da quimioterapia. Sente o drama…

 

Vários foram os domingos, que  depois do almoço colocava o meu pijama e passava o dia todo “giboiando”.  Dormia a tarde inteira.

E de noite, quando achava que já tinha usado os meus créditos e não conseguiria dormir, enfim, teria na madrugada a minha companheira insônia, mais um efeito colateral da quimioterapia, ficava surpresa porque dormia a noite toda!!!!

Eu até conseguia ir pra natação, mas depois que voltava e tomava banho, passava o dia todo me arrastando pela casa.

E diga-se de passagem da cama para o sofá.

Sabe aquele dia que você tem preguiça até de falar? Até pra pensar cansa?

É uma apatia, uma vontade de não fazer nada, um cansaço e um sono que quanto você mais dorme, mais sono tem.

 

cancer-mama-quimioterapia-fadigaoncologica-dascoisquetenhoaprendido

Quem me conhece, sabe que essa preguiça sem fim não é nem de longe um traço da minha personalidade, pelo contrário, detesto ficar parada!

Mas descobri que essa fadiga tem nome e graças a Deus, vai passar!

A fadiga oncológica, acomete mais de 90% dos pacientes oncológicos em tratamento de quimioterapia e radioterapia.

E Tem gente que fica depressivo e não consegue nem mesmo tomar banho!

Graças à Deus, não cheguei a esse nível! Rs…

Isso acontece devido ao stress que o corpo está passando com o tratamento que não é mole.

Normalmente, eu sentia esse cansaço sem fim, três dias depois da quimioterapia e ele se prolongava na primeira semana pós tratamento. Depois as coisas começavam a se normalizar.

Isso porque não fazia corpo mole, e não é para fazer mesmo!

No começo, achava que se o corpo estava pedindo, é porque estava necessitando de descanso. Mas como um corpo pode estar cansado depois de mais de 10 horas de sono?

Segundo especialistas, um paciente que sente essa fadiga oncológica tem que tentar se movimentar. Sei que é difícil, mas como sempre pratiquei esporte e tenho tido a sorte de ter amigos que tem me incentivado a continuar. Não fico parada!

Não vou mentir e dizer que é fácil, mas não dá pra se entregar. A qualidade de vida cai? Cai. A capacidade de raciocínio reduz? Reduz. Mas se não lutarmos contra esses obstáculos, será mais um problema além do que já temos.

fadiga oncológica
Cada paciente, de acordo com o tratamento e o estilo de vida, tem um nível de fadiga oncológica.

Eu mesmo só sinto ela me atrapalhar a vida na primeira semana depois da quimioterapia, que é quando as taxas do sangue estão lá em baixo.

Mas depois, o corpo começa a se refazer do baque da quimio e eu nem dou bola pra ela.

Minhas dicas pra deixar a preguiça de lado e driblar a fadiga oncológica:

1) Exercícios físicos. O que der, nem que seja meia horinha de caminhada.

2) Às vezes dá vontade de se trancar . Mas não se isolar é importante. Buscar a companhia de familiares, amigos e pessoas queridas.

3) Se alimentar muito bem, especialmente nesse período. O corpo está necessitando se recompor da quimioterapia. Tomar diariamente Suco verde com couve, beterraba, cenoura, maçã e laranja pra mandar a anemia embora.

3) Se estiver muito brabo se movimentar, pelo menos coloque a cabeça pra funcionar, ler um livro, assistir um filme (de preferência comédia).

4) Busque apoio em pessoas que estão passando ou passaram pelos mesmos problemas que você. Parece besteira, mas ajuda muito.

É bom sabermos que não estamos sozinhas e que tudo isso é uma fase e que vai passar.

 

 

8 Comentários


  1. Gosei muito estou aprendendo com vc. Mas eu gostaria de uma informação tive adenocarcinoma endocervical de alto grau pouco diferenciado grau histológico 3 fiz histerectomia total ampliada wertheim-meigs depois fiz 22radioterapia 6 quimioterapia e 4 braquiterapia gostaria de saber se era um câncer agressivo e se corre risco de voltar


  2. Minha primeira quimio,eu aguentava firme ate na sexta rsrs eu fazia uma semana cheia.. mais!!!na sexta eu chegava com as pernas bambas rsrsrs insonia eu sempre tive..ja fiz cirurgia. Agora fiz outras seis sessões de quimio.. muito mais fraca que outra,so que vinha na viagem dormindo dava muito sono… agora estou fazendo novos exames. Se Deus quizer ele quer vai da tudo certo.. abraço patricia?❤


  3. Amei este blog, tudo muito bem explicado….recomendo

Página 1 de 2 Próximo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *