Alimentação e cirurgia: veja os alimentos que devem ser evitados após cirurgia de câncer

É bastante comum que as pessoas achem que após a cirurgia o problema já está resolvido, mas esquecem que na verdade a resolução do problema acaba de ser iniciada, tendo como primeiro passo a cirurgia. Com isso, o pós-operatório acaba sendo negligenciado pelos pacientes que não entendem o porquê de ter que cumprir tais “regras” e também da passividade do médico responsável por orientar esse paciente. Com isso, muitas pessoas não sabem quais são os alimentos que devem ser evitados após cirurgia e quais que devem ser consumidos. 

Confira abaixo.

Assim como qualquer cirurgia, existem uma série de fatores que precisam ser cumpridos em conjunto para que não existam complicações. Isso vai desde a competência médica, com boa orientação nos pós-operatórios, até o cumprimento das restrições alimentares que serão impostas, no intuito de acelerar o processo de recuperação e cicatrização.  Por isso, separamos uma lista de alimentos que podem ou não ser consumidos após a realização desse procedimento.

alimentos que devem ser evitados após cirurgia
Saiba mais sobre os alimentos que devem ser evitados após cirurgia. | Foto: Freepik.

O que não pode comer após cirurgia?

A alimentação no pós cirúrgico deve ser da forma mais natural e saudável possível, já que todo o processo de cicatrização tem como fundamental a alimentação e a ingestão de vitaminas e nutrientes que irão atuar na desinflamação e na aceleração do processo de cicatrização. 

Com isso, durante esse período é recomendado que você evite alimentos que são “nutricionalmente pobres” e também evitar alimentos remosos que são aqueles inflamatórios. Confira alguns deles abaixo.

Evite alimentos remosos

Alimentos que devem ser evitados:

1. Pimenta e condimentos

A pimenta tem capsaicina, o que é muito bom para a saúde das artérias, mas quando falamos da sua relação com a pele, ela já não é mais benéfica. Tendo ação agressiva a pele, é melhor deixá-la de lado por um tempo, ou usar com muita moderação e pouquíssima quantidade. 

Os condimentos, por sua vez, acabam tendo, em sua maioria, algum tipo de pimenta na sua composição, o que acarreta no fatores apresentados acima, mas é também um produto industrializado. Portanto, sua riqueza nutricional é pífia e pela presença da pimenta e de diversos outros conservantes, é extremamente inflamatório e por isso é um dos alimentos que devem ser evitados após cirurgia.

Pimenta. | Foto: Freepik.

2. Frituras 

As frituras podem até ser bastante saborosas, não vamos negar, mas quando você está em uma situação onde é necessário a cicatrização rápida de uma área, é necessário que precisemos evitar o consumo de alimentos que possuem alto poder de inflamação, já que isso pode influenciar diretamente na cicatrização. 

Além disso, em momentos “pós-operatórios” é comum que as pessoas tenham pouco apetite e consequentemente pouca fome, o que eleva ainda mais a importância do “não-consumo das frituras”. 

As frituras acabam ocupando um volume muito grande e são pobres nutricionalmente, o que acaba ocasionando em um déficit de nutrientes, mas em uma barriga cheia com alimentos que virarão gordura e auxiliaram no processo de inflamação do seu corpo. Por isso, fazem parte do grupo dos alimentos que devem ser evitados após cirurgia.

Frituras. | Foto: Freepik.

3. Açúcares refinados

Os açúcares refinados fazem parte do grupo dos alimentos que devem ser evitados após cirurgia. A absorção do açúcar está diretamente relacionado com inflamações intracelulares, além de demandar, de modo comparativo, muito mais tempo para ser digerido. 

Normalmente, os doces que possuem esses açúcares acabam, assim como a fritura, ocupando muito espaço, que poderia ser utilizado na ingestão de alimentos realmente ricos nutricionalmente e que ajudam na cicatrização. Isso significa que não se deve como açúcar durante esse processo, mas sim evitá-los com ainda mais afinco nas fases iniciais.

alimentos que devem ser evitados após cirurgia
Açúcares. | Foto: Freepik.

4. Carnes gordas (H3)

As carnes gordas têm o seu principal problema justamente relacionado pela questão da gordura ser inflamatória. Além disso, é quase senso comum que carnes e diversos outros alimentos necessitam de tempero no preparo, tendo quase sempre o sal e a pimenta como base. Portanto, a carne em si, não é um dos alimentos que devem ser evitados após cirurgia, mas sim a gordura e a pimenta que comumente vem junto dela.

O que comer após cirurgia?

O que comer após cirurgia é muito mais simples do que realmente parece. Durante esse período você deve priorizar, como já citado, a ingestão de alimentos com alto valor nutricional, referentes a vitaminas, proteínas e carboidratos e gorduras boas. 

Portanto, fizemos uma listinha com aqueles que não são alimentos que devem ser evitados após cirurgia. Confira:

1. Água

A água é o nutriente principal e deve ser consumida em abundância em qualquer situação, principalmente em um pós-cirúrgico. Ao contrário dos alimentos que devem ser evitados após cirurgia, a água tem papel fundamental na desinflamação e na diminuição de inchaço, por conta da liberação de líquido retido. 

Além disso, é importante ressaltar que a água auxilia o funcionamento dos rins principalmente na questão da utilização de antiinflamatórios. Para evitar uma possível complicação renal, consuma água em abundância durante seu dia. 

2. Frutas

As frutas são extremamente importantes, já que, através delas, conseguimos ter o consumo de múltiplas vitaminas, o que auxilia tanto na imunidade e também na cicatrização. 

O único caso mais emblemático é o do Abacate, que deve ser evitado pois pode apresentar reação tóxica durante a digestão, portanto o abacate é um dos alimentos que devem ser evitados após cirurgia, mas as demais frutas podem e devem ser consumidas.

Frutas. | Foto: Freepik.

3. Ovo

Sim, pode comer ovo após cirurgia. Por ter sua gema rica em ferro, o seu consumo é benéfico para a manutenção da oxigenação do sangue. Além disso, o zinco, que também está presente no ovo, atua em atividades enzimáticas que afetam o crescimento celular e a síntese de proteínas, o que vai influenciar diretamente na reparação e reconstrução dos tecidos.

Ovos. | Foto: Freepik.

4. Carnes magras

A arginina é um aminoácido muito importante nas etapas de cicatrização e síntese do colágeno, ou seja é benéfica e pode ser consumida. Além de ser uma ótima fonte de proteínas, ela costuma ter um ótimo sabor, quando preparada de modo correto. Nesse caso, evite temperar em excesso as carnes, e principalmente prepará-las diretamente em gordura. 

Gente, esses são os alimentos que vocês precisam incluir nas suas refeições para ter um pós cirúrgico leve.

Agora, se vocês quiserem se aprofundar mais e entender como adotar uma alimentação que colabore com a recuperação da sua saúde definitivamente, eu escrevi um artigo completo, que é um verdadeiro guia de alimentação anticâncer!

9 Comentários


  1. Adorei a matéria pois estou fazendo Quimoterapia sempre é bom saber o que tomar e comer


  2. Boa noite, sou grata a Deus por tê-la encontrado na internet, tenho aprendido muitas coisas, infelizmente ainda não pude fazer seu programa, mas com a graça de Deus vou conseguir. Tenho câncer metastático no pulmão, iniciando novamente a quimio. Parabéns pelo seu trabalho de conscientização, por toda sua equipe. Deus abençoe sempre 🙏 Adineuza


  3. Bom dia , uma maravilha ver tudo isso, eu não sou portadora do câncer graça a Deus, mas estou te seguindo . Acho o seu trabalho maravilhoso ensinando as pessoas que são portadoras a se curar , de um modo simples de se alimentar no tratamento dessa doença. Estou no grupo aprendendo com você uma mulher guerreira que venceu essa terrível doença. E está ajudando as outras pessoas. Deus te abençoe grandemente , que te dê entendimentos para ir mais além do que já sabe sobre o processo dessa doença. Não te conheço pessoalmente mas tenho você no ❤️ Um abraço Deus te abençoe.


  4. Como estou feliz em fazer parte da sua mentoria. Espero aprender e aproveitar o máximo. Gosto MT de vc Pati, já te acompanhava, a te descobrir o diagnóstico e agora vamos seguir juntas rumo a minha cura, em nome de Jesus, eu creio. Vou fazer a última vermelha agora final do mês. Depois começo 3 meses da branca, toda semana. Depois vem a Cirurgia. Vou precisar MT da.sua ajuda ainda, e é sempre bom aprender mais.!… bjs 😘


  5. Como estou feliz em fazer parte da sua mentoria. Espero aprender e aproveitar o máximo. Gosto MT de vc Pati, já te acompanhava, a te descobrir o diagnóstico e agora vamos seguir juntas rumo a minha cura, em nome de Jesus, eu creio. Vou fazer a última vermelha agora final do mês. Depois começo 3 meses da branca, toda semana. Então vou precisar MT da sua ajuda.! Bjs😘


  6. Adorei a matéria,estou em recuperação da cirurgia das mamas.


  7. Vou fazer cirurgia ainda tô terminando a quimioterapia e depois será a cirurgia,essa postagem foi muito boa pois não sabia que alimentos consumir após a cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *